Diferença arroz parboilizado e normal

Diferença arroz parboilizado e normal

O arroz está caro, mas é essencial na mesa do brasileiro. Na versão parboilizado, preserva nutrientes e auxilia o organismo no combate de doenças crônicas não transmissíveis. Conheça os benefícios e diferenças entre os tipos mais comuns do alimento.

A indignação do brasileiro

O arroz é um alimento que não costuma faltar na mesa do brasileiro, justamente por isso, vem causando grande comoção por conta da inflação sobre o produto. Pudera: o preço da saca de arroz de 50 quilos aumentou 116% desde o início do ano, 42% só em agosto, de acordo com dados da Esalq, ligada à Universidade de São Paulo.
Alimento rico em proteínas, carboidratos e vitaminas, o arroz está na lista dos itens mais ingeridos no Brasil. Entre os mais consumidos estão o branco, integral e o parboilizado, do qual falaremos a seguir. Embora o arroz integral seja apontado como referência em bons nutrientes, o parboilizado também é saudável. De acordo com a nutricionista esportiva Marianne Rocha, mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), esse tipo do grão oferece valor nutritivo por preservar a película e o germe durante o processo de parboilização.
– O arroz parabolizado é pré-cozido, e passa pelo processo de cozimento em água na pressão. No processo, a casca do arroz é mantida e só é retirada depois, preservando a película, em que se encontra maior teor de proteínas, minerais e vitaminas do complexo B, e o germe. A partir da elevação da pressão e da temperatura no cozimento, ocorre a passagem dos nutrientes presentes nas camadas periféricas do grão para o seu interior, o que oferece mais valor nutritivo – explica Marianne.

  • Fonte de minerais como ferro e potássio;
  • É um carboidrato complexo de médio índice glicêmico;
  • Rico em proteínas;
  • Contém vitamina E e vitaminas do complexo B;
  • Possui baixos índices de gordura e colesterol;
  • Fonte de fibras.

Além disso, a versão parboilizada auxilia no controle de enfermidades como diabetes tipo 2 e também na prevenção de outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Diferença entre arroz parboilizado, integral e branco?

Segundo a Marianne Rocha, a principal diferença entre arroz parboilizado, integral e branco está no processo de beneficiamento pelo qual os grãos passam. Veja abaixo:

  • Arroz branco: o grão do arroz é polido integralmente e, assim, há a retirada da casca, da película e do germe. C omo resultado, obtém-se apenas o endosperma (amido). Por isso, o arroz branco tem menor valor nutritivo que os demais.
  • Arroz integral: não é submetido a nenhum processo de beneficiamento, além da retirada da casca; portanto, mantém o germe, farelo e endosperma do grão. Com isso, o tempo de cozimento é maior e requer maior quantidade de água devido ao seu alto teor de fibras.
  • Arroz parboilizado: é obtido através do processamento no qual os grãos são submetidos à cocção em água na pressão. Nessa etapa, há maior fixação dos nutrientes no arroz e, após o preparo, os grãos ficam menos grudados.

Há também outros tipos do alimento, como o arroz negro e o vermelho, além de cateto, arbório, basmati e de jasmine. Mas os três acima são os mais comuns.

O mais saudável

O arroz parboilizado é mais recomendado que o branco, uma vez que tem uma maior quantidade de vitaminas mantidas, além de minerais, fibras e gorduras. Apesar disso, o processo pelo qual o grão integral geralmente é submetido é natural e, por isso, acaba sendo ainda mais saudável. No entanto, mesmo o branco é rico em aminoácidos essenciais, formando uma dupla de peso com o feijão.
– Entre os tipos do alimento, o integral é o mais saudável por ser um produto mais natural e conseguir manter em maior quantidade as propriedades nutricionais do grão. Logo em seguida, vem o parboilizado integral, que mantém as vitaminas do complexo B, minerais, fibras e gorduras – afirma Marianne Rocha.
Referências: globo.com/euatleta

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.

Você está em dúvida se usa arroz branco ou parboilizado? Então para esclarecer essa e tomar a escolha certa acompanhe esse artigo onde te conto qual é a melhor opção para o nosso organismo. 

Além disso, vou te contar quais são as principais diferenças entre eles. Confira!


Diferença arroz parboilizado e normal

Se essa pergunta está se referindo ao sabor, podemos dizer que o arroz parboilizado possui um sabor mais concentrado. 

