NAS AERONAVES EQUIPADAS COM MOTORES A REAÇÃO A MANETE DE POTÊNCIA ESTÁ MECANICAMENTE LIGADA AO

2 - NOS MOTORES A REAÇÃO, O DIFUSOR TEM COMO FINALIDADEA)ACELERAR O FLUXO DE AR, DIMINUINDO SUA PRESSÃO.B)DESACELERAR O FLUXO DE AR, DIMINUINDO SUA PRESSÃO.C)DESACELERAR O FLUXO DE AR, AUMENTANDO SUA PRESSÃO.

D)ACELERAR O FLUXO DE AR, AUMENTANDO SUA PRESSÃO.

C)DESACELERAR O FLUXO DE AR, AUMENTANDO SUA PRESSÃO.

3 - TEORICAMENTE, A DISTÂNCIA QUE UM AVIÃO AVANÇARIA, PARA CADA VOLTA DA HÉLICE, DESCONSIDERANDO-SE A COMPRESSIBILIDADE DO AR, DENOMINA-SE PASSOA)GEOMÉTRICO.B)ABSOLUTO.C)REAL.D)EFETIVO.

4 - NOS MOTORES CONVENCIONAIS SUPERALIMENTADOS, O COMPRESSOR UTILIZADO É DO TIPOA)CENTRÍFUGO.B)AXIAL.C)PISTÃO.

D)CONVENCIONAL.

5 - NO CARBURADOR, O PULVERIZADOR DE GASOLINA FICA LOCALIZADO NO(A)A)GICLÊ.B)CUBA.C)GARGANTA DO VENTURI.

D)EIXO DA BORBOLETA.

C)GARGANTA DO VENTURI. (tubo de Venturi é um equipamento que indica a variação da pressão de um fluido em escoamento em regiões com áreas transversais diferentes. Onde a área é menor, haverá maior velocidade, assim a pressão será menor. A recíproca é verdadeira.)

6 - NO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DOS MOTORES A REAÇÃO, O TROCADOR DE CALOR TEM COMO FUNÇÃOA)RETIRAR AS BOLHAS DE AR.B)EVITAR A FORMAÇÃO DE ESPUMA.C)RESFRIAR O ÓLEO.

D)RESFRIAR O COMBUSTÍVEL.

7 - AS SUPERFÍCIES DE COMANDO SECUNDÁRIAS OU AUXILIARES SÃO OSA)FLAPES, PROFUNDORES, COMPENSADORES E PAINÉIS DE BALANCEAMENTO.B)SPOILERS COMPENSADORES, LEMES E SLATS.C)COMPENSADORES, FLAPES, SPOILERS E SLATS.

D)AILERONS, SERVO-COMPENSADORES, FLAPES E DISPOSITIVOS DE BORDO DE ATAQUE.

C)COMPENSADORES, FLAPES, SPOILERS E SLATS.

8 - O ÂNGULO DA PÁ, CUJO ARRASTO DA HÉLICE É MÁXIMO, DENOMINA-SE PASSOA)MÁXIMO.B)CHATO.C)REVERSO.

D)BANDEIRA.

B)CHATO. (arrasto MAX, chato de voar)

11 - O SISTEMA PNEUMÁTICO DE DEGELO É UTILIZADO PARA ELIMINAR O GELO FORMADO NOA)BORDO DE ATAQUE DAS HÉLICES E GOVERNADORB)CARBURADORC)BORDO DE ATAQUE DAS ASAS E ESTABILIZADORES

D)TUBO DE PITOT

C)BORDO DE ATAQUE DAS ASAS E ESTABILIZADORES

12 - A ESTABILIDADE LATERAL DE UMA AERONAVE É PRINCIPALMENTE OBTIDA, EM FUNÇÃO DA EXISTÊNCIA DO(A)A)ESTABILIZADOR VERTICAL.B)LEME DE PROFUNDIDADE.C)LEME DE DIREÇÃO.

D)ESTABILIZADOR HORIZONTAL.

A)ESTABILIZADOR VERTICAL.

13 - O DISPOSITIVO QUE PERMITE A CORRETA REGULAGEM DA TENSÃO NOS CABOS DE COMANDO DENOMINA-SEA)ROLDANA.B)GUINHOL.C)ESTICADOR.

D)REGULADOR.

17 - A OCORRÊNCIA DO ESTOL DE COMPRESSOR É EVITADA OU AMENIZADA, COM O(A)A)SANGRIA DO AR DOS COMPRESSORES.B)VÔO EM ALTAS ALTITUDES.C)AQUECIMENTO DO COMBUSTÍVEL.

D)POSICIONAMENTO DA MANETE DE COMBUSTÍVEL EM HISH.

A)SANGRIA DO AR DOS COMPRESSORES.

18 - A VÁLVULA LOCALIZADA NA PARTE INFERIOR DO FILTRO DE COMBUSTÍVEL É UTILIZADA PARAA)VERIFICAR SE O COMBUSTÍVEL ESTÁ CONTAMINADO COM ÁGUA.B)POSSIBILITAR O EMPOBRECIMENTO DA MISTURA.C)SELECIONAR O TANQUE QUE IRÁ ALIMENTAR O MOTOR.

D)REDUZIR A PRESSÃO DO COMBUSTÍVEL, NA LINHA.

A)VERIFICAR SE O COMBUSTÍVEL ESTÁ CONTAMINADO COM ÁGUA.

20 - O CONSUMO ESPECÍFICO DE UM MOTOR A REAÇÃO ÉA)INVERSAMENTE PROPORCIONAL À TEMPERATURA ENTRE AS TURBINAS.B)INVERSAMENTE PROPORCIONAL À TAXA DE COMPRESSÃO.C)DIRETAMENTE PROPORCIONAL À TEMPERATURA ENTRE AS TURBINAS.

D)DIRETAMENTE PROPORCIONAL À TAXA DE COMPRESSÃO.

B)INVERSAMENTE PROPORCIONAL À TAXA DE COMPRESSÃO.

