Como trabalhar o Dia do Índio na educação infantil de acordo com a Bncc?

12 de Abril de 2022

Veja dicas de atividades que podem ser feitas no Dia do �ndio com estudantes da Educa��o Infantil.

O Dia do �ndio � celebrado em 19 de abril e, assim como em demais datas importantes, � comum que o professor prepare atividades especiais. Afinal, torna-se interessante aproveitar esse momento para transmitir conhecimento para os alunos.

Mas para que tudo d� certo, � preciso pensar em tarefas que permitam aprofundar o tema e explicar a import�ncia da data para as crian�as. Veja algumas dicas de atividades que podem ser realizadas nesse dia durante a aula!

Material gr�tis:�Gamifica��o no processo pedag�gico!

Atividades escolares para o Dia do �ndio

Seja qual for a atividade abaixo escolhida pelo docente, � importante usar essa data para explicar um pouco da hist�ria e da import�ncia da cultura ind�gena no dia a dia.

O docente pode fazer com que o Dia do �ndio seja mais do que uma data de tarefas diferentes. � interessante mostrar para os pequenos porque essa celebra��o acontece e a import�ncia dela. Veja algumas dicas de como colocar isso em pr�tica de uma maneira diferente.

Saiba mais:�3 brincadeiras para trabalhar os Jogos Cooperativos com as crian�as em casa!

Fazer colares

Faz parte da cultura de diversas tribos a confec��o de colares. Dessa forma, levar alguns desses acess�rios para mostrar para a turma pode ser muito interessante.

se for poss�vel, o docente poder� levar material e ajudar as crian�as para que cada uma delas fa�a o seu. Certamente ser� um dia marcante e muito enriquecedor.

Atividades com argila

Da mesma maneira, faz parte da cultura ind�gena fazer utens�lios usando argila. Assim, essa tamb�m � uma maneira de realizar uma atividade din�mica com as crian�as, e aproveitar para falar sobre os costumes e diferen�as entre as tribos.

Al�m disso, � uma maneira de mostrar como a nossa cultura atual � influenciada pela ind�gena. Afinal, muitos desses utens�lios e artesanatos ainda s�o usados no dia a dia.

Pintura e desenho

Mostrar para as crian�as um v�deo sobre a cultura ind�gena e pedir que elas desenhem ou pintem algo que viram, tamb�m � uma tarefa que pode ser adotada no Dia do �ndio.

Se as crian�as forem muito novinhas, o professor pode fornecer uma ilustra��o para que elas pintem e explicar o que o desenho significa.

Saiba mais:�Brincadeiras para trabalhar as habilidades motoras das crian�as em casa!

Ensinar palavras de origem ind�gena

No dia a dia, � comum que as pessoas apontem express�es ou palavras, que s�o comumente usadas no Brasil, e que venham do ingl�s. Isso ficou ainda mais frequente com o desenvolvimento tecnol�gico e com o uso da internet.

No entanto, essa mesma liga��o dificilmente � feita em rela��o �s palavras de origem ind�gena. Assim, no Dia do �ndio, uma atividade que pode ser feita � ensinar para os pequenos que algumas palavras vieram do tupi-guarani ou de outra l�ngua ind�gena. Dentre elas, por exemplo:

  • pinda�ba;
  • peteca;
  • tocaia;
  • tamandu�;
  • Para�ba.

Saiba mais:�8 atividades para a alfabetiza��o que voc� ainda n�o conhece!!

Contar lendas

Toda crian�a gosta de ouvir hist�rias e essa � uma �tima alternativa para celebrar o Dia do �ndio. A dica, nesse caso, � contar lendas ind�genas, que certamente envolver�o os pequenos e agu�ar�o a curiosidade. Sem contar que � uma atividade l�dica. Dentre elas, por exemplo:

  • Saci Perer�;
  • Matinta Pereira;
  • Anhang�;
  • Curupira;
  • Lenda da Iara;
  • Boitat�;
  • A Princesa do Lago;
  • Tucum�;
  • Mapinguari;
  • Lenda do Uirapuru.

Saiba mais:�M�sica na Educa��o Infantil: por que voc� deve utilizar!

Fa�a os alunos pesquisarem

A aquisi��o de conhecimento por meio de pesquisa tamb�m pode ser uma alternativa. Para isso, o docente escolhe um tema qualquer, que esteja ligado � data, e depois pede que os alunos pesquisem na internet.

Saiba mais:�4 dicas para trabalhar filmes com seus alunos em sala de aula!

Culin�ria

Quem costuma fazer atividades relacionadas � cultura maker, provavelmente j� levou as crian�as para a cozinha, pelo menos uma vez. E essa � mais uma oportunidade de ensinar algo novo no Dia do �ndio, dentro da ideia do “fa�a voc� mesmo”.

Banana assada, pa�oca, tucupi e at� bolo de milho s�o algumas das receitas de origem ind�gena que fazem parte do dia a dia das pessoas. Ensinar as crian�as a fazerem uma delas e contar de onde o prato veio � uma maneira saborosa e envolvente de celebrar o Dia do �ndio.

M�sicas ind�genas

Por fim, a �ltima dica � apresentar m�sicas ind�genas para os pequenos. No Youtube, � poss�vel encontrar diversos v�deos com m�sicas e dan�as de variadas tribos.

Al�m de todas essas possibilidades, o professor tamb�m pode adaptar brincadeiras l�dicas para trabalhar o Dia do �ndio!

Saiba mais:�6 brincadeiras l�dicas para praticar com seus alunos em 2022!

Acesse o�Portal Planneta Educa��o�e garanta hoje todos os nossos�Materiais Educativos Gratuitamente!

Qual habilidade da BNCC para trabalhar o Dia do Índio?

Habilidade(s) da BNCC: EF02HI02 Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades. Palavras-chave: Visita, indígena, comunidade, papéis, sociedade.

Como trabalhar o Dia do Índio de forma contextualizada na educação infantil?

O docente pode fazer com que o Dia do Índio seja mais do que uma data de tarefas diferentes. É interessante mostrar para os pequenos porque essa celebração acontece e a importância dela..
pindaíba;.
peteca;.
tocaia;.
tamanduá;.
Paraíba..

Qual é o objetivo de trabalhar o Dia do Índio na educação infantil?

O “Dia do Índio” é um resgate a nossa história e nossas raízes. Objetivo Geral: Conhecer e refletir com as crianças sobre a cultura indígena, seus hábitos, alimentos e costumes.