Como bloquear uma conta do Facebook que foi roubada

Ter o Facebook hackeado é um transtorno grande para qualquer pessoa - afinal, é lá que mantemos diversas informações sobre nossa vida, fotos, contatos. Mas o que fazer se tiver a conta da rede social invadida?

Apesar de toda a segurança para te proteger, ter as contas hackeadas é algo que pode acontecer - seja por sua culpa ou por vazamento de dados da própria empresa.

Relacionadas

Listamos abaixo as principais ações para recuperar a sua conta do Facebook.

Facebook hackeado: o que fazer?

Como saber que a conta foi invadida?

Antes de avisar o Facebook que houve um roubo de conta, é importante ver se esses sinais aconteceram:

  • A senha ou e-mail não entram no momento de fazer o login. Mesmo tentando diversas vezes, o erro continua aparecendo. O mesmo pode acontecer quando sempre deixa a conta logada. O usuário é deslogado e não consegue entrar usando os dados registrados;
  • Mesmo que o usuário consiga entrar na conta, percebe que a data de nascimento ou o nome foram alterados;
  • Aparecimento de solicitações de amizade para pessoas que o usuário não conhece;
  • Mensagens no Messenger que não foram enviadas por você;
  • Publicações ou stories foram criados e publicados, que não foram feitos pelo usuário.

Se você ainda consegue entrar na sua conta e tem suspeitas de invasão, clique na sua foto de perfil, na sequência clique em configurações e privacidade, siga para configurações e depois vá em segurança e login.

Ao aparecer algum computador ou smartphone logado que não seja seu, saia de todas as sessões para garantir que ninguém use mais sua rede social.

Porém, se os sinais acima apareceram, entre em contato com a rede social para notificar o roubo do perfil através do site. Você será direcionado para uma página do Facebook onde precisará responder algumas questões. No final, poderá denunciar a conta comprometida:

Importante informar, que só será possível clicar no site acima, se ainda for possível fazer o login na sua conta.

O que fazer se eu não consigo acessar o site?

Caso não consigo acessar o Facebook, acesse outro site.

Ao clicar em "eu acho que minha conta do Facebook foi invadida ou alguém a está usando sem minha permissão", o usuário será direcionado a outra página onde precisará responder algumas perguntas:

Clicando no link indicado na final da página, o usuário será direcionado a uma página perguntando seu email ou número de celular para procurar pela conta.

Em casos de roubo de celular, para evitar que o ladrão entre no seu Facebook, peça para um amigo ou familiar te ajudar. Através dos dois links acima, o seu contato pode responder questões e ser redirecionado para resolver o problema.

Invasão através de vírus

Se o roubo foi causado por um vírus, os sinais podem ser diferentes. Por isso, fique atento quando usar a rede social e a sua conta estiver publicando spam, houver marcação de acesso suspeito a locais que aparecem em seu histórico de conta e seu perfil estiver curtindo páginas que você nem conhece.

Caso o vírus invada seu celular ou computador, poderá prejudicar, além dos outros programas, também a sua conta no Facebook. Entre os sinais da invasão estão: os aplicativos geralmente ficando mais lentos, as tarefas demorando mais do que o habitual para terminarem e o aparecimento de apps que você não instalou.

Ao presenciar essas ações, passe o scanner do antivírus e não clique em nada suspeito.

Dicas de segurança

Sua conta não foi invadida e você quer protegê-la? Anote as dicas abaixo:

  • Não use sua senha do Facebook em outros locais on-line e nunca compartilhe-a;
  • Use uma senha difícil de adivinhar, sem datas de aniversário ou nome de familiares;
  • Nunca compartilhe suas informações de login com seus amigos e familiares;
  • Fique atento ao link da página, afinal golpistas criam sites falsos que podem ser muito parecidos com o Facebook;
  • Sempre saia da sua conta do Facebook ao usar um computador que esteja compartilhando com outras pessoas;
  • Nunca clique em links suspeitos, mesmo que pareçam ser de amigos ou de empresas que você conheça;
  • Caso veja algum link suspeito no Facebook, denuncie-o;
  • Na área de segurança e login configure a autenticação de dois fatores e peça para receber alertas sobre logins não reconhecidos.

Por mais que o Facebook seja uma rede social segura – adotando mecanismos que protegem a privacidade dos usuários – isso não significa que ela seja totalmente à prova de hackers.

Infelizmente, existem muitos cenários diferentes que podem fazer com que terceiros tenham acesso a sua conta no Facebook.

Pode ser aquele familiar ou amigo que pede o computador ou telefone emprestado e ganha acesso temporário a sua conta na rede social. Pode acontecer de você esquecer o seu perfil logado em dispositivos que são utilizados por outros. Assim como aqueles que querem se passar por você, utilizando sua foto e nome para abrir uma conta fake.