2 - O RELÉ DE CORRENTE REVERSA ATUARÁ QUANDO A VOLTAGEM FORNECIDA PELO GERADOR FORA)SUPERIOR Á VOLTAGEM DO REGULADOR DE TENSÃO.B)SUPERIOR À VOLTAGEM DA BATERIA.C)INFERIOR À VOLTAGEM DO REGULADOR DE TENSÃO.

D)INFERIOR À VOLTAGEM DA BATERIA.

D)INFERIOR À VOLTAGEM DA BATERIA.

(Se houver uma falha no gerador, este deixará de fornecer corrente de carga à bateria. A bateria, por sua vez, começará a enviar corrente ao gerador em pane, podendo queimá-lo ou esgotar sua carga. Isso é enviado através do relé ou disjuntor de corrente reversa (RCCB Reverse Current Circuit Breaker) que desconecta o gerador do sistema elétrico do avião)

5 - AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ADICIONADAS AO ÓLEO PARA MELHORAR AS SUAS QUALIDADES SÃO DENOMINADASA)CONGELANTES.B)IGNITIVOS.C)NEUTRALIZADORES.

D)ADITIVOS.

6 - O EIXO DE MANIVELAS APOIA-SE NO CÁRTER, ATRAVÉS DE MANCAIS DENOMINADOSA)MUNHÕES.B)BRONZINAS.C)GAXETAS.

D)ROLAMENTOS.

8 - NOS MOTORES A REAÇÃO, A SEQUÊNCIA CORRETA DA PASSAGEM DA MASSA DE AR É:A)CAMÂRA-COMPRESSOR-TURBINAB)TURBINA-COMPRESSOR-CÂMARAC)CÂMARA-TURBINA-COMPRESSOR

D)COMPRESSOR-CÂMARA-TURBINA

D)COMPRESSOR-CÂMARA-TURBINA

9 - PRODUZIR A CENTELHA NA VELA, PARA PROVOCAR A COMBUSTÃO DA MISTURA NOS CILINDROS, É A FUNÇÃO DO SISTEMA DEA)CARBURAÇÃO.B)INJEÇÃO.C)IGNIÇÃO.

D)ALIMENTAÇÃO.

10 - O ESFORÇO ESTRUTURAL QUE TENDE A AUMENTAR AS DIMENSÕES DE UMA AERONAVE EM VOO, CHAMA-SEA)COMPRESSÃO.B)FLEXÃO.C)TORÇÃO.D)TRAÇÃO.

12 - NUM VÔO DE CRUZEIRO, USA-SE APENAS UMA PARTE DA POTÊNCIA DISPONÍVEL PARA SEA)ECONOMIZAR COMBUSTÍVELB)ENRIQUECER A MISTURA AR/COMBUSTÍVELC)VOAR EM GRANDES ALTITUDES

D)VOAR EM REGIÃO COM ALTA TEMPERATURA

13 - IDENTIFIQUE, ABAIXO, OS INSTRUMENTOS QUE COMPÕEM O SISTEMA DIRETOR DE VÔO.A)RMI E CADCB)CADC E ADIC)CADC E HSI

D)ADI E HSI

15 - UM MOTOR QUE OFERECE BAIXA RESISTÊNCIA AO AVANÇO POSSUI ALTAA)LEVEZA.B)COMPACIDADE.C)DURABILIDADE.

D)ECONOMIA.

B)COMPACIDADE. (Preferencialmente os motores aeronáuticos devem apresentar pequena área frontal)

17 - ESTANDO O COMBUSTÍVEL CONTAMINADO POR PARTÍCULAS SÓLIDAS, AS IMPUREZAS SE DEPOSITAM NO ELEMENTO FILTRANTE, E A VAZÃO ATRAVÉS DO FILTRO, PROGRESSIVAMENTE,A)DIMINUI, ATÉ A ABERTURA DA BY-PASS.B)DIMINUI, ATÉ O FECHAMENTO DA BY-PASS.C)AUMENTA, ATÉ O FECHAMENTO DA BY-PASS.

D)AUMENTA, ATÉ A ABERTURA DA BY-PASS.

A)DIMINUI, ATÉ A ABERTURA DA BY-PASS.

18 - O ELETROÍMA UTILIZADO PARA ACIONAR MECANICAMENTE UM DISPOSITIVO QUALQUER, PRODUZINDO UM DESLOCAMENTO, DENOMINA-SEA)ALTERNADOR.B)RELÉ.C)GERADOR.D)SOLENÓIDE.

D)SOLENÓIDE. (O solenóide ou bobina longa, como também pode ser chamado, é um fio condutor dobrado em forma de hélice ou pode ser definido como um conjunto de espiras de mesmo eixo espaçadas uniformemente / O campo do solenóide é bem semelhante ao campo de um ímã em forma de barra)

20 - O TERMÔMETRO DO TIPO PAR TERMOELÉTRICO É MAIS ADEQÜADO PARA A MEDIÇÃO DA TEMPERATURA DO(A)A)ENTRADA DO CARBURADOR.B)CABEÇA DO CILINDRO.C)AR EXTERNO.

D)AR DA CABINE.

19 - NOS MOTORES A REAÇÃO, SE A TAXA DE COMPRESSÃO AUMENTARA)MENOR SERÁ A POTÊNCIA NECESSÁRIA.B)MAIOR SERÁ O CONSUMO ESPECÍFICO.C)MAIOR SERÁ A POTÊNCIA NECESSÁRIA.

D)MENOR SERÁ O CONSUMO ESPECÍFICO.

D)MENOR SERÁ O CONSUMO ESPECÍFICO.

1 - NOS MOTORES A REAÇÃO, A ATOMIZAÇÃO DO COMBUSTÍVEL, NA CÂMARA, É REALIZADA PELOA)EXPANSOR.B)QUEIMADOR.C)GOVERNADOR.

D)DIFUSOR.

4 - O ÓLEO UTILIZADO NOS MOTORES A REAÇÃO É DEA)ORIGEM PETROLÍFERA.B)ALTA VISCOSIDADE.C)MÚLTIPLA VISCOSIDADE.

D)BAIXA VISCOSIDADE.

