Como montar um espaço de aprendizagem?

A cultura maker está cada vez mais presente nas escolas brasileiras, trazendo para o centro das discussões educacionais e pedagógicas as metodologias ativas de aprendizagem, na medida em que destaca aspectos importantes do processo de ensino-aprendizagem no século XXI, como o protagonismo dos alunos em atividades que os estimulem a colocar a mão na massa.

Os espaços makers disponibilizam aos alunos novas tecnologias digitais, auxiliando-os a solucionarem problemas complexos e desenvolverem projetos enquanto mobilizam competências técnicas e habilidades socioemocionais - o que é imprescindível para o mundo de constante transformação em que vivemos.

Se sua escola está pensando em montar um espaço maker, você está no lugar certo! Neste artigo, reunimos algumas dicas para sua instituição de ensino começar a implementar a cultura maker - e com o auxílio da tecnologia e dos programas da Apple.

O que é a cultura maker

A filosofia do "faça você mesmo" é a essência da cultura maker, que está cada dia mais presente nas instituições de ensino brasileiras. Um dos principais motivos pelos quais esse movimento está ganhando cada vez mais espaço nas escolas é o impacto positivo das metodologias ativas de aprendizagem.

A aprendizagem "mão na massa" em que os alunos constróem na prática e em colaboração os projetos na escola vem mostrando resultados poderosos para os alunos, especialmente quando pensamos no desenvolvimento de competências socioemocionais e comportamentais.

Além disso, a cultura maker favorece a aprendizagem em ambientes que diferem do modelo tradicional de sala de aula do século XX, com carteiras enfileiradas e lousa. No contexto do movimento maker, novas configurações espaciais surgem para facilitar a colaboração entre os alunos, oferecendo diversas tecnologias e materiais para que eles possam criar seus projetos e objetos. Os laboratórios makers ou espaços makers cumprem justamente este papel.

Veja então algumas dicas para montar um espaço maker na sua escola!

Dicas para inserir a cultura maker na sua escola

1) Integre ao programa pedagógico

É crucial que você compreenda primeiro de que maneira a cultura maker irá se relacionar com o programa pedagógico da sua escola. Seu currículo já utiliza metodologias ativas de aprendizagem? Se sim, de que maneira? Ao responder essas duas primeiras perguntas, sua escola será capaz de direcionar como a cultura maker está presente no currículo e como o movimento pode ser expandido ainda mais na sua instituição de ensino. 

2) Comece com tecnologias que sua escola já possui

Sua escola pode começar a implementar a cultura maker utilizando tecnologias que já estão presentes na rotina escolar. Sua instituição de ensino não precisa possuir itens como impressoras 3Ds e robôs para começar o movimento maker. A ideia é que os materiais incentivem o espírito criativo do "faça você mesmo". Dentro do espaço maker, é possível reunir desde materiais como canetinhas, massinhas, fitas e retalhos de madeira até lâmpadas de led, ferramentas de marcenaria e itens de robótica.

3) Reorganize o mobiliário

Como já dissemos anteriormente, a cultura maker tem como um dos pilares essenciais a colaboração. Sendo, o espaço físico do laboratório maker precisa proporcionar isso. Por isso, é interessante que você reveja o mobiliário da espaço escolhido para o desenvolvimento do espaço maker, reorganizando mesas e cadeiras para que os alunos possam se reunir em grupos. 

4) Estimule a criatividade

No espaço maker, os professores podem desenvolver projetos que poderão estimular ainda mais a criatividade dos alunos. Ao estarem em um ambiente repleto de tecnologias diferentes, os alunos podem colaborar com esses recursos para criar a solução para os problemas propostos pelos professores. As atividades desenvolvidas no currículo do programa Everyone Can Create da Apple podem ser muito bem aplicados nos espaços makers, fazendo com que os alunos aprendam ainda mais.

5) Utilize diferentes tipos de tecnologias

O espaço maker é também um ótimo lugar para integrar as diversas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Em um mesmo espaço, é possível disponibilizar diferentes tipos de tecnologias, desde os dispositivos digitais, como o iPad ou o computador Mac, até itens de robótica e ferramentas analógicas que possam ajudá-los a solucionar os problemas propostos pelos professores.

Os espaços makers geram ainda mais oportunidades para utilizar todo o potencial que os dispositivos da Apple podem ter para o seu programa pedagógico, trazendo a criatividade para dentro da sala de aula! Pensando em criar novos espaços e integrar iPads e Macs na sua escola? Converse com a gente que te ajudamos!

*Artigo publicado originalmente no blog da Sejunta, no link: https://sejunta.com.br/educacao/espaco-maker*

Muitos profissionais ao concluírem sua especialização em Psicopedagogia se questionam:

Como montar um espaço de aprendizagem?

  1. Como atuar na área e colocar em prática tudo que aprendi?
  2. Posso fazer este investimento?
  3. Tenho meios de investir neste negócio?
  4. Quais os riscos vou correr?
  5. Como e onde vou atuar?
  6. Posso abrir um espaço em minha residência?

