Como escolher a altura do cano da bota?

Conheça os 13 tipos de bota mais populares, saiba como combiná-los e não erre na hora de montar sua produção

Como escolher a altura do cano da bota?

Daniela Brisola

Atualizado em 11.06.22

A bota é um dos sapatos que mais oferece diversificação, sempre há um modelo que combina com o seu estilo. Além disso, ela está em alta e faz parte daquela lista de sapatos que as mulheres mais gostam.

Publicidade

Há muitos modelos de bota no mercado. Seja com cano curto ou longo, com salto alto ou sem salto, todas as botas são ótimas para montar looks no inverno e, até mesmo conquistaram a moda verão, além de darem um toque de estilo a qualquer visual.

Com tamanha variedade de modelos, é muito fácil confundir os estilos, dificultando a missão de descobrir qual é a melhor bota para você. Por exemplo, uma bota de cano baixo, sem salto, pode ter características de uma bota biker ou chelsea. Da mesma forma, uma bota de cano longo com salto pode ser bem semelhante a uma de montaria. Abaixo, confira um guia completo com os principais modelos e combinações de roupas.

Como usar botas sem salto

As botas sem salto são aquelas mais práticas, que podem facilmente serem usadas no dia a dia e trazem todo o conforto que a mulher precisa, sem necessariamente perder o charme do look.

São oito modelos e uma infinidade de possibilidade de usos e combinações. Confira a seguir quais são essas botas e veja qual melhor se adapta as suas necessidades:

Publicidade

Coturno

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Anna Fasano | Quality Rivets | Supervaidosa | Blog da Lalá Noleto

Os looks com coturno ficam perfeito. Essa bota foi inspirada no sapato usado pelos soldados durante as guerras. Ela possui um cano médio na maioria das vezes e sua característica mais marcante é o cadarço, indispensável nesse modelo que tem no couro o seu principal tecido. Por causa do cadarço, o coturno acaba sendo uma bota um pouco mais grosseira e, por isso, combina com mulheres de personalidade.

Como combinar coturno: caso pretenda criar um look mais moderno e menos pesado, use-o com peças delicadas feitas em renda e com babados. Também fica ótimo com peças no estilo militar.

Montaria

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Thirsty Thought | Karina in Fashionland | Glam4you | The Czech Chicks

As botas montaria eram usadas originalmente por praticantes de hipismo, por isso, suas características são cano mais alto e a fivela. Há uma grande variedade de bota desse estilo, já que ela é uma das preferidas das mulheres. As mais tradicionais são confeccionadas com couro preto ou marrom e não possuem salto alto. Ela é mais usada em dias frios, pois costuma ser bem quente.

Como combinar a bota montaria: A bota montaria fica perfeita em uma combinação com legging da mesma cor da bota, mas também cai bem com vestidos e shorts jeans com meia calça arrastão.

Galocha

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Atlantic-Pacific | The Blonde Salad | Viva Luxury | Seams for a desire

Publicidade

As galochas são aquelas botas que foram criadas para evitar que as pessoas molhassem os pés em dias chuvosos. No entanto, ela acabou ganhando a preferência das mulheres e hoje, além de ser uma bota útil, é também um bota moderna. A galocha se tornou uma bota estilosa, confeccionada em plástico de várias cores e com alguns detalhes, ela possui normalmente um cano mais longo, próximo ao joelho.

As mulheres que quiserem usar esse tipo de bota devem dar uma cara despojada e jovial ao look, combinando com peças color block e estampadas para fazerem o visual perfeito com a galocha.

Como combinar galocha: por ser feita de plástico, a galocha é uma bota que pode ser usada em looks mais invernais e com meias. Combine-a com saias e vestidos, mas também com calça e shorts para visuais mais casuais.

Biker

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / The Blonde Salad | Sincerely, Jules | Blog da Mariah | The Golden Diamonds

A bota biker é bastante semelhante ao modelo montaria, o que as difere é, principalmente, o tamanho do cano, já que a biker possui um cano menor, mais próximo do tornozelo do que do joelho. A inspiração para essas botas foram as usadas por motoqueiro e, por isso, tem um estilo folk e rocker, com tachas e fivelas.

Como combinar a biker: combine com peças delicadas para fazer looks com calça jeans e mais modernos para ocasiões casuais.

Chelsea

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Sincerely, Jules | The Blonde Salad | Blog da Mariah | Nany’s Klozet

O modelo chelsea é bastante característico, com cano curto e elástico na lateral. Não é um dos modelos mais populares, mas traz bastante estilo à mulher que usar. As botas chelsea foram inspiradas em modelos da Era Vitoriana e também foram popularizadas pelas próprias inglesas nos anos 60.

Publicidade

Elas são bastante confortáveis e, ao mesmo tempo, estilosas. Por isso, se o que você procura é uma bota diferenciada, com certeza essa é a melhor opção. Também combina com mulheres de estilo boho.

Como combinar chelsea: para não ter erro, use a chelsea com vestidos, saias e shorts, conferindo um estilo mais leve e veraneio ao seu visual.

