Como a formação de blocos de países na Europa favoreceu o desenvolvimento econômico?

VERDADEIRO – A União Europeia é o bloco econômico que melhor expressa um projeto de organização e integração regional, englobando todos os níveis de integração: Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Política, Econômica e Monetária. O euro é a moeda adotada por esse bloco.

VERDADEIRO – Alguns países, como Chile, Bolívia e Peru têm o status de membros associados. Apesar de certas discrepâncias econômicas entre os países-membros, o objetivo desse bloco econômico é a unificação nos moldes da União Europeia.

FALSO – O NAFTA é uma Zona de Livre Comércio criada somente para facilitar as trocas comerciais entre Estados Unidos e Canadá, porém, um ano depois, o México foi incluído no grupo.

VERDADEIRO – Esse bloco foi criado somente para facilitar as trocas comerciais entre os países-membros. São eles: Brunei, Indonésia, Japão, Malásia, Filipinas, Cingapura, Coreia do Sul, Tailândia, China, Taiwan, Papua Nova Guiné, Rússia e Vietnã (do continente asiático); Austrália, Canadá, Estados Unidos, México, Chile e Peru (banhados pelo Oceano Pacífico).

Voltar a questão

Esta lista de exercícios avaliará o seu conhecimento sobre o conceito de blocos econômicos, assim como as suas principais características e seus impactos na economia.

Publicado por: Mateus Campos em Exercícios de Geografia

Questão 1

Os blocos econômicos constituem-se como uma importante estratégia de agregação de países, com o objetivo de fomentar as trocas comerciais, fortalecer o comércio regional, estabelecer uma maior vantagem competitiva, entre outros. Marque a alternativa que indica um bloco econômico.

A) Mercosul.

B) Brics.

C) NPI.

D) Otan.

E) OCDE.

ver resposta


Questão 2

É um tipo de bloco econômico que apresenta, para além da integração econômica, a livre circulação de bens, mercadorias e serviços, assim como a adoção de uma moeda única. Esse tipo de bloco econômico é a

A) livre circulação alfandegária.

B) união política e fiscal.

C) união econômica e monetária.

D) organização internacional.

E) zona franca.

ver resposta


Questão 3

A organização de países em blocos econômicos é apontada como o desdobramento de um fenômeno de integração das forças políticas e econômicas do globo, por meio do desenvolvimento das redes e fluxos de transportes e comunicações. Dessa maneira, pode-se afirmar que a criação de blocos de integração entre os países representa um aspecto da

A) Revolução Industrial.

B) política mercantilista.

C) estatização da produção.

D) planificação do mercado.

E) globalização da economia.

ver resposta


Questão 4

O Acordo de Livre Comércio das Américas (Nafta) foi criado em 1994, por meio da participação de Estados Unidos, Canadá e México. Em 2018, por meio de decisões políticas, o bloco foi remodelado, adotando o nome de:

A) UE.

B) CEI.

C) Otan.

D) USA.

E) USMCA.

ver resposta


Questão 5

O Mercosul foi criado em 1991, por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Desde a sua criação, o bloco adotou um conjunto de políticas econômicas, fato que coloca o bloco como um tipo de

A) união monetária.

B) união aduaneira.

C) mercado comum.

D) zona franca.

E) mercado planificado.

ver resposta


Questão 6

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) conta com a participação de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e ____________________. Porém, esse último país, que aderiu ao bloco em 2012, está suspenso desde 2017, por violação da cláusula democrática. Qual o nome do país que completa corretamente a lacuna?

A) Austrália.

B) Bolívia.

C) Panamá.

D) Peru.

E) Venezuela.

ver resposta


Questão 7

Foi oficialmente fundado em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, sendo, na atualidade, o bloco econômico que possui o maior nível de integração econômica, monetária e de pessoas. Qual o nome desse bloco econômico?

A) União Europeia.

B) Mercado Comum Asiático.

C) Tigres Asiáticos.

D) Comunidade dos Estados Independentes.

E) União Africana.

ver resposta


Questão 8

O __________________________ deixou oficialmente a União Europeia em 31 de janeiro de 2020. A saída foi aprovada pela população em um plebiscito e representa uma grande mudança política e econômica, não só para o país em questão, mas para todo o mundo. Qual o nome do país que completa corretamente a lacuna?

A) Grécia.

B) Alemanha.

C) Itália.

D) Reino Unido.

E) Finlândia.

ver resposta


Questão 9

(Uespi 2011) Com a economia mundial globalizada, existe uma tendência comercial para a formação de blocos econômicos, que facilitam as atividades comerciais entre os países-membros. Um dos blocos econômicos que podem ser mencionados é a Apec. Deste fazem parte os seguintes países, exceto:

A) Holanda.

B) Austrália.

C) Hong Kong.

D) Coreia do Sul.

E) China.

ver resposta


Questão 10

A globalização se consolidou com a abertura comercial e a livre circulação de capitais e serviços mundiais. As disputas no âmbito do mercado global favoreceram a formação de blocos econômicos. Sobre blocos econômicos, assinale a alternativa correta.

A) O poder econômico mundial se encontra dividido em vários polos. Os principais são Estados Unidos, Japão e Venezuela.

B) O Mercosul foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos países: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como Chile, Bolívia e Nova Guiné.

C) O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero e, num futuro próximo, uma moeda única.

