A propósito da expansão marítimo europeia dos séculos XV e xvi po de se afirmar que

A propósito da expansão marítimo europeia dos séculos XV e xvi po de se afirmar que


1. (UNIFOR CE/2008) As grandes navegações dos séculos XV e XVI operaram uma verdadeira revolução comercial, trazendo mercado amplamente vantajoso para a burguesia europeia. Em relação aos resultados da expansão ultramarina, pode-se afirmar que os

a) ingleses assumiram a liderança do comércio quando promoveram o deslocamento do eixo econômico do Oceano Índico para o Mar Mediterrâneo.

b) italianos, principalmente os genoveses e os venezianos, assumiram a liderança do comércio europeu, promovendo a acumulação de capitais.

c) espanhóis ficaram isolados comercialmente porque estavam envolvidos em conflitos para expulsar os povos muçulmanos do seu território.

d) europeus, com o objetivo de expandir o comércio e de propagar a fé cristã, destruíram patrimônios culturais em outras regiões do mundo.

e) portugueses realizaram tardiamente a expansão, pois tinham poucos conhecimentos tecnológicos voltados para o setor de construção naval.

2. (UNIMONTES MG/2008)

“Mas, em tanto que cegos e sedentos

Andais de vosso sangue, ó gente insana,

Não faltaram cristãos atrevimentos

Nesta pequena casa lusitana.

De África tem marítimos assentos;

E na Ásia mais que todas soberana;

Na quarta parte nova (América) os campos ara;

E, se mais mundo houvesse, lá chegara.”

(Camões, Os Lusíadas, canto VII, 152. Citado por DOMINGUES, Joelza Éster; FIUSA, Layla Paranhos Leite. História: o Brasil em foco. São Paulo: FTD, 1996, p. 27)

O texto citado

a) registra a expansão marítimo-comercial portuguesa.

b) condena a colonização irracional e predatória no Novo Mundo.

c) registra a expansão do império espanhol no Oriente.

d) condena o desprezo pelos valores cristãos por parte dos colonizadores.

3. (UNIMONTES MG/2008) Sobre o expansionismo marítimo europeu e a chamada Revolução Comercial, marque C (CORRETA) e I (INCORRETA) para cada uma das afirmativas abaixo.

(__) Foi um movimento de impacto unilateral, uma vez que a cultura europeia se manteve completamente inalterada, enquanto os povos de outros continentes tiveram seu modo de vida e cultura afetados.

(__) Os chamados descobrimentos relacionaram-se com as mudanças nos hábitos seculares de produzir riquezas, trabalhar a terra, governar a sociedade e interpretar o mundo.

(__) Os portugueses, neste período (século XV–XVI), conquistaram parte da América e usufruíram do modo de produção nela existente para fazer a exportação de artigos primários.

(__) Em consequência da grande quantidade de metais preciosos recebidos pela Europa, sua população permaneceu imune à inflação.

Você obteve

a) I, C, I e I.

b) C, C, I e I.

c) I, I, C e C.

d) C, I, I e C.

4. (PUC MG/2008) A História e Literatura têm trazido contribuições importantes para compreensão do desenvolvimento das civilizações.

Leia o poema Mar Português, de Fernando Pessoa, e assinale a afirmativa CORRETA de acordo com

o texto.

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lagrimas de Portugal!

Por te cruzarmos quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

a) Refere-se à expansão marítima portuguesa durante os séculos XV e XVI, ampliando a esfera política e geográfica do mundo conhecido.

b) Explica o mito fundador da colonização do novo mundo a partir da imposição da Coroa Portuguesa e de seus aliados espanhóis.

c) Trata-se de uma interpretação idealista da expansão marítima portuguesa, criada a partir das ideias

mercantilistas inglesas e francesas do século XIX.

d) Critica o modelo histórico que explica o processo de colonização portuguesa em função da mudança do eixo Atlântico para o Mediterrâneo.

5. (UFGD MS/2008) Leia o texto.