Country

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Seams for a desire | Nany’s Klozet | Decor e Salto Alto | Le Blog de Betty

O estilo Country, com certeza, pede botas características. São aquelas inspiradas nos modelos usados pelos cowboys. Têm um cano mediano e possuem alguns detalhes mais marcantes, como o bico fino ou uma bota com franja. Com sua popularização, ela ganhou modelos mais simples, mas que continuam imprimindo um estilo bastante característico a mulher que a usa. Para fugir do estilo cowgirl, basta fazer combinações que fujam desse estilo e partir para um visual mais despojado e moderno.

Como combinar a bota country: para criar looks mais arrumados, combine com jeans e camisa. Já para looks mais despojados, a dica é dar preferência para shorts e camisetas. A dica é apostar em uma bota caramelo, essa cor é muito característica do estilo.

Cano baixo flat

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Blog da Mariah | Aventura Chic | Karina in Fashionland | Blog da Thássia

Essa é uma das botas mais versáteis, já que não se limita a apenas um estilo. Ela pode vir com diversos detalhes, como franjas, fivelas e tachas, desde que não tenha salto e o cano seja curto. Bastante confortável, ela é ideal para mulheres que querem imprimir um estilo moderno ao seu look básico. Por isso, prefira modelos estilosos e atuais.

Como combinar a bota cano baixo flat: essa bota fica ótima com muitas peças, a combinação vai depender do estilo que você quiser passar. Por ser de cano baixo, é ótima para usar no verão com shorts estilosos e looks com T-shirt.

Cano alto flat

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Seams for a desire | Supervaidosa | Blog da Mariah | The Czech Chicks

A bota cano alto flat é aquela que tem o cano acima do joelho, assim como a over knee, mas não tem salto. Ela é ótima para imprimir estilo a qualquer look, mas tome cuidado caso você seja baixinha, pois ela pode te achatar.

Dê preferência para usá-la no inverno, já que por conta do cano alto ela esquenta bastante. Quando quiser causar a impressão de ousadia e criar looks confortáveis e ao mesmo tempo sexy, essa é a bota ideal.

Como combinar bota cano alto flat: a combinação perfeita com essa bota é com peças curtas. Também fica ótima com calças skinny e legging.

Como usar botas com salto

Para quem gosta de usar botas e ama salto, também não faltam opções. As botas com salto são estilosas e bastante femininas, além de sempre darem um toque de sensualidade a qualquer look. Abaixo, confira um guia com cinco modelos:

Ankle Boot

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Blog da Thássia | Thirsty Thought | | Do Jeito H

A bota com o cano curtinho, abaixo do tornozelo, e salto alto é chamada de ankle boot. Essa é a bota perfeita para usar em eventos mais formais, já que se assemelha mais a outros modelos de sapatos do que os outros modelos de bota. Perfeita tanto para o verão quanto para o inverno.

Publicidade

Como combinar ankle boot: para criar visuais modernos, use-a com vestido. Se quiser ficar mais feminina, aposte em um estilo romântico. Para looks casuais, a bota fica ótima com jeans.

Open Boot

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Song of Style | Gabi Fresh | Glam4you | Do Jeito H

Muito semelhante a ankle boot, a open boot só se difere do modelo anterior por possuir abertura na ponta dos dedos, assim como os peep toes. Ela é um pouco menos formal do que a bota anterior, por isso, é perfeita para um look de balada e rocker.

Como combinar open boot: ela também fica perfeita com peças curtas, como saia e vestidos e pode ser usada em dias mais quentes, já que a abertura e o cano curto ajudam o sapato a ficar mais leve.

Over Knee

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Seams for a desire | Glam4you | Blog da Mariah | Song of Style

A mais poderosa entre todas as botas, a over knee, que significa acima do joelho, possui canos justos e longos, além de saltos altíssimos. Ela é perfeita para um look sensual, impactante e cheio de personalidade.

Como usar over knee: com vestidos e saias, o visual fica um clássico, já com calças skinny ou legging, o look fica extremamente moderno. Com um body de renda, prepare-se para arrasar.

Cano alto

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Supervaidosa | Glam4you | My Style Pill | Blog da Mariah

A bota de cano alto e salto é um dos mais tradicionais modelos de bota. O seu cano é longo, mas não chega ser acima do joelho, e o salto pode ser fino ou plataforma. Também tem alguns detalhes, como fivelas, e é facilmente confundida com a bota de montaria. Ela vai bem com muitos estilos por ser uma bota mais clássica. Geralmente, é a estrela do inverno, pois é bem quentinha.

Como combinar a bota cano alto: os vestidos aqui também são boas opções, mas essas botas também ficam perfeitas quando usadas com calças. Se quiser alongar sua silhueta, dê preferência a calças da mesma cor da bota.

Publicidade

Cano baixo

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Glam4you | | Supervaidosa | Blog da Thássia

A bota de salto e cano baixo tem sido bastante usada nas últimas temporadas. Elas possuem um cano menor e o salto deixa a mulher que a usa mais charmosa e elegante. Normalmente, os modelos são feitos de couro, mas há também em outros tecidos, por exemplo, a bota de veludo, perfeitíssima.

