Diga não ao uso de medicamentos para melhorar o rendimento na prática de atividade física

O exercício físico é um dos hábitos mais importantes para nos tornarmos saudáveis! Contudo, muitas vezes, quando é iniciada a prática do mesmo, já existem algumas doenças associadas. A medicação é assim muitas vezes necessária. Mas isto não serve de desculpa para não fazer nada! Apenas é necessário evitar o exercício físico no intervalo de ação de alguns medicamentos.

Fundamentalmente, se der uma vista de olhos nos efeitos colaterais da sua medicação pode entender se o medicamento é problemático para o seu treino. Alguns dos efeitos secundários são desidratação, sonolência, aumento da pressão sanguínea, aumento do ritmo cardíaco, etc..

Mas atenção! Nem só os medicamentos têm estes efeitos. Muitos suplementos alimentares também podem ser prejudiciais e, contudo, por não apresentarem bulas ou informação detalhada acabam por ser mais perigosos…

Embora esta lista não cubra todos os fármacos que podem afetar negativamente a sua sessão de treino, apresenta os mais comuns.

Caso tome algum destes medicamentos, veja como se exercitar com segurança !

1. Medicamentos para dormir

Este tipo de medicação é das mais comuns para ajudar nos distúrbios do sono, como a insónia.
No entanto, a sonolência pode prolongar-se até ao dia seguinte, resultando muitas vezes numa dificuldade em efectuar o exercício.
A medicação para dormir pode ser algo imprescindível! De facto há muitas pessoas com dificuldade em iniciar ou prolongar o sono. Neste caso, simplesmente agende seu treino para mais tarde, quando os efeitos colaterais se dissiparem.

2. Medicamentos para alergias

A maior parte das histaminas de primeira geração, como a difenidramina e a hidroxizina, atravessam a barreira hematoencefálica e causam impacto na memória, coordenação e causam sonolência.
Pode até experimentar diferentes marcas de modo a encontrar uma que o(a) faça sentir mais confortável durante os treinos.
Contudo, todas têm reputação de aumentar a temperatura do corpo, o que aumenta o risco de superaquecimento e transpiração excessiva podendo levar a uma desidratação aguda. 

3. Descongestionantes

Muitas vezes quando se está constipado ou com sinusite, obtém-se alívio através de um descongestionante como o cloridrato de pseudoefedrina que se encontra no Sinutab e até no Actifed.

No entanto, esta substância ativa pode aumentar sua frequência cardíaca e pressão arterial!

Dito isto, se tem pressão alta ou problemas cardíacos, os descongestionantes podem aumentar o risco de um evento cardíaco se fizer um treino vigoroso!
Em suma, é melhor adiar o exercício até que se sinta melhor e não precise mais deste tipo de remédios.

4. Laxantes

Certos laxantes funcionam causando contração dos músculos do intestino, o que pode levar a dor e cólicas. Deste modo, quando se exercita, flui menos sangue para o seu intestino, uma vez que está a ser bombeando sobretudo para os músculos, podendo aumentar o risco de cãibras.

5. Antidepressivos (ISRS)

Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são usados para ajudar a controlar os sintomas de depressão e ansiedade. Exemplos destes são sertralina, fluoxetina, citalopram entre outros.
Pode sentir sonolência, o que poderia afetar os seus níveis de energia quando se trata fazer um grande treino! Além disso é possível ter a boca seca e suar excessivamente. Dito isto, tenha sempre água por perto e fique atento ao modo como se sente durante o treino.
Contudo isto não deve ser nunca desculpa para não se exercitar. Antes pelo contrário, o exercício ajuda no bem-estar mental.
Idealmente, exercitar-se bem cedo antes de tomar a medicação pode minimizar a sobreposição de efeitos colaterais.

6. Benzodiazepinas

Medicamentos como o Xanax são usados para tratar distúrbios de ansiedade e pânico . O Xanax auxilia no efeito calmante e na redução da atividade de estimulação cerebral.
Sendo um supressor, os possíveis efeitos colaterais das benzodiazepinas incluem:

• Fadiga
• Sonolência (sonolência)
• Relaxamento muscular
• Défice de energia

Treine com segurança se estiver a tomar benzodiazepinas! Uma vez que os efeitos colaterais podem diminuir o seu esforço e vigor para o exercício, é recomendável fazer exercício antes de tomar este medicamento.

7. Estimulantes

O metilfenidato é um fármaco psicoestimulante aprovado para o tratamento do TDAH ou Déficit de Atenção e Hiperatividade, síndrome de taquicardia postural ortostática e narcolepsia. Psicotrópicos da classe das anfetaminas estão associados a efeitos colaterais tais como:

• Aumento da frequência cardíaca
• Pressão arterial elevada
• Ansiedade
• Agitação
• Tremores
• Hipertermia (sobreaquecimento extremo)
• Maior risco de ataque cardíaco (por norma, apenas se alguém tem problemas cardíacos subjacentes, ou se existir uso excessivo da droga)

Exercite-se com muita segurança se estiver a tomar este tipo de estimulantes! Converse com seu médico para determinar se a dose está a funcionar ou se é necessário diminuí-la.

Recomendações genéricas:

  • Efetivamente, deve exercitar-se primeiro e tomar os seus medicamentos depois, caso seja apreciador de exercício matinal!
  • Se, pelo contrário, não gosta de exercício matinal, o melhor é esperar até que os efeitos do medicamento desapareçam (depois de quatro a seis horas).
  • Coma alguma coisa antes do treino. Isto porque, a comida pode retardar a absorção dos medicamentos; diminua a intensidade do seu treino, ou pare o mesmo sempre que se sentir superaquecido!

Em suma, se tiver alguma dúvida relativa ao que lhe foi prescrito, pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tem de ter alguma atenção especial quando toma o seu medicamento! Informe sempre o seu Personal Trainer sempre que estiver a tomar algum destes medicamentos; ele saberá adequar o plano de treino e o respetivo horário em conformidade.

O AXIS WELLNESS disponibiliza serviços de exercício clínicoque podem ajudá-lo(a) no enquadramento mais correto para o seu treino em potenciais patologias associadas de que padeça. Para mais informações clique aqui, dirija-se à recepção do seu clube ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou Nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Fonte: https://www.healthline.com/health/medications-workouts-do-not-mix#4

Quais são os principais malefícios no uso de medicamentos durante a prática de exercícios físicos?

Entre os efeitos estão desde a perda de desempenho até tonturas e mal-estar.

Qual a relação entre atividade física e uso de medicamentos para saúde?

Não há elementos cientificamente com- provados que proíbam a atividade física como forma de pre- venção e tratamento de muitas doenças, principalmente nos estágios iniciais dessas moléstias. Em resumo, o estilo de vida ativo tem sido grande aliado para a prevenção, controle e tratamento de diversas doenças.

Quais são os principais malefícios do uso de medicamentos?

Podendomascarar uma doença grave, além de haver risco de dependência e abuso. Além disso, o uso indiscriminado de antibióticos durante um longo prazopode promover resistência a patógenos e consequentemente a ineficácia do tratamento em infecções futuras.

Pode tomar remédio e fazer exercício físico?

Efetivamente, deve exercitar-se primeiro e tomar os seus medicamentos depois, caso seja apreciador de exercício matinal! Se, pelo contrário, não gosta de exercício matinal, o melhor é esperar até que os efeitos do medicamento desapareçam (depois de quatro a seis horas). Coma alguma coisa antes do treino.