Como montar um espaço de aprendizagem?

Para todas essas perguntas que são cada vez mais frequentes temos uma resposta.

Sim, você pode e tem condições de abrir seu próprio Espaço desde que possua um DIPLOMA na área (Psicopedagogia).

Para iniciar é necessário CORAGEM e INICIATIVA. A única pessoa que pode responder se vale a pena ou não investir na área é você mesmo(a). Precisa verificar se existe em sua casa um lugar disponível onde seja possível transformar em uma sala para atendimento psicopedagógico. Um lugar que fique acolhedor.

Veja algumas sugestões:


Como montar um espaço de aprendizagem?

Como montar um espaço de aprendizagem?

Como montar um espaço de aprendizagem?

Como montar um espaço de aprendizagem?

Como montar um espaço de aprendizagem?
 
Como montar um espaço de aprendizagem?


Dicas para iniciar seus atendimentos:
  • Não compre várias livros, jogos, testes, enfim materiais sem antes compreender se serão úteis ou não inicialmente;
  • Não invista em um consultório ou espaço antes de ter uma clientela fixa;
  • Não faça parcerias com pessoas que não compartilham dos mesmos objetivos e conhecimento;
  • Tenha cuidado ao divulgar seu trabalho, algumas pessoas podem não compreender sua proposta e acabar sujando a sua imagem;
  • Tenha muita cautela, analise todas as informações com muito cuidado;
  • Deixe claro que você é um especialista em aprendizagem (terapeuta da aprendizagem), suas habilidades como professor serão utilizadas, mas sua profissão e objetivos são diferentes de um professor;
  • Não misture amizade com trabalho é necessário compreender que ambas não devem caminhar juntas em um negócio, isso pode acabar prejudicando e muito os negócios;
  • Caso não se sinta preparada(o) busque ajuda, procure uma Supervisão.

Essa certamente você já conhece: Pp. Daniela Janssen, ela tanto ensina fazer supervisão como oferece esse serviço. Excelente Profissional.

INVISTA MUITO EM CONHECIMENTO, ELE TE TRARÁ EXCELENTES RESULTADOS E NENHUM PREJUÍZO.
Veja como realizar seu sonho com um baixo custo:

Com decorrer do tempo, percebemos como tem sido difícil para os profissionais iniciarem seus atendimentos após a conclusão da especialização em Psicopedagogia. São muitas as dúvidas e percebe-se que é muito escasso informações pertinentes e favoráveis para iniciar o trabalho psicopedagógico.

Veja como é possível seguir na área com custo bem baixo e sem sair de casa. Você deve estar pensando: “Será que isso é possível?”
Vamos ver?

Se você acabou de concluir sua pós ou já faz algum tempo que concluiu mas nunca atuo na área e precisa se atualizar, temos tudo que você precisa em nosso blog https://blog.psiqueasy.com.br

Em primeiro lugar visite nosso bloge veja quanta coisa disponibilizamos para você. Artigos com dicas e orientações, bem como estudos e pesquisas, materiais e testes que podem ser baixados e impressos gratuitamente.

Temos ainda nosso Software com versão totalmente gratuita. Veja:

Como montar um espaço de aprendizagem?

Quer organizar seus atendimentos, agenda, ter disponível e gratuito mais de 150 testes, além de poder gerar modelos de documentos, salvar e arquivar todo o acompanhamento de seus pacientes/pacientes em um lugar seguro, fácil de manusear e com versão totalmente gratuita?

Conheça nosso software: https://psiqueasy.com.br

E ainda tem muito mais, conheça nosso acervo riquíssimo com ofertas mais que especiais.

Como montar um espaço de aprendizagem?

Quer obter mais informações ou adquirir nossos materiais? Basta acessar o link: Nossos Materiais e/ou entrar em contato com nossos atendentes pelo whatsapp: (21) 974217212 ou (77) 98113-0985.

Como montar um espaço de aprendizagem?

Tire agora mesmo todas as suas dúvidas.

Como criar um espaço didático?

Como fazer da sua sala de aula um espaço mão na massa O lugar deve ser organizado de forma que hajam mesas coletivas em seu centro. Recursos como ferramentas, máquinas e materiais devem ser dispostos na periferia, acompanhando as paredes, para facilitar o relacionamento interpessoal, a colaboração e empatia.

O que é um espaço de aprendizagem?

Espaço de aprendizagem é o lugar da realização da aprendizagem dos sujeitos orientado pela ação intencional do outro. Esta intencionalidade é conseguida por meio das atividades orientadoras de ensino.

Como deve ser a organização do espaço escolar?

Diversificação de ambientes: Trabalhar com salas-ambientes ou laboratórios de experimentação, que permitam a realização de práticas pedagógicas mais ativas e interativas e a movimentação dos alunos pelo espaço; criar salas temáticas com cores e desenhos sugeridos pelos adolescentes; montar espaços para leitura, salas ...

Como se dá a escola como espaço de aprendizagem?

A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos ( conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores) que, deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a ...