É normal sentir cólica na gravidez

A gestação é uma fase delicada e qualquer sintoma diferente causa uma certa apreensão. Por isso, muitas mulheres têm dúvidas se a cólica na gravidez é normal.

E a resposta é sim, a cólica pode acontecer em todos os trimestres da gestação, mas não é sempre que é motivo para preocupação.

Porém, se houver sintomas agravantes, como cólicas fortes, é fundamental procurar atendimento médico rápido.

Para evitar tomar mitos como verdade, explicamos quando a cólica na gravidez é normal, quando não é e o que é bom para aliviar o sintoma. Continue lendo para entender.

Primeiro, vamos começar pelos momentos e ocorrências em que a cólica na gravidez é normal. Confira!

Nidação

A nidação é o momento da gravidez em que o embrião se fixa no útero, o que acontece entre o 6º e o 12º dia após a fecundação. Como acontece bem no comecinho, é um tipo de cólica normal, mas que pode passar sem ser percebida.

Um sinal que acontece em conjunto com a cólica é um sangramento pequeno de cor rosada, comumente confundido com a menstruação.

A dor nesse período não é forte e em dois dias o sintoma melhora. Então, o recomendado é fazer um leve repouso para relaxar.

Gases

O excesso de gases também pode causar cólica na gravidez. Porém é bastante desconfortável, ficando em uma área pontual ou espalhando por toda a barriga, costas e peito.

O motivo para o aumento dos gases é devido ao aumento da progesterona1. O hormônio faz com que os músculos intestinais relaxem, o que aumenta o tempo que a comida gasta para passar pelos intestinos. Como o alimento fica por mais tempo no cólon, ele favorece o desenvolvimento dos gases.

À medida que a gravidez avança, o aumento do útero também faz uma pressão extra sobre os órgãos, o que retarda ainda mais a digestão e faz com que o gás se acumule. Para evitar o desconforto da cólica, o recomendado é:

  • comer em pequenas porções;
  • Ingerir fibras na alimentação diária;
  • beber bastante água;
  • fazer exercícios para auxiliar na digestão;
  • evitar alimentos que contribuam para a formação de gases.

Dor no ligamento redondo

Outro momento em que a cólica na gravidez é normal é a dor no ligamento redondo, que são duas estruturas que vão do útero até a virilha.

Como estão na parte inferior do abdômen, esses ligamentos se alargam e ficam mais estreitos durante a gravidez para acomodar o crescimento do útero e sustentar a barriga1.

Por isso, é uma cólica normal, que causa dor aguda ou persistente no abdômen, quadris ou virilha. Mudar de posição, espirrar ou tossir pode desencadear a dor no ligamento redondo. Esse quadro é mais comum na última metade da gravidez.

Evitar longos períodos sentada ou deitada e praticar exercícios de fortalecimento muscular e de alongamento (com orientação, claro), ajuda a passar pela gravidez com mais conforto e sem tantas cólicas.

Constipação

O temido intestino preso (constipação) é uma dificuldade pela qual muitas mulheres passam na gravidez. Esse quadro fica mais severo no terceiro trimestre (28ª a 41ª semana de gestação).

Apesar de ser uma cólica na gravidez que é normal, a dor pode ser intensa e agravada:

  • pela ação dos hormônios que oscilam bastante1;
  • por uma dieta com poucos líquidos ou fibras1;
  • pela falta de exercícios físicos1;
  • por pílulas para suplementação de ferro ou para controlar a ansiedade1.

A sensação da cólica de constipação é de uma dor aguda com pontadas que acontecem de repente e de forma intensa. Para evitá-la, é recomendado aumentar a ingestão de fibras na dieta e beber de 8 a 10 copos de água por dia1.

Cólicas de Braxton-Hicks ou de treinamento

As cólicas de Braxton-Hicks, também chamadas de cólicas de treinamento, ocorrem porque os músculos do útero se contraem por até dois minutos1, causando a sensação de contração, mas que ainda não são do trabalho de parto.

Por isso, são chamadas de contrações de treinamento e são comuns de acontecer no terceiro trimestre da gravidez.

Quando as contrações ficam progressivamente mais dolorosas, frequentes e ritmadas com o passar das horas, aí sim são as contrações do parto.

Quando a cólica na gravidez não é normal?

A cólica na gravidez não é normal quando é acompanhada por qualquer um dos seguintes sintomas agravantes:

  • febre ou calafrios1;
  • sangramento vaginal1;
  • corrimento vaginal1;
  • contrações repetitivas1;
  • náusea ou vômito1;
  • tontura1;
  • dor ou ardência durante ou após fazer xixi1.

O que é bom para cólica na gravidez?

A cólica constante na gravidez pode ser aliviada com mudanças na alimentação, exercícios físicos e medicamentos, quando necessário.

O Buscopan® é um exemplo de remédio que pode ser usado para auxiliar no alívio rápido e prolongado dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários2. 

O início da ação do butilbrometo de escopolamina, o ativo principal da fórmula, no aparelho digestivo ocorre de forma rápida e prolongada depois do comprimido ser ingerido2. 

Todas as adaptações alimentares e nas atividades físicas, assim como os remédios que podem ser tomados, devem ser prescritos e ter o uso orientado pelo médico obstetra.

Não deixe de comunicar qualquer tipo de desconforto e tente reparar em algo da rotina que possa ter causado a cólica como algum alimento, por exemplo. Assim, a orientação será mais precisa e segura.

Buscopan não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Como é a cólica de uma gravidez?

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Quais as dores que não são normais na gravidez?

6 Dores que NÃO são normais na Gravidez – E o que fazer com elas.
Sentir cólica na gravidez é normal? ... .
1 – Cólicas de Abortamento. ... .
2 – Dor da Gravidez Ectópica. ... .
3 – Infecção do Trato Urinário. ... .
4 – Descolamento prematuro de placenta. ... .
5 – A pré-eclâmpsia. ... .
6 – O trabalho de parto prematuro..

Até quando é normal sentir cólicas na gravidez?

Muitas gestantes relatam cólicas suaves e intermitentes na gravidez durante as primeiras 16 semanas, o que é perfeitamente normal.

É normal sentir cólicas no pé da barriga na gravidez?

As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga são comuns.. Até a10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero. E mesmo quando a gravidez está indo bem, toda gestante tem sua parcela de dores no corpo e incômodos.