Os termos temperatura é calor muitas vezes são usados como sinônimos

É comum que os termos calor e temperatura sejam usados como sinônimos nas ações do dia a dia. Mas engana-se quem pensa que essas palavras representam a mesma coisa. Além disso, os dois são estudados por diferentes campos da física dentro da suatermologia.

O calor e as suas ações sobre a matéria entram no raio de pesquisa da termologia. Enquanto isso, a temperatura e as diferentes formas de medição são estudadas pela termometria. Dessa forma, é preciso entender os diferentes conceitos de temperatura e calor.

Conceito de calor

A definição correta de calor dentro da Física é a transferência de energia térmica entre dois corpos de temperaturas diferentes. Essa transferência ocorre de maneira natural: do corpo mais quente para o mais frio.

É preciso entender que todos os corpos possuem calor, mesmo os que se encontram frios.

Isso ocorre porque toda matéria é composta por átomos que estão em movimento contínuo. Esse movimento é sentido em forma de calor, portanto, quanto maior a agitação dos átomos maior será o calor do objeto em questão.

Dessa forma, dois corpos com as temperaturas diferentes, dentro de um sistema, sempre procuraram encontrar um equilíbrio térmico. Para isso acontecer, o corpo de maior temperatura fornece energia térmica para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio seja instaurado.

Conceito de temperatura

Já quando se trata da grandeza que mede o grau de agitação dos átomos, ou agitação térmica, o correto a se utilizar é temperatura. Nesse caso, quanto maior for o agito, maior será a energia cinética do objeto e, por consequência, maior será a temperatura.

A temperatura pode ser medida por meio de um termômetro. Os mais comuns se utilizam do mercúrio como marcador. A partir do equilíbrio térmico com o objeto analisado, o mercúrio expande ou contrai mostrando a temperatura na escala utilizada.

Aliás, a escala é um fator determinante para a análise correta da temperatura. As escalas de temperatura mais utilizadas são: Celsius (°C), Kelvin (K) e Fahrenheit (ºF).

No Brasil é mais comum a utilização da escala Celsius. Em países de língua inglesa o Fahrenheit tem preferência. Enquanto que na ciência a escala Kelvin é a principal.

Veja na tabela abaixo a relação entre as escalas de temperaturas. Lembrando que elas usam como base o ponto de fusão e ebulição da água.

Dicas Enem

Para você que vai prestar o Enem, se ligue nos conceitos de temperatura e calor que estão situados na termologia, pois eles são cobrados com frequência na prova, como no exercício abaixo.

Veja:

[ENEM] Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico.

Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”.

Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

A) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo.B) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.C) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.D) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura;

(E) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água em seu interior com menor temperatura do que a dele.

Resposta certa: Letra A. Durante o processo de ebulição a temperatura da água se mantém constante, pois a o calor recebido é utilizado para a mudança de estado.

Portanto por mais que sejam usados como termos iguais, calor e temperatura representam dimensões diferentes. Além disso, é preciso entender qual a função de cada um dentro da termologia geral.

Noções de ordem de grandeza

  • MariaUchihauzumaki
  • 06/04/2022
  • Biologia
  • 69

1) os termos temperatura e calor muitas vezes são usados como sinônimos. Embora os dois con ceitos estejam associados, eles possuem definições diferentes. Relacione a diferença entre essas grandezas.


Responder!

osmose reversa, elimina até 99,98% dos sais minerais, metais pesados e microrganismos que possam estar presentes na água sem a utilização de produtos químicos. o resultado desse processo é a água deionizada, totalmente livre de substâncias que não hidrogênio e oxigênio e apta para diversas finalidades, dado que as substâncias encontradas na água natural podem comprometer processo de fabricação das mais diversas áreas e até mesmo a saúde humana.

na indústria farmacêutica, a água pura é utilizada na produção de medicamentos, já que livre de contaminantes e minerais, ela não influenciará na reação das substâncias. outra forma de aproveitamento é para a higienização de equipamentos e instrumentos que precisam também de altos níveis de esterilização. na fabricação de cosméticos, a preocupação é semelhante, visto que a filtração da água garante melhores resultados e a segurança dos consumidores.

os processos de diálise e hemodiálise, também exigem a utilização de  água deionizada, pois o contato do sangue do paciente com substâncias estranhas pode causar agravamento do estado de saúde, surgimento de novas doenças e até mesmo a morte. por esse motivo é necessário que em todas as sessões, seja utilizada a água tratada por osmose reversa para que o paciente não tenha contato com nada que possa prejudicá-lo.

