Como saber o dia que o lixeiro passa na minha rua Indaiatuba

Info

Por meio do site Zelando pela Cidade, o paulistano pode consultar os dias e horários em que as coletas seletiva e domiciliar passarão em sua casa. Também é possível consultar os dias em que a via recebe serviços de varrição. Para utilizar a ferramenta digital, o cidadão precisa acessar o site e escolher entre um dos serviços (varrição, coleta domiciliar ou coleta seletiva). Após selecionar, ele deve informar o CEP ou o nome da rua, avenida ou alameda onde reside e clicar em “buscar”. A partir dos resultados apresentados, basta clicar em cima do trecho da rua onde mora e verificar as datas e horários de cada uma das ações de limpeza urbana.


Também é possível consultar o horário e dias da coleta seletiva e domiciliar no site das concessionárias do serviço, nos sites da Loga, que atende à região noroeste, que compreende o centro, além das zonas norte e oeste, e da concessionária Ecourbis, que abrange as zonas leste e sul.

Coleta seletiva

Se a rua ou endereço fizer parte do Programa de Coleta Seletiva, reserve na sacola bioplástica verde apenas os resíduos destinados à coleta seletiva, como: papel, plástico, vidro e metais e disponibilize-os com até duas horas de antecedência da passagem da coleta. Vale ressaltar que não é necessária a separação do material reciclável por tipo, pois os mesmos serão separados pelas cooperativas no momento da triagem. Os resíduos de plástico devem ser lavados para que não sobrem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. O mesmo deve ser feito em relação aos itens de vidro. No caso de vidro quebrado, embale-o em um jornal para evitar possíveis acidentes ao coletor. No caso de embalagens com tampa, retire-as. 

Metais, como latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento. Os papéis podem ser guardados diretamente em sacos plásticos. Nunca mande pela coleta seletiva outros itens que não sejam papel, plástico, vidro e metais e procure enviar os produtos sempre soltos, sem nenhum material dentro. Se houver muitos itens, opte por abrir as caixas e reduzir o espaço, como embalagens longa vida que podem ser compactadas. 


Coleta domiciliar Se a rua ou endereço for atendida pela coleta domiciliar, o cidadão pode utilizar as sacolas bioplásticas da cor cinza para resíduos como restos de comida, fraldas, absorventes, bitucas de cigarro e outros produtos não recicláveis. Para a Coleta Domiciliar Diurna, os resíduos devem ser dispostos à via pública em até duas horas antes do horário da coleta. Para a Coleta Domiciliar Noturna, os mesmos devem ser dispostos somente após as 18h. Os munícipes podem colaborar colocando os sacos de resíduos nas calçadas o mais próximo possível do horário da passagem do caminhão coletor, evitando que fiquem expostos por mais tempo na calçada ou que sejam rasgados.A população ainda deve denunciar a falha no atendimento de coleta e/ou pessoas que depositem os sacos de lixo na rua antes do horário. A disposição dos resíduos para a coleta fora do horário pode resultar em multa no valor de R$ 72,21. A denúncia pode ser feita por meio da Assessoria Especial de Proteção ao Usuário da Amlurb, pelo telefone 3397-1723. Para esclarecer dúvidas, o cidadão deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Prefeitura pelo telefone 156.

Cata-Bagulho

A Operação Cata-Bagulho recolhe materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal. As ações acontecem todos os sábados, de acordo com a programação das subprefeituras. No dia programado, os munícipes devem colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência.

A relação de dias, vias e horários é divulgada na página da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.


Ecopontos
Se o munícipe quiser descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, é possível solicitar a operação à subprefeitura de sua região ou comparecer a um dos Ecopontos espalhados pela cidade. Os Ecopontos recebem pequenos volumes de entulho (até 1 m³, o equivalente a uma caixa d’água de mil litros), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores, etc.) e resíduos recicláveis.

A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.  Clique aqui e consulte os endereços.

CONVITE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

A PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIATUBA, representada pelo Sr. Prefeito, Nilson Alcides Gaspar, e, a CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA, representada por seu Presidente Sr. Jorge Luís Lepinsk, em atendimento ao disposto do §4º do Art. 9º da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, informar que o arquivo eletrônico, contendo as informações preparadas pela Secretaria Municipal da Fazenda e pelas entidades da Administração Indireta sobre a avaliação das metas fiscais do 1º Quadrimestre de 2022 (janeiro a abril), que habitualmente são expostas durante a realização de audiência presencial, será disponibilizado para consulta, a partir do dia 27 de maio de 2022, sexta-feira, às 13 horas, ocasião para a qual convidam o público em geral a participar.