D) A Apec possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de migração em comum. A moeda comum é o euro.

E) Nasceu em 2002 o Nafta, reunindo EUA, Canadá e México, para consolidar um comércio regional, que era altamente instável.

ver resposta


Questão 11

(Univesp 2019) A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Essa característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo (OLIVEIRA,2011).

Nesse contexto, leia o excerto abaixo e assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Um exemplo de bloco econômico é o _________________________, criado a partir do Tratado de Assunção e assinado em 1991 entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil. O tratado estabeleceu a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através da eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias, e do estabelecimento de uma tarifa comum em relação aos países fora do bloco.

A) Mercado Comum do Sul (Mercosul).

B) Mercado Comum daAmérica Latina (Mercoal).

C) Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

D) Organização das Nações Unidas (ONU).

E) Grupo dos 8 (G-8).

ver resposta


Questão 12

(IFTO 2010) Blocos econômicos são organizações internacionais que, em sua maioria, surgiram após a Segunda Guerra Mundial, quando vários países se encontravam em meio a um colapso econômico. Eles assumiram parcerias com diversos graus de integração, como: área de livre comércio; união aduaneira; mercado comum; e união monetária. O bloco econômico que tem efetivado em partes de seus membros todos esses graus de integração é o/a:

A) Mercosul.

B) Nafta.

C) Unasul.

D) OCDE.

E) União Europeia.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa A. A única alternativa que apresenta um bloco econômico é o Mercosul (Mercado Comum do Sul), formado por países sul-americanos, como o Brasil.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa C. A livre circulação de bens, mercadorias e serviços, assim como a adoção de uma moeda única são as duas principais características de uma união econômica e monetária. A União Europeia é o único bloco econômico do globo que já alcançou esse nível de integração.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa E. O agrupamento de países em torno de blocos econômicos é uma característica da globalização da economia. A formação desses blocos permite aos países ampliar suas vantagens competitivas e seu mercado consumidor, elementos primordiais em uma economia de mercado altamente globalizada.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa E. O Nafta foi substituído pelo USMCA (Acordo Estados Unidos, México e Canadá). A mudança foi realizada em 2018, por meio de pressão política dos Estados Unidos, que argumentavam que o antigo Nafta gerava prejuízos para a sua economia.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa B. O Mercosul, apesar de o nome remeter ao mercado comum, é uma união aduaneira. O bloco possui uma tarifa externa comum, porém ainda não apresenta uma livre circulação total de bens e serviços entre os países-membros.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa E. A Venezuela foi suspensa do Mercosul em 2017, em razão do desrespeito às normas democráticas, um dos princípios básicos para a participação no Mercosul.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa A. A União Europeia, união econômica e monetária, foi fundada em 1992, por meio do Tratado de Maastricht. O bloco possui o maior nível de integração entre os demais blocos do mundo, permitindo a livre circulação de pessoas, mercadorias e capitais, além de adotar uma moeda única, o euro.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa D. O Reino Unido, por meio de plebiscito, viabilizou a sua saída da União Europeia em 2020. Entre os motivos para saída, estão o cenário econômico global, as tensões migratórias vividas pelo bloco e a crescente onda de nacionalismo em nível mundial.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa A. A Cooperação Econômica Ásia-Pacífico é formada por países localizados no continente asiático e na região do oceano Pacífico. Desse modo, a Holanda, país localizado na Europa, não faz parte do bloco, integrando, na realidade, a União Europeia.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa C. O objetivo do Mercosul é o desenvolvimento econômico dos países-membros. Desse modo, pretende-se a adoção de mecanismos macroeconômicos que promovam a integração e o desenvolvimento regional, por meio da eliminação de barreiras comerciais e práticas econômicas comuns.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa A. A questão apresenta o Mercosul, bloco de países sul-americanos que buscam fomentar a economia regional por meio de ações macroeconômicas comuns. O Brasil é um país fundador e integrante efetivo do Mercosul.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa E. A União Europeia é o bloco mundial que possui o maior nível de integração política e econômica. Ela é uma união econômica e monetária que permite a livre circulação de bens e serviços, além da circulação de pessoas e da criação de agências organizacionais comuns.

voltar a questão


Como a formação de blocos de países na Europa favoreceu o desenvolvimento econômico?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Qual é a importância da formação dos blocos econômicos?

A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições de dinamizar e intensificar a economia no mundo globalizado. Na atual economia mundial, a tendência é a formação de blocos econômicos, criados para facilitar o comércio entre os países membros.

Quais as vantagens para os países que fazem parte de um bloco econômico?

As principais vantagens de integrar um bloco econômico giram em torno do desenvolvimento econômico dos países, destacando-se o menor custo dos produtos, eliminação de tarifas de exportação e importação e o aumento gradativo do Produto Interno Bruto.

O que foi a participação da Europa em dois blocos econômicos?

Bipartição da Europa em dois blocos econômicos – a Europa foi dividida em duas áreas de influência: a Europa Ocidental capitalista, sob a influência dos EUA, e a Europa Oriental socialista, sob a influência da URSS.

O que a formação dos blocos econômicos ocasionou no mercado mundial?

A formação de blocos econômicos estreita as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países membros. Com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso, somente os mais fortes prevalecem. O que acontece é uma disputa por mercados em âmbito global.