O que e anilina

anilina | s. f. a·ni·li·na (anil + -ina )

nome feminino

1. Substância líquida, incolor ou ligeiramente escura, extraída da nitrobenzina.

2. Designação de vários pós, de cores diversas, que se empregam para tingir.

substantivo feminino Amina cíclica (C6H5NH2), derivada da benzina, descoberta na destilação do anil e extraída hoje do carvão-de-pedra.
Matéria corante sintética.

Anilina, fenilamina ou aminobenzeno é um composto orgânico, líquido, incolor e ligeiramente amarelo de odor característico e um sabor aromático cáustico. Não se evapora facilmente a temperatura ambiente, sendo facilmente inflamável, queimando com uma chama fumacenta. A anilina é levemente solúvel em água e se dissolve facilmente na maioria dos solventes orgânicos e inorgânicos.
A anilina é conhecida também por fenilamina ou aminobenzeno, que é um composto orgânico geralmente líquido, incolor e com um cheiro característico e desagradável.

Ouça este artigo:

A anilina é um composto que foi obtido pela primeira vez a partir da destilação seca do índigo (ou anil, um corante) em 1826 pelo químico alemão Otto Unverdorben, quando tinha apenas 20 anos, tendo a chamado primeiro de Crystallin.

Anilina - também pode ser chamado de fenilamina ou aminobenzeno.

A anilina, ao contrário do que muitos pensam, é um composto que varia do incolor ao levemente amarelado. É um composto de um grupamento amina ligado um anel benzênico. É muito conhecido por ser o composto precursor de diversos compostos. Ironicamente, ele é menos utilizado como precursor de corantes. É largamente utilizado na produção de borrachas e inseticida. Como todo composto aromático, a anilina possui vapores tóxicos se inalados. Ela pode se combinar com a hemoglobina do sangue impedindo que o oxigênio seja transportado. Como todo composto aromático, a anilina queima rapidamente gerando uma chama muito ampla.

A anilina é uma base fraca, recebendo um H+ no grupamento NH2 que se torna NH3+. Isso faz com que ela reaja bem com diversos ácidos fortes, que geralmente são inorgânicos.

A anilina pode sofrer reações diversos tipos, algumas delas até mesmo espontâneas, como a oxidação que ocorre caso se deixe o frasco de anilina aberto fazendo com que ela adquira uma coloração que vai de amarelo escuro a marrom. Uma reação conhecida desse composto é a diazotação, responsável pela formação de sais de diazônio que são essenciais na síntese de corantes. Sendo um composto muito versátil, pode tomar parte em diversas reações como substituição eletrofílica direto no carbono. As reações que podem ocorrer no Nitrogênio são as reações de ácido-base, N- alquilação com etanol. Pode também ser reagido com nitrobenzeno (seu precursor para a formação de fenazina).

Sua produção se dá principalmente a partir da nitração do benzeno. Essa reação em laboratório é feita pela adição lenta de mistura sulfonítrica sobre o benzeno. Deve-se mantê-lo resfriado com banho de gelo já que essa é uma reação extremamente exotérmica. Como característica geral dos compostos nitrados, ele agora apresenta uma coloração amarelada. Essa etapa gera o nitrobenzeno, que é hidrogenado em altas temperaturas.

A anilina trata-se de um corante alimentício de alta concentração, e excelente rendimento. Usado em confeitaria em geral, para colorir macarons, chantilly, pasta americana, cremes, bolos, docinhos finos, cupcakes e chocolates. O corante em gel é o mais econômico de todos, pois, devido à alta concentração e tipo de dissolventes, ele tem boa rentabilidade. Indicado para bases sólidas ou semi sólidas como glacês, cremes e, principalmente, pasta americana, devido à sua homogeneização rápida e uniforme. A anilina em pó é um corante comestível. Ideal para alimentos como: sorvetes, pipoca doce, maçã do amor e caldas. Coloque um pouco de corante azul (royal ou anis) e misture bem. Depois, acrescente o corante azul marinho e misture novamente, até o produto ficar azul escuro. Caso seja necessário, você também pode acrescentar o corante violeta. Misture 30 g de corante anilina em pó em 1 litro de água quente. Adicione lentamente o enquanto mexe a mistura até se dissolver completamente. Armazene o corante em um recipiente de vidro ou plástico rotulado. PS: A única anilina que pode ser usada para pintar os cabelos é a anilina para madeira em pó! Corante gel Wilton: sem dúvida nenhuma o melhor, os corantes Wilton tem uma excelente pigmentação e fixação, na minha opinião insuperáveis. A Anilina para madeira pode ser encontrada em lojas de materiais para artes manuais, ou em sites da internet como Mercado Livre. Modo de usar: Diluir em álcool doméstico 46° GL puro ou numa mistura meio a meio de álcool 96° GL com água. A intensidade de cada cor varia conforme a quantidade usada. Misture 30 g de corante anilina em pó em 1 litro de água quente. Adicione lentamente o enquanto mexe a mistura até se dissolver completamente. Armazene o corante em um recipiente de vidro ou plástico rotulado. Onde comprar anilina? A anilina de madeira pode ser encontrada em lojas de materiais para artesanato, sites da internet ou armarinhos. Como o custo é barato (cerca de R$ 3,00), você pode comprar cores diferentes e, inclusive, fazer testes entre elas para conseguir efeitos variados. 15 dias Logo depois de pintar o cabelo com anilina, o efeito dura em média de 15 dias. Após esse período, a cor irá saindo aos poucos durantes as lavagens. Não é indicado usar o Corante líquido em seu chantilly, pois ele pode agregar líquido e então alterar a textura do chantilly e deixá-lo sem consistência. Para deixar o seu chantilly no ponto é ideal usar os corantes Soft Gel da Fab! , Corante em gel da Fab!