7 - A SEQÜÊNCIA NORMAL COM QUE A MASSA DE AR PASSA PELO MOTOR A REAÇÃO É A SEGUINTE:A)CÂMARA - COMPRESSOR - TURBINA - ESCAPAMENTOB)COMPRESSOR - TURBINA - CÂMARA - ESCAPAMENTOC)COMPRESSOR - CÂMARA - TURBINA - ESCAPAMENTO

D)TURBINA - COMPRESSOR - CÂMARA - ESCAPAMENTO

C)COMPRESSOR - CÂMARA - TURBINA - ESCAPAMENTO

8 - AS LONGARINAS SÃO MEMBROS ESTRUTURAIS DE UMA ASA, CUJA FINALIDADE ÉA)LIGAR O EXTRADORSO AO INTRADORSO.B)REFORÇAR AS NERVURAS.C)DAR O FORMATO AERODINÂMICO DO PERFIL.

D)SUPORTAR OS ESFORÇOS DE FLEXÃO DAS ASAS.

D)SUPORTAR OS ESFORÇOS DE FLEXÃO DAS ASAS.

9 - A PARTIDA, NA QUAL A TEMPERATURA DA TURBINA EXCEDE À TEMPERATURA MÁXIMA PERMISSÍVEL, DENOMINA-SEA)FALSA.B)NORMAL.C)QUENTE.

D)ABORTADA.

14 - CASO OCORRA UMA PANE NO GERADOR, O RELÉ DE CORRENTE REVERSA ATUARÁ, EVITANDO O FLUXO DE CORRENTE DO(A)A)BATERIA PARA O GERADOR.B)BATERIA PARA A BARRA PRINCIPAL.C)BARRA PRINCIPAL PARA A BATERIA.

D)GERADOR PARA A BATERIA.

A)BATERIA PARA O GERADOR.

16 - O ÓLEO LUBRIFICANTE, RETORNANDO AO RESERVATÓRIO ATRAVÉS DA VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO, É SINAL DE QUE O(A)A)PRESSÃO DO ÓLEO EXCEDEU O LIMITE.B)VÁLVULA BY-PASS ABRIU.C)FILTRO APRESENTOU PANE.

D)VÁLVULA BY-PASS FECHOU.

A)PRESSÃO DO ÓLEO EXCEDEU O LIMITE.

18 - A FINALIDADE DA VÁLVULA SELETORA DE COMBUSTÍVEL ÉA)SELECIONAR O TANQUE E CORTAR O SUPRIMENTO DE COMBUSTÍVELB)PROPORCIONAR O REABASTECIMENTO DO TANQUEC)DIRECIONAR O COMBUSTÍVEL PARA O FILTRO E PARA O TANQUE

D)DIRECIONAR O COMBUSTÍVEL PARA A BOMBA PRINCIPAL

A)SELECIONAR O TANQUE E CORTAR O SUPRIMENTO DE COMBUSTÍVEL

20 - DENTRE OS INSTRUMENTOS CITADOS ABAIXO, AQUELE QUE RECEBE SINAIS DE UM RÁDIO-AUXÍLIO, É OA)RADIOALTÍMETRO.B)ADI.C)CLIMB.

D)HSI.

D)HSI.(Horizontal Situation Indicator (Indicador de Situação Horizontal) - Um tipo de instrumento receptor de VOR, usado nas aeronaves comerciais modernas. Sua utilidade é disponibilidade de encontrar um único instrumento o giro direcional em um receptor VOR, facilita a visualização mental da posição da aeronave em relação a uma determinada radial de um VOR

5 - NAS AERONAVES DE GRANDE PORTE, O SUPRIMENTO DO AR UTILIZADO, NO SISTEMA DE AR CONDICIONADO DA CABINE É PROVENIENTE DOA)ACUMULADOR DE PRESSÃO.B)AR DE IMPACTO.C)RESERVATÓRIO PNEUMÁTICO.

D)COMPRESSOR DO MOTOR.

2 - A VELA DE IGNIÇÃO EM QUE O ISOLADOR FICA AFASTADO DE SEU CORPO, DIFICULTANDO O RESFRIAMENTO DO ELETRODO CENTRAL, É DO TIPOA)QUENTE.B)CÔNICA.C)FRIA.

D)DIFUSORA.

7 - A BORBOLETA DO CARBURADOR, ESTANDO TOTALMENTE ABERTA, EVIDENCIA QUE O MOTOR ENCONTRA-SE EM REGIME DEA)CORTE.B)CRUZEIRO.C)POTÊNCIA MÁXIMA.

D)MARCHA LENTA.

8 - OS ADITIVOS MISTURADOS AO ÓLEO LUBRIFICANTE, CUJA FINALIDADE É PROPORCIONAR A ESTABILIDADE QUÍMICA DO ÓLEO, DENOMINAM-SE A)ANTI-ESPUMANTES.B)DETERGENTES.C)SAPÓLIOS.

D)ANTI-OXIDANTES.

10 - PARA AMORTECER AS OSCILAÇÕES QUE OCORREM NO LIMBO DA BÚSSOLA MAGNÉTICA, EMPREGA-SEA)FLUXO MAGNÉTICO.B)ÁGUA.C)CORRENTE ELÉTRICA.

D)QUEROSENE.

12 - NO SISTEMA DE FREIOS DO TIPO TAMBOR, QUANDO OCORRER PRESSÃO DE ÓLEO NA LINHA DO CILINDRO ATUADOR,A)O CILINDRO MESTRE NÃO ESTARÁ ATUANDO.B)A MOLA SE COMPRIMIRÁ.C)O TAMBOR GIRARÁ LIVRE.

D)AS SAPATAS ENCOSTARÃO NO TAMBOR.

D)AS SAPATAS ENCOSTARÃO NO TAMBOR.

13 - INDIQUE, ABAIXO, UMA BOA QUALIDADE DE UM ÓLEO LUBRIFICANTEA)AUSÊNCIA DE CALOR ESPECÍFICO.B)AUSÊNCIA DE PELÍCULA.C)BAIXO PONTO DE FULGOR.

D)BAIXO PONTO DE CONGELAMENTO.

D)BAIXO PONTO DE CONGELAMENTO. (temperatura do ponto de fusão).