“Se todos os homens descendem de Noé, e se Noé teve apenas 3 filhos, Cam, Jafet e Sem, de qual desses filhos proviriam os Homens do Novo Mundo? Seriam descendentes daqueles mercadores que ao tempo de rei Salomão singravam o mar para trazerem ouro de Ofir – que poderia ser o Peru – ou das dez tribos perdidas de Israel que, reinando Salmanasar, se afastaram dos assírios para resguardar em sua pureza seus ritos e sua fé? E mais, admitindo tudo isso, restaria descobrir por que meios teriam cruzado os oceanos antes que os descobridores tivessem domesticado os mares. Talvez as terras do Novo e do Antigo Mundo se comunicassem ou tivessem comunicado em tempos passados.”

CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 10.

No texto, a autora indica as polêmicas e os dilemas humanísticos suscitados, na Europa, pela chegada de seus navegadores a um novo continente (denominado América em homenagem a Américo Vespúcio, o qual percebeu que as terras encontradas por Colombo não eram as Índias, mas sim um Novo Mundo). A esse respeito, é CORRETO afirmar que

a) o texto comprova a existência de um contato comercial entre as antigas civilizações do Peru e o Velho Mundo, que remonta a séculos antes de Cristo.

b) os europeus projetavam sobre o Novo Mundo um imaginário tipicamente medieval, o qual tendia a buscar, para todos os fenômenos naturais e humanos, explicações baseadas na bíblia ou referendadas por autoridades eclesiásticas, tais como Santo Agostinho e Tomás de Aquino.

c) o imaginário medieval era povoado por seres fantásticos, tais como sereias, amazonas, ciclopes e gigantes. Todavia a chegada de Colombo à América marca a superação desse imaginário, uma vez que o Renascimento cultural e científico, aliado às descobertas ultramarinas, rompeu com a visão de mundo medieval e provou a inexistência desses seres.

d) a convicção de que seres humanos não poderiam ter cruzado o Oceano Atlântico antes dos europeus, pois não possuíam tecnologia náutica para tal, levou os espanhóis a supor que os nativos da América não faziam parte do gênero humano. A própria Igreja Católica declarou que os índios eram criaturas sem parentesco com a humanidade do Velho Mundo e, como tal, não possuíam alma, o que justificou a escravidão dos índios durante o período colonial.

e) embora o texto de Manuela C. da Cunha aponte uma certa perplexidade em relação à descoberta da América, sabe-se que os navegadores europeus, muito antes de Colombo, tinham pleno conhecimento da existência do continente americano.

6. (UESPI/2008) No século XVI, foi expressiva a disputa dos europeus para aumentar suas riquezas e sua influência no mundo da época, inclusive se utilizando da pirataria.

Os piratas mais atuantes levavam ouro e prata para as nações a que pertenciam, ajudando aos seus soberanos. Destacam-se, nessa época, os piratas:

a) franceses.

b) holandeses.

c) ingleses.

d) espanhóis.

e) portugueses.

7. (UFOP MG/2007) A partir da chegada de Colombo à América, em 1492, tem-se o início do processo de conquista e colonização do Novo Mundo, sobre o qual se pode afirmar:

I. As Novas Leis de 1542 introduziram o sistema de encomienda, com o qual impunham o trabalho forçado aos índios, sendo, por isso, apoiadas pelos colonizadores da América Espanhola.

II. Os espanhóis legitimavam a guerra da conquista, utilizando-se do Requerimento documento lido em voz alta, que servia para exortarem os índios a se submeterem ao Rei de Castela e à Igreja, sob pena de extermínio ou escravidão, em caso de resistência.

III. A encomienda era uma instituição ibérica, surgida da Reconquista e transposta para a América durante o processo de conquista. Na península, ela correspondia à dotação de terras ao encomendero.

IV. As Audiências funcionaram, na América, como tribunais, constituindo-se na maior autoridade nas colônias. Estavam acima do poder do Vice-rei, pois a elas cabia o poder de julgar e fiscalizar, e seus magistrados recebiam o título de ouvidores.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e III

b) I e IV

c) II e IV

d) II e III

8. (UNIMONTES MG/2008)

Caminho das Índias

Caminho das Índias, caminho do mar

O vento e a vela, cravo e canela;

O ouro do rei na mesma panela...

