É normal sentir dor de cabeça no oitavo mês de gravidez?

Uma vez que temos meses com 28, 30 e 31 dias, alguns médicos costumam sugerir que os cálculos relativos ao tempo de gravidez de uma mulher sejam feitos de acordo com o calendário lunar. Isso significa, basicamente, considerar o seguinte:

- 1 semana lunar = 7 dias
- 1 mês lunar = 4 semanas de 7 dias = 28 dias

Como o período compreendido entre o início da gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, podemos perceber que esse valor corresponde a 40 semanas.

Uma vez que um mês lunar tem 4 semanas, 40 semanas de gravidez correspondem a 10 meses lunares.

Agora que você já compreendeu essas contas, vamos seguir adiante, falando sobre o oitavo mês de gestação. Nesse período, compreendido entre a 29ª semana lunar e a 32ª, o líquido amniótico, que se apresenta com cerca de 700mL, continua a aumentar de volume. A quantidade de gordura no corpo do bebê também aumenta ainda mais, fazendo com que sua pele fique menos enrugada.

Por outro lado, em razão do aumento significativo do útero, as micções maternas começam a ser mais frequentes, a respiração fica mais difícil, assim como o caminhar, já que as pernas e os pés tendem a inchar. Este último fator também está relacionado à redução do fluxo de sangue e retenção de líquidos. Em algumas gestantes, o seio já expele o colostro, com aspecto amarelado; e há também um aumento das secreções vaginais.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas. Ele se move constantemente, consegue tossir, e sua capacidade de sucção está bem aperfeiçoada.

Na 30ª semana, sua cabeça tende a crescer ainda mais, assim como seu cérebro. Ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, os cabelos continuam a crescer, e as unhas já estão formadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na 31ª semana, a estrutura óssea da criança se fortalece, e a íris deixa de se apresentar opaca. Com exceção do respiratório, todos os outros sistemas já estão em pleno funcionamento e seus cinco sentidos, inclusive, já estão bem apurados. Nesse período, também, a criança passa a assumir posição fetal, e ganha cerca de 230 gramas por semana – assim como a mãe – até pouco tempo antes do parto.

Quanto à gestante, ela começa a sentir as famosas contrações de Braxton Hicks. Apesar de indolores, elas podem provocar sensações repentinas de apertamento do útero, semelhantes às contrações propriamente ditas.

Ao fim do oitavo mês, ou seja, na 32ª semana, o bebê já apresenta aspecto bem semelhante ao que terá ao nascer, com o corpo bem proporcional. Por causa da diminuição do espaço do útero, e em virtude do seu crescimento, os movimentos passam a ser menos frequentes, mas se manifestam com mais força.

A mãe deve aumentar a frequência de suas consultas relativas ao acompanhamento pré-natal, a fim de monitorar a possibilidade de parto prematuro e/ou surgimento de problemas de saúde maternos, como pré-eclâmpsia e hemorroidas.

Considerando que as demandas nutricionais do bebê no terceiro trimestre são altas, é importante que ela não se descuide dos alimentos ricos em vitamina C e A, ácido fólico, ferro, fósforo e cálcio. Tal medida, também, ajuda na prevenção de hemorroidas. Quanto a este problema, é interessante que a gestante ingira bastante água e alimentos ricos em fibras, uma vez que o bom funcionamento do intestino previne e também ameniza o problema. Além disso, praticar atividades físicas, como caminhada leve, e tomar banho de banheira por 10 minutos, com água morna, várias vezes ao dia, também são boas estratégias.

A caminhada, assim como evitar ficar de pé, descansar com os pés elevados, reduzir o sal na dieta e avaliar a possibilidade de utilizar meias de compressão, ajudam no controle do inchaço.

Finalmente, para prevenir e/ou controlar a azia, que também tende a aparecer nesse estágio da gravidez, algumas medidas são muito válidas:

- Evitar: café, frutas e demais alimentos ácidos, açúcar e gordura em excesso, temperos picantes;
- Comer pouco, mas com frequência;
- Mastigar bem os alimentos ingeridos;
- Tomar alimentos gelados durante tal sensação. 

Dor de cabeça na gravidez

É normal sentir dor de cabeça no oitavo mês de gravidez?

Não é incomum ter dor de cabeça na gravidez, em especial no primeiro trimestre.

Desde que engravidei, estou com dores de cabeça horríveis. Por quê?

Dois tipos de dor de cabeça são as mais frequentes na gravidez: a tensional e a enxaqueca.

A dor de cabeça tensional é incômoda mas não faz mal para o bebê.

Já a enxaqueca pode estar relacionada a um risco maior de pré-eclâmpsia. Por isso, sempre conte para o seu médico se estiver sofrendo com dores de cabeça, principalmente no terceiro trimestre da gravidez.

Se você diminuiu ou eliminou o consumo de cafeína por causa da gravidez, a dor de cabeça pode ser um efeito colateral da ausência da substância. Com o tempo seu organismo deve se acostumar.

Entre outros possíveis responsáveis pela dor estão o cansaço, a congestão nasal, o estresse, a fome e a falta de líquido.

