Diferença entre garça e cegonha

Consultando a respeito das lendas e mitos do Japão, encontrei um artigo muito interessante a respeito do famoso tsuru.

Tsuru (ou grou japonês) é uma ave que vive quase exclusivamente nas terras nipônicas e não se confunde com cegonha ou garça.

Possui plumagem predominantemente branca, com parte da cauda, pescoço e cabeça pretos, destacando-se por pela cor vermelha no topo da cabeça, o que o torna único entre todas as espécies.

Por ser uma ave monogâmica, que permanece com apenas um parceiro por toda a vida, é símbolo do amor conjugal e é comumente representado nas roupas de casamento, na decoração e também nos presentes e embrulhos.

Os japoneses também acreditam que tais aves teriam o poder de carregar, em suas asas, a alma das pessoas para os céus, e também por isso são muito admirados e cultuados pelo povo oriental.

Também simboliza paz, longevidade e sorte, pois, de acordo com a lenda, pode viver por mais de mil anos e aquele que dobrar mais de mil tsurus (senbazuru) terá direito à realização de um desejo pelos deuses.

O tsuru é um dos modelos mais conhecidos de origami (dobradura de papel), que ficou amplamente conhecido em função da triste história de Sadako Sasaki, uma menina de apenas 2 anos que, embora não tenha sido diretamente atingida pela bomba de Hiroshima, morreu tempos depois, em decorrência de leucemia causada pelos efeitos da radiação.

Após o diagnóstico da doença, ela e seus amigos, amparados na lenda de que quem dobrasse mil tsurus seria agraciado com um desejo, começaram a dobrá-los com todos os tipos de papel que encontravam pela frente, mas, infelizmente, aos, 12 anos de idade, ela faleceu antes de atingir esse objetivo, com cerca de 644 dobraduras completas.

Mesmo após a morte de Sadako, seus amigos terminaram a tarefa de dobrar os mil tsurus, que foram cremados junto com o corpo da menina.

Hoje há uma estátua de Sadako segurando um grou dourado no Museu Memorial da Paz na cidade de Hiroshima, em homenagem a ela e a todas as outras crianças que morreram em função dos efeitos da radiação da bomba atômica.

Essa história de sofrimento e solidariedade disseminou-se pelo mundo, assim como a técnica do origami.

Atualmente, o modelo do tsuru (que, a propósito, lê-se tsu-ru, e não ti-su-ru!) é o mais conhecido origami de todo o mundo, mas não o único.

É possível transformar um simples pedaço de papel em pessoas, animais, flores, construções e muito mais do que se pode imaginar.

Para conhecer mais sobre a arte de dobrar papéis, abra suas asas e sobrevoe a página do Yatta Artes!

Fontes: http://www.japaoemfoco.com/o-simbolismo-do-grou-no-japao/, http://en.wikipedia.org/wiki/Sadako_Sasaki e http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/2824-animais-em-regioes-geladas-do-japao

Flamingos e pelicanos são aves aquáticas com bicos de diferentes tamanhos e formas. O bico preto distintivo do flamingo projetado para filtro de água e o bico do pelicano com bolsa para garganta são projetados para pesca.

As pessoas também confundem grous, cegonhas e garças que são aves de água doce e costeiras de pernas longas, mas diferem no voo e no pescoço. Outras famílias, como cegonhas, íbis, colhereiros, são muito parecidas com as famílias das garças.

Flamingos

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Os pássaros de flamingos são da família Phoenicopteridae e são pássaros muito sociais que vivem em colônias. Os flamingos são um tipo de ave pernalta, conhecida por sua maneira única de comer, como filtro de camarão e algas verdes azuis.

A dieta do flamingo dá a eles o tom rosa. Seus bicos os ajudam a colher comida da água. Existem seis espécies em todo o mundo, classificadas como Novo Mundo e Velho Mundo. Os flamingos do Velho Mundo vivem no sul da Europa, África e sudoeste da Ásia. Os flamingos do Novo Mundo vivem no Caribe e em partes da América do Sul.

Novas pesquisas sugerem que os flamingos estão mais relacionados aos mergulhões, um pássaro de mergulho de água doce que não se parece em nada com um flamingo.

Pelicanos

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Os pelicanos são grandes aves aquáticas com bico longo e uma grande bolsa para garganta, vivem dentro e ao redor das águas interiores e costeiras. Existem oito espécies de pelicanos vivos.

Pelicanos são um gênero de grandes aves aquáticas. Eles são caracterizados por um bico longo e uma grande bolsa para a garganta usada para capturar presas e drenar a água do conteúdo coletado antes de engolir. Eles têm plumagem predominantemente pálida, com as exceções sendo os pelicanos marrons e peruanos. As contas, bolsas e pele nua de todas as espécies ficam coloridas antes da época de reprodução.

Diferenças Entre Cegonhas e Flamingos

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Você pensaria que os flamingos e as cegonhas seriam familiares, especialmente ao vê-los juntos nas áreas úmidas de Cuba ou Hispaniola. Mas os cientistas continuam a debater a classificação desses pássaros. Uma vez colocados na mesma ordem – Ciconiiformes – flamingos foram reclassificados. E a cegonha do sapato de bico fica sozinha em taxonomia.

Cegonhas e flamingos têm pernas longas e corpos delgados. Seus bicos são bem diferentes. O bico preto característico do flamingo é curvado para baixo. As cegonhas têm bicos longos e pontudos, projetados para pesca. Existem 19 espécies de cegonhas em todo o mundo. A maioria dessas cegonhas vive em climas tropicais.

Diferenças Entre Grou e Garças

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Diferença entre garça e cegonha

Os grous são um clado (Gruidae) de aves grandes, de pernas longas e pescoço longo no grupo Gruiformes. Existem quinze espécies de grous em quatro gêneros. Ao contrário das garças de aparência semelhante, mas não relacionadas, os grous voam com os pescoços estendidos, não puxados para trás. Os grous vivem em todos os continentes, exceto na Antártica e na América do Sul. Algumas espécies e populações de grous migram por longas distâncias; outros não migram. Os grous são solitários durante a estação reprodutiva, ocorrendo em pares, mas durante a estação não reprodutiva são gregários, formando grandes bandos onde seus números são suficientes.

Classificação das Aves

Antes do advento do sequenciamento de DNA, o mundo natural era ordenado com base na morfologia – traços da aparência ao comportamento, cor e tamanho. Como diz o velho ditado: se parece um pato, anda como um pato e grasna como um pato, deve ser um pato. Mas, o ornitorrinco é um mamífero que põe ovos. Os cientistas, usando ferramentas refinadas, estão avançando no entendimento das relações biológicas.

Diferença entre garça e cegonha
report this ad

A questão de onde pelicanos encaixar na árvore genealógica das aves tem sido debatida durante séculos, embora evidência genética sugere agora que os seus mais próximos parentes existentes são os de aparência bizarra shoebill e uma ave pernalta conhecido como o hamerkop .

Quais São as Diferenças Entre o Pelicano e Flamingo?

Muitos pelicanos pescam nadando em grupos cooperativos. Eles podem formar uma linha ou um “U” e levar os peixes para águas rasas batendo as asas na superfície. Quando os peixes se reúnem em águas rasas, os pelicanos simplesmente os recolhem. O pelicano-pardo, por outro lado, mergulha nos peixes (geralmente um tipo de arenque chamado menhaden) de cima e os apanha na sua conta. Os pelicanos não armazenam peixes em suas bolsas, mas simplesmente os usam para pegá-los e depois inclinam-nos para drenar a água e engolir o peixe imediatamente. O pelicano branco americano pode conter cerca de 3 litros de água em sua conta. Os jovens pelicanos se alimentam colocando suas contas nas gargantas dos pais para recuperar comida.

Diferença entre garça e cegonha
Pelicano-Pardo

Pelicanos são encontrados em muitas das costas do mundo e também ao longo de lagos e rios. Eles são pássaros sociais e normalmente viajam em bandos, geralmente amarrados em uma linha. Eles também se reproduzem em grupos chamados colônias, que geralmente se reúnem nas ilhas.  Essas aves marinhas estão ameaçadas por pesticidas químicos, como o DDT, que danificaram os ovos dos pelicanos e muitas outras espécies.

Características dos Flamingos

Flamingos são grandes pássaros que são identificáveis ​​por seus pescoços longos, pernas em forma de pau e penas rosa ou avermelhadas. Os flamingos incorporam o ditado “você é o que come”. As cores rosa e avermelhada das penas de um flamingo vêm da ingestão de pigmentos encontrados em algas e invertebrados.

Os flamingos americanos  vivem nas Índias Ocidentais, Yucatán, na parte norte da América do Sul e ao longo das Ilhas Galápagos. Os flamingos chilenos, andinos e James vivem na América do Sul, e os maiores e menores vivem na África. Flamingos maiores também podem ser encontrados no Oriente Médio e na Índia.

Os flamingos são aves aquáticas, por isso vivem dentro e ao redor de lagoas ou lagos. Esses corpos de água tendem a ser salinos ou alcalinos. Os flamingos geralmente não são migratórios, mas as mudanças no nível do clima ou da água em suas áreas de reprodução os levarão a se mudar.

Por que a garça não se suja?

A garça está sempre bem limpa, pois suas penas possuem uma textura que impede que a sujeira fique grudada, mostrando-se, portanto sempre muito branca.

Tem garça no Brasil?

No quesito cor, a garça-da-mata é realçada por ser a espécie de garça brasileira que apresenta a plumagem com o maior número de cores. Quanto ao tamanho, a garça-moura é imbatível: com 1,80 metro, a espécie é considerada a maior garça do País.

Quais as características de uma garça?

Os dedos e as pernas são pretos e o bico amarelado, assim como a íris ocular. Sua plumagem é toda branca e apresenta grandes egretas (penas diferenciadas que se formam no dorso da ave em período reprodutivo). Reprodução – É durante o ritual de acasalamento que os indivíduos de ambos os sexos exibem as egretas.

Quais são os tipos de garças?

Garça-branca-grande (Ardea alba).
Garça-moura (Ardea cocoi).
Socó-boi-baio (Botaurus pinnatus ).
Garça-vaqueira (Bubulcus ibis).
Socozinho (Butorides striata).
Garça-azul (Egretta caerulea).
Garça-branca-pequena(Egretta thula ).
Savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea).