De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia

Grátis

4 pág.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.
CEL0358_A9_201512798088_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: PATRICIA MARQUES DE OLIVEIRA SOARES
	Matrícula: 201512798088
	Disciplina: CEL0358 - CONT.M.PRÁT.E.H.GEOG 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Os métodos tradicionais de ensino têm sido questionados com maior ênfase. Os livros didáticos, difundidos amplamente e enraizados nas práticas escolares, passaram a ser questionados em relação aos conteúdos e exercícios propostos. A simplificação dos textos, os conteúdos carregados de ideologia, os testes ou exercícios sem exigência de nenhum raciocínio são apontados como comprometedores de qualquer avanço que se faça no campo curricular formal[...] (PCN, 2000, p. 30).
Que preocupações advindas da argumentação acima devem ser levadas em conta na escolha do Livro Didático a fim de que possa atender os princípios gerais dos Parâmetros Curriculares Nacionais tanto em relação ao conteúdo quanto á forma de ensinar? Assinale a assertiva ERRADA:
	
	
	
	
	
	É fundamental que os livros didáticos lancem mão de abordagens pautadas na pluralidade de realidades sociais, econômicas e culturais;
	
	
	Os livros didáticos devem apresentar recursos didáticos (textos, imagens, exercícios) que sejam adequados à faixa escolar à qual se destina;
	
	
	Os livros didáticos não devem prescindir de apresentar diversidade de textos e indicações complementares (leituras, filmes, sites, músicas, aulas de campo, entre outras) de modo a realçar o caráter construtivo e provisório da realidade histórica.
	
	
	Os livros didáticos devem contribuir para a formação cidadã do educando, a reflexão e a construção de conceitos, como tolerância, liberdade e democracia;
	
	 
	Os livros didáticos devem apresentar estereótipos e garantir simplificações explicativas que facilitem a aprendizagem e possibilitam a formação de cidadãos críticos;
	
	
	
		2.
		De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, "a paisagem local, o espaço vivido pelos alunos deve ser o objeto de estudo ao longo dos dois primeiros ciclos.".  Isso significa que se deve:
	
	
	
	
	
	compreender o espaço vivido somente como o espaço da realidade local;
	
	
	colocar os espaços em círculos concêntricos espaciais e neles trabalhar.
	
	
	evitar o contexto global devido a grande complexidade para a criança;
	
	
	trabalhar do nível local ao mundial hierarquicamente;
	
	 
	escutar as vivências e experiências dos alunos para construir esse tema;
	
	
	
		3.
		No tempo da bolacha Maria Eu cresci no tempo antigo, antes da televisão, da geladeira, dos supermercados e das guloseimas sofisticadas de hoje. Na minha infância, comia-se bem, mas a variedade era pouca. (...) Para comprar na venda (para os jovens: venda é o antepassado do supermercado), havia balas azedinhas e balas de coco queimados, mata-fomes (uma bolacha grosseira, feita por padeiro), e a bolacha Maria. (Extraído de KLUEGER, 2002.) O trabalho pedagógico no ensino de História, a partir do depoimento acima, pode atender ao seguinte objetivo:
	
	
	
	
	 
	Compreender as transformações no padrão de alimentação da sociedade brasileira, associando-as ao aumento da produção em série e da sociedade do consumo;
	
	 
	Conceber algumas possibilidades de aprendizagem/ avaliação a partir de noções relacionadas ao tempo histórico.
	
	
	Compreender as transformações nas relações de trabalho e na organização política e social brasileira;
	
	
	Reforçar as atitudes de solidariedade e cooperação mútua entre os alunos;
	
	
	Refletir e analisar o processo de escolha, na participação política do brasileiro como eleitor, como indivíduo elegível ou não a partir de dois momentos da vida política brasileira;
	
	
	
		4.
		De acordo com os PCNs na área da Geografia, ao final do primeiro ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios. De modo amplo, são eles:
	
	
	
	
	
	Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
	
	
	Identificar e caracterizar as características da paisagem local sem a necessidade de compará-las com as de outras paisagens.
	