14 - UMA EVENTUAL DIMINUIÇÃO OU FLUTUAÇÃO DA RPM, SEM A VARIAÇÃO DA POSIÇÃO DA MANETE, PODE SER CAUSADA POR UM(A)A)SANGRIA DO AR DO COMPRESSOR.B)VÔO EM ALTAS ALTITUDES.C)ESTOL DE COMPRESSOR.

D)MANOBRA BRUSCA.

C)ESTOL DE COMPRESSOR.Estol de compressor, ou Surge em compressor, são imediatamente identificáveis, já que produzem um ou mais barulhos extremamente altos no motor. Jatos de fogo sendo emanados do motor são comuns durante esse tipo de evento. Estes estóis podem ser acompanhados por: Aumento na temperatura dos gases de escape (EGT), pois há menos ar indo para as câmaras de combustão e, assim, menos ar para refrigerar os produtos da combustão, que são os gases de escape;Aumento na vibração do motor, que pode gerar barulhos;Flutuações de RPM do motor, devido à grande redução no trabalho realizado pelo compressor estolado; e

No caso de aviões multi-motores – guinada na direção do motor afetado devido à perda de empuxo.

18 - DURANTE O CHEQUE DOS MAGNETOS, AO SE DESLIGAR UM DELES (MANTENDO O OUTRO SELECIONADO) OBSERVOU-SE UMA ACENTUADA QUEDA DE RPM. ISTO SIGNIFICA QUE O(A)A)MISTURA ESTÁ RICA.B)MISTURA ESTÁ POBRE.C)SISTEMA ESTÁ NORMAL.

D)SISTEMA ESTÁ DEFICIENTE.

D)SISTEMA ESTÁ DEFICIENTE.

19 - APÓS A LUBRIFICAÇÃO, O ÓLEO, AO ENTRAR NO RESERVATÓRIO, PASSA POR UM PROCESSO DE SEPARAÇÃO, COM A FINALIDADE DE SERA)DIMINUÍDA SUA TEMPERATURA.B)DETECTADAS ALGUMAS LIMALHAS.C)EVITADA A FORMAÇÃO DE BOLHAS NA LINHA.

D)AUMENTADA SUA VISCOSIDADE.

C)EVITADA A FORMAÇÃO DE BOLHAS NA LINHA

1 - O SISTEMA ANTIDERRAPANTE UTILIZADO EM ALGUMAS AERONAVES ATUA,A)LIBERANDO AS RODAS QUANDO AS MESMAS TENDEREM A TRAVAR.B)LIBERANDO OS DISCOS APÓS A FRENAGEM COMPLETA.C)FREANDO AS RODAS ATÉ A PARADA COMPLETA.

D)FREANDO APENAS UMA DA RODAS.

A)LIBERANDO AS RODAS QUANDO AS MESMAS TENDEREM A TRAVAR. (Freio ABS)

9 - A PEÇA DO MOTOR QUE SERVE PARA FIXAR O PISTÃO À BIELA, DENOMINA-SEA)PINO DO PISTÃO.B)BRONZINA.C)ALHETA.

D)SAIA DO PISTÃO.

10 - O ESPAÇO EXISTENTE ENTRE O PISTÃO E O CILINDRO É VEDADO ATRAVÉSA)DE ANÉIS DE SEGMENTOS.B)DO SUPORTE DO MOENTE.C)DO PINO DO PISTÃO.

D)DE BUJÕES DE METAIS.

19 - APÓS O CURSO DE COMPRESSÃO, A DISTENSÃO DE UM AMORTECEDOR ÓLEO-PNEUMÁTICO É REALIZADA ATRAVÉS DO(A)A)BRAÇO DE TORQUE.B)AÇÃO DA MOLA.C)AR COMPRIMIDO NA CÂMARA SUPERIOR.

D)FLUIDO HIDRÁULICO NA CÂMARA SUPERIOR.

C)AR COMPRIMIDO NA CÂMARA SUPERIOR.

4 - O COMPONENTE QUE TEM POR FUNÇÃO CONDUZIR PARA AS CÂMARAS DE COMBUSTÃO O AR QUE SAI DO DIFUSOR É O A)COLETOR DO COMPRESSOR.B)ESTATOR.C)ROTOR.

D)COMPRESSOR CENTRÍFUGO.

5 - NOS MOTORES CONVENCIONAIS, O COMPONENTE GIRATÓRIO PARA O QUAL É TRANSMITIDO A FORÇA PRODUZIDA PELO PISTÃO, DENOMINA-SE A)MOENTE.B)EIXO DE MANIVELAS.C)BIELA.

D)BALANCIM.

6 - O COMPONENTE DO CILINDRO QUE TEM A FINALIDADE DE ARREFECÊ-LO, DENOMINA-SEA)CAMISA.B)BALANCIM.C)ALHETA.

D)ANEL DE SEGMENTO.

7 - O COMPONENTE DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO QUE RETIRA O ÓLEO QUE CIRCULOU NO MOTOR E RETORNA-O PARA O RESERVATÓRIO, É AA)BOMBA DE RECUPERAÇÃO.B)BOMBA DE PRESSÃO.C)VÁLVULA TERMOSTÁTICA.

D)VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO.

8 - A VÁLVULA QUE PERMITE A PASSAGEM DO ÓLEO ATRAVÉS DO RADIADOR É CONTROLADA PORA)VÁCUO.B)TEMPERATURA.C)VOLUME.

D)PRESSÃO.

9 - OS ANÉIS DE SEGMENTO SÃO FIXADOS NO(A)A)EIXO.B)CILINDRO.C)BIELA.

D)PISTÃO.

11 - OS SPOILERS, QUANDO UTILIZADOS EM CONJUNTO COM OS AILERONS, ATUARÃO QUANDO O AILERON DA ASA A)OPOSTA SUBIR.B)CORRESPONDENTE SUBIR.C)OPOSTA FICAR EM NEUTRO.

D)CORRESPONDENTE ABAIXAR.

14 - NOS MOTORES A REAÇÃO, A ENERGIA ELÉTRICA QUE ALIMENTA O INDICADOR DE ROTAÇÃO PROVÉM DO A)START-GERADOR.B)DÍNAMO.C)ALTERNADOR.

