Como fazer download de um vídeo?

Baixar vídeos de qualquer site para o PC ou celular pode ser feito de muitas formas. Apesar de ser possível baixar vídeos do YouTube sem precisar instalar programas, alguns plugins e softwares grátis servem para fazer o download de mídias de qualquer página da Internet, como YouTube, Instagram, TikTok (sem marca d'água) e Facebook. Para te ajudar nesta tarefa, o TechTudo preparou uma lista com 10 soluções gratuitas, que contemplam várias plataformas – Windows, macOS, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e outras.

Veja qual é a melhor para o seu dia a dia e tenha vídeos do YouTube e de outros sites disponíveis até offline. As dicas são simples e servem para a maioria das páginas de Internet que exibem vídeos engraçados, trailers de filmes ou clipes de músicas.

Veja também: como baixar vídeos do YouTube grátis, com o Videoder pelo PC

Como fazer download de um vídeo?

Como baixar vídeos do YouTube com o Videoder pelo PC

Como baixar vídeos de qualquer site da Internet — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

FastestTube é uma extensão para navegador que permite baixar vídeos do YouTube. O add-on adiciona um botão no site, por meio do qual é possível fazer download nos formatos de vídeo FLV ou MP4. A plataforma está disponível para Opera, Safari, Chrome, Firefox e Internet Explorer, e o melhor: é gratuita.

FastestTube permite baixar vídeos da Internet — Foto: Reprodução/TechTudo

O Video DownloadHelper é um complemento para Google Chrome e Mozilla Firefox, que é capaz de baixar vídeos de diversos sites, como MySpace, Google Video, DailyMotion, YouTube, iFilm, entre outros. Os arquivos são salvos em formato FLV, na pasta escolhida pelo usuário.

Video DownloadHelper permite fazer download de vídeos na Internet — Foto: Reprodução/TechTudo

3. FVD – Free Video Downloader

O FVD – Free Video Downloader possibilita fazer downloads de vídeos a partir de um celular Android. O app gratuito – que só não baixa conteúdo do YouTube -, salva os arquivos no formato MP4. Após instalar o aplicativo, basta acessar o site desejado e reproduzir o arquivo. O ícone FVD aparece na tela do dispositivo e permite fazer download do conteúdo.

FVD Free Video Downloader permite baixar vídeos na internet — Foto: Reprodução/Play Store

Disponível para macOS e Windows, o Real Player SP faz download de conteúdo online, sejam vídeos ou músicas. O serviço conta com suporte a diversos formatos de arquivo, incluindo os populares MP4, WMA, AVI e FLV. O programa possui uma interessante função que transfere a mídia do computador para o smartphone, além de permitir o compartilhamento por meio das redes sociais.

RealPlayer permite baixar vídeos na internet — Foto: Reprodução/TechTudo

Flash Video Downloader baixa vídeos em Flash, de sites como YouTube, Facebook, Break e Metacafe. O programa, desenvolvido para Windows, roda no Chrome e Firefox. Um dos diferenciais deste recurso é sua capacidade de configurar o computador para ser desligado após o download dos vídeos.

Flash Video Downloader permite baixar vídeos na Internet — Foto: Reprodução/TechTudo

O K-Lite Codec Pack é um pacote de codecs para Windows. O software garante que o usuário conseguirá ver qualquer vídeo baixado sem risco do player não executar o arquivo. O app pode ser muito útil para quem pretende fazer download de muitos clipes.

K-Lite Codec Pack permite baixar vídeos na internet — Foto: Reprodução/TechTudo

O Apowersoft Video Downloader é um programa para macOS que faz download de vídeos de vários sites, como YouTube, Vimeo e Dailymotion, entre outros. A plataforma baixa e converte múltiplos arquivos simultaneamente. Para isso, basta inserir a URL do vídeo na interface principal do software. Há uma série de formatos suportados, como MP4, WMV, FLV, SWF, 3GP e MOV.

Baixar vídeos do Facebook grátis é possível pela ferramenta Facebook Video Downloader Online. A plataforma permite salvar os arquivos no computador usando apenas o endereço URL dos vídeos na rede social, sem precisar baixar programas ou outros dados para intermediar o download.

Facebook Video Downloader permite baixar vídeos do Facebook — Foto: Reprodução/TechTudo

Baixar vídeos do Instagram é um app para fazer o download das mídias a partir de links. Disponível na Google Play Store, a plataforma exige credenciais de login na rede social e permite baixar conteúdos mesmo de perfis privados. Basta ter acesso ao link do vídeo para que o aplicativo possa salvá-lo no smartphone Android— assim será possível baixar vídeo do Reels, Stories ou feed.

App permite baixar vídeo do Instagram Story — Foto: Raquel Freire/TechTudo

O SnapTik é um aplicativo gratuito disponível para Android, ou em versão web que roda no navegador, que possibilita baixar os vídeos do TikTok sem marca d'água. O app é ideal para compartilhar o conteúdo armazenado em redes sociais ou com os amigos. Para baixar vídeos do TikTok, é necessário acessar as configurações de compartilhamento do post a ser baixado e copiar o link. Feito isso, basta abrir o Snaptik e fazer download do vídeo para salvá-lo no smartphone.

Snaptik permite baixar vídeos do TikTok sem marca d'água — Foto: Foto: Marvin Costa/TechTudo

Como fazer download de qualquer vídeo?

FastestTube. FastestTube é uma extensão para navegador que permite baixar vídeos do YouTube. ... .
Video DownloadHelper. ... .
FVD – Free Video Downloader. ... .
RealPlayer. ... .
Flash Video Downloader. ... .
K-Lite Codec Pack. ... .
Apowersoft Video Downloader. ... .
Facebook Video Downloader Online..

Como fazer download de um vídeo no celular?

Confira como é simples fazer o download em 3 passos..
Abra o navegador de internet de sua preferência e copie a URL do vídeo;.
Em outra aba, acesse o site SaveFrom.Net. Cole a URL copiada no passo 1 na caixa onde está escrito Insira o URL. ... .
Aguarde um instante..

Como fazer download de um vídeo no Google?

Fazer o download de um arquivo.
No smartphone ou tablet Android, abra o app Chrome ..
Acesse a página da Web onde você quer fazer o download de um arquivo..
Toque no item do qual você quer fazer o download e mantenha-o pressionado. ... .
Em alguns arquivos de vídeo e áudio, toque em Download ..

Como baixar vídeo no vídeo download?

Após instalar o VDownloader, acesse YouTube e copie a URL de destino do vídeo escolhido. Cole a URL do endereço do vídeo no campo “URL do Vídeo”, dentro do VDownloader e escolha o formato do arquivo que deseja salvar o vídeo. Para músicas escolha salvar em formato em MP3.