E um fenômeno natural e importante para a terra pois permite que o planeta fique aquecido entretanto a sua intensificação e prejudicial?

Grátis

13 pág.

E um fenômeno natural e importante para a terra pois permite que o planeta fique aquecido entretanto a sua intensificação e prejudicial?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 4

população mundial.
Outro problema grave relacionado com as mudanças climáticas diz respeito à disponibilidade de alimentos. Estima-se que a agricultura será bastante afetada com o aumento da temperatura, pois diversas espécies de plantas, tais como milho e arroz, têm sua produtividade afetada até mesmo por mínimas alterações no padrão normal.
Além de destruir plantações, as mudanças climáticas elevarão o preço dos produtos oferecidos. Isso provavelmente dificultará o acesso da população a alimentos básicos, tanto pela sua falta quanto pelo elevado valor. O problema também causará grande migração da população rural para a cidade, uma vez que a renda dos produtores será diretamente afetada.
Os impactos das mudanças climáticas podem ser catastróficos se não diminuirmos as emissões de gases poluentes. Como alguns problemas, infelizmente, são inevitáveis, são necessárias políticas públicas capazes de lidar com a nova realidade que nos aguarda, principalmente no que diz respeito ao aumento da pobreza e desaceleração do crescimento econômico.
Mudanças climáticas, como o próprio termo indica, referem-se a mudanças no clima que estão ocorrendo em todo o planeta e que apresentam efeitos que já podem ser vistos em várias de suas partes. Extinção de várias espécies, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências desencadeadas pelo aumento da temperatura global. A seguir, falaremos mais a respeito das mudanças climáticas e de como estas podem afetar a vida dos seres humanos e outros organismos do planeta.
O aquecimento global nada mais é do que uma intensificação do chamado efeito estufa. Esse efeito é um fenômeno natural e importante para a Terra, pois permite que o planeta fique aquecido, entretanto, a sua intensificação é prejudicial.
O efeito estufa acontece, pois na atmosfera há a presença de gases, chamados de gases de efeito estufa, que garantem que parte do calor que chega ao planeta fique retido. O aumento desses gases leva a uma maior retenção de calor e, portanto, ao aumento da temperatura (veja figura seguinte)
Quando falamos em aquecimento global estamos referindo-nos a um aumento anormal da temperatura média do nosso planeta. Para ter-se uma ideia, a temperatura média global de superfície aumentou aproximadamente 0,74 ºC nos últimos 100 anos, e pesquisas indicam que esse aumento está muito relacionado à ação do ser humano, que, ao longo dos anos, aumentou suas emissões de gases do efeito estufa, como o gás carbônico.
Os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde podem ser complexos, pois em geral ocorre de forma dispersa, sendo direta ou indireta. Pode-se ter o aumento do risco de morte diretamente intensificado pró eventos climáticos como ondas de calor, incidência de furacões e inundações, que podem ocorrer numa escala de tempo curto.
Preocupados com as mudanças no clima que estão ocorrendo no mundo, vários governantes e instituições traçam metas e planos a fim de evitar que as consequências sejam ainda mais graves.
Ainda na questão econômica, as mudanças climáticas impactam negativamente nessa área, já que ela depende de condições especiais como temperatura e precipitação. A situação coloca em risco a segurança alimentar no país. 
Já por parte da população, ações simples são de extrema valia no combate à mudança climática. Utilizar lâmpadas e eletrodomésticos com alto nível de eficiência energética; se possível, optar pelo uso de energia renovável, como o painel solar; diminuir o uso do carro, preferindo o transporte público, bicicleta ou caminhada e optar por produtos de origem sustentável são algumas das iniciativas que podem fazer a diferença para a vitalidade do planeta. 
Se esse problema não for controlado, promoverá o retrocesso de uma grande parte dos progressos realizados nos últimos anos em termos de desenvolvimento
2.1 Consequências das mudanças climáticas
Com as alterações climáticas são observados aumentos no número de vítimas e de consequências nocivas à saúde da população. Isto se dá por meio do aumento do risco, assim como, o aumento de crises em casos em casos de ocorrência de furacões, tornados, etc.
