Como instalar um aplicativo que não é compatível com a versão do seu celular?

O Android tem milhões de aplicativos disponíveis na loja Google Play, mas infelizmente muitos não estão disponíveis ou são compatíveis para todo mundo. Seja por restrições de país, incompatibilidade com o tipo de dispositivos (comum com tablets) ou falta de suporte para certas versões do Android.


Mas sabemos que quase tudo tem um jeito no Android, até mesmo isso. Caso tenha algum aplicativo ou jogo em uma dessas situações, basta conferir nossas dicas de como instalar apps incompatíveis com o seu Android!

Leia também: 9 melhores gerenciadores de arquivos para Android

Índice deste artigo

Apps incompatíveis por região

Muitos aplicativos não podem ser baixados ou instalados dependendo da sua região. Esse é o caso do Hulu, um dos serviços de streaming de vídeo mais populares dos Estados Unidos e que ainda não funciona em outras regiões do mundo.

Felizmente, há um aplicativo que é capaz de ultrapassar essa barreira de região com quase qualquer app: o TunnelBear VPN. Você deve baixá-lo e instalá-lo em seu dispositivo para começar o processo. O download pode ser feito através deste link.

Com isso feito, basta abrir o aplicativo e criar uma conta nova, algo que não deve demorar muito mais que alguns segundos.

Como instalar um aplicativo que não é compatível com a versão do seu celular?

Logo, você verá um mapa com diversos túneis e um urso em cima do túnel correspondente ao país em que você se encontra. A primeira coisa que você deve fazer é clicar no botão na parte inferior da tela, que se refere ao país que você quer acessar.

Como instalar um aplicativo que não é compatível com a versão do seu celular?

Em seguida, clique no botão da parte superior da tela para ligar o aplicativo e permitir a conexão como se você estivesse no país selecionado.

Como instalar um aplicativo que não é compatível com a versão do seu celular?

Enquanto o app estiver ligado e conectado, você poderá navegar na internet (através do app, é claro) e baixar aplicativos só disponíveis no país que você escolheu.

É importante lembrar que alguns aplicativos que exigem o uso da internet, podem não funcionar quando o TunnelBear não estiver sendo usado.

  • 7 coisas que a Apple aprendeu com o Android
  • 8 dicas para tirar fotos incríveis com seu smartphone Android
  • Os 12 melhores launchers para o Android

Apps incompatíveis com seu dispositivo

Caso o seu problema seja com aplicativos oujogos que não são suportados pelo seu Android ou pelo seu tipo de dispositivo, como apps de smartphone que não têm versões para tablets, a solução só existe para quem já fez root no aparelho.

Para resolver o problema, é preciso baixar o app Market Helper (você pode fazer o download aqui) e instalá-lo em seu dispositivo Android. Com tudo pronto, abra o app e você verá uma tela com diversas opções de tipos de aparelhos, que serão automaticamente preenchidos com as informações do seu smartphone ou tablet.

Como instalar um aplicativo que não é compatível com a versão do seu celular?

Você poderá mudar essas configurações para o que quiser, dependendo do que quiser baixar na Google Play. Se tiver um smartphone e quiser baixar um aplicativo só disponíveis para tablets, é só inserir um modelo de tablet, por exemplo. Felizmente, há diversas opções para que você possa escolher como preferir.

Como instalar um aplicativo que não é compatível com a versão do seu celular?

Com tudo devidamente selecionado de acordo com o que você precisa, é só clicar em “Activate” para que a Google Play reconheça seu dispositivo do jeito que você o “montou”. Então, é só baixar os aplicativos e jogos que não conseguia antes.

Só é importante lembrar que nem todos os apps devem funcionar tão bem, já que alguns realmente pode ser  incompatíveis por bugs ou outros problemas causados na sua versão do Android ou modelo de aparelho.

Precauções com os apps

A ajuda de VPNs como o TunnelBear é ótimo para quem realmente quer usar um app que não está disponível em seu país, mas é ainda mais importante ter precaução com o que você instala no seu aparelho nesses casos. Em algumas situações, há motivos para o app não estar disponível na sua região, então é bom fazer uma pesquisa antes de qualquer coisa.

Fora isso, é sempre bom ficar de olho no que os aplicativos podem ter e se eles são perigosos de alguma maneira. Felizmente, isso não é muito difícil de perceber. Você pode conferir algumas das nossas principais dicas logo abaixo:

  • Verifique a reputação do app: Antes de instalar qualquer app, é bom verificar as análises feitas por usuários que já utilizaram o aplicativo antes. Desta forma, você consegue ter uma noção de se ele funciona bem, se tem muitas propagandas, se oferece algum perigo ou se tem problemas constantes.
  • Não clique em links externos: Se o aplicativo instalado não for de uma desenvolvedora ou empresa muito conhecida, nem pense em sair clicando em links que te levarão para sites externos. Essa é uma maneira fácil de colocar seu smartphone, arquivos e dados pessoais em risco.
  • Não clique nas propagandas: Também recomendamos que nunca clique em propagandas que aparecerem em seus aplicativos ou jogos instalados. Isso também pode te levar para sites externos ou até começar downloads indesejados em seu smartphone. Como alguns apps colocam propagandas de surpresa ou em lugares difíceis de evitar, é bom ficar mais atento com isso.
  • Não dê permissões estranhas: Por fim, evite dar permissões que não são compatíveis com o app ou jogo instalado. Seria bem estranho ver um app que nunca utilizará sua câmera pedindo permissão para este recurso, só para citar um exemplo.

Conseguiu instalar os apps que queria?

E aí, gostou do nosso tutorial sobre como instalar apps incompatíveis com seu Android? Então deixe seu comentário nos dizendo se conseguiu aproveitar estas dicas e se já está aproveitando os aplicativos que não funcionavam antes!

O que fazer quando o aplicativo não é compatível com a versão do celular?

A solução mais óbvia é usar uma loja alternativa ao Google Play Store. Uma boa alternativa é o APK Mirror que além de os arquivos apk de instalação, também permite-lhe baixar versões mais antigas dos aplicativos. Use a barra de pesquisa do ApkMirror para encontrar o aplicativo desejado e proceda ao respetivo download.

Como baixar aplicativos que não são compatíveis?

Se você consegue encontrar os apps na Play Store, mas não pode fazer o download por incompatibilidade de aparelho, é ainda mais fácil realizar o processo. Tudo o que você terá que fazer é ir até o site de algum serviço como o APK DL e inserir o endereço do aplicativo que quer baixar.