O que é caldo de kenga

Depois de Pabllo Vittar espalhar por aí o conceito de “amor de quenga“, é hora de testar na cozinha o caldo de quenga (ou caldo de kenga). A receita mineira, tradicional no município de Salinas, inclui ingredientes tradicionais dos caldos e aparece como uma opção para quem adora uma refeição quentinha.

Veja abaixo três receitas que o Metrópoles separou e escolha a que mais combina com você!

Mais sobre o assunto

Ingredientes

– 300g de mandioca cozida– 250g de frango desfiado– 800ml de caldo do cozimento do frango, ou água, para bater a mandioca (se achar que ficou muito grosso, pode adicionar mais água)– 100g de bacon– 100g de calabresa– 1/2 lata de milho– 1 pimenta de cheiro– 1/2 cebola picada– Alho a gosto– Sal e temperos a gosto

– Azeite ou óleo para refogar

Modo de preparo

Pré-aqueça uma panela em fogo baixo, adicione o azeite e deixe esquentar. Coloque o bacon e a calabresa e deixe fritar um pouco. Em seguida, adicione também a cebola, o alho, o sal e outros temperos. Mexa e deixe refogar. Inclua o frango desfiado e o milho, mexa e reserve.

No liquidificador, bata a mandioca cozida com o caldo do cozimento do frango. Despeje o creme na panela, ajuste os temperos e mexa mais uma vez. Deixe aquecer e sirva!

Ingredientes

– 1kg de mandioca– 500g de mandioquinha– 500g de cenoura– 1 peito de frango (500g, em média)– 1 cebola picada– 2 dentes de alho– Azeite para refogar– 1 colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)– Sal a gosto

– Salsa e cebolinha a gosto

Modo de Preparo

Aqueça uma panela de pressão, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola. Adicione o peito de frango em pedaços grandes para selar. Depois, acrescente um pouco de água (suficiente para cobrir o fundo da panela) e deglacear o fundo do frango que ficou “grudado” na panela.

Adicione o alho picado, a mandioca, a mandioquinha e a cenoura picados. Coloque sal e o açafrão da terra e complete com água até cobrir.

Feche a panela e cozinhe por 30 minutos depois que pegar pressão. Depois de 30 minutos, abra a panela, retire o frango (e guarde o líquido), desfie e reserve.

Bata no liquidificador, ou processador, os legumes junto com o caldo que ficou na panela. Se necessário, adicione um pouco de água para ajudar a bater. Volte o caldo batido para a panela, junte o frango desfiado, acerte o sal e adicione salsa e cebolinha a gosto. Sirva quente!

Caldo de quenga da Dona Dirce

Ingredientes

– 600g de mandioca descascada e cozida– 1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado– 1 gomo de linguiça calabresa defumada picada– 1 tomate sem pele picado– 1/2 xícara de chá de salsinha/cebolinha picada– 1/2 cebola média picada– 3 dentes de alho amassados– Sal a gosto– Pimenta-do-reino a gosto– Água do cozimento da mandioca o suficiente

– 4 colheres de sopa de azeite

Modo de Preparo

Em uma panela em fogo alto, coloque o azeite e a calabresa picada e deixe fritar. Adicione o alho e a cebola e refogue. Inclua o frango desfiado, mexa, coloque também o tomate e mexa novamente. Reserve.

Bata a mandioca no liquidificador com a água do cozimento da mesma. Não existe uma quantidade exata, adicione de acordo com seu gosto.

Aqueça a panela com a mistura de frango, calabresa, tomate e temperos e despeje a mandioca batida nele. Mexa e coloque o sal e a pimenta-do-reino. Caso queira incluir outros temperos, essa é a hora. Deixe ferver até chegar na consistência que você deseja. Finalize com salsinha picada, mexa e sirva.

Aprenda agora como fazer caldo de kenga deliciosamente perfeito! Caldo de kenga é um caldo feito com peito de frango, bacon, calabresa, mandioca e mandioquinha. Ideal para ser servido em dias frios. Ele tem um sabor marcante e delicioso.

Qual a origem do Caldo de Kenga?

O caldo de Kenga é de origem mineira, da região de Salinas.

Porque o Caldo de Kenga tem esse nome?

No interior de Minas Gerais, kenga é sinônimo de galinha. E o caldo de kenga nada mais é que um caldo com galinha.

Como fazer caldo de kenga?

Vamos aprender como fazer caldo de kenga de uma maneira muito fácil. Em primeiro lugar você vai cozinhar o peito de frango na panela de pressão com água e sal. Quando ele estiver cozido, retire-o da água e o desfie.

Nessa mesma panela com a água do cozimento do frango, coloque a mandioca e a mandioquinha e leve ao fogo. Deixe por 20 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, deixe a pressão sair. Tire os fiapos da mandioca e bata tudo no liquidificador, mandioca, mandioquinha e a água do cozimento. Reserve.

Em uma panela (pode ser a panela de pressão mesmo), adicione o óleo e frite bacon, a calabresa, a cebola, o alho e a pimenta. Adicione o frango desfiado e refogue bem. Por cima, coloque o caldo de mandioca com mandioquinha reservado, o milho e a salsinha. Acerte o sal e deixe ferver até apurar. Desligue o fogo e coloque 3 colheres de cebolinha picada. Está pronto seu caldo de kenga. Sirva com pão caseiro ou torrada.