Deixa cozinhar que eu fico contente

(Moraes Moreira, 1981)

Na música de Moraes Moreira, Maria Betânia canta

a) a desvalorização das especiarias orientais ante o descobrimento de metais preciosos, tais como ouro e prata no território americano.

b) o comércio português no Oriente, no qual os soberanos se associavam aos burgueses nas expedições comerciais.

c) a celebração dos feitos marítimos ibéricos por ocasião das festividades do quinto centenário do descobrimento do Brasil.

d) a expansão europeia na Índia, fazendo com que as populações asiáticas adotassem costumes europeus, por meio da educação formal.

9. (FGV/2009) Durante a Antiguidade e a Idade Média, a África permaneceu relativamente isolada do resto do mundo. Em 1415, os portugueses conquistaram Ceuta, no norte do continente, dando início à exploração de sua costa ocidental.

(José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti, Toda a História)

Acerca da África, na época da chegada dos portugueses em Ceuta, é correto afirmar que

a) nesse continente havia a presença de alguns Estados organizados, como o reino do Congo, e a exploração de escravos, mas não existia uma sociedade escravista.

b) assim como em parte da Europa, praticava-se a exploração do trabalho servil que, com a presença europeia, transformou-se em trabalho escravo.

c) a população se concentrava no litoral e o continente não conhecia formas mais elaboradas de organização política, daí a denominação de povos primitivos.

d) os poucos Estados, organizados pelos bantos, encontravam-se no Norte e economicamente viviam da exploração dos escravos muçulmanos.

e) a escravidão e outras modalidades de trabalho compulsório eram desconhecidas na África e foram introduzidas apenas no século XVI, pelos portugueses e espanhóis.

10. (UNCISAL AL/2009) No século XV, a burguesia europeia, apoiada por monarquias absolutistas, começou a lançar suas embarcações nos oceanos – Atlântico, Índico e Pacífico – em busca de novos caminhos para o Oriente. A expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI permitiu

a) a formação de domínios coloniais que dinamizaram o comércio europeu.

b) o crescimento do comércio de especiarias pelas rotas do Mediterrâneo.

c) a implantação de colônias na Ásia, para extração de metais preciosos.

d) o fortalecimento do feudalismo e da servidão na Europa Ocidental.

e) a colonização do tipo mercantilista, sem a interferência do Estado e da Igreja.

11. (FMJ SP/2008) O século XV marca a expansão dos países europeus sobre regiões dos continentes africano, asiático e americano até então desconhecidas dos europeus. A respeito desse processo, pode-se afirmar que

a) o pioneirismo português na expansão marítimo-comercial deveu-se, sobretudo, à precoce unificação do Estado e ao apoio da burguesia lusitana a esse projeto.

b) os sacerdotes da Igreja Católica tinham o poder, confirmado pelo monarca de cada país, de impedir a escravização dos nativos convertidos.

c) o principal objetivo das navegações era acomodar o excedente populacional de uma Europa com dificuldades de atender às necessidades básicas da população.

d) o sistema implantado nas colônias foi baseado na pequena propriedade e no trabalho livre para atender aos objetivos mercantilistas das nações em expansão.

e) África e América funcionavam como fornecedoras de mão-de-obra escrava, enquanto a Ásia abastecia o mercado europeu com seus produtos manufaturados.

12. (PUC SP/2009) A expansão marítima dos séculos XV e XVI proporcionou a conquista européia da América e a descoberta de novas rotas de navegação para o Extremo Oriente. A expansão marítima também provocou, ao longo do tempo,

a) o controle europeu sobre os três oceanos, pois as caravelas portuguesas e espanholas passaram a dominar o comércio no Atlântico, no Índico e no Pacífico.

b) a integração de alimentos americanos à dieta europeia, pois o milho, as batatas, o cacau e o tomate, entre outros, passaram a ser consumidos na Europa.

c) o fim das atividades comerciais no Mar Mediterrâneo e no Mar Adriático, pois as especiarias obtidas no oriente só podiam ser transportadas pelos oceanos.

d) a expansão do protestantismo, pois as vítimas das guerras religiosas aproveitaram a tolerância religiosa nas colônias portuguesas e espanholas e se transferiram para elas.

e) o início da hegemonia marítima inglesa, pois a frota britânica oferecia proteção militar aos navegadores contra a ação de corsários e piratas que atuavam na região do Caribe.

