Comparação coca zero e coca normal

Você e eu poderíamos discutir até amanhã sobre se Coca Zero e Coca Light têm o mesmo gosto ou não. À primeira vista, você realmente não consegue distinguir as duas bebidas extremamente populares.

Mas, ao analisarmos os detalhes nutricionistas e ingredientes de ambas as bebidas, encontramos uma diferença única e central que acaba separando o que era um só em dois produtos.

Portanto, caso queira saber qual é a diferença entre Coca Zero e Coca Light, leia conosco até o final do conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida. Vamos lá, leia conosco!

Segundo a Coca-Cola, existe uma diferença entre a Coca Light e a Coca Zero

Entenda a diferença

Em um comunicado que podemos encontrar no próprio site da empresa de bebidas mais famosa do mundo, a marca compara os dois refrigerantes:

“Ambas as bebidas são isentas de açúcar e calorias. A Coca Zero açúcar parece e tem mais sabor da Coca clássica, enquanto a Coca Light tem uma mistura diferente de sabores que lhe confere um sabor mais leve.”

A principal diferença entre a Coca Light e a Coca Zero é um único produto químico

Um ingrediente

Enquanto a Coca Zero açúcar apresenta citrato de sódio em sua lista de ingredientes, a Coca Light contém ácido cítrico. A Coca Light foi o primeiro refrigerante sem açúcar da Coca-Cola e foi lançada em 1983.

A próxima bebida sem açúcar que eles ofereceram, foi a Coca Zero, que só apareceu em 2006. Foi tirada das prateleiras em 2016 e reintroduzida com o novo nome “Coca-Cola Zero Açúcar.

As bebidas de baixa caloria da empresa representam ao menos 43% de todas as suas vendas de refrigerante, então, obviamente, o produto alternativo não poderia ficar muito tempo fora das prateleiras, visto o faturamento que trazia para a maior empresa de bebidas de todo o mundo.

Lista de Ingredientes

Mas, e quais são os ingredientes da Coca Zero e Coca Light? Conforme mencionado, as diferenças são bem poucas, quase que irrisórias, mas que causam uma diferença de sabor um pouco notória.

Abaixo, deixamos uma lista com os ingredientes da Coca Zero e Coca Light, começando por essa última. leia:

1. Coca Light

  • Ácido cítrico;
  • Ácido fosfórico;
  • Água gaseificada;
  • Aspartame;
  • Benzoato de potássio;
  • Cafeína;
  • Cor de caramelo;
  • Sabores naturais.

2. Coca Zero Açúcar (anteriormente Coca Zero)

  • Acesulfame de potássio;
  • Ácido cítrico;
  • Ácido fosfórico;
  • Água gaseificada;
  • Aspartame;
  • Benzoato de potássio;
  • Cafeína;
  • Citrato de potássio;
  • Cor de caramelo;
  • Sabores naturais.

A Coca Light não possui dois ingredientes que a outra opção sem açúcar têm: citrato de potássio e acesulfame de potássio. O acesulfame de potássio é um substituto do açúcar sem calorias e o citrato de potássio é um aditivo comum em bebidas, principalmente gaseificadas como a Coca Cola.

Esses ingredientes os diferenciam nutricionalmente? Nem um pouco

Diferenças nutricionais

As informações nutricionais da Coca Light são:

0 calorias;0g de gordura;40mg de sódio;0g de carboidratos totais;

0g de proteína.

As informações nutricionais da Coca Zero são:0 calorias;0g de gordura;40mg de sódio;0g de carboidratos totais;

0g de proteína.

Embora ambos contenham cafeína, a quantidade varia:

  • Coca normal 9,7mg/100ml;
  • Coca Light 12,8mg/100ml;
  • Coca Zero 9.6mg/100ml.

Como você pode ver, a quantidade de cafeína na Coca Zero é quase idêntica à da Coca normal, enquanto os níveis são maiores na Coca Light. O fato de a Coca Zero e a coca comum terem a mesma quantidade de cafeína deve ser responsável pelo gosto quase indistinguível.

Ambos não contêm calorias e nenhum açúcar. Ambos são adoçados artificialmente com a mesma quantidade de aspartame e acesulfame, e, portanto, têm a mesma “doçura” no sabor final.

Qual bebida é a mais popular?

Qual é a mais popular?

As estatísticas sugerem que, mesmo depois de todo esse tempo, a coca normal ainda é o refrigerante mais vendido, seguida pela Pepsi e depois pela Coca Light, que detém o terceiro lugar.

Infelizmente, a Coca Zero nunca foi incluída na lista dos 10 melhores, mas aparentemente está crescendo em popularidade, principalmente aqui no Brasil.

O que é mais saudável?

Qual é mais saudável?

Apesar de a Coca Zero e a Coca Light serem consideradas alternativas mais saudáveis à coca normal, nenhuma delas é realmente boa para você.

Embora possam não ter açúcar em sua lista de ingredientes, a Coca Zero e a Coca Light alimentam seu hábito de consumir bebidas extremamente açucaradas. Isso significa que suas papilas gustativas se acostumam a esse nível de doçura e continuarão a procurá-las.

Na verdade, estudos têm mostrado que pode realmente levar a um aumento no consumo de calorias e açúcar e resultar em ganho de peso a longo prazo. O conteúdo de ácido fosfórico também não é saudável, pois pode danificar o esmalte dentário, o que contribui para a erosão dentária.

No entanto, se você tivesse que escolher entre o açúcar da coca normal e o light/zero açúcar, diríamos que o último provavelmente seria uma escolha mais saudável. Lembre-se de que “mais saudável” não significa “saudável”.

