A internet do celular e a mesma que em casa

Já pensou em usar o seu celular como roteador? Com uma internet móvel decente e a falta de hotspots Wi-Fi, pode ser uma boa solução para se livrar da frustração em aeroportos e cafés. Qualquer plataforma móvel, Android, iOS (iPhone) ou Windows Phone, pode virar um pequeno modem pessoal e ajudar nas horas mais difíceis para rotear a internet do seu celular para outro Android, iPhone, PC ou notebook.

  • Como configurar seu roteador D-Link (até pelo celular)
  • Como configurar seu roteador TP-Link (até pelo celular)

O princípio funciona de forma muito simples: a placa do seu dispositivo que é responsável por se conectar à rede Wi-Fi também faz o processo inverso, convertendo a rede móvel para um hotspot Wi-Fi. Assim, você pode usá-lo como roteador para a Smart TV, o notebook, o computador desktop ou até mesmo outro smartphone ou tablet.

A internet do celular e a mesma que em casa

Como rotear internet do celular para outro celular [Android]

Muitos dispositivos com Android dão nomes diferentes para essa função. Alguns chamam de “Roteador Wi-Fi”, outros chamam de “Hotspot Wi-Fi”, “Ponto de acesso móvel” e você pode até encontrar o nome “ancoragem” ou “roteamento” perto de algum desses títulos. Não se confunda: o princípio é exatamente o mesmo.

Os passos abaixo foram reproduzidos em um Motorola Moto X (2014), mas valem para todos os dispositivos Android com suporte à função, incluindo vários da Samsung, da Motorola, da LG, da Sony, da Alcatel, da Asus, da Xiaomi, etc.

  1. Para acessar, basta ir em Configurações > Mais > Roteador Wi-Fi.
  2. O seu dispositivo pode colocar direto a opção na tela inicial da página de configurações, sem precisar expandir o menu. O importante é entender que ela sempre vai estar abaixo de Configurações de redes, perto dos menus de Wi-Fi, Bluetooth, Uso de dados e semelhantes.
  3. Antes de ativar, você precisa definir um SSID (o nome da rede) e uma senha para conseguir acessar em outro dispositivo. Para conferir, é só ir em Configurar roteador Wi-Fi.

A internet do celular e a mesma que em casa

  1. Em Nome da rede, coloque qualquer um de sua preferência, que será o nome do Wi-Fi que aparecerá em outros dispositivos. A Segurança, se você optar por colocar uma senha, pode ser mantida em WPA2 PSK. Na Senha, coloque o que o outro dispositivo irá usar para se conectar ao seu dispositivo (é importante lembrar essa informação).
  2. Caso ainda apareça alguma opção a mais, não é necessário alterar nada. No meu, ainda posso mexer em Selecionar banda de AP, nas opções de 2,4 GHz e 5 GHz. A de 2,4 GHz é aceita pela maioria dos dispositivos e funciona bem para curtas distâncias, então optei por deixar nela. Atenção: só ative o roteador em 5 GHz se você sabe que o outro dispositivo que está se conectando tem suporte a essa banda.
  3. Depois de tudo, basta ativar a opção Roteador Wi-Fi portátil e se conectar em quantos dispositivos você precisar. É sempre bom manter o celular por perto e ter em mente que esse recurso gasta muita bateria, então faça isso com uma tomada por perto.

Caso você tenha um aparelho da Samsung ou LG, os passos podem ser diferentes, mas o princípio é o mesmo. Abaixo, um vídeo feito pela Samsung do Brasil ensina a ativar o recurso no Galaxy S6. Os passos são os mesmos (e o resultado também).

Tethering: como rotear internet pelo Bluetooth ou USB

Esse recurso também funciona por USB ou Bluetooth. É muito útil porque nem sempre a rede Wi-Fi do seu celular é rápida o suficiente para entregar a internet que você precisa. Se você quiser conectar em um dispositivo específico, pode ser melhor o roteador (ou tethering) por USB.

Essa forma pode ser preferível por dois motivos: o seu celular vai estar carregando enquanto disponibiliza a internet, então não há muitos problemas com a bateria, e, além de funcionar com a rede móvel do seu dispositivo, o recurso pode transmitir até a rede Wi-Fi em que o celular está conectado.

A internet do celular e a mesma que em casa

Mas por que isso é uma vantagem? Eu explico. A maioria dos computadores e notebooks hoje tem uma placa Wi-Fi de qualidade embutida, então isso não é um problema. Mas se você tiver um computador mais antigo ou que ele tenha problemas no alcance da rede Wi-Fi, essa alternativa pode ser uma boa opção. Eu mesmo já usei quando o meu desktop estava longe do roteador, já que ele não tem placa Wi-Fi.

