Como o funcionário é tratado na fábrica Ele tem consciência do que está produzindo?

2572 palavras 11 páginas

Roteiro de estudo sobre o filme TEMPOS MODERNOS
RESPOSTAS:
O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Surgiram novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas. O período de Industrialização Clássica, como é conhecida a época da Revolução Industrial nas Eras da Organização, está fortemente relacionada com os fatos que são mostrados neste filme e o que deixa isso mais claro é a forma como os trabalhadores são tratados pela burguesia (chefes das fábricas), os funcionários são apenas mais uma pilha de recursos que geram lucro aos donos. Nada além disso. O fato dos trabalhadores serem tratados como recursos é uma das marcas primordiais da Industrialização Clássica. Outro ocorrido daquela época que chama a atenção, são as longas cargas horárias de trabalho em que os operários são submetidos, alguns, têm de comer em cinco minutos ou menos.
O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do

Relacionados

  • Filme "tempos modernos"

    791 palavras | 4 páginas

    Passo 1 – Filme Atividade “Tempos Modernos” Perguntas: 1) Justifique o título do filme. R: Mostra a migração da sociedade, antes voltada para a agricultura, para a era industrial, passando pela Revolução Industrial. 2) Por que Chaplin queria constantemente estar na prisão? R: Com a escassez de alimentos, moradia e trabalho, ficar na cadeia lhe proporcionava segurança e bem-estar, dando-lhe a idéia de “felicidade”. 3) A Revolução Industrial trouxe muita riqueza. Concorde ou discorde….

  • Tempos modernos - análise do filme

    2870 palavras | 12 páginas

    TEMPOS MODERNOS “O homem reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento de tarefas foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplim, o popular Carlitos” (ARANHA; MARTINS, 1993, p. 13). Imagens do filme Tempos Modernos Filme disponível em: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/temposmodernos/tempos-modernos.htm O filme Tempos Modernos retrata, de forma bem humorada, os princípios administrativos introduzidos….

  • Introdução filme tempos modernos

    537 palavras | 3 páginas

    trabalhavam pesados. O filme tempos modernos retrata exatamente esta realidade em diversos momentos como, por exemplo, no tempo de almoço dos trabalhadores que era visto como prejuízo, as empresas buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo, sempre visando ao lucro acima de tudo; os trabalhadores enfrentavam uma carga horária de trabalho absurda, praticamente o dobro dos dias de hoje e não tinham os seus direitos garantidos por lei Durante o filme percebi que não havia….

  • Resenha do filme tempos modernos

    1656 palavras | 7 páginas

    CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – FACIHUS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO RESENHA DO FILME: “TEMPOS MODERNOS” FERNANDO TORRES SILVA MONTE CARMELO – MG 2013 FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO – FUCAMP FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – FACIHUS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO RESENHA DO FILME: “TEMPOS MODERNOS” Resenha apresentada como requisito parcial de avaliação….

  • Análise filme Tempos Modernos

    1289 palavras | 6 páginas

    UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA PSICOLOGIA 2012.1 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I “TEMPOS MODERNOS” E A FILOSOFIA POSITIVA Marina Brito Lemos Salvador 2012 Marina Brito Lemos "TEMPOS MODERNOS" E A FILOSOFIA POSITIVISTA Leitura, resumo e comentário crítico da obra fílmica “Tempos Modernos” - Charles Chaplin sinalizando elementos da filosofia positiva Comteana que será analisado e revisado pelo professor Raphael R. Vieira Filho.….

  • Relatorio sobre o filme tempos modernos

    1402 palavras | 6 páginas

    Relatório sobre o filme Tempos Modernos Charles Chaplin foi diretor, escritor e ator principal deste filme o qual trata de maneira cômica uma realidade totalmente cruel. O filme é uma crítica ácida aos tempos da Revolução Industrial, no qual as máquinas tiravam o emprego dos funcionários e quando haviam funcionários, estes eram apenas méros coadjuvantes. O período de Industrialização Clássica, como é conhecida a época da Revolução Industrial nas Eras da Organização, está fortemente….