Como combinar a bota cano baixo: peças curtas, como saias e vestidos dão, além de um ar mais leve, todo um romantismo para o look. Use com meia calça caso o dia esteja mais fresco.

5 segredos para escolher a sua bota perfeita

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Nany’s Klozet

Com tantos modelos lindos, fica difícil saber qual bota é a mais perfeita para você. Por isso, a consultora da Fit Consultoria de Imagem, Camila Teixeira, deu cinco dias essenciais para arrasar na escolha:

1. Mulheres de perna grossa: devem ter atenção se o cano da bota não aperta a panturrilha ou o tornozelo. “Assim, engrossam ainda mais a perna”, afirma Camila. Ela também orienta a tomar cuidado com o salto e o bico fino que podem deixar o visual desequilibrado.

2. Mulheres pluz size: para as mulheres pluz size, as botas com mais volume são perfeitas. “Pois se for um modelo muito delicado pode desequilibrar a silhueta. Então, o melhor é fugir de saltos e bicos muito finos”, orienta a consultora.

3. Bota no trabalho: em um look para o trabalho, se o ambiente for formal, evite usar bota por fora da calça. “O modelo tem que ser mais refinado. Quando usar com saia, dê preferência a looks com tons parecidos entre a bota e a parte inferior da roupa”, detalha Camila.

4. Botas em ocasiões formais: para a consultora, independentemente, da bota ter salto ou não, é melhor evitá-la em ocasiões que o traje for passeio completo ou social.

5. Botas no verão: evite as de cano longo e tome cuidado com os outros modelos. “Com as de cano baixo, precisamos ter em mente que podem engrossar ou/e encurtar as pernas se usar com shorts sem meia-calça”, alerta Camila.

13 botas lindas que você pode comprar sem medo

Na galeria abaixo, você pode encontrar os 13 modelos descritos acima e ir atrás da bota que está faltando para sua coleção. São lindas opções disponíveis nas lojas onlines nacionais. Confira:

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota cano baixo com salto Bottero por R$129 na Renner

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota cano alto com salto Schutz por R$345 na Gallerist

Publicidade

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota Over Knee por R$390na Schutz

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota Open Boot Shoestock por R$149,50 na Acquarela Shop

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota Ankle Boot por R$99,90 na Milano

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota cano alto flat Margot por R$539 na Oqvestir

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota cano baixo flat Fiveblu por R$109,90 na Dafiti

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota country Luiza Barcelos por R$589,99 na Anita

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota Chelsea Daktapor R$199,90 na Dafiti

Publicidade

Bota Biker Desmond por R$149,99 na Passarela

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota galocha Marc by Marc Jacobs por R$522 na Farfetch

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota montaria por R$349 na Corello

Como escolher a altura do cano da bota?

Bota coturno Manolita por R$772 na E-Closet

Inspire-se com os looks das blogueiras

A seguir uma sequência de imagens das blogueiras para você não errar na hora de usar a sua bota. Veja e se inspire:

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Song of Style

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Sincerely, Jules

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução /

Como escolher a altura do cano da bota?

Publicidade

Foto: Reprodução / Karina in Fashionland

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Atlantic-Pacific

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Blog da Lalá Noleto

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Le Blog de Betty

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Thirsty Thought

Como escolher a altura do cano da bota?

Foto: Reprodução / Helena Bordon

Calçados

Como escolher a altura do cano da bota?

Daniela Brisola

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina/PR, mestre em Comunicação pela Unesp-Bauru/SP e especialista em Moda, pela USC/SP. Ama escrever sobre o universo feminino, principalmente sobre moda e beleza.

Como se mede a altura do cano da bota?

Meça do arco à extremidade superior do cano. Ponha a ponta da fita métrica no meio do arco, diretamente acima da sola. Estique-a verticalmente ao longo da parte externa da bota até chegar ao topo. Esse comprimento é a altura do cano. Observe a unidade de medida usada na descrição dependendo de onde você comprá-la.

Sou baixinha posso usar bota cano longo?

Cano longo Já as baixinhas devem evitá-la, uma vez que ela “achata” o visual. Dá para vesti-la com calça skinny, com minissaia e com short (nestes dois casos, com meia-calça). Para este inverno, a combinação com saia midi larguinha (a saia cobrirá a bota) está em alta.

O que é circunferência do cano da bota?

D - A circunferência é medida na parte interna do cano da bota, na altura da panturrilha (+- 30cm de altura, a partir da base do calcanhar). No caso de botas com ajuste de panturrilha, será informada a maior medida.

Pode usar bota cano alto de dia?

Cano alto flat Ela é ótima para imprimir estilo a qualquer look, mas tome cuidado caso você seja baixinha, pois ela pode te achatar. Dê preferência para usá-la no inverno, já que por conta do cano alto ela esquenta bastante.