Como se chama o orgao reprodutor da planta

Lana Magalhães

Professora de Biologia

A flor é a estrutura responsável pela reprodução das plantas angiospermas.

É por meio da reprodução que novas plantas são originadas, assegurando a manutenção dos ecossistemas.

Funções das flores

A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies.

Assim, a flor é responsável pela reprodução das plantas. Para isso, elas são formadas por folhas modificadas, geralmente de cores atrativas e formatos diferenciados para atrair os seus polinizadores.

Partes das flores

Partes da flor

Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas:

  • Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera.
  • Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário.
  • Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores. O conjunto de pétalas é chamado de corola.
  • Sépalas: localizadas abaixo das pétalas, geralmente, de coloração verde. O conjunto de sépalas é chamado de cálice.

Toda essa estrutura é sustentada pelo pedúnculo, haste responsável por ligar a flor à planta.

O pedúnculo apresenta uma porção dilatada ligada à flor denominada de receptáculo floral, onde estão inseridos os elementos florais.

Gineceu e Androceu

Flor feminina e flor masculina

De acordo com a estrutura da flor, ela pode ser feminina ou masculina. Essa definição depende da presença do gineceu e do androceu.

O conjunto de carpelos é denominado de gineceu, a parte feminina da flor.

O gineceu é formado por carpelos, pistilo, estigma, estilete e ovário. Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta.

O estigma é a porção que recebe o grão de pólen e através do estilete liga-se ao ovário. Já o ovário é a parte que vai se transformar em fruto.

O fruto é resultado do desenvolvimento do ovário, enquanto a semente representa o desenvolvimento do óvulo depois da fecundação.

Androceu

O conjunto de estames é denominado de androceu, a parte masculina da flor. O androceu é formado pelos estames, antera e filete.

Os estames são formados pela antera e filete. O filete corresponde a uma haste longa e fina, onde em sua extremidade encontra-se a antera, responsável pela produção do pólen.

Leia também:

  • Partes da Planta
  • Reino Vegetal
  • Botânica: o estudo das plantas

Tipos de flores

Exemplo de flor hermafrodita

As flores apresentam diferentes classificações, que pode ser quanto ao sexo ou quanto ao número de flores.

  • Hermafroditas ou monoicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor. A maioria das angiospermas são hermafroditas, como exemplo podemos citar a tulipa.
  • Dioicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino ou feminino de formas separadas. Como exemplo podemos citar o mamoeiro.
  • Flores completas: são as flores que apresentam todos os elementos florais: cálice, corola, androceu e gineceu. A rosa é um exemplo de flor completa.
  • Flores incompletas: são as flores com a ausência de algum dos elementos florais. A begônia é um exemplo de flor incompleta, pois ela possui uma estame ou um pistilo, mas não ambos.
Tipos de polinização

A polinização é o ato de reprodução das plantas que consiste na transferência do pólen da parte masculina da flor para a parte feminina.

A polinização pode ocorrer da seguinte forma:

  • Polinização direta: quando acontece na mesma flor, é a autopolinização.
  • Polinização indireta: representa a polinização entre flores da mesma planta.
  • Polinização cruzada: é quando a polinização acontece entre flores de plantas diferentes.

Curiosidade

A presença de flor e de fruto que protege a semente é uma das principais características das angiospermas, que por sua vez, são vasculares, pois possuem raiz, caule e folhas.

Já as gimnospermas são plantas que produzem flores e sementes, porém suas sementes são nuas e não ficam envoltas pelo ovário desenvolvido (que são os frutos).

Para saber mais:

Gineceu Gineceu: órgão reprodutor feminino da flor. É formado por folhas modificadas chamadas de pistilos ou carpelos.

Qual das Flores e adaptada para evitar a autofecundação justifique?

Heterostilia: quando os elementos das flores possuem tamanhos diferentes para evitar a autofecundação.

Qual é a função do gineceu?

Gineceu é a denominação dada ao conjunto reprodutor feminino de uma flor. Essa estrutura agrega carpelos e óvulos, sendo que o carpelo é composto por estilete, estigma e ovário. E o ovário guarda os óvulos ou o óvulo, a quantidade vai variar de espécie para espécie.

Onde fica o gineceu da flor?

O gineceu é o conjunto de órgãos reprodutores femininos de uma flor, o conjunto dos pistilos. Engloba os carpelos, constituídos pelos estigmas, estiletes e ovários, localizando-se, em quase todos os casos, no centro da flor. Por vezes, é constituído apenas por um único carpelo.

Qual é o nome do gameta feminino das flores?

Já nas gimnospermas e angiospermas, o gameta masculino é o núcleo espermático, e o gameta feminino também chama-se oosfera.

Qual o nome do gameta feminino das flores *?

O gineceu é formado pelo conjunto de carpelos de uma flor. O androceu é formado pelo conjunto de estames (estruturas formadas pela antera e filete) de uma flor. No gineceu, encontra-se o óvulo, que contém o saco embrionário (gametófito feminino) e a oosfera (gameta feminino).

Como evitar a autofecundação das plantas?

Para impedir a autofecundação, as flores possuem adaptações que impedem o processo e facilitam a fecundação cruzada (entre flores diferentes). (Unicamp-2008) A polinização das angiospermas é feita por agentes abióticos (vento e água) ou por vários tipos de animais.

Qual estratégia Algumas plantas utilizam para evitar a autofecundação?

Organismos que se reproduzem de maneira sexuada, tais como animais e plantas, possuem diferentes estratégias para garantir o encontro dos gametas. Uma dessas estratégias é o hermafroditismo, que permite que, em algumas espécies, ocorra a autofecundação.

Qual é a função dos carpelos?

Peças florais férteis, os carpelos são folhas modificadas em órgãos reprodutores femininos, produtores de óvulos. O conjunto de carpelos de uma flor (um ou mais) constitui o gineceu ou pistilo. Na maioria das flores, o carpelo diferencia-se numa zona inferior.

Qual é a função do androceu?

O androceu é a parte masculina da flor, o órgão reprodutor masculino. A função do androceu é fazer a produção do pólen, que é transportado pelos agentes polinizadores e usado na fecundação das sementes. O androceu é formado por um conjunto de estames que, por sua vez, são formados pela antera e pelo filete.

Como saber se houve fecundação?

  • Como saber se houve fecundação ? Após a ovulação fique atenta aos seguintes sinais: 1. Cólica no 6º ou 7º dia após a ovulação 2. Beta quantitativo superior a 5mui/ml após 7 dias da ovulação 3. Pequeno sangramento de sangue aguado, cor de caramelo ou semelhante a borra de café entre o 10º e 12º dia após a ovulação. (nem todas percebem)

Qual é a fecundação humana?

  • A fecundação humana é o nome que se dá quando um óvulo é fertilizado por um espermatozoide, durante o período fértil da mulher, dando início a uma gravidez.

Quais são os sinais de fecundação?

  • Os óvulos permanecem viáveis 12 a 24 horas no seu caminho até o útero, enquanto que os espermatozoides sobrevivem entre 48 e 72 horas. Os sintomas de fecundação nem sempre são presentes, mas algumas podem apresentar sinais de que houve fecundação, sendo os principais: Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;

Como permanecer vivo após a fecundação?

  • Lembrando que um espermatozoide pode permanecer vivo por até 72 horas em busca de um óvulo para penetrar. Antes de mais nada, para ocorrer a fecundação, a mulher precisa estar no seu período fértil quando houver a relação sexual. Além disso, é preciso que o órgão produtor feminino esteja saudável, para produzir um óvulo apto a ser fecundado.

Última postagem

Tag