Como é possível diminuir os impactos ambientais nas áreas de mineração?

Como é possível diminuir os impactos ambientais nas áreas de mineração?

Pode-se definir a atividade mineradora como a exploração de recursos minerais – concentração de minerais e/ou rochas com valor econômico viável em determinada região do planeta e que podem se apresentar sob a forma metálica, não metálica, além dos estados sólido, líquido e gasoso, como ferro, granito, carvão, petróleo e gás natural, respectivamente. A mineração propicia o acesso de indústrias às matérias-primas para a criação de bens de consumo que são utilizados profissional e cotidianamente, o que classifica esta atividade econômica atualmente como uma das mais importantes no Brasil e no mundo.

Em contrapartida, a prática mineradora pode gerar graves impactos ambientais, por vezes irreversíveis – um gerador de consequências muitas vezes de longa duração capazes de atingir não apenas indivíduos que trabalham diretamente com a atividade, mas também biomas e pessoas que residem próximas ao local explorado. Os problemas ambientais desenvolvidos podem apresentar impactos hídricos, biológicos, atmosféricos e geomorfológicos, sendo os principais: Remoção da vegetação na área de extração e evasão de animais habitantes da área; contaminação dos solos; sedimentação e poluição de rios por indevido descarte de material sem aproveitamento; poluição do ar (quando há queima de material); intensificação de processos erosivos; poluição de recursos hídricos por produtos químicos utilizados na extração mineral; contaminação das águas por vazamento de minerais extraídos; dentre outros. A poluição e contaminação de corpos d’água ocorre normalmente por descarte errôneo de rejeitos produzidos durante o processo de mineração ou pelo próprio minério.

A facilidade na realização do procedimento de forma equivocada se dá por vezes pela existência de minas ilegais, mas, principalmente, pela falta de fiscalização em determinados locais, sendo possível utilizar este último como uma das justificativas para a ocorrência de tantos desastres ambientais causados por mineradoras no Brasil. De acordo com o diretor da RTA Ambiental, Vanderlei Oliveira, ex-secretário de meio ambiente de Cubatão (SP), “Não há uma fiscalização efetiva do poder público para evitar esses acidentes. A mineração é uma atividade que muda muito ao longo da vida útil do projeto e, por isso, necessita de vigilância periódica”.

Um dos acidentes ambientais mais marcantes dos últimos anos foi o rompimento da barragem de Fundão, controlada pela Samarco, na cidade de Mariana (MG). As consequências do desastre, além da perda de algumas vidas e do prejuízo econômico, foram a contaminação de recursos hídricos, com destaque para o Rio Doce, além de ecossistemas marinhos e terrestres.

Assim como este, diversos outros acidentes já ocorreram no Brasil. Entre eles estão o despejo de mais de 174 toneladas de minério em córrego em Santo Antônio do Grama, Minas Gerais (2018) pelo rompimento do maior mineroduto (por onde se transporta minério) do mundo e o vazamento de rejeitos de bauxita da barragem da mineradora norueguesa Hydro Alunorte no Nordeste do Pará.

Diante de tantos casos de acidentes com consequências ambientais desastrosas, além dos casos desconhecidos pela mídia, é visível a urgente necessidade de uma fiscalização mais rigorosa, tanto dos processos de mineração, quanto da manutenção das construções para exploração e descarte dos dejetos.

Referências:

A mineração no Brasil é um dos setores que mais se destaca no país. Isso é exatamente o que mostra dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que revelam em alta de 98% no faturamento das operações nacionais no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Necessária ao desenvolvimento econômico no contexto mundial, a mineração consiste nos processos de pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de substâncias minerais. Apesar da relevância no âmbito financeiro e de geração de empregos, a atividade gera impactos ambientais que devem ser atenuados para não prejudicarem a saúde e o bem-estar da população.  

Nesse sentido, as medidas de contenção envolvem principalmente o descarte correto de rejeitos, mas também a manutenção do funcionamento adequado do maquinário.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos na leitura deste artigo!

Mineração no Brasil: história e evolução

A prática mineradora em território brasileiro é tão antiga quanto a própria fundação dos estados. O movimento se expandiu para regiões centrais devido à exploração de outras riquezas, como metais, ouro e diamante. 

As minas mais comuns encontradas nesse período eram as superficiais. Foi em 1834 que surgiu a primeira mina subterrânea no país, conhecida como Mina do Morro Velho, localizada em Nova Lima, Minas Gerais.

Com diversos marcos históricos, como a descoberta da Serra Pelada em 1980, desde então a mineração no Brasil segue em pleno exercício. Hoje em dia, o setor gera quase 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Quais os tipos de mineração praticadas no país?

O bom desempenho da exploração e extração mineral no país se deve à diversidade e à amplitude de recursos encontrados em nosso território.

Os estados brasileiros com maior volume de extrativismo são Pará, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A atividade se concentra principalmente na busca por ferro, ouro, cobre, manganês, estanho, nióbio, níquel e alumínio.

Existem dois tipos de mineração no Brasil lavra a céu aberto e lavra subterrânea.

O primeiro método, a céu aberto, consiste na extração de minérios que estão mais próximos à superfície. Para tal, são necessárias análises atmosféricas, de água, ar e solo do ambiente, entre outras.

Já a lavra subterrânea corresponde à extração de minérios localizados em jazidas mais profundas. As mesmas análises são fundamentais nesse tipo de técnica, além de um estudo topográfico.

