Como consultar valor do IPVA 2022 mg?

Cronograma varia de acordo com o final da placa do veículo; vencimentos começam no dia 21 de março

Os valores do IPVA 2022 em Minas Gerais já estão disponível para consulta. De acordo com o calendário de pagamento, os proprietários de veículos no estado conseguem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores a partir de 21 de março, data que marca o início dos vencimentos da primeira parcela e da cota única. O desconto oferecido em pagamentos à vista é de 3%.

A alíquota do IPVA MG 2022 é de 4% do valor de mercado do veículo. No entanto, pela Lei Estadual 24.029/2021, as taxas foram congeladas ao cobrado em 2021. Confira, a seguir, como acessar a ferramenta para consulta do IPVA MG 22 e como emitir as guias para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

IPVA 2022: tutorial ensina consultar valor para pagamento do imposto em Minas Gerais — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

IPVA 2022 MG: como consultar valor para pagar imposto em Minas Gerais

Passo 1. Acesse o site do Detran-MG para realizar consulta do IPVA (ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputConsultaIpvaPorRenavam.action). Em seguida, digite o número do Renavam e selecione "2022" no campo "Exercício". Marque a caixa "Não sou um robô" e pressione o botão "Continuar;

Ferramenta de consulta para realizar pagamento do IPVA 2022 MG — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Confira as informações inseridos e desça a rolagem até chegar à seção "Dados do imposto". Confira o valor total do IPVA, a quantia com desconto para pagamento em cota única e a cobrança em parcelas, com seus respectivos vencimentos. Para gerar o boleto para pagamento, clique em "Emitir guia PDF";

Tabela de vencimento do IPVA 2022 MG — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Escolha o diretório do seu computador onde o PDF será salvo;

Download das guias de pagamento do IPVA 2022 em Minas Gerais — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. O PDF gerado incluirá cinco guias de arrecadação: três para pagamento parcelado, uma para pagamento em cota única e uma da taxa de licenciamento.

Arquivo com todas as guias de pagamento do IPVA 2022 MG — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Vencimento IPVA 2022 MG

O vencimento do IPVA 2022 em Minas Gerais será organizado pela numeração da placa, e a escala acontece de 21 de março a 31 de maio. Em pagamentos à vista, que oferecem desconto de 3% sobre o valor total do imposto, os vencimentos vão de 21 a 25 de março.

Tabela de vencimento do IPVA 2022 MG baseada na numeração final das placas — Foto: Reprodução/SEF-MG

Com informações de Detran-MG e SEF-MG

Veja também: apresentação do novo Fórum TechTudo

Como consultar valor do IPVA 2022 mg?

Apresentação do novo Fórum TechTudo

Notícia

É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

Artigo

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

Investigativa

Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

Content Commerce

Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.

Análise

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

Editorial

Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

Patrocinada

É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

Checagem de fatos

Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

Contexto

É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

Especial

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

Entrevista

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

Crítica

Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.

Como saber valor de IPVA 2022?

A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, por internet banking e por aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam do veículo.

Como puxar o valor do IPVA?

A consulta de IPVA pode ser feita pelo site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado de registro do veículo. Basta clicar na aba de serviços “IPVA” e em “consulta de débitos”. O próximo passo é fazer a identificação do veículo, incluindo o número de RENAVAM e a placa do automóvel.

Quando sai o valor do IPVA 2022 mg?

VEJA TAMBÉM:.

Como emitir boleto IPVA 2022 mg?

Para realizara emissão do boleto, você precisa seguir os passos abaixo:.
Entrar no site do Detran do Estado de Minas Gerais;.
Para isso você precisa digitar o seu RENAVAM e também qual o ano do IPVA que deseja consultar, no caso o do 2022..