Entretanto, o pior dos mundos, é quando alguém descobre a sua senha e assume o controle total do seu perfil pessoal.

Para ajudar nesses casos, aqui estão algumas dicas para resolver a situação e evitar novos problemas no futuro.

Cancele o acesso de terceiros

Se você ainda tem acesso ao seu perfil no Facebook, mas suspeita que outras pessoas estão utilizando a sua conta, acesse a página de “Segurança e Login” do Facebook, disponível na opção “Configurações e Privacidade”.

Lá, é possível verificar em quais dispositivos a sua conta está logada – incluindo a localização – permitindo cancelar o acesso naqueles aparelhos que você desconhece, basta clicar nos “três pontos”.

Por questão de segurança, é recomendado cancelar o acesso naqueles dispositivos que faz muito tempo que você não utiliza.

Como bloquear uma conta do Facebook que foi roubada

Denunciar perfis falsos

No caso de alguém estar tentando passar por você, o caminho pode ser simplesmente ignorar o perfil fake e avisar os seus amigos sobre a fraude.

Entretanto, o próprio Facebook oferece uma ferramenta de denúncia. Para isso, basta acessar o perfil falso, clicar no botão com os três pontos e selecionar “Obter apoio ou denunciar perfil”.

É possível notificar o Facebook que o usuário finge ser outra pessoa, que é uma conta falsa ou utiliza um nome falso.

Como bloquear uma conta do Facebook que foi roubada

Restabelecer conta hackeada

No caso do roubo de uma conta, é possível utilizar a ferramenta de denúncia de hackers do Facebook, por meio do link: facebook.com/hacked

O problema dessa ferramenta é que você precisa estar logado em uma conta do Facebook, algo difícil para quem teve o perfil roubado. Porém, o recurso pode ser utilizado em um perfil de um  amigo disposto a ajudar.

Na tela, basta selecionar a opção “Outra pessoa entrou na minha conta sem minha permissão” e seguir as orientações da tela.

Como bloquear uma conta do Facebook que foi roubada

Medidas para prevenir problemas de segurança

Se você ainda não foi hackeado – ou já foi e quer evitar a dor de cabeça no futuro – experimente aumentar os mecanismos de segurança da sua conta no Facebook.

Você pode fazer isso trocando a sua senha regularmente e utilizando a autenticação de dois fatores (também conhecida como 2FA), por meio de um aplicativo, como o Google Authenticator, por exemplo.

Além disso, utilize seu nome real no perfil do Facebook, além de informar corretamente a sua data de nascimento. Em uma possível perda de conta, o Facebook pode solicitar essas informações básicas para confirmar a propriedade da sua conta.

Aproveite e verifique se o número de telefone atual está cadastrado na plataforma e configure para receber notificações de segurança no seu e-mail.

Remova aplicativos e sites que estão conectados com o seu perfil. Por mais que as credenciais do Facebook facilitem a vida para acessá-los, no caso de uma invasão, o hacker passa a ter automaticamente acesso a todos esses outros serviços que você possui conta.

Evite também deixar um cartão de crédito cadastrado na plataforma Facebook Pay caso não pretenda utilizar a todo momento o meio de pagamento. Isso evita que terceiros possam ter acesso a essa informação.

E, finalmente, caso tenha uma página no Facebook, certifique-se de que pelo menos duas pessoas estão configuradas como “administrador”. Se sua conta comercial for hackeada e você for o único administrador, será quase impossível recuperá-la.

Como denunciar uma conta do Facebook que foi hackeada?

Acesse o perfil impostor. Caso não consiga encontrá-lo, tente pesquisar o nome usado no perfil ou perguntar a amigos se eles podem enviar um link para você. Toque em sob a foto da capa e selecione Obter apoio ou denunciar perfil. Siga as instruções na tela para enviar a denúncia sobre falsificação de identidade.

É possível recuperar Facebook hackeado?

Se identificou que sua conta, de fato, foi hackeada, acesse o link facebook.com/hacked. Se você conseguir se conectar usando o seu perfil, verá as seguintes opções. Escolha uma delas para continuar.

O que acontece quando o Facebook é hackeado?

Quando o hacker consegue acesso à sua conta do Facebook, ele basicamente rouba a sua identidade. Usando o seu rosto e seu nome, ele poderá enviar mensagens aos seus amigos alegando ter se envolvido em algum acidente ou outro tipo de problema.

Como entrar em contato com o Facebook para recuperar conta?

Em um computador, acesse o perfil da conta que você quer recuperar..
Clique em sob a foto da capa..
Selecione Obter apoio ou denunciar perfil..
Escolha Outra coisa e clique em Avançar..
Clique em Recuperar esta conta e siga as etapas..