	
	Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo.
	
	
	Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.
	
	 
	Refletir sobre as complexas manifestações estabelecidas por meio da relação entre sociedade e natureza presentes nos dias atuais, relacionando com o contexto espaço-temporal.
	
	
	
		5.
		Para que o aluno elabore determinado tipo de conhecimento relacionado à história e à geografia, é preciso que ele tenha ferramentas suficientes para manusear as informações que lhe são propostas, inteirar-se e aprender diferentes conceitos relacionados a essas disciplinas. Assinale a alternativa que melhor se enquadra aos conceitos sugeridos.
	
	
	
	
	 
	São relevantes para essa compreensão da História os conceitos de fato, sujeito e tempo históricos. Da mesma forma, o ensino da Geografia deve trabalhar as noções de paisagem, território e lugar.
	
	
	A história da humanidade deve ser conhecida de maneira fragmentada a fim de permitir melhor compreensão pelas crianças, que podem perder a capacidade de aprendizagem se confrontadas com diferentes realidades históricas e sociais.
	
	
	A variedade dos conceitos e enfoques envolvidos na produção de um conhecimento desse tipo se resume no fato de que o estudo da História exige do professor uma compreensão total da geografia mundial.
	
	
	Para que se compreenda a dinâmica das sociedades, é relevante que o aluno saiba localizar determinada sociedade no tempo e saiba que rios são os mais significativos para sociedade atual.
	
	
	Para que o aluno tenha a capacidade de bem compreender a sua realidade e a história humana, é preciso que ele saiba desenvolver a ideia de tempo histórico e conheça a geografia contemporânea.
	
	
	
		6.
		O PCN de Geografia prescreve que o ensino da disciplina no ciclo I deve priorizar o estudo do lugar, como o conceito de lugar é apresentado:
	
	
	
	
	
	Um instrumento para representar o espaço.
	
	
	Um espaço apenas físico, independente de tamanho.
	
	 
	Um espaço no qual as pessoas constroem os seus laços afetivos e subjetivos.
	
	
	Um espaço, em escala nacional, que reúne objetos naturais e sociais.
	
	
	Qualquer unidade perceptível pelo olhar.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Ao elaborar seu planejamento de aulas, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História no Ensino Fundamental, o professor deve considerar que:
	
	
	
	
	
	a origem dos eventos é primordial para a compreensão do processo histórico.
	
	 
	é fundamental para o aluno fazer comparações e construir a sua identidade individual e coletiva a partir do contexto local em que está inserido.
	
	
	deve propiciar condições para o aluno alcançar a totalidade dos conhecimentos históricos no Ensino Fundamental, cabendo ao Ensino Médio uma revisão com aprofundamento.

Página12

Quais as principais contribuições dos PCNs para o ensino de Geografia?

Uma das contribuições do PCN é em relação aos conteúdos que podem ser ensinados, o documento sugere o ensino não só de conceitos, mas também, de procedimentos e atitudes, como forma de promover uma formação mais completa e integral dentro das possibilidades da Geografia.

Quais são os componentes curriculares de Geografia?

O componente curricular Geografia apresenta em seu texto quatro dimensões formativas: O SUJEITO E O MUNDO; O LUGAR E O MUNDO, LINGUAGENS E O MUNDO, RESPONSABILIDADE E O MUNDO, a serem observadas na construção dos objetivos de aprendizagem, ou de direitos de aprendizagem como insiste o documento.

O que deve ser priorizado no ensino da Geografia?

O ensino de Geografia deve permitir a construção de saberes sobre a realidade sócio espacial levando os cidadãos a assumir formas de participação política e atitudes críticas diante da realidade atual, aprendendo a discernir os limites e possibilidades da sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade ...

O que é o PCN de Geografia?

O documento de Geografia propõe um trabalho pedagógico que visa à ampliação das capacidades dos alunos do ensino fundamental de observar, conhecer, explicar, comparar e representar as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos.