Eles têm a mesma importância para todo tipo de indústria justifique

É inegável que o desenvolvimento da atividade industrial em uma região é acompanhado por mudanças sociais, não são apenas as unidades fabris que refletem no ambiente ao seu redor, pois elas são afetadas por fatores locacionais.

Isso significa que a atividade industrial pode ser impactada em razão de características do local em que se encontra.

Eles têm a mesma importância para todo tipo de indústria justifique

Isso faz com que a decisão do local de instalação de uma organização fabril seja acompanhada e embasada em diversos estudos sobre fatores importantes relacionados ao lugar que influenciam as indústrias.

Ficou curioso? Quer saber mais? Veja aqui!

O que são fatores locacionais?

Esses fatores correspondem às questões locais que podem influenciar no funcionamento de uma organização.

No caso das indústrias, devem ser levadas em consideração diversos aspectos que podem refletir na sua produtividade ao longo da jornada de trabalho.

A necessidade de obtenção de matérias-primas, assim como opções de transporte para mercadorias. Esses são fatores condizentes à localidade, que influenciarão direto na produção fabril.

Eles têm a mesma importância para todo tipo de indústria justifique

São diversos os tipos de fatores que podem influenciar a escolha de uma localidade para instalação de uma indústria, uma vez que eles podem influenciar na possibilidade de obtenção de materiais, mão-de-obra, transporte e custo das operações.

Separamos os principais tipos de fatores, assim como alguns exemplos concernentes a cada um deles.

Confira todas as questões atinentes à localidade que devem ser considerados por uma organização industrial no momento de sua instalação.

Quais são os tipos de fatores locacionais?

Quando se trata de uma empresa extrativista, que lida com a obtenção de matéria-prima diretamente da natureza, o seu principal fator relacionado ao local diz respeito às localidades em que esses materiais são encontrados.

No caso de uma mineradora, sua instalação será dependente do local em que é possível encontrar os tipos de minério que serão extraídos.

Esses fatores vão muito além das questões ligadas às matérias-primas, principalmente porque a grande maioria das indústrias sequer se concentra no primeiro setor.

Relacionado à extração de elementos naturais e produção de insumos para futuramente serem manufaturados e transformados em produtos.

São 08 os principais fatores que podem influenciar, atualmente, na instalação de uma unidade industrial ao longo do território brasileiro ou mesmo em localidade internacional.

Eles têm a mesma importância para todo tipo de indústria justifique

Confira cada um deles e como eles podem influenciar a escolha final condizente à fixação empresarial.

1.      Transporte

É impossível considerar a instalação de uma indústria sem que ao mesmo tempo sejam consideradas as questões que envolvem o transporte dos seus produtos, por isso ele é o primeiro ponto relacionado aos fatores locacionais.

Esse transporte será diferente para cada tipo de produto que se considere. Imagine a hipótese em que uma indústria necessita realizar o transporte de produtos têxteis face à outra empresa que necessita entregar maquinários.

Serão consideradas em relação aos fatores locacionais interligados ao transporte questões como o custo do transporte de seus produtos para distribuição e comercialização.

Igualmente, os valores necessários para que seja possível transportar a própria infraestrutura industrial.

2.      Energia

A infraestrutura relacionada à concessão de energia na localidade em que se considera para uma instalação industrial é importante.

Aempresa deve considerar toda a sua necessidade energética e compará-la com a qualidade de transmissão e capacidade local.

É comum que no local haja apagões? Existem outras possibilidades de energias alternativas que podem ser colocadas em prática.

Os sinais de internet que as empresas da localidade são capazes de conceder são suficientes para o desenvolvimento das atividades da indústria? Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser levantadas.

3.      Mercado-consumidor

Outro dos fatores locacionais que é de muita relevância é o mercado-consumidor que se encontra na localidade considerada para o desenvolvimento industrial.

Novamente essa escolha e análise somente se fazem possíveis mediante a consideração do tipo de produtos que essa indústria se propõe a produzir.

A sociedade local e dos arredores necessita ser estudada a fim de que seja possível compreender sua cultura em relação ao consumo e sua capacidade de compra.

A fidelidade em relação aos produtos da concorrência completa a lista de destaques a serem considerados no que se relaciona ao mercado-consumidor.

4.      Matéria prima

Esse é o fator clássico referente ao desenvolvimento industrial, conforme já citado acima.