Cada modalidade possui frotas de veículos específicos e, por serem equipamentos submetidos a significativos esforços dia após dia, por operarem, muitas vezes, em meio à poeira, água e praticamente em tempo integral, devem receber manutenção constantemente.

Impactos ambientais causados pela mineração no Brasil

Tendo em vista que a mineração envolve escavações, bombeamento hídrico e outros atos capazes de alterar o ecossistema local, fica evidente que ela gera prejuízos ao meio ambiente.

Os impactos podem ser de grandes proporções, comprometendo a qualidade de vida e até mesmo a integridade da população que vive no entorno, dos trabalhadores e dos seres vivos próprios da região.

Os maiores danos decorrentes do setor mineral são:

  • Contaminação da água e do solo por metais pesados;
  • Remoção da vegetação local;
  • Poluição do ar;
  • Poluição sonora;
  • Rebaixamento do lençol freático;
  • Diminuição do oxigênio dissolvido na água;
  • Evasão forçada de animais silvestres típicos do local.

Como minimizar os impactos da mineração?

Primeiramente, é válido salientar que as operações mineradoras só podem acontecer sob concessão da licença ambiental por parte do órgão responsável, seja no âmbito municipal, estadual ou federal.

Esse licenciamento tem a função de liberar o funcionamento de atividades que geram impacto ambiental, como é o caso da mineração no Brasil.

No que se refere aos danos à natureza, existem maneiras de minimizá-los ao longo do processo extrativista. Veja só:

  • Adotar medidas para reduzir o volume de rejeitos gerados e realizar o descarte correto desses resíduos;
  • Diminuir ou eliminar o uso de barragens de rejeitos;
  • Fazer o replantio da vegetação eliminada na área onde atua a mineradora;
  • Racionar o consumo de água;
  • Estabelecer diretrizes rígidas de segurança e protocolos de emergência mais eficazes;
  • Utilizar tecnologias capazes de identificar irregularidades previamente;
  • Adequar o projeto à legislação ambiental vigente.

Qual o papel do reparo de componentes diesel neste contexto?

Além das medidas acima, é essencial que o maquinário apresente um funcionamento adequado para otimizar o serviço e evitar transtornos e grandes riscos nas operações. Qualquer descuido com a manutenção pode acarretar um desastre ambiental de proporções elevadas, com danos pesados para a natureza, pessoas e um alto custo com reparações. Assim, para garantir a alta performance dos equipamentos, recomendamos o reparo de componentes diesel de sua frota de veículos para mineração na Turbo Brasil.

<<<Leia também: Economia circular e sustentabilidade: qual o papel da reparação de componentes diesel?

Portanto, realizar a troca de óleo e o reparo de componentes diesel regularmente é indispensável.

Como é possível diminuir os impactos ambientais nas áreas de mineração?

É importante, também, trabalhar com equipamentos tecnológicos. Na extração de ouro e zinco, por exemplo, a Volvo , Komatsu, Caterpillar e Sandivik apresentam modelos de maquinário – veículos que desempenham seu papel com eficiência e consumo reduzido de combustível, ajudando a atenuar os impactos ambientais.

Como é possível diminuir os impactos ambientais nas áreas de mineração?
Como é possível diminuir os impactos ambientais nas áreas de mineração?

Manutenção de equipamentos para extração mineral em dia com a Turbo Brasil

Na Turbo Brasil, realizamos os reparos necessários nos componentes diesel de veículos utilizados na mineração, a fim de otimizar a atividade através do bom funcionamento das máquinas e, assim, contribuir para a redução dos danos ambientais causados pela mineração no Brasil. Possuímos sede própria com 5 mil metros quadrados, ideal para receber veículos de todos os portes, incluindo maquinário de mineradoras. Somos homologados pelos principais fabricantes mundiais. Faça como tantas outras empresas e conte com a Turbo Brasil para a reparação de seus componentes diesel com qualidade e agilidade. Solicite já um orçamento!

O que pode ser feito para diminuir os impactos ambientais da mineração?

Como diminuir os impactos ambientais causados pela mineração?.
descarte correto de resíduos;.
criação de protocolos de emergência;.
adequação dos projetos à legislação ambiental;.
aumento da rigidez nos parâmetros de segurança;.
redução de passivos ambientais criados pelo descarte prematuro de equipamentos..

Como resolver os problemas causados pela mineração?

E como mitigar os impactos ambientais da mineração?.
Soluções para minimizar a quantidade de resíduos gerados e fazer o seu descarte correto;.
Racionar o uso de água;.
Reabilitação de áreas degradadas;.
Diminuição/eliminação do uso de barragens;.

Quais os impactos ambientais podem ser causados pela mineração?

Principais impactos ambientais gerados pela mineração.
1) Degradação da paisagem. ... .
4) Poluição, contaminação e compactação do solo. ... .
5) Poluição sonora e alteração da qualidade do ar. ... .
6) Redução da biodiversidade. ... .
7) Redução da disponibilidade de minerais. ... .
8) Geração de resíduos e disposição inadequada de rejeitos..

O que podemos fazer para diminuir os impactos ambientais no planeta Terra?

Escolha produtos com menos embalagens. Separe o lixo em quatro categorias: orgânico, papel, metais, alumínio e plástico. Se sua cidade não possui sistema de coleta seletiva de lixo, é possivel combinar com cooperativa de catadores para recolher a parte reciclável, enquanto o orgânico continua com a coleta municipal.