Todas as informações necessárias para a participação dos munícipes – perguntas, comentários ou sugestões – poderão ser efetuadas acessando o canal: //www.indaiatuba.sp.leg.br/transparencia/audiencia-publica, disponibilizado no site da Câmara Municipal de Indaiatuba, até o dia 10 de junho de 2022. Os munícipes devem se identificar, com nome completo, instituição que representam ou o bairro onde moram. Conteúdos anônimos, ofensivos ou que não tenham relação com o tema em debate serão descartados.

As dúvidas ou contribuições também poderão ser encaminhadas até o dia 10 de junho de 2022 para o e-mail: , devendo limitar-se exclusivamente ao tema da Audiência.

Cópia do presente convite será publicada na Imprensa Oficial do Município e na Câmara Municipal de Indaiatuba, bem como será divulgado nos "sites" da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Indaiatuba, 09 de maio de 2022.

Prefeito Municipal

Presidente da Câmara Municipal 

______________________________________________________________________ 

EDITAIS ANTERIORES:

Projeto de Lei no. 073/2022

Apresentação das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2021

Projeto de Lei no. 197/2021

Projeto de Lei no. 61/2021

Avaliação das metas fiscais do 2º Quadrimestre de 2021

Elaboração do PPA 2022 2025

Audiência Pública: Projeto de Lei no. 150/2021

Audiência de Avaliação das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2021

Projeto de Lei no. 61/2021

Avaliação das metas fiscais do 3º Quadrimestre de 2020

Apresentação do Projeto de Lei no. 200/2020

Avaliação das metas fiscais do 2º Quadrimestre de 2020 (maio a agosto).

Apresentação das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2020

Audiência Pública Virtual:  Projeto de Lei 69/2020

Edital para conhecimento dos Munícipes da realização de Audiência Pública: Projeto de Lei no. 69/2020, de autoria do Executivo Municipal que “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2021, e dá outras providências”. 

Convite para Audiência Pública, em atendimento ao disposto no §4º do Art. 9º da Lei nº 101 de 04 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, que se realizará no próximo dia 14 de fevereiro de 2020, sexta-feira, das 14:30h às 17:00h, nas dependências do Auditório José Soliani, na Câmara Municipal de Indaiatuba, com vista à demonstração e avaliação das metas fiscais do 3º Quadrimestre de 2019 (setembro a dezembro).

Edital para conhecimento dos Munícipes da realização de Audiência Pública: Projeto de Lei no. 232/2019, de autoria do Executivo Municipal que “Aprova o Orçamento do Município de Indaiatuba para o exercício de 2020”.

Edital para conhecimento dos Munícipes da realização de Audiência Pública: Projeto de Lei no. 54/2019, de autoria do Executivo Municipal que “Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2020, e dá outras providências”.

Edital para conhecimento dos Munícipes da realização de Audiência Pública: Projeto de Lei no. 269/2018, de autoria do Executivo Municipal que “Aprova o Orçamento do Município de Indaiatuba para o exercício de 2019”.

Algumas regiões terão a frequência da coleta ampliada de dois para três dias na semana
Foto: Divulgação

Da redação 

Indaiatuba anunciou que um novo plano de coleta de resíduos domiciliares a partir do próximo dia 15 de fevereiro. Algumas regiões terão a frequência da coleta ampliada de dois para três dias na semana.

Mais de 60 bairros sofrerão mudanças nos dias e horários do recolhimento de lixo. A proposta é melhorar ainda mais a prestação do serviço e acompanhar o desenvolvimento do município. Todas as informações estão disponíveis no link: www.corpus.com.br/coletaindaiatuba.

As melhorias foram solicitadas pelo prefeito Nilson Gaspar para suprir a demanda dos loteamentos formados nos últimos anos.

“A cidade está crescendo e temos muitos bairros novos que já eram atendidos pela coleta de lixo domiciliar, mas que agora terão o serviço ampliado para acompanhar a necessidade crescente dessas regiões. Gosto sempre de ressaltar que nosso planejamento de trabalho é voltado para o desenvolvimento sustentável, para que Indaiatuba cresça mantendo a qualidade de vida de nossa população”, explicou.