13. (UECE/2009) “A chegada dos portugueses no Novo Mundo coincidiu, quase, com a dos franceses, que começaram logo o mesmo comércio de resgate. Na vastidão do litoral podiam ter passado anos sem se encontrar. Mas, o encontro era fatal e não havia de ser amigável”.

FONTE: ABREU, J. Capistrano. Capítulos de História Colonial (1500-1800). Sociedade Capistrano de Abreu, Livraria Briguiet, 1969. p. 67-70.

Em relação aos motivos dos conflitos entre Portugal e Franca no Novo Mundo, pode-se afirmar corretamente que:

a) a Franca considerava as novas terras também como propriedade sua, em virtude das concessões papais.

b) a presença dos franceses no novo território, prejudicava o comércio dos portugueses, pois os franceses ofereciam ao comércio europeu, preços mais vantajosos, posto que não tinham impostos a pagar.

c) Portugal, assim que começou o comércio do resgate, dividia os lucros com a França e, por este motivo, não admitia que enviados de outras nações invadissem terras que considerava suas.

d) Portugal reconhecia o direito da França de explorar as novas terras, desde que esta pagasse ao Rei de Portugal uma porcentagem dos lucros auferidos.

14. (UECE/2009) Leia com atenção e assinale a alternativa correta.

“Agora, pois, que estas partes [Europa, Ásia e África] foram largamente exploradas, e uma quarta parte foi descoberta por Américo Vespúcio (como se verá), não vejo por que não chamar esta outra parte de Amerige, isto é, terra de Américo, ou América, do homem sagaz que a descobriu, já que a Europa e a Ásia receberam seus nomes de mulheres”.

(Introdução à cosmografia, 1507, In: AMADO, J. FIGUEIREDO, L.C. Colombo e a América: quinhentos anos depois. São Paulo: Atual, 1991. p. 53)

a) O continente Americano recebeu seu nome em 1492, dado por Cristóvão Colombo em homenagem ao seu amigo e companheiro, o florentino, de ilustre família, Américo Vespúcio.

b) A América recebeu seu nome no ano de 1507, ao ser reconhecida como Novo Mundo, uma homenagem ao navegador Américo Vespúcio.

c) No século XVI, acreditava-se que o navegador florentino Américo Vespúcio descobrira a América, por isso o continente recebeu esta denominação.

d) Américo Vespúcio acompanhou Colombo em todas as suas viagens em busca do caminho para as Índias e seu nome foi dado ao continente americano.

15. (PUC RS/2009) Considerando o contexto cultural e intelectual europeu do período, é correto afirmar que a “tentação”, bem como a expectativa de encontrar nas novas terras seres “monstruosos”, mencionadas no texto, provinham

a) de uma idiossincrasia pessoal de Colombo, que contrasta radicalmente com o humanismo cientificista então predominante.

b) do ocultismo pagão, dominante na mentalidade das elites ibéricas.

c) da visão mágica negativa em relação a povos e terras não europeias, difundida pela Reforma protestante.

d) da permanência das tradições mitológicas clássicas e cristãs no universo renascentista.

e) da noção de superioridade racial do homem branco, criada pela vulgarização do evolucionismo biológico.

16. (UFCG PB/2009) “Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro: nem lha vimos (...) Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. (...) Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que vossa Alteza tanto deseja, a saber acrescentamento da nossa santa fé!”

(CAMINHA, Pero Vaz de. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1985.)