D)GERADOR DE TACÔMETRO.

D)GERADOR DE TACÔMETRO. (gerador - fornece a energia. tacômetro - instrumento que mede rotações do motor) então dentro do motor tem um gerador do tacômetro, especifico pra dar energia para o tacômetro

16 - NA FASE DA PARTIDA, AO SER ACIONADO O MOTOR, O ARRANQUE-GERADOR PODE SER ALIMENTADO PELO(A)A)DÍNAMO OU INVERSOR.B)BATERIA, SOMENTE.C)BATERIA OU FONTE EXTERNA.

D)FONTE EXTERNA, SOMENTE.

C)BATERIA OU FONTE EXTERNA.

17 - O TACÔMETRO MECÂNICO FUNCIONA POR AÇÃOA)DE UMA CÁPSULA EXISTENTE NO SEU INTERIOR.B)DA FORÇA CENTRÍFUGA.C)PNEUMÁTICA.

D)DE UM CONJUNTO DE ENGRENAGENS LIGADAS AO PONTEIRO.

19 - PARA O SEU FUNCIONAMENTO, O TACÔMETRO ELÉTRICO RECEBE SINAL DE UMA)AMPERÍMETRO.B)GERADOR.C)CONTRA-PESO.

D)SENSOR DE RPM.

2 - DURANTE A PARTIDA DE UM MOTOR A REAÇÃO, SE OCORRER UM LIGEIRO ACRÉSCIMO DO EGT (ALÉM DO PREVISTO), DEVE-SEA)CORTAR O MOTOR. B)MANTER A MANETE DE ACELERAÇÃO EM IDLE.C)ACELERAR VAGAROSAMENTE O MOTOR.

D)MANTER A START LEVER COM IDLE.

3 - NOS MOTORES A REAÇÃO, A TURBINA DE ALTA É ACIONADA PELO AR PROVENIENTEIMEDIATAMENTE DO(A)A)CÂMARA DE DIFUSÃO.B)COMPRESSOR DE ALTA.C)COMPRESSOR DE BAIXA.

D)CÂMARA DE COMBUSTÃO.

4 - NO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL, A VÁLVULA UTILIZADA PARA O CONTROLE DA ALIMENTAÇÃO CRUZADA É DENOMINADAA)SELETORA.B)UNIDIRECIONAL.C)DE DERIVAÇÃO.

D)LANÇADEIRA.

7 - EM UM MOTOR CONVENCIONAL A QUATRO TEMPOS, OCORREMA)8 FASES.B)6 FASES.C)4 FASES.

D)2 FASES.

B)6 FASES. 1 CICLO 4 TEMPOS (admissão / compressão / tempo motor / escapamento)6 FASES (ADMISSÃO / COMPRESSÃO / IGNIÇÃO /COMBUSTÃO / EXPANSÃO / ESCAPAMENTO)

4 CURSOS (pistão some 1 curso / pistão desce 1 curso / pistão some 1 curso / pistão desce 1 curso ) = 2 RPM = 720°

8 - O MEMBRO ESTRUTURAL DA ASA QUE TEM A FUNÇÃO DE ABSORVER OS ESFORÇOS DE COMPRESSÃO ENTRE AS LONGARINAS DIANTEIRA E TRASEIRA, É O(A)A)TIRANTE.B)REVESTIMENTO.C)CAVERNA.

D)NERVURA.

10 - CONSIDERANDO-SE QUE, APÓS A PARTIDA DO MOTOR, O MANÔMETRO DE ÓLEO "NÃO" ACUSOU PRESSÃO, DEVE-SEA)CORTAR IMEDIATAMENTE O MOTOR.B)ESPERAR O ÓLEO AQUECER.C)AUMENTAR A ROTAÇÃO DO MOTOR.

D)MANTER O MOTOR EM MARCHA LENTA.

A)CORTAR IMEDIATAMENTE O MOTOR.

11 - EM UM CIRCUITO ELÉTRICO, O DISPOSITIVO QUE PERMITE A PASSAGEM DA CORRENTE, EM UM ÚNICO SENTIDO, É OA)CAPACITOR.B)DIODO.C)INVERSOR.

D)FUSÍVEL.

B)DIODO.

função (componente eletrônico que permite a passagem da corrente elétrica somente em um sentido / atuar como um retificador, convertendo tensão alternada em contínua)

14 - O TRANSFORMADOR É UM DISPOSITIVO BASEADO NA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA, PERMITINDO ALTERAR UMA TENSÃOA)QUE PRODUZA UM CAMPO MAGNÉTICO FIXO.B)ALTERNADA.C)CONTÍNUA.

D)CONTÍNUA E ALTERNADA.

16 - COM O OBJETIVO DE ATENUAR VIBRAÇÕES, O EIXO DE MANIVELAS DISPÕE DEA)MUNHÃO.B)MOENTE.C)BORRACHAS SELADORAS.

D)CONTRAPESOS.

18 - PROPORCIONAR UM MENOR PESO ESTRUTURAL E POSSUIR MAIOR CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL SÃO CARACTERÍSTICAS DE TANQUES DE COMBUSTÍVEL DO TIPOA)REMOVÍVEIS METÁLICOS.B)COMPACTO.C)CÉLULAS REMOVÍVEIS.

D)INTEGRAL.

1 - EM UM MOTOR A REAÇÃO COM COMPRESSOR DUPLO, SOMENTE É GIRADO DURANTE A PARTIDA O COMPRESSORA)DE ALTA PRESSÃO.B)CENTRÍFUGO.C)CO-AXIAL.

D)DE BAIXA PRESSÃO.

3 - UMA DAS GRANDEZAS MAIS IMPORTANTES NO CONTROLE OPERACIONAL DE UM MOTOR A REAÇÃO, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A PRESERVAÇÃO DA TURBINA, É O(A)A)N1 E N2.B)TEMPERATURA DO ÓLEO.C)PRESSÃO DO ÓLEO.

D)EGT.

D)EGT.