As datas de coleta serão ampliadas de dois para três dias por semana em 18 bairros: Jardins do Império; Jardim Veneza; Nova Veneza; Jardim Residencial Sabiás; Europark Comercial; Jardim Residencial Terra Nobre; Altos da Bela Vista; Jardim Vila Paradiso, Jardim Amstalden Residence; Jardim Residencial Maria Dulce, Jardim Residencial Dona Lucila; Dona Maria José Residencial; Recanto Campestre Aldrovândia; Jardim Morumbi; Terra Magna; Brescia Residencial; Mosteiro de Itaici e Caminho da Luz.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente pede aos indaiatubanos que fiquem atentos às mudanças. Cada munícipe pode ajudar a manter a cidade mais limpa colocando o lixo para fora somente nos dias específicos e no início de cada turno de coleta em seu bairro, às 6h para o período diurno e às 17h para o recolhimento noturno. Aos sábados, o turno da noite inicia uma hora mais cedo, às 16h.

Embalar corretamente o lixo também é uma forma da população colaborar, cuidando da saúde e da segurança dos coletores. Para evitar acidentes durante a realização do serviço, a dica é colocar agulhas e cacos de vidros dentro de uma garrafa pet ou em demais embalagens rígidas (como as de produtos de limpeza), visando impedir o contato direto dos profissionais com o material perfurocortante.

Para a coleta seletiva, a Secretaria de Serviços Urbanos lembra que a cidade possui mais de 35 ilhas ecológicas para o descarte de matérias recicláveis como papéis e papelão, latas de alumínio, plásticos em geral, vidros, isopor, entre outros. É possível ainda depositar óleo de cozinha usado, desde que acondicionado em garrafa pet e bem vedado para não vazar.

A municipalidade oferece gratuitamente a destinação de materiais inertes, como entulhos de obras, podas, matérias, eletroeletrônicos e grandes objetos no Ecoponto João Pioli, que fica na avenida Artes e Ofícios. O local funciona todos os dias, inclusive nos finais de semana, das 7h às 19h.


Novo cronograma de coleta domiciliar
(Os bairros não relacionados, permanecem com a coleta inalterada.)

PERÍODO NOTURNO

Segunda a sexta - a partir das 17h

Sábado - a partir das 16h

Segunda, quarta e sexta-feira

Distrito Industrial; Jardim Flórida; Vila Costa e Silva; Recreio Campestre Joia; Jardim do Sol; Jardim Nely; Jardim Oliveira Camargo; Vila Brizzola; Jardim Rêmulo Zoppi; Jardim Nova Indaiá; Jardim Pedroso; Vila São José; Jardim Belo Horizonte; Jardim Adriana; Jardim Pompeia; Jardim Califórnia; Jardim do Vale; Vila Bergamo; Bartolomai; Jardim Bom Princípio; Jardim Pau Preto; Jardim Umuarama; Jardim Santa Cruz; N. Hab. Brd. Faria Lima (CECAP); Jardim Eldorado; Vila Mariana; Jardim Kyoto; Jardim Patrícia; Jardim Tropical e Vila Mercedes.

Terça, quinta e sábado

Vila Todos os Santos; Jardim Europa; Vila Suíça; Centro; Jardim Bela Vista; Jardim Dom Bosco; Vila Areal; Jardim Maringá; Vila Avaí; Chácaras Areal; Chácara Belvedere; Portal das Acácias; Vila Panorama; Jardim Res. Santa Clara; Jardim Maison Du Parc; Jardim Vila Romana; Vila Borghese; Jardim Regente.


PERÍODO DIURNO

A partir das 06h

Terça, quinta e sábado

Jardim Res. Sabiás; Jardim Res. Maria Dulce; Jardim Montreal Residence; Europark Comercial; Jardim Res. Dona Lucilla; Mosteiro de Itaici; Campo Bonito; Dona Maria José Residencial; Caminho da Luz; Jardim Res. Terra Nobre; Rec. Campestre Aldrovandia; Jardim Esplanada I; Altos da Bela Vista; Jardim Morumbi; Jardim Esplanada II; Jardim Vila Paradiso; Terra Magna; Colinas de Indaiatuba; Jardim Amstalden Residence; Brescia Residencial; Residencial Beira da Mata.

Segunda, quarta e sexta-feira

Jardins do Império; Jardim Veneza; Nova Veneza; Jardim Regina; Jardim Monte Verde; Jardim Portal do Sol; Jardim Park Real

Segunda e quinta-feira

Museu da Água / Marginal Sul (plastek / Museu da Água) / Plastek; Chácaras Alvorada; Helvetia Country

Terça e sexta-feira

Sítios de Recreio Colina; Traviú

Galeria de mídia

  • Algumas regiões terão a frequência da coleta ampliada de dois para três dias na semana
    Foto: Divulgação

Última postagem

Tag