E a perda súbita e temporária da consciência por falta de sangue ou oxigenação no cérebro a desmaio?

  • Capa
  • Vida e Estilo
  • Saúde

Entenda o que é a síncope, a perda dos sentidos momentânea, e saiba como prestar socorro.

A síncope é um breve desmaio ou perda de consciência, que ocorre quando há uma deficiência de oxigênio no sangue, causando a falta de irrigação no cérebro. A perda súbita dos sentidos pode assustar, mas o paciente deve recuperar a consciência espontaneamente em alguns minutos.

Para ajudar alguém nessa situação, a pessoa tem que, principalmente, manter a calma. Confira outras dicas de primeiros socorros e saiba como garantir o da vítima.

E a perda súbita e temporária da consciência por falta de sangue ou oxigenação no cérebro a desmaio?

Ataques costumam durar menos de 20 segundos.

Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Entenda o que a síncope

O desmaio ocorre quando não há oxigenação suficiente. Pode estar relacionado a problemas como queda repentina de e alteração nos batimentos cardíacos ou na quantidade de sangue circulando. A síncope costuma durar menos de 20 segundos e é considerada algo bastante frequente na medicina, especialmente por estar associada a diferentes problemas.

Nem sempre é possível determinar a causa da perda de consciência, mas a investigação é sempre válida. Alguns dos sintomas mais comuns que a pessoa pode apresentar são tonturas, queda sem motivo, perda de consciência momentânea, sono, fraqueza e batimentos cardíacos irregulares.

A síncope isolada não costuma apresentar perigos para o paciente. Porém, em casos que envolvam , o sintoma não deve ser ignorado. Caso não diagnosticado a tempo, ele pode causar morte súbita. Exames preventivos regulares também contribuem para identificar alterações precocemente e evitar complicações.

Primeiros socorros para a síncope

Os primeiros socorros envolvem cuidados com a vítima para que ela fique confortável e o sangue volte a circular normalmente. Confira algumas dicas de como proceder:

1. Deite o paciente e eleve suas pernas para que a circulação seja estimulada. Caso não seja possível deitá-lo, abaixe sua cabeça na altura dos joelhos.

2. Cheque o pulso do paciente para verificar a anormalidade dos batimentos cardíacos.

3. No caso de desmaio, lembre-se de colocar a pessoa com a cabeça para o lado.

Caso presencie uma síncope, procure manter a calma e focar no bem-estar da vítima. É indicado que, depois do ocorrido, o paciente seja levado imediatamente para atendimento médico, a fim de diagnosticar a causa do desmaio.

É preciso estar atento ao comportamento do corpo. O organismo costuma emitir sinais de quando algo não vai bem e identificá-los precocemente contribui para um tratamento mais eficaz. Lembre-se que uma vida saudável ajuda a minimizar problemas. Alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares refletem positivamente na .

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

E a perda súbita e temporária da consciência por falta de sangue ou oxigenação no cérebro a desmaio?
Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]Durante a nossa rotina, podemos ser acometidos por fatalidades que exigem uma reação rápida de pessoas ao nosso redor. Um exemplo clássico desse tipo de inconveniência é o desmaio. Por ser uma situação repentina, muitas vezes é essencial que alguém próximo à vítima inicie os devidos cuidados para iniciar o tratamento. Para ajudar nessa missão, nesse artigo, explicamos as melhores práticas de primeiros socorros para desmaio.

O que provoca o desmaio?

O desmaio, também conhecido como síncope, é definido como a perda temporário dos sentidos. Normalmente, é resultado da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro, e pode ser desencadeado por diferentes problemas de saúde, desde os mais simples (como jejum prolongado), até os mais complexos (como problemas cardiovasculares).

Os primeiros sintomas do desmaio envolvem súbita fraqueza, tontura e vertigem. Quando falamos de síncopes provocadas por problemas mais graves, os sinais envolvem dor no peito e falta de ar.

Quais são os primeiros socorros para desmaio?

O primeiro passo diante dessa situação é verificar se a pessoa está respirando e se tem pulso. Caso ela não esteja, chame uma ambulância particular imediatamente. No entanto, se ela apresentar pulsação e respiração, siga esses passos:

  • Deite a pessoa no chão, de barriga para cima, e eleve as pernas dela em relação ao corpo e a cabeça;
  • Coloque a cabeça da vítima de lado, para assim, facilitar a respiração e evitar asfixia devido ao risco de vômito;
  • Afrouxe as roupas e abra os botões/zíperes para facilitar a respiração da pessoa;
  • Comunique-se com as pessoas, mesmo que ela não responda;
  • Cheque se há possíveis lesões causadas pela queda e, em caso de sangramento, faça o máximo possível para estancar a hemorragia;
  • Assim que a vítima recobrar a consciência, coloque açúcar diretamente em sua boca.

É muito importante também que você fique com a vítima até a ambulância chegar, para assim, evitar aglomeração de pessoas que podem comprometer a respiração do acidentado.

Gostou do nosso artigo sobre primeiros socorros para desmaio? Acompanhe nosso blog e compartilhe com seus amigos![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]