(temperatura dos gases de escape, é a temperatura dos gases de escape saindo de seu motor de pós-combustão. A EGT é um bom indicador do desempenho do seu motor e é lido através de um pirômetro)

4 - DURANTE A PARTIDA DE UM MOTOR A REAÇÃO, SE OCORRER UM LIGEIRO ACRÉSCIMO DO EGT (ALÉM DO PREVISTO), DEVE-SEA)ACELERAR VAGAROSAMENTE O MOTOR.B)MANTER A MANETE DE ACELERAÇÃO EM IDLE.C)CORTAR O MOTOR.

D)MANTER A START LEVER COM IDLE.

5 - EM HÉLICES DE PASSO VARIÁVEL, OS CONTRAPESOS TÊM A FINALIDADE DEA)ANULAR A FORÇA CENTRÍFUGA.B)DIMINUIR O PASSO.C)ANULAR O ARRASTO.

D)AUMENTAR O PASSO.

7 - A REMOÇÃO DE UM GERADOR, PARA REVISÃO, APÓS UM DETERMINADO NÚMERO DE HORAS, CLASSIFICA-SE COMO UMA MANUTENÇÃOA)QUALITATIVA.B)CORRETIVA.C)PREVENTIVA.

D)DIMENSIONAL.

9 - NO MOTOR A QUATRO TEMPOS, A SEQUÊNCIA DE FENÔMENOS QUE OCORREM AO FIM DE DUAS VOLTAS DO EIXO DE MANIVELAS DENOMINA-SEA)TEMPO.B)CURSO.C)FASE.

D)CICLO.

10 - OS GASES, APÓS A PASSAGEM PELA TURBINA, VÃO PARA O(A)A)TUBO DE DESCARGA.B)COMPRESSOR.C)CÂMARA DE COMBUSTÃO.

D)ESTATOR.

15 - CERCA DE 25 % DO AR ADMITIDO NOS MOTORES A REAÇÃO É UTILIZADO NO(A)A)AUMENTO EXTRA DE EMPUXO.B)COMBUSTÃO.C)RESFRIAMENTO.

D)SISTEMA DE VENTILAÇÃO.

16 - NO SISTEMA DE FREIOS DO TIPO TAMBOR, AS SAPATAS SÃO AFASTAS DO TAMBOR (retorno) POR AÇÃO DO(A)A)PEDAL.B)CILINDRO ATUADOR.C)MOLA.

D)PRESSÃO DE ÓLEO.

17 - A GERAÇÃO DE ALTA TENSÃO, NA PARTIDA DO MOTOR, EM SUBSTITUIÇÃO AO MAGNETO, É FORNECIDA PELOS(AS)A)REGULADORES.B)AUXILIARES DE GERAÇÃO.C)RELÉS.

D)UNIDADES DE PARTIDA.

18 - NOS CARBURADORES DE INJEÇÃO, O COMBUSTÍVEL ENVIADO PARA A UNIDADE REGULADORA PROVÉM IMEDIATAMENTE DO(A) A)GIGLÊ.B)CUBA.C)PULVERIZADOR.

D)BOMBA.

3 - O CONJUNTO FORMADO POR UMA CARREIRA DE ALHETAS ESTACIONÁRIAS DE PERFIL AERODINÂMICO QUE EJETAM OS GASES SOBRE AS PALHETAS DO ROTOR DA TURBINA, DENOMINA-SEA)COLETOR.B)DIFUSOR.C)INJETOR.

D)ESTATOR.

6 - DENTRE OS COMPONENTES DO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DO MOTOR, AQUELE QUE COMPÕE A PARTE DA INDUÇÃO É O(A)A)FILTRO DE AR.B)BOMBA DE GASOLINA.C)TANQUE.

D)VÁLVULA SELETORA.

9 - NA AERONAVE, O SISTEMA QUE ACIONA COMPONENTES ATRAVÉS DA PRESSÃO TRANSMITIDA POR UM FLUIDO, UTILIZANDO O PRINCÍPIO DE PASCAL, É DENOMINADO SISTEMAA)DE AR CONDICIONADO.B)HIDRÁULICO.C)PNEUMÁTICO.

D)DE LUBRIFICAÇÃO.

B)HIDRÁULICO. (A força que é aplicada em um ponto é transmitida para outro ponto por meio de um fluido incompressível. O fluido é quase sempre algum tipo de óleo)

Pascal - O aumento da pressão exercida em um líquido em equilíbrio é transmitido integralmente a todos os pontos do líquido bem como às paredes do recipiente em que ele está contido

1 - NO SISTEMA DE IGNIÇÃO DE UM MOTOR CONVENCIONAL, O PLATINADO É ABERTO POR AÇÃO DO(A)A)MOLA.B)EIXO DE RESSALTOS.C)CAMPO MAGNÉTICO DO ENROLAMENTO PRIMÁRIO.

D)VARIAÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA.

12 - A PEÇA QUE ACOPLA A BIELA AO EIXO DE MANIVELAS, PERMITINDO O MOVIMENTO COM O MÍNIMO DE ATRITO, DENOMINA-SEA)ESCAREADOR.B)BRONZINA.C)ROLAMENTO.

D)BUCHA.

16 - NOS MOTORES A REAÇÃO, AS TOMADAS DE PRESSÕES PARA O FUNCIONAMENTO DO INDICADOR DE EPR LOCALIZAM-SE NA ENTRADA DO COMPRESSOR E NAA)SAÍDA DA CÂMARA.B)ENTRADA DA TURBINA.C)ENTRADA DA CÂMARA.

D)SAÍDA DA TURBINA.

D)SAÍDA DA TURBINA.EPR - Razão de pressão do motor Indicador de N1 – representa a velocidade de rotação do compensador de baixa pressão

Indicador de N2 – representa a velocidade de rotação do compressor de alta pressão

19 - A POTÊNCIA QUE MELHOR EXPRESSA A TOTALIDADE DA ENERGIA CALORÍFICA CONTIDA EM UM DETERMINADO TIPO DE COMBUSTÍVEL É A POTÊNCIAA)INDICADA.B)NOMINAL.C)EFETIVA.

D)TEÓRICA.

