Como a guerra civil americana se relaciona ao processo da Marcha para o Oeste?

(Mackenzie) A saga de pioneiros e desbravadores (e também bandidos, exterminadores de índios, grileiros e pistoleiros) foi retratada em uma série de filmes do gênero western, mais conhecidos no Brasil como faroeste ou bangue-bangue. Ao contar a Marcha para o Oeste, esses filmes mostraram também a formação de uma mentalidade tipicamente americana. Uma série de fatores, como a escassez de terras na faixa atlântica, a necessidade dos estados do Norte, em fase de industrialização, de conseguir matérias-primas e a construção de ferrovias, motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste que foi:

a) a corrida do ouro na Califórnia e a ocupação da Flórida, recém-adquirida da Espanha.

b) a ocupação de todos os territórios onde os americanos nativos eram hostis ao homem branco.

c) a colonização de terras do lado ocidental dos Apalaches e da margem leste do rio Mississipi por imigrantes dispostos a desbravar o interior do continente, acelerando a ocupação rumo ao Pacífico. d) A ocupação de áreas além do rio São Lourenço para efetivar a posse da Louisiana.

e) a anexação dos estados do Texas, Utah, Arizona e Novo México, conquistados do México em 1848, depois de uma guerra.

Entre as medidas tomadas pelo governo do Norte dos Estados Unidos para promover a expansão para o Oeste, está uma lei aprovada em 1862. Essa lei era:

a) A Lei do Ventre Livre

b) A Lei da Mais Valia

c) A Lei Antitruste

d) A Lei de Homestead.

e) A Lei do Selo

(Fatec) No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana. (CARVALHO, Mariza Soares de. In: http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02-2.pdf, acessado em 29.08.2009)

Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está:

a) a possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus.

b) o desejo de fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali desde o período da colonização.

c) a beleza das paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotógrafos para aquela região.

d) o avanço da indústria cinematográfica, que encontrou no Oeste o lugar perfeito para a realização de seus filmes.

e) a existência de terras férteis que incentivaram a ida, para o Oeste, de agricultores que buscavam ampliar suas plantações de algodão.

Alguns dos aspectos negativos da Marcha para o Oeste estavam associados, principalmente, ao meio de transporte de cargas utilizado na época, o trem de ferro, que levava e trazia mercadorias do Leste para o Oeste e vice-versa. Entre esses aspectos, podemos destacar:

a) A falta de gasolina disponível para o funcionamento das locomotivas.

b) Os constantes assaltos nas linhas férreas e nas diligências.

c) A falta de manutenção das linhas férreas.

d) A falta de investimento na construção de estradas de ferro.

e) As constantes mortes dos operadores de trem provocadas pelo calor do deserto.

Letra C

O processo de expansão para o Oeste dos EUA, que teve início na década de 1860, foi orientado em grande parte pelo incentivo que o governo do Norte do país deu à exploração das terras da região Oeste. Esse estímulo foi dado em meio à Guerra de Secessão e um dos objetivos era dissolver o modelo de ocupação territorial para uso econômico defendido pelo Sul, que consistia nos grandes latifúndios monocultores.

Letra D

A Lei de Homestead foi autorizada pelo governo dos EUA em 1862, em meio à Guerra de Secessão. O Norte dos EUA representava o governo e era liderado por A. Lincoln, um dos fomentadores da Lei em questão, que também é conhecida como Lei de Terras. Essa lei tinha como finalidade garantir aos colonos que iam para o Oeste a posse sobre uma pequena propriedade.

Letra A

Os colonos que iam para o Oeste tinham sua propriedade garantida pela Lei de Terras. Isso incitou uma migração em massa para a região. O modelo da pequena propriedade, herdado do Norte dos EUA, prevaleceu no Oeste, contrapondo o modelo do latifúndio (plantation) do Sul.

Letra B

Os assaltos às linhas férreas no Velho Oeste faziam parte do cotidiano da região à época. Assim como a prosperidade do Oeste atraía levas e levas de imigrantes, acabava por atrair também meliantes que se aproveitavam do que era ali produzido.

Como a Marcha para o Oeste nos EUA se relacionava com os conflitos com os indígenas?

A violência contra os indígenas A marcha para o oeste americana foi realizada ao longo de todo o século XIX e às custas dos indígenas. A violência desse processo resultou na morte de milhares indígenas e forçou outros tantos a abandonarem suas terras e seu estilo de vida para sobreviverem.

Como a Marcha para o Oeste contribuiu para a formação dos Estados Unidos?

A Marcha para o Oeste nos Estados Unidos se caracterizou pela expansão territorial em direção ao Pacífico, na segunda metade do século 19. Este crescimento foi obtido através de guerras, compras de território e leis que favoreceram a migração interna.

Quais os motivos que levaram a Marcha para o Oeste?

A Marcha para o Oeste foi um projeto criado durante a ditadura varguista do Estado Novo com o objetivo de promover a integração econômica e incentivar a povoação de vastas áreas no Centro-Oeste e Norte brasileiros, que eram pouco povoadas e estavam à margem na economia brasileira.