filtros

filtros de mídia – filtros de inox – filtros de pressão – carcaças plásticas

vasos e membranas

vasos e membranas

bombas

bombas auto-escorvantes – bombas centrífugas – bombas submersas – sistemas de pressão – conexões e tubulações em cpvc – conexões e tubulações em inox – manômetros – rotâmetros – condutivimetro

bomba dosadora

dosadoran e de cloro (remoção de bactérias)- dosadora e de ph – dosadora de anti-incrustante

meio filtrante

areia classificada – carvão ativado – resina aniônica, catiônica e mista – zeolito – elementos filtrantes (cartuchos)


Os termos Temperatura e Calor muitas vezes são usados como sinônimos. Embora os dois conceitos estejam associados, eles possuem definições diferentes.

Temperatura e Calor são conceitos fundamentais da Termologia, que é a área da Física que estuda os fenômenos associados ao calor, como a temperatura, dilatação, propagação de calor, comportamento dos gases, entre outros. Muitas vezes, esses dois conceitos são utilizados como se fossem sinônimos, porém, apesar de estarem associados, são conteúdos distintos.

Temperatura

A temperatura é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria.
Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura.

O aparelho utilizado para fazer medidas de temperatura é o termômetro, que pode ser encontrado em três escalas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit.

A menor temperatura a que os corpos podem chegar é chamada Zero absoluto, que corresponde a um ponto onde a agitação molecular é zero, ou seja, as moléculas ficam completamente em repouso. Essa temperatura foi definida no século XIX pelo cientista inglês Willian Thompson, mais conhecido como Lord Kelvin. O zero absoluto tem os seguintes valores: 0K – escala Kelvin e -273,15 ºC – na escala Celsius.

Calor

O calor, que também pode ser chamado de energia térmica, corresponde à energia em trânsito que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Essa transferência ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.

É muito comum ouvirmos algumas expressões cotidianas associando calor a altas temperaturas. Por exemplo, em um dia quente, usa-se a expressão “Hoje está calor!”. Porém, corpos com baixas temperaturas também possuem calor, só que em menor quantidade. Isso quer dizer apenas que a agitação das moléculas é menor em corpos “frios”.

A unidade de medida mais utilizada para o calor é a caloria (cal), mas a sua unidade no Sistema Internacional é o Joule (J). A caloria é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1g de água em 1ºC.

A relação entre a caloria e o Joule é dada por:

1 cal = 4,186 J


Page 2

Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, até o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferência de energia é o que chamamos calor.

Calor é a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes.

A unidade mais utilizada para o calor é caloria (cal), embora sua unidade no SI seja o joule (J). Uma caloria equivale a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de um grama de água pura, sob pressão normal, de 14,5 °C para 15,5 °C.

A relação entre a caloria e o joule é dada por:

1 cal = 4,186J

Partindo daí, podem-se fazer conversões entre as unidades usando regra de três simples.

Como 1 caloria é uma unidade pequena, utilizamos muito o seu múltiplo, a quilocaloria.

1 kcal = 10³cal

Calor sensível

É denominado calor sensível, a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo.

Este fenômeno é regido pela lei física conhecida como Equação Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor específico.

Assim:

Onde:

Q = quantidade de calor sensível (cal ou J).

c = calor específico da substância que constitui o corpo (cal/g°C ou J/kg°C).

m = massa do corpo (g ou kg).

Δθ = variação de temperatura (°C).

É interessante conhecer alguns valores de calores específicos:

Quando:

Q>0: o corpo ganha calor.

Q<0: o corpo perde calor.

Calor latente

Nem toda a troca de calor existente na natureza se detém a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos. Neste caso, chamamos a quantidade de calor calculada de calor latente.

A quantidade de calor latente (Q) é igual ao produto da massa do corpo (m) e de uma constante de proporcionalidade (L).

Assim:

A constante de proporcionalidade é chamada calor latente de mudança de fase e se refere a quantidade de calor que 1 g da substância calculada necessita para mudar de uma fase para outra.

Além de depender da natureza da substância, este valor numérico depende de cada mudança de estado físico.

Por exemplo, para a água:

Quando:

Q>0: o corpo funde ou vaporiza.

Q<0: o corpo solidifica ou condensa.

Última postagem

Tag