10 - NOS MOTORES A REAÇÃO EQUIPADOS COM DOIS COMPRESSORES, A TURBINA DE ALTA PRESSÃO ESTÁ LIGADA COM O(A)A)COMPRESSOR DE ALTA.B)TURBINA DE BAIXA. C)TURBINA TRASEIRA.

D)COMPRESSOR DE BAIXA.

8 - A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A MASSA E A POTÊNCIA DE UM MOTOR DENOMINA-SEA)COMPACIDADE.B)ECONOMICIDADE.C)LEVEZA.

D)RENDIMENTO.

1 - NOS MOTORES A REAÇÃO, A PULVERIZAÇÃO DO COMBUSTÍVEL NA CÂMARA É REALIZADA PELOA)BICO INJETOR.B)FCU.C)GIGLÊ.

D)GOVERNADOR.

7 - A TRAÇÃO DE UM MOTOR SERÁ MAIOR SE OCORRER UM(A)A)DIMINUIÇÃO DA DENSIDADE DO AR.B)AUMENTO DA TEMPERTAURA ATMOSFÉRICA.C)DIMINUIÇÃO DA UMIDADE RELATIVA DO AR.

D)AUMENTO DA ALTITUDE DE VÔO.

C)DIMINUIÇÃO DA UMIDADE RELATIVA DO AR.

10 - NA BATERIA DO TIPO CHUMBO-ÁCIDA, AS PLACAS DE CHUMBO SÃO MERGULHADAS NUMA SOLUÇÃO DEA)QUEROSENE.B)ÁCIDO SULFÚRICO.C)ÁGUA DESTILADA.

D)METANOL.

11 - NA FASE DA PARTIDA, AO SER ACIONADO O MOTOR, O ARRANQUE-GERADOR PODE SER ALIMENTADO PELO(A)A)FONTE EXTERNA, SOMENTE.B)BATERIA, SOMENTE.C)BATERIA OU FONTE EXTERNA.

D)DÍNAMO OU INVERSOR.

C)BATERIA OU FONTE EXTERNA.

15 - NOS MOTORES CONVENCIONAIS, O EMPOBRECIMENTO DA MISTURA, À MEDIDA QUE UMA AERONAVE SOBE, É REALIZADO PELOA)BOMBA DE ACELERAÇÃOB)INJETORC)GIGLEUR

D)CORRETOR ALTIMÉTRICO

17 - NOS MOTORES CONVENCIONAIS SUPERALIMENTADOS, O TURBO-COMPRESSOR PODE SER ACIONADO PORA)GASES DE ESCAPAMENTO.B)DISPOSITIVO PNEUMÁTICO.C)MOTOR ELÉTRICO.

D)DISPOSITIVO HIDRÁULICO.

19 - APÓS O CURSO DE COMPRESSÃO, A DISTENSÃO DE UM AMORTECEDOR ÓLEO-PNEUMÁTICO É REALIZADA ATRAVÉS DO(A)A)AR COMPRIMIDO NA CÂMARA SUPERIOR.B)AÇÃO DA MOLA.C)BRAÇO DE TORQUE.

D)FLUIDO HIDRÁULICO NA CÂMARA SUPERIOR.

A)AR COMPRIMIDO NA CÂMARA SUPERIOR.

20 - OS DISPOSITIVOS DESTINADOS A CONSERVAR A SUSTENTAÇÃO, INSTALADOS NO BORDO DE ATAQUE, GERALMENTE PRÓXIMOS ÀS EXTREMIDADES DAS ASAS, SÃO DENOMINADOSA)AILERONS.B)SLATS.C)FLAPS.

D)SPOILERS.

4 - EM UM TREM DE POUSO QUE UTILIZA AMORTECEDOR ÓLEO-PNEUMÁTICO, A TESOURA TEM COMO FINALIDADEA)RESTRINGIR O MOVIMENTO DO FLUIDO.B)EVITAR, NO TÁXI, A VIBRAÇÃO DIRECIONAL DO TREM DO NARIZ.C)MANTER O ALINHAMENTO DA RODA, ENQUANTO A HASTE SE RECOLHE.

D)MANTER DISTENDIDO O AMORTECEDOR.

C)MANTER O ALINHAMENTO DA RODA, ENQUANTO A HASTE SE RECOLHE.

12 - O NÚMERO DE OCTANAS DA GASOLINA INDICA O SEUA)PODER ANTIDETONANTE.B)PODER CALORÍFICO.C)PONTO DE CONGELAMENTO.

D)PONTO DE INFLAMAÇÃO.

13 - A LIGAÇÃO À MASSA É ENCONTRADA NOS SISTEMAS ELÉTRICOS DA AERONAVE, PARAA)PROPORCIONAR A INSTABILIDADE DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DO RÁDIO.B)PROPORCIONAR CAMINHOS DE RETORNO DA CORRENTE.C)AUXILIAR NO ACÚMULO DE CARGA ESTÁTICA.

D)ABSORVER IMPACTOS DE BAIXA FREQUÊNCIA E ALTA AMPLITUDE NOS EQUIPAMENTOS ELÉTRICO.

B)PROPORCIONAR CAMINHOS DE RETORNO DA CORRENTE.

19 - UM MOTOR A REAÇÃO POSSUI UM CONSUMO ESPECÍFICO DE 0,8 LB/H/LBF E DESENVOLVE UMA TRAÇÃO DE 7000LB. O SEU CONSUMO HORÁRIO SERÁ DEA)8750 LB/HB)3500 LB/HC)7800 LB/H

D)5600 LB/H

D)5600 LB/H

7000x0,8 = 5600

1 - O CONJUNTO FORMADO POR UMA CARREIRA DE ALHETAS ESTACIONÁRIAS DE PERFIL AERODINÂMICO QUE EJETAM OS GASES SOBRE AS PALHETAS DO ROTOR DA TURBINA, DENOMINA-SEA)ESTATOR.B)DIFUSOR.C)COLETOR.

D)INJETOR.

