Baseando-se nas leis de kepler pode-se dizer que a velocidade de um planeta

As Leis de Kepler são três leis, propostas no século XVII, pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630), na obra Astronomia Nova (1609).

Elas descrevem os movimentos dos planetas, seguindo modelos heliocêntricos, ou seja, o Sol no centro do sistema solar.

As Leis de Kepler: Resumo

Segue abaixo as três Leis de Kepler sobre os movimentos planetários:

Primeira Lei de Kepler

A 1ª Lei descreve as órbitas dos planetas. Kepler propôs que os planetas giram em torno do Sol, em uma órbita elíptica, com o Sol em um dos focos.

Nesta Lei, Kepler corrige o modelo proposto por Copérnico que descrevia como circular o movimento orbital dos planetas.

Baseando-se nas leis de kepler pode-se dizer que a velocidade de um planeta

Segunda Lei de Kepler

A 2ª lei de Kepler assegura que o segmento (raio vetor) que une o sol a um planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.

Uma consequência deste fato é que a velocidade do planeta ao longo da sua trajetória orbital é diferente.

Sendo maior quando o planeta se encontra mais próximo do seu periélio (menor distância entre o planeta e o Sol) e menor quando o planeta se encontra próximo do seu afélio (maior distância do planeta ao Sol).

Baseando-se nas leis de kepler pode-se dizer que a velocidade de um planeta

Terceira Lei de Kepler

A 3ª lei de Kepler indica que o quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita.

Por isso, quanto mais distante o planeta estiver do sol, mais tempo levará para completar a translação.
Matematicamente, a terceira Lei de Kepler é descrita da seguinte maneira:

Baseando-se nas leis de kepler pode-se dizer que a velocidade de um planeta

Leis de Kepler e a Gravitação Universal

As Leis de Kepler descrevem o movimento dos planetas, sem se preocupar com as suas causas.

Isaac Newton ao estudar essas Leis, identificou que a velocidade dos planetas ao longo da trajetória é variável em valor e direção.

Para explicar essa variação, ele identificou que existiam forças atuando nos planetas e no Sol.

Deduziu que essas forças de atração dependem da massa dos corpos envolvidos e das suas distâncias.

Chamada de Lei de Gravitação Universal, sua expressão matemática é:

Baseando-se nas leis de kepler pode-se dizer que a velocidade de um planeta

Rosimar Gouveia

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.

De acordo com essa lei, a área percorrida pelo raio vetor que liga um planeta até o Sol durante um intervalo de tempo é constante e recebe o nome de velocidade areolar.

Qual a velocidade areolar de um planeta?

de L, vemos que: ∆A/∆t = 1/2 L/m, em que ∆A/∆t é constante porque o momentum angular e a massa são constantes. ∆A/∆t é chamada velocidade “areal” (ou “areolar”) do planeta, que é igual à área varrida pelo raio vetor que une o planeta ao Sol por intervalo de tempo.

O que diz a segunda lei de Kepler?

A segunda lei de Kepler, chamada lei das áreas, estabelece o seguinte: num referencial fixo no Sol, a reta que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. As áreas A1, A2 e A3 na figura são iguais.

ES INTERESANTE:  Melhor resposta: O que é a formação do Universo?

Em qual dos pontos indicados a velocidade de translação do planeta e máxima?

A velocidade de translação de um planeta ao redor do Sol não é constante, sendo máxima quando o planeta está mais próximo do Sol (periélio) e mínima, quando mais distante (afélio).

O que é a terceira lei de Kepler?

A terceira lei de Kepler mostra a relação diretamente proporcional entre os períodos de revolução dos planetas e os raios médios de suas órbitas ao redor do Sol. … Essa lei mostra a relação diretamente proporcional entre o período de revolução de um planeta ao redor do Sol e o raio médio da órbita do planeta.

Qual a velocidade orbital do VCUB1 Em km s?

A velocidade orbital da VCUB1 a 710 km de altitude é 7,50 km/s.