E como faz para ativar? O princípio é quase o mesmo. Basta ir em Configurações > Mais > Roteador Wi-Fi e ativar a opção Vínculo por USB (tethering). Depois, é só conectar o celular por USB no computador e esperar um pouco. No Windows, o celular irá instalar um driver automaticamente. No OS X, você precisará baixar o HoRNDIS, que ativa esse recurso (mas cuidado: ele não é compatível com o OS X 10.11 El Capitan).

Como rotear internet do iPhone ou do iPad

Usuários de iOS também podem aproveitar dessas funções acima. E não é difícil. Nessa plataforma, a Apple chama o roteador Wi-Fi de Acesso Pessoal. É em só em um menu que se encontram as opções para compartilhar sua internet por Wi-Fi, USB ou até mesmo Bluetooth. Vamos aos passos:

A internet do celular e a mesma que em casa

  1. Entre em Ajustes > Acesso Pessoal. Fica logo no primeiro bloco, localizado com um ícone verde com dois elos conectados. Tenha certeza que os seus dados móveis estejam ativados na seção Celular.
  2. Depois, é só configurar a senha da conexão clicando em Senha Wi-Fi. Lá, o nome também poderá ser alterado. Mantenha essas informações em mente na hora da conexão.
  3. O próprio iOS oferece instruções para conectar à sua rede por qualquer tipo de conexão. É só seguir as dicas listadas abaixo da senha e usar no computador, tablet ou até mesmo em outro celular.

No iOS, é interessante que você tem acesso a quantas conexões existem no seu dispositivo. Então você pode ver se muita gente está conectando à sua rede e desativar, caso não queira gastar muitos dados. As informações ficam sempre na barra de notificações, agora azul, com o nome de Acesso Pessoal.

Se você tiver mais alguma dúvida, esta página do suporte da Apple esclarece todas as informações que você precisa saber sobre usar o seu iPhone como um roteador, como SSID, banda de conexão e segurança.

Como usar o celular como roteador [Windows Phone]

Para usuários de Windows Phone (Lumia), o princípio é o mesmo, mas o recurso tem nome de Compartilhamento de Internet na plataforma. Siga as instruções abaixo:

A internet do celular e a mesma que em casa

  1. Na tela inicial, vá para o menu de aplicativos e clique em Configurações.
  2. Depois, na aba Sistema, clique em Compartilhamento de internet.
  3. Você precisará configurar a conexão na tela de Configurar. Lá, você pode escolher o Nome da transmissão, que será o que aparecerá para os outros dispositivos, e a Senha. Em Tipo de segurança, você também pode escolher por não colocar nenhuma senha. Caso deseje, é bom deixar essa opção em WPA2.
    1. No Windows Phone 8.1, essa opções podem ser acessadas ao clicar no pequeno lápis de edição do rodapé da tela.
  4. Quando você terminar a configuração, basta definir o Compartilhamento como Ativado, deixando o retângulo preenchido. É importante dizer que o nome de transmissão ou a senha não podem conter os seguintes caracteres: “&'<>.

Se você tiver algum problema, a Microsoft também oferece boas páginas de ajuda para usuários de Windows Phone 7 e Windows Phone 8. As páginas ensinam também como ativar o compartilhamento da internet por Bluetooth.

Conseguiu realizar os passos acima no seu celular? Já está compartilhando a sua internet?

AndroidiOSiPhoneModemroteadorRoteador Wi-FITutorialWindows Phone

Quais as diferenças entre a internet móvel celular e a internet fixa residencial?

O serviço de internet fixa é mais estável, ou seja, sofre menos interferências externas na transmissão do sinal se comparado ao da internet móvel. Entre as opções de internet fixa, os planos de fibra ótica possuem uma melhor qualidade em relação às redes via satélite ou ADSL.

Como funciona a internet no celular?

Os dados móveis do seu celular Dados móveis são a internet que você utiliza da rede de telefonia da sua operadora toda vez que acessa alguma informação que não esteja presente no seu dispositivo. Basicamente, são representados pelos gigabytes que estavam na propaganda da oferta do seu plano de celular.

Como se chama a internet do celular?

Internet móvel pode ser definida como o uso de tecnologias de comunicação sem fio (wireless) para acesso a informações e aplicações Web a partir de dispositivos móveis, como celulares ou handhelds.

Qual a diferença entre Wi

De modo geral, as duas formas de conexão fornecem uma segurança bastante adequada. Mas vale lembrar que o Wi-Fi é mais flexível e, portanto, exige mais atenção, enquanto a rede móvel é um "pacote pronto".