3 - NOS MOTORES A REAÇÃO, A SEÇÃO DIFUSORA TEM COMO FUNÇÃO: A)REDUZIR A PRESSÃO DO ARB)AUMENTAR A TEMPERATURA DO ARC)AUMENTAR O VOLUME DA MASSA DO AR

D)REDUZIR A VELOCIDADE DO AR

D)REDUZIR A VELOCIDADE DO AR

9 - QUANDO O MOTOR "NÃO" ESTIVER FUNCIONANDO, O MANÔMETRO DE PRESSÃO DE ADMISSÃOA)REGISTRARÁ A PRESSÃO NULA.B)REGISTRARÁ A ÚLTIMA INDICAÇÃO DE PRESSÃO, ANTES DO CORTE DO MOTOR.C)INDICARÁ A PRESSÃO ACUMULADA NO SISTEMA.

D)INDICARÁ A PRESSÃO ATMOSFÉRICA.

D)INDICARÁ A PRESSÃO ATMOSFÉRICA.

13 - NO INTERIOR DOS ALTÍMETROS ENCONTRA-SE UM ELEMENTO SENSITIVO, DO TIPOA)DIAFRAGMA.B)TERMOPAR.C)TUBO DE BOURDON.

D)ANERÓIDE.

20 - PARA O CÁLCULO DE CONSUMO ESPECÍFICO DE UM MOTOR, CONSIDERA-SE O(A)A)COMPACIDADE.B)AUTONOMIA.C)LEVEZA.

D)POTÊNCIA DESENVOLVIDA.

16 - O DIPOSITIVO QUE DETERMINA A PASSAGEM DO ÓLEO PELO RADIADOR EM FUNÇÃO DE SUA TEMPERATURA DENOMINA-SEA)FILTRO.B)BOMBA DE RETORNO.C)VÁLVULA TERMOSTÁTICA.

D)DECANTADOR.

8 - AS INFORMAÇÕES RELATIVAS À PERFORMANCE E AS LIMITAÇÕES DA AERONAVE SÃO ENCONTRADAS NOA)MANUAL DE MANUTENÇÃO.B)MANUAL DE VÔO.C)RELATÓRIO DE VÔO.

D)CATÁLOGO ILUSTRADO DE PEÇAS.

19 - DENTRE AS CONDIÇÕES ABAIXO, AQUELA QUE PODERÁ PROVOCAR DETONAÇÃO EM UM MOTOR CONVENCIONAL E O(A)A)COMBUSTÍVEL COM BAIXA OCTANAGEM.B)ATRASO NA IGNIÇÃO.C)COMBUSTÍVEL COM ALTA OCTANAGEM.

D)MISTURA AR/ COMBUSTÍVEL RICA.

A)COMBUSTÍVEL COM BAIXA OCTANAGEM.

1 - NO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DOS MOTORES A REAÇÃO, UM DOS SINAIS QUE O FCU RECEBE PROVÉM DO(A) A)BOMBA PRINCIPAL.B)SAÍDA DO COMPRESSOR.C)QUEIMADOR.

D)CÃMARA DE COMBUSTÃO.

6 - PODE-SE EXPRESSAR A POTÊNCIA COMO O RESULTADO DO PRODUTO ENTRE AA)FORÇA E A VELOCIDADE.B)FORÇA E A MASSA.C)MASSA E O TRABALHO.

D)TRAÇÃO E O TRABALHO.

7 - NOS MOTORES A REAÇÃO, A CÂMARA DE COMBUSTÃO RECEBE A MASSA DE AR, IMEDIATAMENTE, PROVENIENTE DO(A)A)COMPRESSORB)LÂMINAS ESTATORAS C)TURBINA

D)TUBO DE ADMISSÃO

11 - O CONSUMO HORÁRIO DO MOTOR, CONSIDERANDO-SE A POTÊNCIA DESENVOLVIDA PELO MESMO, DENOMINA-SE CONSUMO A)ESPECÍFICO.B)ABSOLUTO.C)HORÁRIO.

D)RELATIVO.

19 - NO SISTEMA DE PILOTO AUTOMÁTICO, O COMPONENTE QUE FORNECE AS INFORMAÇÕES RELATIVAS ÀS CONDIÇÕES REAIS DE VÔO, AO AMPLIFICADOR, DENOMINA-SEA)SENSOR.B)CONTROLADOR.C)ATUADOR.

D)SERVO-ATUADOR.

5 - SOBRE A HÉLICE DE PASSO CONTROLÁVEL, É CORRETO AFIRMAR QUEA)É REMOVIDA E O PASSO AJUSTADO NUMA BANCADA.B)AS PÁS NÃO POSSUEM ÂNGULO DE TORÇÃO.C)O PASSO DIMINUI, ATRAVÉS DE AÇÃO DOS CONTRAPESOS CENTRÍFUGOS.

D)FUNCIONA COM VELOCIDADE CONSTANTE.

D)FUNCIONA COM VELOCIDADE CONSTANTE.

17 - OS MANÔMETROS QUE MEDEM A PRESSÃO RELATIVA POSSUEM, COMO ELEMENTO SENSÍVEL, O(A)A)TUBO DE VENTURI.B)CÁPULA ANEMOMÉTRICA.C)CÁPSULA ANERÓIDE.

D)TUBO DE BOURDON.

9 - DURANTE A PARTIDA, QUANDO UM MOTOR A REAÇÃO ATINGIR, EM MÉDIA, 55 % A 60 % DE ROTAÇÃO, O MOTOR DE ARRANQUEA)FICA ENGRAZADO E DESATIVADO.B)FICA ENGRAZADO E ENERGIZADO.C)É DESATIVADO AUTOMATICAMENTE.

D)É DESATIVADO MANUALMENTE.

C)É DESATIVADO AUTOMATICAMENTE

20 - SOBRE AS BATERIAS DE CHUMBO-ÁCIDO USADAS EM AERONAVES, É CORRETO AFIRMAR QUEA)O ELETRÓLITO É COMPOSTO DE HIDRÓXIDO DE POTÁSSIO E CÁDMIO.B)AS CÉLULAS SÃO CONECTADAS EM SÉRIE. C)AS CÉLULAS SÃO CONECTADAS EM PARALELO.

D)O ELETRÓLITO É COMPOSTO DE HIDRÓXIDO DE POTÁSSIO E NÍQUEL.

B)AS CÉLULAS SÃO CONECTADAS EM SÉRIE.

Última postagem

Tag