  • Trabalho sobre o filme “tempos modernos”

    856 palavras | 4 páginas

    sobre o filme “Tempos Modernos” 1º) Qual o contexto histórico que retrata o filme Tempos Modernos? 2º) Qual é a visão retratada pelo filme sobre o Capitalismo? 3º) Como o filme retrata a GRANDE DEPRESSÃO – “Crise de 1929” nos EUA? 4º) Qual é a paralelo que o filme “Tempos Modernos” faz com a nossa situação atual? 5º) Como é retratado as desigualdes sociais no Filme? 6º) Porque Carlitos foi preso e taxado de “líder comunista” no Filme? 7º) A doença adquirida por Carlitos no Filme ocorreu por….

  • Questões sobre o filme Tempos Modernos

    369 palavras | 2 páginas

    aceleradíssimo, correndo o risco de até ser engolido pela máquina. 4. Como eram os sistemas de controle? O patrão se comunicava com um funcionário dizendo pra ele acelerar ou diminuir o ritmo de produção da maquina, os trabalhadores também eram vigiados o tempo todo, inclusive nas pausas para o almoço. 5. Que imagem a empresa tinha dos funcionários? A empresa tinha a imagem do trabalhador como peças de produção, sem nenhuma proucupação com o ser-humano. 6. Que imagem os empregados tinham da empresa….

  • Relatório do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin

    301 palavras | 2 páginas

    Relatório do filme de Charles Chaplin - Tempos Modernos O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin se passa após a crise de 1929, em que afeta diretamente as fábricas. Existiam váriostrabalhadores, eles eram controlados por um presidente da fábrica. O serviço do empregado era literalmente mecânico, sendo explorado um trabalho braçal. Eles eram muito explorados, tinham um pequeno tempo nohorário de almoço que era controlado, tem uma frase que resume essa técnica que é tempo é dinheiro. Também….

  • Paralelo entre o filme “tempos modernos” e “a moderna gestão de pessoas”

    288 palavras | 2 páginas

    Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e “A Moderna Gestão de Pessoas” O filme “Tempos Modernos” retrata uma sátira ao processo de gestão organizacional daquela época, que se passa na fábrica onde Charlie Chaplin trabalhava, onde os funcionários trabalhavam arduamente e sem direitos previamente estabelecidos. Devido aos abusos, os mesmos aderiam a greves e reivindicações ate adquirirem melhores condições de trabalho. O setor de RH daquela época era encarado como um “capataz” que fazia com que….

Trabalhos Populares

Como o funcionário é tratado na fábrica Ele tem consciência sobre?

Resposta verificada por especialistas No filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, o funcionário é tratado de maneira desumana, pois ele tem uma carga horária altíssima, um salário baixo e pouco tempo de descanso dentro do trabalho, além de condições de trabalho precárias.

Qual era o tratamento dado aos trabalhadores na fábrica Tempos Modernos?

Resposta. Resposta: No filme tempos modernos podemos ver uma linha de trabalho do modelo " Fordista" produção em série, sendo possível observar uma crítica social de que os funcionários eram tratados como máquinas ou mera ferramente de obtenção de lucro pelo capitalismo.

Qual motivo levava ao cenário da rotatividade constante dos funcionários nas grandes fábricas?

Motivos que levam à alta rotatividade de funcionários O que mais causa a rotatividade de funcionários são problemas internos, que fazem com eles se sintam desmotivados e procurem por outros lugares para trabalhar.

Como eram as condições de trabalho na fábrica considerar o espaço?

6) Como eram as condições de trabalho na fábrica? (Considerar o espaço, a intensidade do trabalho, a relação dos funcionários, saúde e outros detalhes) As condições de trabalho eram péssimas, os funcionários eram expostos a pressão psicológica constante, além disso era um trabalho extremamente exaustivo e de altíssima ...