Por isso, se sentir dor, procure beber algum líquido ou comer alguma coisa.

Como vou saber se minha dor de cabeça na gravidez é enxaqueca?

As características da enxaqueca são:

• Afeta um lado só da cabeça
• Provoca dor muito forte
• Lateja
• Vem acompanhada de outros sintomas, como enjoo, vômito e sensibilidade à luz e a barulhos
• Piora com a atividade física, como caminhar e subir escadas

Já a dor de cabeça tensional tem as seguintes características:

• Afeta os dois lados da cabeça
• Não é muito intensa, mas é irritante
• Piora no fim do dia
• Dá uma sensação de pressão, mas não lateja
• Não causa outros sintomas como enjoo ou vômitos
• Não costuma piorar com a atividade física, como subir escadas

Vou passar a gravidez toda com dor de cabeça?

No segundo trimestre da gravidez, é bem provável que a dor de cabeça melhore. Nessa fase, seu organismo já se acostumou à enxurrada de hormônios que recebeu.

Se antes de engravidar você tinha tendência à enxaqueca, principalmente durante a menstruação, elas podem até desaparecer totalmente durante a gravidez.

Mas, se você continuou tendo enxaquecas quando engravidou, é provável que elas continuem importunando você até o bebê nascer. E algumas mulheres têm enxaqueca pela primeira vez durante a gravidez.

Posso tomar alguma coisa para aliviar a dor de cabeça na gravidez?

Antes de tomar algum remédio, experimente beber bastante água. "Tomar até 1 litro de água em 20 minutos já elimina grande parte das dores de cabeça da gravidez", afirma a obstetra Eleonora Fonseca, do Conselho Médico do BabyCenter.

A maioria dos remédios contra dor de cabeça, como a aspirina e o ibuprofeno, não são recomendados na gravidez. Converse com o médico. Ele pode receitar paracetamol ou algum medicamento contra enjoo.

Mas é sempre melhor deixar o medicamento como último recurso na gravidez. Se você já tomava algum remédio contra a enxaqueca, converse com o obstetra antes de continuar tomando.

A dor de cabeça na gravidez pode indicar um problema mais sério?

Em algumas situações, a dor de cabeça pode ser sinal de um problema mais grave, principalmente se houver outros sintomas também.

Procure atendimento médico se tiver, além da dor de cabeça:

• visão borrada ou flashes de luz nos olhos
• dor no alto do abdome, logo embaixo das costelas
• vômito
• inchaço repentino do rosto, das mãos ou dos pés

Os sintomas acima podem indicar pré-eclâmpsia, um problema que exige monitoração para que você e o bebê não corram riscos.

Há alguma coisa que eu possa fazer para evitar a dor de cabeça na gravidez?

Você pode experimentar as seguintes estratégias:

• Descubra o que deflagra a dor
Quando tiver dor de cabeça, anote a que horas apareceu, o que você comeu, se fez atividade física ou não, se dormiu bem ou não, se tomou algum remédio.
Se as crises se repetirem, você pode ter alguma dica sobre o que está causando sua dor, para tentar fugir da situação. Caso ache que algum alimento está deflagrando a dor, converse com o médico antes de cortá-lo da sua dieta.

• Cuide do seu sono
Faça de tudo para dormir um número mínimo de horas toda noite. Até meia hora a menos de sono por dia pode favorecer o surgimento de dores de cabeça.

• Fisioterapia e alongamento
Se as suas dores de cabeça forem tensionais, um profissional de fisioterapia pode mostrar a você exercícios de alongamento para aliviar a tensão, ou até fazer massagens que previnam o problema.

• Coma com frequência e em porções pequenas
Níveis baixos de açúcar no sangue costumam provocar dor de cabeça. Se você comer com mais frequência, pode evitar o problema.

• Faça atividades físicas
Há indicações científicas de que a prática regular de atividade física pode reduzir a frequência e a intensidade das enxaquecas.

• Tente a acupuntura
O tratamento com acupuntura é considerado seguro e eficaz contra dores de cabeça (e contra enjoos). Peça ao médico ou a amigos a indicação de um acupunturista.

Fonte: BabyCenter

É normal sentir dor de cabeça no oitavo mês de gestação?

Ela pode surgir em decorrência de algumas mudanças de hábitos, como a diminuição do consumo de cafeína, que, sem dúvida, promove ótimos benefícios à gestante, mas, como efeito colateral, pode desencadear a dor de cabeça. O estresse e o cansaço, mais comuns na gestação, também podem provocar dor e até uma enxaqueca.

É normal sentir tanta dor de cabeça no final da gravidez?

Bastante comuns entre as mulheres, as dores de cabeça podem ser um incômodo ainda mais frequente durante a gestação.

Quais são os sintomas do oitavo mês de gestação?

Sintomas Comuns No Oitavo Mês De Gravidez.
Falta de jeito..
Seios vazando leite..
Contrações de Braxton Hicks..
Queimação..
Indigestão..
Desconforto generalizado devido ao tamanho de sua barriga..
Falta de ar..
Fadiga..