Esse fator limite em maior escala as mineradoras e outras atividades extrativistas do setor primário de produção da indústria, podem ser relevantes em outros casos.

Eles têm a mesma importância para todo tipo de indústria justifique

Geralmente se torna relevante quando o transporte do material que será transformado em produto obriga que a indústria esteja próxima de seus fornecedores de matéria-prima.

5.      Mão-de-obra

Assim como qualquer outro tipo de empresa ou organização, as indústrias, por mais automatizadas que sejam, necessitam de mão-de-obra de qualidade para que se desenvolvam.

Outro fator locacional que sempre deve ser considerado é a existência de mão-de-obra disponível nessas localidades.

A qualidade desses trabalhadores quanto à eficácia laboral é importante, igualmente.

Eles têm a mesma importância para todo tipo de indústria justifique

Estudar-se o nível de escolaridade das pessoas dessa localidade, as médias de salário e como ocorrem as negociações sindicais com as entidades locais sempre devem ser consideradas.

Quando se tratar de instalação em outro país, é preciso que todas as regras trabalhistas que ali são aplicáveis sejam estudadas e consideradas.

6.      Incentivos fiscais locais

É comum que governos, sejam eles estaduais, municipais ou mesmo federais, ofereçam incentivos fiscais para as empresas que irão se desenvolver em certas localidades.

Em relação à indústria isso se torna mais recorrente. Esses incentivos decorrem do fato de que a indústria que se desenvolve em um local tende a empregar pessoas que residem nessa região.

Ao mesmo tempo, aumenta a circulação da economia não apenas ao colocar seus produtos em circulação, mas ao empregar os moradores e gerar renda.

Os desenvolvimentos locais e da cultura regional tendem a ganhar, de forma que os governos propõem medidas que reduzem os impostos que seriam incidentes sobre uma indústria deforma a incentivá-la a permanecer ou se instalar naquele local.

Dentre os fatores locacionais mais relevantes está a questão de incentivo que pode garantir menores gastos à empresa e um desenvolvimento mais tranquilo, uma vez que encontra o apoio do governo local.

7.      Ciclo dos produtos

É natural que uma indústria e seus produtos passem por ciclos que, segundo o economista George Banko, correspondem ao desenvolvimento, estandardização (ou amadurecimento) e declínio.

A empresa cabe realizar uma análise se aquela localidade comporta seu produto e se ele, em relação a este cenário, está nas fases iniciais e de amadurecimento.

8.      Disponibilidade de capital

Finalmente, o último dos fatores locacionais que possuem influência sobre a escolha de má localização para uma indústria, esteja ela em desenvolvimento ou apenas expandido seus negócios já consolidados, diz respeito à disponibilidade de capital.

Mas o que isso significa? Essa disponibilidade se refere à existência de mercados favoráveis à realização de investimentos na indústria que se apresenta.

Refere-se à possibilidade de desenvolvimento de um ambiente que promova o desenvolvimento dos negócios e permita, efetivamente, que laços sejam criados.

Eles têm a mesma importância para todo tipo de indústria justifique

Devem ser considerados os agentes financeiros que operam na localidade. Quais são as empresas que atuam como investidores ou procuram atuar em outras organizações de capital aberto?

Quais são as instituições financeiras que ali trabalham e quais são seus conceitos sobre a liberação de crédito e auxílio aos empresários locais?

Todos esses fatores citados são essenciais para a escolha da localidade em que uma indústria irá trabalhar.

Ela não aparece em uma cidade ou estado acidentalmente, (ou, ao menos, não deveria fazê-lo).

Seu desenvolvimento em um local específico é embasado, então, em diversos estudos de vieses sociais, econômicos, culturais e naturais.

O que são fatores locais e eles têm a mesma importância para todo tipo de indústria justifique?

Resposta: Os fatores locacionais são aqueles que levam as pessoas ou as indústrias se situarem em determinado local, esses fatores são de grande importância para compreendermos a industrialização e os fatores em torno delas, eles podem ser os preços das taxas de juros, empregatícios e etc.

Qual e a importância da indústria?

A indústria é responsável pela geração de mais de 9,3 milhões de postos de trabalho no Brasil, ou 20,3% de todos os empregos formais do país. No Paraná, essa proporção é ainda maior: o setor industrial emprega 25,3% da força de trabalho, com 765 mil empregos diretos.

O que são fatores locacionais eles têm a mesma?

Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.

Quais são os principais tipos de indústrias?

Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.