A anilina trata-se de um corante alimentício de alta concentração, e excelente rendimento. Usado em confeitaria em geral, para colorir macarons, chantilly, pasta americana, cremes, bolos, docinhos finos, cupcakes e chocolates. No mercado você encontra três tipos de anilinas, são elas: em pó, líquidas e em gel. A anilina, ao contrário do que muitos pensam, é um composto que varia do incolor ao levemente amarelado. É um composto de um grupamento amina ligado um anel benzênico. ... Uma reação conhecida desse composto é a diazotação, responsável pela formação de sais de diazônio que são essenciais na síntese de corantes. Qual anilina é usada para pintar o cabelo? A anilina é usada para fabricação de corantes, estabilizadores e pinturas sintéticas, estando muitas vezes presentes em biscoitos, coberturas, chocolate, massas de bolo, entre outros. Ela pode ser de dois tipos, a comestível e a usada para pintura de madeira. Corante concentrado em pó com alto poder de tingimento. Para aplicação em diversos materiais porosos como madeira, couro, cortiça, papéis, flores desidratadas, palha, sisal, isopor, gesso e outros. A anilina álcool também pode ser diluída para tingir verniz para purpurina ou verniz para couro. Anilina Comestivel | MercadoLivre.com.br. C6H5NH2 Anilina/Fórmula Amina Amina aromática Anilina/Classificação A ANILINA, aminobenzeno ou fenilamina , fórmula C6H7N - 93,12 g. mol-1, é uma substância líquida (T.E. 184°C) na condição ambiente. PS: A única anilina que pode ser usada para pintar os cabelos é a anilina para madeira em pó! Agora, vamos ao passo a passo!

  1. coloque uma pequena quantidade da anilina no pote.
  2. dilua em meia colher (chá) de álcool e misture até ficar bem uniforme.
  3. acrescente o creme para pentear e misture até ficar homogêneo.
  4. separe os cabelos em mechas, desembaraçando os fios.
  5. espalhe o produto nas mechas com a ajuda do pincel.

Como dissolver anilina de madeira?

Misture 30 g de corante anilina em pó em 1 litro de água quente. Adicione lentamente o pó enquanto mexe a mistura até se dissolver completamente. Armazene o corante em um recipiente de vidro ou plástico rotulado.

Pode pintar o cabelo com anilina comestível?

Existem dois tipos de anilina – a comestível e a usada para pintura de madeira, por exemplo. De maneira alguma você deve usar a comestível para pintar seus cabelos pois, sua composição provoca o aparecimento de fungos em seu couro cabeludo!

Qual o cheiro de anilina?

16 22:59:07. Anilina, fenilamina ou aminobenzeno é um composto orgânico, líquido entre incolor e ligeiramente amarelo de odor característico, que como muitas aminas aromáticas, lembra o cheiro de peixe podre, e um sabor aromático cáustico, de veneno amargo.

Como identificar anilina?

A Anilina também é denominada de fenilamina, e pode ser considerada como um dos compostos aromáticos mais simples. É um composto orgânico que em seu estado puro, se apresenta como um líquido oleoso incolor, com um odor característico, tornando-se castanho em contato com o ar.

Qual a fórmula da anilina?

C6H5NH2 Anilina/Fórmula

Última postagem

Tag