Como a sociologia pode contribuir para repensar a sociedade em que vivemos?

Grátis

  • Como a sociologia pode contribuir para repensar a sociedade em que vivemos?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

*
*
A Sociologia como meio de conhecimento
• A sociedade no século XXI
• A sociologia e o mundo contemporâneo
 Métodos da sociologia
• A sociologia, para que serve?
• A sociologia crítica
• Métodos sociológicos
 Métodos sociológicos aplicados ao mundo
contemporâneo
• A sociologia diante do novo
• Estados nacionais e política global
*
*
A sociedade no século XXI
A Sociologia Investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Além disso, o sociólogo realiza pesquisas sobre os costumes e hábitos, além de investigar as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Nesse sentido a Sociologia pode ser um meio de se obter conhecimento sobre a sociedade.
 
*
*
Certa vez, um sociólogo francês, chamado Pierre Bourdieu, disse que a sociologia é um esporte de combate. Como assim? Ele era um intelectual que gostava de debater suas ideias, sempre pronto para defende-las em meio a diferentes públicos. A ideia “esporte de combate” significava, para Bourdieu, que a sociologia deveria fazer com que as pessoas entendessem a origem das desigualdades e das violências de diversos tipos. Mas isso não bastava, era necessário reagir e buscar uma saída.
*
*
A Sociologia tem-se afirmado como um campo privilegiado de saber onde a reflexão permanente, o debate e a análise crítica das diferentes opções sociais, aliada a um estudo rigoroso e profundo possibilitam pensar a sociedade no século XXI (de 2001 a 2100). A Sociologia procura compreender e atribuir sentido às ações individuais, procurando revelar os aspectos ocultos dessas ações e transformações, que escapam ao olhar mais imediato e superficial. (Marie Pellen)
*
*
Sociedade pós-globalizada
Os últimos anos do século xx 1901 a 2000 e os primeiros desse século têm sido marcados por transformações mundiais que puseram em suspeição a solidez das teorias sobre a vida social.
*
*
Mudanças aceleradas no plano econômico, com a transição do capitalismo produtivo para o financeiro; corrosão dos vínculos sociais e das virtudes, como a confiança e a cooperação; deslocamento das instituições que antes emprestavam sentido à vida, como a família e o estado e mais uma série de outras mudanças nos obrigam a repensar a sociedade. 
*
*
capitalismo produtivo todo recurso que se investe afim de gerar riquezas e possibilitar a criação de oportunidades de trabalho e renda para as pessoas de uma comunidade. (é todo o recurso investido para gerar produtos e oportunidades de trabalho) 
 capitalismo financeiro é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.
*
*
Ao mesmo tempo que a expansão do conhecimento e os avanços tecnológicos conferiram à humanidade poder para explorar os recursos naturais e fazer com que a vida se tornasse mais cômoda e saudável, foi possível também tomar conhecimento imediato de revoluções sangrentas e guerras devastadoras que causaram e vem causando impacto na vida de milhões de pessoas. 
*
*
Embora a transição rumo ao pensamento pós-moderno ainda não tenha se completado, é possível discernir algumas de suas principais ideias:
 • Os seres humanos são incapazes de conhecer a verdade. • O conhecimento é construído, não descoberto. • Os seres humanos são prisioneiros da linguagem, o que limita sua perspectiva da realidade. • Toda cosmovisão que pretenda ser universal é opressiva e marginaliza certos grupos humanos. • O relato da experiência pessoal constitui um método confiável de compreender e comunicar a realidade. • A ética é relativa ao contexto histórico-social e depende do que se considera aceitável em determinada comunidade. • A essência da religião é a “espiritualidade”, não a doutrina (disciplina, a pregações, estudos de textos de obras, catequese, etc) • As atitudes preferidas são o relativismo, a ironia, a ambiguidade e o ceticismo.
*
*
Os desafios são muitos, únicos e inadiáveis. A convivência em um mundo marcado por diferenças religiosas, sociais, econômicas, políticas e tecnológicas é um tema cada vez mais presente. 
Outro desafio é o desenvolvimento sustentável.
A ONU definiu desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
*
*
Isso exige que as sociedades atuais modifiquem sua relação com o meio ambiente para que o impacto seja no mínimo aceitável e que possa ocorrer continuidade no processo de desenvolvimento.
Mas atenção!!!!!!!!!!!!!
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais.
Desenvolvimento - Processo pelo qual o crescimento acelerado da economia é provocado e acompanhado por mudanças sociais que transformam qualitativamente a sociedade, tomando-a mais justa, harmônica e democrática. 
*
*
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
*
*
 Vivemos numa comunidade global, na qual fatos ocorridos em qualquer canto do planeta são conhecidos por toda parte.
 Isso porque as novas tecnologias da informação permitem um interação social em nível planetário.
Além disso vimos que o desenvolvimento científico em áreas como a medicina e a produção de alimentos podem contribuir para diminuição dos problemas sociais contribuindo para uma vida mais digna para todos.
*
*
 É o mundo da globalização.
Podemos dizer que Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. 
Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.
*
*
A sociologia e o mundo contemporâneo
A sociologia surgiu como uma ciência para tentar entender as transformações que ocorriam na sociedade no período da industrialização. 
Ela surgiu também em um momento em que as explicações religiosas sobre o mundo não mais satisfaziam e se observava uma crescente busca por explicações científicas.
Atualmente ela está se tornando uma ciência que tem se preocupado muito mais em possibilitar uma interpretação do mundo social.
*
*
-E se hoje ela tem essa preocupação é devido as mudanças que ocorreram desde seu surgimento até os dias atuais.
Por exemplo: basta pensarmos no papel dos gêneros homem e mulher, nas mudanças que ocorreram, na mudança do sistema patriarcal para uma maior presença da mulher na vida pública, na vida do trabalho. Isto nas mudanças de papéis de homens e mulheres na sociedade.
- E é justamente porque a sociedade passou por tantas transformações é que a sociologia teve também que repensar seus paradigmas*.
*
*
*Paradigmas. Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido amplo corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a

Página12

Como a sociologia pode contribuir para melhorar a vida em sociedade?

A compreensão da sociedade, das relações humanas e do papel das instituições sociais é extremamente importante para o desenvolvimento social. A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais.

Como a sociologia pode contribuir para re pensar a sociedade em que vivemos?

A Sociologia nos auxilia a fazermos reflexões como sujeitos pertencentes a um mundo social o qual nos constrói socialmente e ao mesmo tempo é construído por nós. Nos ajuda a entender quem somos e para onde vamos.

Como você enxerga que a sociologia pode contribuir no seu dia a dia?

A Sociologia pode nos proporcionar uma visão de mundo ampla e ajuda a entender que nosso “mundo social” não é único. O que existe, na verdade, é um universo social que é construído socialmente e por meio da Sociologia, temos a possibilidade de conhecer, compreender e aprender a respeitar as diferenças.

Por que a sociologia é importante para a compreensão da sociedade em que vivemos?

R_ Sim, porque a Sociologia nos ajuda a ver melhor a sociedade em que vivemos e ela nos fornece meios para avaliar as questões sociais e individuas da sociedade e ela tem o objetivo de compreender as transformações da mesma.