Autor: André HolmoTipo: CaldosTempo de preparo: 10 minutosTempo de Fogo: 50 minutosTempo total: 60 minutosRendimento: Serve 5 a 6 pratos

Calorias: 150 calorias a cada 100 gramas

Esta receita foi enviada por Felipe Veronez Murari através deste link.
Caso tenha encontrado algum problema com esta receita, entre em contato através do e-mail [email protected].

O caldo de kenga (ou caldo de quenga) é uma receita tradicional da região de Salinas, no norte de Minas Gerais. O nome pode causar alguma estranheza para quem não está acostumado, no entanto esta é uma receita de caldo de mandioquinha, mandioca e frango desfiado bem simples de preparar!

Se você está buscando receita de caldos para vender ou caldo barato para festa, prepare esta sugestão que é também ideal para esquentar num dia frio, sobretudo depois de um dia de trabalho intenso! Com certeza seus clientes, familiares e amigos vão amar a consistência cremosa e o sabor gostoso deste caldo caseiro que, por ser tão nutritivo, pode até ser servido como jantar, com ou sem um acompanhamento simples.

Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer caldo de kenga simples com nossas dicas e passo a passo em fotos.

Também lhe pode interessar: Caldo de jiló

Como fazer Caldo de kenga simples:

1

Esquente um fio de óleo na panela de pressão (o suficiente para cobrir o fundo da panela) e doure 1 cebola picada. Após, coloque os peitos de frango, as cenouras, as mandiocas e as mandioquinhas descascadas e picadas e tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto.

Dica: o peito de frango que pode ser inteiro ou cortado em pedaços, pois ele será desfiado mais tarde.

2

O passo seguinte desta receita de caldo de kenga original é acrescentar água ou caldo de legumes em quantidade suficiente até cobrir os ingredientes (cerca de 1 litro). Tampe e deixe cozinhando até que todos os legumes e o frango fiquem macios (30 minutos após a panela começar a chiar).

3

Após esse tempo desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Depois retire o frango da panela, desfie e reserve. Coloque no liquidificador o caldo do cozimento junto com a mandioca, a mandioquinha e a cenoura e bata até obter um creme lisinho, como na foto. Reserve o frango e o caldo.

4

Numa outra panela grande frite o bacon com o alho e a outra cebola até dourar. Adicione também o frango desfiado e deixe refogar por 1-2 minutos. Adicione o caldo de kenga batido no liquidificador, misture e espere ferver antes de servir.

Dica: se quiser, reserve um pouco de bacon para decorar o caldo no prato.

5

Adicione o cheiro-verde e seu deliciosocaldo de kenga tradicional está pronto! Recomendamos que sirva este caldinho com torresmo caseiro ou bacon frito e será uma delícia! Agora que você sabe como faz caldo de kenga, não hesite em preparar aí na sua casa ou restaurante e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Se você está buscando mais receitas de caldos simples, confira também como preparar:

Dica: as quantidades indicadas nesta receita de sopa de de kenga rende cerca de 10 doses individuais.

21 comentários

*Aproximadamente kcal por porção individual.

Receita de Caldo de Kenga

Aprenda como fazer caldo de kenga com uma receita tradicional muito fácil e simples de preparar. Para algumas pessoas ou dependendo da cidade em que você mora, talvez o nome caldo de kenga possa soar um tanto quanto estranho, mas fique tranquila que esse é o nome desse caldinho a base de mandioca, mandioquinha e frango é esse mesmo. Mas você pode dar o nome que quiser para esse delicioso caldo, que independente do nome é um caldinho muito delicioso! A origem da receita do caldo de kenga é Mineira, mais especificamente da região Salinas; mas se você ainda não conhecia, essa é uma hora perfeita para fazer o caldinho de kenga. Aproveite que o frio está chegando e faça em casa para sua família, eles vão amar. Além disso o caldo de kenga ou caldo de quenga como também pode ser chamado, é uma receita altamente nutritiva e que dependendo da ocasião pode até ser servido como jantar, pois ele contém ingredientes de uma refeição completa em apenas um caldo. Essa mistura de usar metade de mandioca e metade mandioquinha na hora de preparar o caldo de kenga, deixa um sabor diferenciado e totalmente especial em relação aos outros cadinhos que você já experimentou. Caldo de Kenga

Veja também Caldo de Frango
Veja também Caldo de Peixe

Modo de Preparo em 13 passos.

  1. Aqueça o óleo na panela de pressão e doure 1 cebola picada;

  2. Em seguida adicione o peito de frango que pode ser inteiro ou cortado em pedaços (depois ele será desfiado);

  3. Acrescente a cenoura, a mandioca, a mandioquinha e os temperos a gosto (pimenta, sal, noz-moscada, orégano);

  4. Misture tudo e despeje cerca de 1/2 litro de água (ou o suficiente para que cubra tudo);

  5. Leve ao fogo e deixe cozinhar na pressão por 30 minutos;

  6. Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha;

  7. Depois retire o peito de frango da panela, desfie e reserve;

  8. No liquidificador, bata a mandioquinha junto com a mandioca, a cenoura e a água do cozimento. Reserve;

  9. Numa outre panela, doure o alho e a outra cebola;

  10. Adicione o bacon e deixe fritar bem;

  11. Após isso, coloque o frango desfiado e deixe refogar um pouco;

  12. Despeje o creme que foi batido e deixe ferver;

  13. Por último salpique o cheiro verde e sirva em seguida.

Média de Avaliações 4.5 de 5 859 Votos

Última postagem

Tag