O fragmento da carta de Pero Vaz de Caminha faz referências ao:

I. interesse da nobreza e da burguesia lusitanas, desejosas de explorar outras terras, alargar as fronteiras comerciais e encontrar novas fontes de renda.

II. cenário de esperança da salvação eterna “desta gente”, simbolizado no objetivo da Igreja Católica de conquistar novos fiéis e catequizar os “territórios virgens”.

III. “acrescentamento da nossa santa fé”, referindo-se ao projeto de Henrique VIII de expandir a fé anglicana às terras do Novo Mundo.

IV. anseio por um mundo novo que minorasse os flagelos da velha cristandade e a escassez de metais preciosos na Europa.

Estão corretas:

a) I e II.

b) II e III.

c) I, II e III.

d) III e IV.

e) I, II e IV.

17. (UFOP MG/2009) A expansão ultramarina europeia, iniciada no século XV, gerou grandes transformações na História mundial, entre outras razões, por colocar povos de continentes diversos em um processo de interação econômica, política e cultural.

Sobre esse assunto, assinale a opção correta.

a) O continente africano serviu como base estratégica para o apoio das embarcações que se dirigiam para o continente asiático.

b) As relações entre os Estados europeus e os asiáticos, no século XVI, foram mercantis, com os asiáticos comprando mercadorias feitas pelos europeus.

c) Com o desenvolvimento das técnicas de navegação, Holanda e Inglaterra lideraram, desde os finais do século XV, a expansão marítima europeia.

d) O interesse de franceses e holandeses em colonizarem as Índias Ocidentais explica o sucesso que tiveram em estabelecer colônias no Brasil, no século XVIII.

18. (ESCS DF/2010) Leia o texto abaixo:

”A espada e a cruz marchavam juntas na conquista e na espoliação colonial. Para arrancar a prata da América encontravam-se em Potosí os capitães e ascetas, toureiros e apóstolos, soldados e frades. Convertidas em bolas e lingotes, as vísceras da rica montanha alimentaram substancialmente o desenvolvimento da Europa”.

(GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1991)

O texto descreve o processo de colonização espanhol sobre o continente americano a partir do século XV, com a chegada de Colombo em 1492. A relação de dominação da metrópole espanhola sobre a colônia americana está caracterizada na seguinte alternativa:

a) o Governo espanhol instituiu um governo colonial marcado pela flexibilidade no trato das questões políticas através da nomeação da elite criolla para os cargos mais importantes da administração;

b) os chapetones, espanhóis nomeados para o governo colonial espanhol, não desfrutaram a autonomia administrativa ficando subordinados ao poder político dos Cabildos;

c) a exploração em larga escala da população indígena da América espanhola foi a marca do processo colonial espanhol através da utilização da Mita, da Encomienda e da exploração escrava dos indígenas;

d) a presença da Igreja Católica foi menos sentida no processo colonial espanhol sobre a América do que no processo colonial português, mostrando o distanciamento entre a Espanha e os Estados Pontificiais;

e) a exploração econômica dos espanhóis sobre a América foi possível a partir de um acordo político entre a metrópole e os grupos indígenas locais que participaram ativamente do governo colonial.

19. (UNESP SP/2010) A propósito da expansão marítimo-comercial europeia dos séculos XV e XVI pode-se afirmar que

a) a igreja católica foi contrária à expansão e não participou da colonização das novas terras.

b) os altos custos das navegações empobreceram a burguesia mercantil dos países ibéricos.

c) a centralização política fortaleceu-se com o descobrimento das novas terras.

d) os europeus pretendiam absorver os princípios religiosos dos povos americanos.

e) os descobrimentos intensificaram o comércio de especiarias no mar Mediterrâneo.

20. (Mackenzie SP/2010) “Desde cedo, aprendemos, em casa ou na escola, que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. Esse fato constitui um dos episódios da expansão marítima portuguesa, iniciada em princípios do século XV. Para entendê-la, devemos começar pelas transformações ocorridas na Europa Ocidental, a partir de uma data situada em torno de 1150.”