Pode-se dizer que a velocidade de um planeta?

4 Baseando-se nas leis de Kepler, pode-se dizer que a velocidade de um planeta: (A) Independe de sua posição relativamente ao sol. (B) Aumenta quando está mais distante do sol. (C) Aumenta quando está mais próxima do sol. (D) Diminui no periélio (Ponto mais próximo do Sol).

Como calcular a velocidade orbital de um planeta?

A velocidade orbital de um satélite em equilíbrio, seja ele artificial ou natural, é dada pela equação a seguir: Na equação mostrada acima, v é a velocidade do satélite em m/s, G é a Constante de Gravitação Universal, M é a massa do planeta (no caso, a Terra) e r é o raio da órbita do satélite.

Como calcular o período de rotação de um planeta?

A terceira lei de Kepler afirma que o quadrado do período orbital (T²) de um planeta é diretamente proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol (R³).

3ª lei de Kepler: lei dos períodos ou lei da harmonia.

ES INTERESANTE:  Sua pergunta: Quais as influências que a Lua satélite natural da terra exerce sobre o nosso planeta?

PlanetaMercúrioRaio médio da órbita (R) em UA0,387Período em anos terrestres (T)0,241T²/R³1,002

O que fala as leis de Kepler?

As leis de Kepler descrevem como ocorrem os movimentos dos planetas ao redor do Sol e de satélites ao redor de planetas. O astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), após uma vida de estudos, deduziu três leis que explicam o movimento planetário e nos fazem compreender como o universo é estruturado.

Como consequência da Lei das áreas os planetas quando estão mais próximos do sol têm maior?

Da conclusão de que os intervalos de tempo para percorrer ambos os arcos são idênticos, é fácil perceber que a velocidade orbital do planeta é maior no periélio, quando está mais próximo do Sol, que no afélio, quando está mais afastado.

O que diz a primeira lei de Kepler?

O enunciado da primeira lei de Kepler é mostrado a seguir, confira: “Todos os planetas movem-se ao redor do Sol em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.”

Em qual situação a velocidade do planeta é maior no afélio ou no periélio?

Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol que está em um dos focos da elipse. Veja uma animação da 1ª Lei de Kepler aqui. Em sua órbita, os planetas varrem áreas iguais em tempos iguais. No afélio a velocidade orbital do planeta é menor que no periélio.

Em qual situação a velocidade do planeta é maior no afélio ou no periélio Justifique sua resposta?

Resposta: O planeta possui maior velocidade quando está mais próximo do sol (periélio) e menor quando está mais afastado (afélio).

ES INTERESANTE:  Que conjunto de estrelas podem ser utilizado no Hemisfério Sul para orientação é que direção ele indica?

O que diz a segunda lei de Kepler referente a velocidade dos planetas?

A segunda lei de Kepler descreve que corpos orbitando ao redor de outro corpo em repouso fazem deslocamentos de áreas iguais em intervalos de tempos iguais. Essa lei é consequência do princípio de conservação do momento angular. A velocidade orbital do planeta no periélio é maior que no afélio.

O que diz as leis de Kepler?

A Primeira Lei de Kepler diz que a órbita dos planetas em torno do Sol é elíptica e contém o Sol em um dos focos. A 1ª Lei de Kepler, também conhecida como “Lei das Órbitas”, é enunciada da seguinte forma: “Todos os planetas movem-se ao redor do Sol em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.”

Por que a velocidade de um planeta é maior no periélio?

No periélio a velocidade é maior devido a circunferência ser maior, porém a área é a mesma. Nota-se que na imagem abaixo a circunferência percorrida no afélio é menor que no periélio, porém as duas áreas são iguais e consequentemente o tempo previsto para o planeta percorrer deve ser igual.

O que descobriu Johannes Kepler a respeito da velocidade dos planetas?

Leis de Kepler afirmam que as órbitas são elípticas, que a velocidade aureolar dos planetas é constante, e que a razão entre o cubo do período e o quadrado do raio é constante.