 Em meio a esta nova dinâmica, que vem sendo disseminada é percebido a dificuldade do se3tor público em empreender ações eficientes e eficazes diante dos agravos socioambientais precedidas dos eventos emanados das alterações climáticas. Isto se torna mais evidente ao analisarmos os efeitos ocorridos nos países subdesenvolvidos. Quando é ocorrido alguma catástrofe de âmbito ambiental, junto dela é evidenciado os problemas sociais políticos e económicos de um determinado governo em dirigir ações proativas e até mesmo reativas. 
As variações climáticas que ocorrem em regimes sazonais, quando influenciadas por efeitos decorrentes das alterações climáticas têm empreendido mudanças na dinâmica de algumas doenças infecciosas e parasitárias. 
A ocorrência de chuvas intensas e em curtos períodos de tempo, do tipo tempestiva, em que são provocadas enchentes e inundações é percebido a disseminação de doenças como a leptospirose, doenças diarreicas, hepatites virais, cólera, entre outras. Estas doenças são influenciadas pela dinâmica hídrica em seu nível ambiental, ao mesmo tempo, tem uma forte influência na precariedade de sistemas de saneamento básico das cidades.
 Os maiores castigados pelas mudanças climáticas serão provavelmente os países tropicais, tais como o Brasil. Segundo os relatórios do IPCC, poderão ocorrer uma série de inundações, em virtude da intensificação das tempestades, e períodos longos de estiagem. Nessas duas situações, a pecuária e a agricultura poderão ser prejudicadas, assim como a sobrevivência de diversas espécies
Além disso, algumas regiões poderão sofrer com a grande quantidade de chuvas, o que ocasionará deslizamentos constantes de terra e aumento das enchentes. Outro ponto alarmante diz respeito às áreas costeiras, que sofrerão com o aumento do nível do mar, graças ao degelo das geleiras ocasionado pelo aumento da temperatura média do planeta.
As áreas secas do planeta sofrerão ainda mais com a falta de água. Sendo assim, a água potável, que já é escassa em algumas regiões, poderá ser motivo de mortes e de disputas políticas.
 Além disso, com o aumento da seca, a ocorrência de incêndios poderá ser mais frequente, ocasionando perda de biodiversidade e ameaçando a vida da população.
Diante desse quadro tão assustador, não é difícil concluir que diversas espécies de plantas e animais entrarão em extinção. Fato esse que já é possível observar nos dias atuais. Além disso, a produção de alimentos poderá diminuir, uma vez que qualquer mudança climática afeta diretamente o cultivo de diversas espécies. Com isso, ocorrerá uma dificuldade de acesso à alimentação, não somente aliada à baixa produção, mas também pela possível elevação dos preços.
Não podemos esquecer-nos também de que a saúde humana pode ser afetada gravemente com as alterações climáticas. Problemas tais como insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos (como a dengue e a malária), desnutrição e fome podem ser intensificados devido ao aumento da temperatura global.
Vale salientar ainda que, segundo o IPCC, mesmo que as emissões de gases do efeito estufa diminuam, a Terra continuará sofrendo com os danos residuais e terá que aprender a lidar com o aumento gradual da temperatura.
Apesar de serem inevitáveis alguns dos problemas relatados, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa é necessária para que a intensidade desses problemas seja diminuída. Além disso, é fundamental que todos os países estejam juntos para tomar decisões que poderão ajudar as populações a enfrentarem todos os problemas que estão por vir.
De acordo com a ONU, para que possamos limitar o aumento da temperatura global para abaixo de 2 ºC, é essencial que o mundo transforme seus sistemas de energia, indústria, transporte, alimentos, agricultura e silvicultura. Percebemos, portanto, que os esforços não são pequenos e que há a necessidade de que

Qual é o fenômeno que mantém a terra aquecida?

Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença desse fenômeno, a temperatura na Terra seria muito baixa, em torno de -18ºC, o que impossibilitaria o desenvolvimento de seres vivos.

É um fenômeno natural é importante para a terra pois permite que o planeta fique aquecido entretanto a sua intensificação é prejudicial?

O aquecimento global nada mais é do que uma intensificação do chamado efeito estufa. Esse efeito é um fenômeno natural e importante para a Terra, pois permite que o planeta fique aquecido, entretanto, a sua intensificação é prejudicial.

É um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra?

Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Sem o efeito estufa natural, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.

É um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida responsável por manter as temperaturas médias é consequentemente torná la habitável?

O efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.