Boris Fausto. História do Brasil

Entre as transformações citadas no texto, e que se encontram entre as causas da expansão marítima europeia no século XV, podemos, corretamente, citar

a) o conflito religioso resultante da Reforma na Europa, o que fez com que missionários luteranos desembarcassem na América Ibérica, convertendo milhares de nativos à fé protestante, em detrimento do Catolicismo.

b) o estudo das atividades marítimas e técnicas de navegação desenvolvidas na Espanha medieval, principalmente em relação à exploração do litoral africano, o que fez deste país o pioneiro na navegação do Oceano Atlântico no século XV.

c) a precoce centralização do poder na Inglaterra – garantida pela união da monarquia plantageneta com a rica burguesia comercial –, possibilitando, aos ingleses, investimentos na compra de navios portugueses entre os séculos XIII e XV.

d) a permanência do “espírito cruzadista” na Península Ibérica, o que fez com que Portugal e Espanha estivessem empenhados na luta contra os “infiéis” no Oriente Médio, atrasando em dois séculos (XIV-XVI) a Expansão Marítima Ibérica.

e) a contradição entre o crescimento populacional nesse período e a baixa produção feudal, gerando a necessidade de se procurar novas áreas geográficas para exploração europeia, aumentando, assim, a quantidade de recursos materiais e alimentícios na Europa.

21. (PUC RS/2010) Considere o texto abaixo, de G. F. Oviedo, historiador espanhol, publicado em 1555.

“O almirante Colombo encontrou, quando descobriu esta Ilha Hispaniola, um milhão de índios e índias (…) dos quais (…) não creio que estejam vivos no presente ano de 1535, quinhentos. (…) Alguns fizeram esses índios trabalhar excessivamente. Outros não lhes deram nada para comer (…). Além disso, as pessoas dessa região são naturalmente tão inúteis, corruptas, de pouco trabalho, melancólicas, covardes, sujas, de má condição, mentirosas, sem constância e firmeza (…). Vários índios, por prazer e passatempo, deixam-se morrer por veneno para não trabalhar. (…) eu acreditaria antes que Nosso Senhor permitiu, devido aos grandes, enormes e abomináveis pecados dessas pessoas selvagens, rústicas e animalescas, que fossem eliminadas e banidas da superfície terrestre”

(Apud ROMANO, Ruggiero. Mecanismos da conquista colonial. São Paulo: Perspectiva, 1973, p. 76).

Considerando o contexto histórico, pode-se afirmar que Oviedo expressa uma das visões sobre os povos americanos típicas de sua época, marcadas pelo

a) evolucionismo.

b) experimentalismo.

c) fisiocratismo.

d) europocentrismo.

e) naturalismo.

22. (PUCCamp SP/2009) Durante a expansão marítimo-comercial europeia, navegar foi preciso e muitos se aventuraram movidos por todo tipo de interesse, inclusive a pirataria, atividade que remonta à Antiguidade, mas que contribuiu para o intenso fluxo de navegação nessa época. Pode-se considerar conseqüência da pirataria dessa fase histórica

a) a construção de fortalezas ao longo do litoral Atlântico, no continente americano, uma vez que partiam dos piratas as principais ameaças aos povoamentos emergentes.

b) o estabelecimento do chamado “comércio triangular”, uma vez que o transporte de mercadorias feito no mar do Caribe era executado essencialmente por embarcações piratas, sem bandeira identificando a procedência.

c) o uso recorrente da “carta de corso”, pela qual alguns reinos concediam autorização oficial aos piratas − também chamados de corsários − para atacarem determinados inimigos.

d) a busca, pelos navegantes europeus, de rotas comerciais alternativas para a África, a América e a Ásia, uma vez que os piratas ingleses impediram a navegação de cabotagem e o tráfico negreiro.

e) o reconhecimento do período entre o século XIV e meados do século XV como “a era de ouro” da pirataria, devido ao apogeu da exploração de metais preciosos nas Américas e os frequentes saques ocorridos.

23. (PUCCamp SP/2010) Ao tempo das caravelas, em que as nações se mostravam ávidas por constituir impérios duradouros,

a) missionários religiosos e viajantes davam curso, em nossa terra, às primeiras manifestações literárias de nossa história.

b) o padre Antonio Vieira testemunhava, em seus textos, o desejo de emancipação política do povo brasileiro.

c) Gregório de Matos e outros poetas satíricos barrocos criticavam os maus costumes da sociedade colonial.

d) os poetas árcades, inspirando-se no exemplo revolucionário da França, escreviam poemas contra o poder português.

e) nossos poetas, influenciados por Camões, criticavam os anseios imperialistas das nações ibéricas.

24. (UFJF MG/2009) Os choques constantes entre o rei e o parlamento, entre a religião oficial e as demais, entre os grupos populares e a burguesia, tornaram o século XVII um momento conturbado na história da Inglaterra e ajudam a explicar como se processou a colonização inglesa na costa atlântica da América do Norte.

Acerca desse processo, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A monarquia britânica concedeu às companhias de navegação uma parte significativa do empreendimento colonizador, permitindo que elas explorassem determinadas regiões.

b) Os puritanos, grupo religioso perseguido pela monarquia inglesa, atravessaram o Atlântico e se estabeleceram na costa nordeste dos EUA, buscando instituir uma sociedade de acordo com os princípios de sua religião.

c) A Inglaterra adotou uma “Política da Salutar Negligência” em relação às proibições comerciais por ela mesma impostas às treze colônias, o que possibilitou a constituição de triângulos comerciais entre Nova Inglaterra, África e Caribe.

d) A decisão inglesa de copiar o modelo de colonização de seus antecessores no Novo Mundo (espanhóis e portugueses) visava explorar a força de trabalho indígena, utilizando-se da catequese.

e) A fraca presença da autoridade inglesa na costa leste dos atuais Estados Unidos da América nos séculos XVII e XVIII colaborou para a precocidade do processo de independência da América do Norte, a primeira do continente.

25. (PUC SP/2010) “Ao embarcar em um navio rumo ao Novo Mundo, famílias portuguesas, aventureiros de todas espécies, nobres, religiosos, degredados, prostitutas e marinheiros deixavam para trás tudo o que se poderia relacionar com dignidade. Não havia a bordo privacidade nem garantia de integridade física - doenças, estupros, fome e sede eram riscos inerentes à viagem, sem contar o perigo de acidentes.”

RAMOS, Fábio Pestana. Os apuros dos navegantes. História Viva, n 68, p. 60, jun. 2009,

O texto menciona aspectos curiosos e importantes da conquista europeia da América.

Sobre as viagens mencionadas no texto, podemos afirmar que

a) as pessoas que aceitavam embarcar nos navios que partiam em direção ao Novo Mundo eram predominantemente miseráveis, o que explica a pobreza da população nas colônias.

b) escravos eram arregimentados na África para trabalhar nos navios que cruzavam os oceanos e para manter, dessa forma, um mínimo de organização e ordem a bordo.

c) as navegações ultramarinas, apesar de todos os inventos técnicos e da racionalidade que impulsionaram, tinham caráter aventuresco e comportavam inúmeros riscos.

d) nobres e pobres misturavam nos navios, sem que houvesse qualquer distinção social, o que explica a democracia racial e social implantada nas terras conquistadas.

e) as mulheres da nobreza que atravessavam o Atlântico conheciam os perigos da viagem e, por isso, levavam armas para que pudessem se defender de ataques a bordo.

GABARITO

A propósito da expansão marítimo europeia dos séculos XV e xvi po de se afirmar que

Qual o propósito da expansão marítima europeia?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.

Quais os principais motivos da expansão marítima comercial europeia dos séculos XV e XVI?

Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.

É correto afirmar que a expansão marítima europeia?

A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.

Quais foram os fatores que motivaram a expansão marítima?

Basicamente, os fatores que permitiram à Europa essa expansão marítima foram as boas condições financeiras, uma organização política forte que permitia a união de esforços, produtos com altíssima possibilidade de lucro que poderiam ser obtidos pelo mar, bem como condições técnicas (navios que suportassem as condições ...