Diferença entre achocolatado e chocolate em pó

Sempre que faço alguma receita que leva chocolate alguém acaba perguntando se pode substituir por achocolatado, por isso resolvi contar para vocês a diferença entre chocolate em pó, cacau em pó e achocolatado.

Para começar, quero responder que quase sempre você pode substituir o cacau em pó ou chocolate em pó por achocolatado, salvo algumas exceções, em que sinalizo na própria receita, trocar um destes ingredientes pelo outro não vai alterar a estrutura do prato, mas você precisa ter em mente que o sabor sofrerá alterações.

Para entender melhor precisamos olhar para a composição básica de cada um destes ingredientes:

• Cacau em pó: 100% cacau e não contém açúcar
• Chocolate em pó: 30 a 50% de cacau + açúcares e aromatizantes
• Achocolatado: tem cerca de 20% de chocolate + açúcar, aromatizantes e conservantes

Lembrando que os números acima são referências e cada marca trabalha a seu modo, por isso é sempre bom verificar a embalagem ou perguntar ao vendedor a porcentagem de cacau daquele produto.

Com os números na mão, já dá para entender que ao usar cacau em pó é necessário adoçar um pouco mais sua receita, por outro lado, controla-se melhor a quantidade de açúcar e o sabor, que fica mais marcante e autêntico. Para quem não é acostumado com chocolates amargos, pode até estranhar.

Ao usar achocolatado, em um bolo por exemplo, é melhor reduzir a quantidade de açúcar da receita para que não fique doce demais. Não recomendo aumentar a quantidade do produto, pois seria muito açúcar. Se quer mesmo dar mais sabor de chocolate à receita, é melhor usar chocolate em pó ou cacau em pó.

Eu costumo dizer que um bolo de chocolate feito com cacau tem um sabor mais adulto e maduro, enquanto um feito com chocolate em pó agrada mais o paladar das crianças, que em geral, adoram açúcar, com achocolatado eu só admito em emergências máximas (rs).

Onde comprar:
O cacau em pó é o mais difícil de encontrar, mas hoje em dia já existe de marcas conhecidas em redes de super e hipermercados, senão, em casas com produtos para confeitaria ou de produtos naturais – onde você também pode encontrar a alfarroba, uma opção ao cacau, outro dia falo mais sobre ela – na zona cerealista de São Paulo tem com preços bem atrativos.

Armazenagem
Os três devem ser mantidos em recipiente fechados em local seco e fresco. Não há necessidade de colocar na geladeira.

Espero que este texto tenha ajudado a entender melhor este pequeno universo e se tiver mais alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que eu repondo!

Aqui tem algumas receitas com chocolate para quem ficou com vontade!

Navegação de Post

O cacau é um fruto tropical de uma árvore chamada Teobroma Cacao, cultivada principalmente no México, América Central e do Sul. Em seu estado natural, as sementes do cacau são extremamente amargas. As sementes (ou amêndoas) do cacau são fermentadas, desidratadas e torradas, e então partidas e delas são extraídos os nibs do cacau.

Os nibs são moídos até se transformarem em uma massa, também conhecida como liquor, parecido com um purê de cacau. Dessa massa é extraída a gordura ou manteiga do cacau e a parte sólida é transformada em pó para ser comercializada como cacau em pó ou utilizada para a confecção de chocolate, chocolate em pó ou achocolatado.

O cacau em pó possui a característica de ser bem amargo, porém rico em substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais benéficos à nossa saúde. Pode ser utilizado para o preparo de diversas receitas, como bolos, pudins, chocolate quente e até mesmo brigadeiro.

Qual a diferença entre cacau em pó, chocolate em pó e achocolatado?

O cacau em pó é o mais natural, não sofrendo acréscimo de outros ingredientes em sua composição, como açúcar, por exemplo. É o que possui mais benefícios à saúde, pois possui mais sólidos de cacau e menos manteiga, porém é mais amargo que o chocolate em pó.

Muitas receitas pedem cacau em pó sem açúcar (também chamado de cacau natural), que é mais amargo e com um sabor intenso de chocolate, sendo muito utilizado em brownies e bolos. O cacau em pó alcalinizado sofre um processo que neutraliza os seus ácidos naturais, o que faz com que tenha um sabor mais suave. Esse processo reduz os compostos antioxidantes do cacau, fazendo com que se torne menos saudável.

Os dois tipos não são totalmente substituíveis entre si, já que o cacau em pó alcalinizado tem um pH neutro e é mais indicado para receitas que utilizem fermento em pó; já o cacau em pó natural pode ser utilizado em receitas que utilizem bicarbonato, já que ele reage com a substância, fazendo com que a massa cresça mais.

O chocolate em pó possui mais manteiga de cacau e outros ingredientes, como açúcar e aditivos químicos. É o mais comumente utilizado em confeitaria, principalmente para preparar bolos e brownies. Olhe sempre o rótulo e dê preferência ao chocolate em pó com maior teor de cacau e menos açúcar. Já o achocolatado possui muito mais açúcar, aditivos como aromatizantes, solubilizantes e corantes, o que faz com que não tenha muitos benefícios à saúde.

Qual a diferença de chocolate em pó e achocolatado?

Chocolate em pó x Achocolatado A grande diferença entre o cacau em e o chocolate em pó é que, o segundo, leva 50% de açúcar na composição. No entanto, ele é bem menos doce do que achocolatado, composto por quase 70% de açúcar - em algumas marcas, o índice de açúcar chega a 90%.

Porque trocar achocolatado por cacau em pó?

Cacau tem mais sabor, pureza e faz bem pra saúde Ao contrário dos achocolatados tradicionais encontrados nos supermercados, o cacau em pó é mais puro em sua composição. Além disso, quem consome cacau obtém todos os seus benefícios: ele é antioxidante, previne o envelhecimento precoce e doenças.

O que pode substituir o achocolatado em pó?

Cacau em : o melhor substituto para o achocolatado.

O que é feito o chocolate em pó?

Para fazer o chocolate em pó, é usado a torta de cacau. Ela é triturada depois peneirada. Assim se forma o cacau em . Para obter o chocolate em pó depois é bem simples: basta adicionar açúcar ao cacau em .

Toplist

Última postagem

Tag