De que maneira o estudo dos fósseis pode contribuir para a ideia da evolução

De que maneira o estudo dos fósseis pode contribuir para a ideia da evolução

Fóssil de um peixe

Os fósseis são registros arqueológicos deixados no solo ou no subsolo, são restos de animais e plantas que se conservaram de maneira natural ao longo de milhões ou até bilhões de anos.

São conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física. Um fóssil pode ser definido como a substituição da matéria orgânica de um animal ou vegetal por minerais. Por meio desse elemento arqueológico, o paleontólogo (profissional que estuda os fósseis) realiza descobertas de fatos que aconteceram há milhões anos.

O elemento arqueológico em questão revela, além de restos de animais e plantas, pegadas e restos de comida. Esses registros podem ter diferentes tamanhos, variando, desde dinossauros e ancestrais humanos, até seres microscópicos, como os protozoários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a realização de estudos pré-históricos é preciso analisar os fósseis, eles são fontes imprescindíveis para desvendar acontecimentos que ocorreram em tempos distantes.

Para a datação dos fósseis, o método mais usado e eficaz é o de radioatividade. Com o auxílio de aparelhos sofisticados, os cientistas avaliam ou medem a quantidade de carbono 14, urânio e chumbo presente nesses fósseis. A partir desses dados é possível saber há quantos milhões ou bilhões de anos se formou um mineral, por exemplo, além de identificar a idade de um fóssil animal ou vegetal.

Basicamente, existem dois tipos de fósseis, os somatofósseis (fósseis de dentes, carapaças, folhas, conchas, troncos e etc.) e os icnofósseis (fósseis de pegadas, de mordidas, de ovos ou de cascas do mesmo, excrementos, etc.).

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Os fósseis"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-fosseis.htm. Acesso em 29 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Videoaulas


Atualidades


If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

relato de experiência

  • Ana Carolina Ferreira Machado Universidade Estadual de Roraima
  • Verônica Soares dos Santos
  • Juliane Marques de Souza
  • Emanuella Silveira Vasconcelos

Palavras-chave: Projeto de Intervenção; Fósseis; Ciências Naturais; Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de intervenção realizado com 22 estudantes de uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista/RR. O problema que originou o projeto foi: De que forma o estudo dos fósseis pode contribuir no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva? O objetivo geral foi contribuir, por meio de uma ação de intervenção no espaço escolar, no processo de formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais, capazes de solucionar problemas relacionados às alterações do clima e da biodiversidade numa perspectiva de educação inclusiva. O conteúdo abordado foi o estudo dos fósseis e a paleontologia. A metodologia utilizada seguiu o percurso da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante. Verificou-se a necessidade de tentar transformar o ensino dos conteúdos exigidos em Ciências Naturais mais aprazíveis para o aluno, fazendo o uso de materiais concretos e de metodologias ativas a fim de promover uma aprendizagem significativa. Resulta, a partir desse movimento, em discentes atentos para a importância da preservação do meio ambiente e sabedores que as marcas deixadas no passado servem para compreendermos a atual biodiversidade, situarmo-nos no tempo e espaço enquanto espécie e pensarmos em formas eficazes de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

De que maneira o estudo dos fósseis pode contribuir para a ideia da evolução

  • pdf

Como Citar

MACHADO, A. C.; SANTOS, V.; SOUZA, J.; VASCONCELOS, E. A importância do estudo dos fósseis para compreensão da história e preservação da vida na terra:. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 204-220, 19 set. 2019.

Seção

Relatos de Experiências

Como o estudo dos fósseis pode contribuir para a ideia da evolução?

O estudos dos fósseis possibilita ter acesso a parte da anatomia e morfologia de espécies que já foram extintas a milhões de anos, podendo assim serem feitos estudos comparativos entre tais espécies e seus "parentes evolutivos" para se avaliar como se deu o processo evolutivo de tal espécie.

Qual é a importância dos fósseis para o estudo da evolução Brainly?

Resposta verificada por especialistas Por meio dos fósseis pode-se evidenciar a evolução de cada espécie e entender as adaptações feitas pela mesma. Pois, por meio do processo de seleção natural tem-se que os seres que não se adaptassem tendiam a ser eliminados.

Como os fósseis podem ser considerados uma evidência da evolução?

Esses registros são uma forte evidência da evolução porque podem nos fornecer indícios de parentesco entre estes e os seres viventes atuais ao observarmos, em muitos casos, uma modificação contínua das espécies.

Por que os fósseis são importantes para a ciência?

Os fósseis fornecem dados importantes quanto a evolução biológica, datação e reconstituição da história geológica da Terra. Os paleontologistas examinam o registro fóssil para entender o processo de evolução e a forma como as espécies em particular evoluíram.