Diferença entre tiristor e triac

O retificador controlado de silício ou SCR , eo triac são componentes eletrônicos de estado sólido usado para transformar correntes elétricas e desligar. Ao contrário de alguns tipos de switches , que retornam a um estado estável off , estes dispositivos " trava " ligado ou desligado, e permanecerá assim até que certas condições mudam. Por causa de suas ações de comutação e de travamento , ambos os dispositivos são chamados tiristores . Embora eles têm muitas semelhanças , existem diferenças importantes no seu funcionamento e utilização . Silicon Controlled Rectifier

O SCR é um diodo modificado. Um diodo é um dispositivo que conduz a eletricidade em uma direção, bloqueando-o de ir para o outro lado . O díodo é um dispositivo de dois chumbo ; as ligações são chamados de o cátodo eo ânodo . O SCR tem uma terceira vantagem chamado o portão . Normalmente , o dispositivo não conduz até que ele recebe uma tensão à porta ; em seguida, mantém-se activado até que a voltagem através do cátodo e do ânodo cai passado um ponto crítico . É possível alternar grandes correntes muitos milhares de vezes por segundo .
Triac

A triac , como um SCR , tem três pistas e age como um interruptor de corrente . Sua construção e operação são um pouco mais complexa do que uma SCR de , como ele conduz eletricidade em duas direções. Isso faz com que o triac mais útil em corrente alternada (AC ) circuitos que uma SCR , como a direção atual para AC muda 120 vezes por segundo .
Simetria

Apesar de um triac conduz em ambos os sentidos , ele conduz um pouco desigual para cada direção. O SCR , quando ligado, realiza em uma única direção . A assimetria de condução do triac complica a sua utilização . Como um circuito AC vira um triac e desligar, ciclos positivos e negativos da forma de onda resultante tornar-se desigual , produzindo ruído elétrico dura e interferência.
Usa

controle de energia elétrica equipamentos, tais como dimmers de lâmpadas e circuitos de economia de energia em aparelhos , pode usar tanto triacs ou SCR , dependendo do desenho do circuito . De alta potência equipamentos industriais utiliza SCRs . Como um par de SCRs podem emular um triac , e com menos problemas de simetria , os designers preferem estes dispositivos em ambientes de alta tensão e de alta corrente . A assimetria de comutação em triacs limita seu uso para aplicações de energia inferior .

Diferença entre tiristor e triac

Tiristor 2,5A; Tensão Repetitiva de Repetição de Pico, Vdrm: 600V; Igt atual: 500µA

o tiristor, também chamado de retificador controlado por silício (SCR), é basicamente uma junção de quatro camadas pnpn dispositivo. Tem três terminais: ânodo, cátodo e portão. O dispositivo é ligado através da aplicação de um pulso curto no portão e no cátodo. Quando o dispositivo é ligado, o gate perde o controle para desligar o dispositivo.

O turn-off é conseguido através da aplicação de umtensão através do ânodo e cátodo. O símbolo do tiristor e suas características de volt-ampère são mostrados na Figura 1. Existem basicamente duas classificações de tiristores: grau do conversor e grau do inversor. A diferença entre um tiristor de grau de conversor e de grau de inversor é o tempo de desligamento baixo (da ordem de alguns microssegundos) para o último.

Os tiristores de grau de conversor são de tipo lento esão usados ​​em aplicações de comutação natural (ou controle de fase). Tiristores de grau inversor são usados ​​em aplicações de comutação forçada, como choppers DC-DC e Inversores DC-AC. Os tiristores de grau inversor são desligados forçando a corrente a zero usando um circuito de comutação externo.

Isso requer componentes de comutação adicionais, resultando em perdas adicionais no inversor.

Tiristores são dispositivos altamente robustos em termos de correntes transitórias, di / dte dv / dt capacidade. A queda de voltagem para a frente nos tiristores é de cerca de 1,5 a 2 V, e mesmo em correntes mais altas da ordem de 1000 A, raramente excede 3 V.

Enquanto a tensão direta determina a perda de energia no estado do dispositivo em qualquer corrente, o perda de potência torna-se um fator dominante que afeta o dispositivoissues de mesh a altas freqü Projectes. Por causa disso, as freqüências máximas de chaveamento possíveis usando tiristores são limitadas em comparação com outros dispositivos de potência considerados nesta seção.

Diferença entre tiristor e triac

FIGURA 1 - (a) Símbolo do tiristor e (b) características de volt-ampère.

Tiristores têm Eu2t suportar a capacidade e pode ser protegido porfusíveis. A capacidade de corrente de surto não-repetitiva para tiristores é cerca de 10 vezes a corrente quadrada média (rms) nominal. Eles devem ser protegidos por redes de snubber dv / dt e di / dt efeitos. Se o especificado dv / dt é excedido, os tiristores podem começar a conduzirsem aplicar um pulso de porta. Em aplicações de conversão de CC para CA, é necessário usar um diodo antiparalelo de classificação similar em cada tiristor principal.

Tiristores estão disponíveis até 6000 V, 3500 A.

Diferença entre tiristor e triac

FIGURA 2 - (a) símbolo Triac e (b) características de volt-ampère.

Um triac é funcionalmente um par de conversoresTiristores conectados em antiparalelo. As características do símbolo triac e volt-ampere são mostradas na Figura 2. Devido à integração, o triac tem reaplicado dv / dt, fraca sensibilidade da corrente na porta ao ligar e maior tempo de desligamento.

Os triacs são usados ​​principalmente em aplicações de controle de fase, como em reguladores AC para iluminação e controle de ventilador e em relés de estado sólido AC.

FONTE: Kaushik Rajashekara - Sistemas Automotivos Delphi

Qual é a diferença entre um tiristor e um TRIAC?

O TRIAC faz parte da família de tiristores. Um TRIAC pode ser disparado por uma corrente alternada aplicada no terminal de disparo (gate).

O que é um tiristor TRIAC?

O que é um Tiristor Triac? Um tiristor TRIAC (Triode for Alternating Current) é um componente eletrônico equivalente a dois retificadores controlados de silício (SCR), ligados em antiparalelo, porém com construção que permite operação com um único terminal de disparo (gate).

Qual é a função de um TRIAC?

Um dos usos mais comuns para o TRIAC é o controle de potência em cargas alimentadas por corrente alternada (CA), tais como: motores elétricos e lâmpadas incandescentes.

Qual é a função de um tiristor?

O módulo tiristor diodo é um dispositivo de controle de corrente alternada que pode ser utilizado em muitos equipamentos eletrônicos para realizar funções como controle de temperatura, velocidade e iluminação.