O arroz branco é o mais conhecido e consumido aqui no Brasil. Ele é bem gostoso, mas passa por tantos processos que isso acaba eliminando algumas características dele, entre elas o sabor. Ele é um pouco mais neutro e o recomendado é que seja adicionado o sabor na hora do cozimento com temperos variados. 

Qual é o arroz mais nutritivo?


Essa é uma ótima pergunta, principalmente porque esse ingrediente é a base do prato da maior parte da população. 

Se você está procurando consumir alimentos super nutritivos, aposte no arroz integral. Ele é o que mais oferece benefícios para o nosso organismo. 

Entre o arroz branco ou parboilizado, o branco está longe de ser o mais recomendado. 

Como eu já mencionei anteriormente, o arroz branco passa por muitos processos até chegar na nossa mesa. Um deles é o polimento. Nesse processo é retirada a casca que é onde fica a maior parte dos nutrientes no grão. Essa casca é descartada, deixando apenas o grão. 

Já o arroz parboilizado é o que mais se parece com arroz integral. Ele também passa pelo processo de polimento, mas antes esse processo possui algumas etapas que faz com os nutrientes presentes na casca sejam armazenados no interior do grão. Então mesmo depois do polimento, o seu valor nutritivo é mantido normalmente.

Descubra o tempo de cozimento do arroz branco e parboilizado


Diferença arroz parboilizado e normal

Essa é uma das principais características que diferenciam um do outro. 

O arroz branco é o mais simples de preparar. Basta colocar em uma panela, rechear com os temperos que você preferir e adicionar água. São necessários em torno de 9 a 10 minutos no fogo para alcançar a textura correta. 

Já o arroz parboilizado, assim como o arroz integral, demora um pouco mais e muito provavelmente vai precisar de mais água que o arroz branco. 

É preciso ao menos 15 minutos para que ele amoleça. O indicado é que antes de levar ao fogo, você deixe o arroz parboilizado de molho na água. Assim o cozimento vai ocorrer de forma mais rápida e o arroz vai ficar mais saboroso. 

Conheça os benefícios do arroz para o nosso corpo


Um dos principais benefícios do arroz branco é fornecer energia. Por conta dos processos já mencionados, ele se torna uma opção menos nutritiva.

Já o arroz parboilizado possui diversas vantagens. Ele é uma rica fonte de fibras e também proteína. Por poucas calorias ele também auxilia no emagrecimento. 

Mais de 70% da sua composição é considerada carboidrato e por isso também é uma ótima fonte de energia. 

Sem contar que ele é rico também em vitamina E, vitaminas do complexo B, ferro e potássio. 

Leia também: Arroz à grega para churrasco

Faça a sua escolha!


Acredito que com essas informações que acabei de te passar, você já sabe qual a melhor opção para o nosso organismo, agora só falta você decidir o tipo de arroz que você vai consumir, o arroz branco ou parboilizado

Independente da sua escolha, o arroz é um alimento nutritivo e aqui no Brasil é um dos que não pode faltar no prato de todo dia. 

Então faça a sua escolha e não esqueça de me contar aqui qual é o tipo que você mais tem costume de consumir aí na sua casa. 

Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira.

Te agradeço pela sua companhia e até a próxima!

Qual é melhor arroz normal ou parboilizado?

O arroz parboilizado é muito mais nutritivo do que o arroz branco polido, pois o processo de parboilização mantém as fibras e proteínas, enquanto o arroz branco vê seus nutrientes indo embora com sua casca. No entanto, se comparado ao arroz integral, o arroz parboilizado não é a opção mais nutritiva.

Qual a vantagem do arroz parboilizado?

O arroz parboilizado é mais recomendado que o branco, uma vez que tem uma maior quantidade de vitaminas mantidas, além de minerais, fibras e gorduras. Apesar disso, o processo pelo qual o grão integral geralmente é submetido é natural e, por isso, acaba sendo ainda mais saudável.

Qual é a diferença entre o arroz branco e o parboilizado?

Arroz parboilizado O parboilizado passa por um processo de polimento, assim como o branco, ele porém, antes de retirar sua casca, o grão passa por um cozimento que leva os nutrientes da casca para dentro do grão. Portanto, retém mais vitaminas e minerais se comparado ao branco.

Qual o tipo de arroz é mais saudável?

"Se analisarmos, o arroz polido e o integral contêm a mesma quantidade de calorias. Entretanto, o arroz integral é mais nutritivo, pois sua camada mais externa não é removida, mantendo nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais e as fibras alimentares", aconselha a nutricionista.