E então, o que achou de conhecer melhor a diferença entre Coca Zero e Coca Light? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Comments

comments

TAGS

  • coca cola light, coca cola zero, coca light, coca zero acúçar

Thinkstock e Divulgação/Coca Cola

A Coca Zero costuma ser uma bebida associada à perda de peso – a palavra "zero" faz com que se pense em zero calorias, zero açúcar e, por isso, "zero impacto" sobre o peso. Muita gente, seja quem segue dietas super restritivas ou não, consome a bebida à vontade, indiscriminadamente. Mas, será que Coca Zero é saudável? O refrigerante engorda ou não?

Leia também:Modelo faz teste de magreza, posta medidas impressionantes e provoca polêmica6 macetes para conseguir malhar de manhã sem ter sono ou preguiçaPor que ficar horas sem comer é a PIOR coisa para o emagrecimento

Coca Zero x Coca normal

A nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, da Academia Bio Ritmo, explica que a Coca Zero é diferente da Coca normal porque, ao invés de açúcar, ela tem adoçante. Isso faz com que as calorias e o índice glicêmico dessa bebida sejam reduzidos – e, segundo a profissional, são esses fatores que determinam se o refrigerante engorda ou não. Sem níveis significantes de calorias, portanto, a versão zero pode não engordar tanto quanto a normal.

Thinkstock

Faz mal? 

Em geral, os refrigerantes têm uma série de efeitos maléficos sobre o corpo – e a Coca Zero carrega consigo muitos desses danos, assim como bebidas semelhantes de outras marcas. 

"A característica de ter baixas quantidades de calorias não permite que a Coca Zero seja considerada saudável. Ela é "vazia": não possui vitaminas, minerais e nem qualquer benefício nutricional. Além disso, assim como a Coca normal, a Coca Zero tem alta concentração de aditivos químicos, que sempre trazem prejuízo à saúde e ao bom funcionamento do organismo, mesmo que seja em longo prazo. Para completar, ela não tem a capacidade de hidratar de forma eficaz", explica Fúlvia.

Thinkstock

Uma porção de 350 ml de Coca Zero tem 49 mg de sódio. Segundo a nutricionista, é uma quantidade significativa e que pode fazer mal. "Parte dos conservantes presentes na bebida é à base de sódio", esclarece. O excesso de sódio na dieta pode oferecer o risco de desenvolver condições como hipertensão e sobrecarga dos rins.

Por esses motivos, Fúlvia considera que a Coca Zero faz mal à saúde, principalmente se consumida em grandes quantidades e com muita frequência. "Não existem níveis saudáveis de consumo. A medida é evitar. É uma bebida que não deve fazer parte do dia a dia. Se não outro tiver jeito, o consumo deve feito de forma esporádica e moderada", resume.

Coca Zero engorda?

Emagrecer ou engordar depende, de maneira muito generalizada, do quanto você ingere e gasta de calorias. Não há uma bebida que "faça emagrecer", nem mesmo a Coca Zero: ela não engorda, e nem emagrece, mas não são só os números que contam quando o assunto é perder peso. Um alimento baixo em calorias, mas industrializado, vai ser insignificante no que diz respeito à ingestão calórica, mas pode causar uma série de outros problemas de saúde que não apareceriam com um alimento natural, algumas vezes mais calórico, mas que faz com que o organismo funcione adequadamente – e esse é um dos fatores que garantem a manutenção ou a redução do peso. Optar pelo que é natural é sempre melhor.

Como exemplo, Fúlvia cita os sucos. "Nenhum suco industrializado tem as mesmas características e benefícios de um suco natural, que não passa por processos químicos e é livre de conservantes. Alguns cuidados devem ser tomados, como não adoçar o suco natural, e se adoçar ou usar adoçante, é melhor optar pelas versões mais saudáveis, como açúcar mascavo ou cristal orgânico, agave e sucralose", ensina.

Thinkstock

Portanto, sucos, chás, água – o que for natural – são sempre melhores para a dieta do que a Coca Zero ou qualquer outro refrigerante, sucos de caixinha e produtos industrializados em geral, independentemente das calorias presentes na tabela nutricional.

Qual é o melhor tipo de Coca?

Fúlvia explica que, pela quantidade de açúcar e de calorias, a Coca Zero poderia ser considerada menos prejudicial à saúde do que a Coca normal e a Coca Light.

No entanto, segundo a profissional, a Coca Zero é até um pouco pior em relação aos aditivos químicos, por conta dos adoçantes nela presentes.

A diferença da Coca Zero para a Coca Light fica por conta do sabor e do tipo de adoçante utilizado em cada uma, mas ambas são isentas de açúcar e de calorias. 

O que diz a marca

A assessoria da Coca-Cola entrou em contato com o Bolsa de Mulher para se posicionar acerca de alguns pontos tratados na matéria. De acordo com a Coca-Cola:

  • "(...) os adoçantes são seguros e estão entre as substâncias mais testadas há décadas, e aprovadas por agências reguladoras de diversos países".
  • "(...) está incorreto chamar de significativa a quantidade de sódio em uma lata de Coca-Cola Zero, que é 49 mg em 350 ml. Bebidas com até 80 mg de sódio por porção de 200 ml são consideradas de "baixo teor de sódio" pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – vide Resolução RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012. O próprio rótulo da embalagem revela de forma transparente que a quantidade de sódio na lata corresponde a apenas 2% da quantidade diária recomendada".

Última postagem

Tag