Em que sentido o Tratado de Methuen 1703 explica a grande crise econômica do Governo português no século XVIII?

Realizado em 1703 entre Portugal e Grã-Bretanha, ficou conhecido também como Tratado de Panos e Vinhos.


Em que sentido o Tratado de Methuen 1703 explica a grande crise econômica do Governo português no século XVIII?

John Methuen: diplomata inglês foi um dos responsáveis pelo tratado

O que foi

Também conhecido como Tratado de Panos e Vinhos, o Tratado de Methuen foi um acordo comercial assinado entre Portugal e Grã-Bretanha em 27 de dezembro de 1703.  Este acordo vigorou entre 1703 e 1836.

De acordo com o tratado, Portugal abriu sua economia à importação dos produtos britânicos (geralmente produtos manufaturados caros). Em contrapartida, os britânicos fizeram o mesmo, porém aos vinhos portugueses.

O nome do tratado está relacionado ao nome do embaixador inglês, John Methuen, que intermediou as negociações entre os dois países.

Principais consequências do Tratado de Methuen

- O tratado foi extremamente desfavorável à economia portuguesa, pois os ingleses puderam exportar para Portugal, e sua colônia na América (Brasil), grandes quantidades de produtos têxteis de alto valor, além de outros manufaturados. Embora os vinhos portugueses tenham entrado facilmente no mercado britânico, a diferença entre exportações e importações (balança comercial) foi amplamente favorável aos ingleses.

- A expressiva desigualdade financeira, resultante das relações comerciais (estabelecidas pelo tratado) entre Portugal e Inglaterra, aprofundou a crise econômica portuguesa.

- Favoreceu o processo de Revolução Industrial na Inglaterra, que estava em gestação, ampliando a produção têxtil deste país, assim como as exportações de manufaturados. Logo, o tratado foi amplamente favorável aos interesses econômicos britânicos.

- Aumento da dependência econômica de Portugal em relação à Inglaterra.

- Aumento da dívida externa de Portugal em relação à Inglaterra. Neste contexto, grande parte do ouro, que os portugueses retiraram do Brasil no século XVIII, foi parar na Inglaterra para cobrir estas dívidas.

- O acordo dificultou e prejudicou enormemente o desenvolvimento industrial português no século XVIII. Isto ocorreu, pois os tecidos ingleses eram produzidos com qualidade superior aos portugueses. Com as vantagens fiscais, os produtos têxteis ingleses acabaram dominando o mercado de Portugal, estagnando a indústria de manufaturados portugueses que estava em processo de gestação.

- Os produtos manufaturados ingleses chegaram também ao Brasil (que era colônia de Portugal) com preços elevados. Além de ter colaborado para a inviabilização do desenvolvimento industrial do Brasil, o Tratado de Methuen gerou dificuldades de acesso de grande parte da população brasileira (em função dos altos preços) aos produtos manufaturados, pois somente os mais ricos podiam comprar.

Em que sentido o Tratado de Methuen 1703 explica a grande crise econômica do Governo português no século XVIII?

Tratado de Methuen: bom para a Grã-Bretanha, péssimo para Portugal.


atualizado em 24/07/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Tratado de Methuen Temas Relacionados
  • • Pacto Colonial
  • • Tratado de Versalhes
Bibliografia Indicada

Fontes de referência:

- VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Editora Scipione, 2005.


- KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise Manzi Frayse. História Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Atual, 1998.

  1. Toda Matéria
  2. História
  3. História Moderna

O “Tratado de Methuen”, também conhecido como "Tratado dos Panos e Vinhos" ou o "Tratado da Rainha Ana" foi um acordo militar e comercial firmado entre o Reino da Inglaterra e o Reino de Portugal no dia 17 de Dezembro de 1703, na cidade de Lisboa e vigorou até o ano de 1836. O Tratado de Methuen representou o menor na história diplomática europeia.

Características

De partida, vale salientar que as relações comerciais entre Portugal e Inglaterra estavam enfraquecidas pelo fato das exportações portuguesas para aquele país terem sido substituídas por produtos coloniais ingleses, principalmente o fumo e o açúcar.

Sem espanto, o tratado leva o nome do embaixador inglês John Methuen (1650-1706), o qual negociou os termos do acordo com Dom Manuel Teles da Silva (1641-1709), 1° Marquês de Alegrete, um grande produtor de vinho.

Vale destacar que este tratado foi muito desfavorável à economia portuguesa e favorável aos ingleses, posto que fomentou seu processo de Revolução Industrial na Inglaterra, expandindo a produção têxtil deste país e as exportações de manufaturados, enquanto estrangulou a incipiente manufatura portuguesa.

Outro ponto importante é que este acordo também envolvia a integração militar de Portugal à Grande Aliança, junto com a Áustria e Inglaterra para fazer frente à França e Espanha.

Contudo, o que ficou mais conhecido foram os termos comerciais do tratado, a saber: os britânicos reduziriam as tarifas de importação dos vinhos portugueses, enquanto os mesmos abririam seu mercado aos têxteis britânicos, especialmente os lanifícios, muito superiores aqueles manufaturados em Portugal.

Para saber mais: Revolução Industrial.

Consequências

Devemos ressaltar que a demanda inglesa por vinhos era muito menor do que a portuguesa por tecidos, esta relação causou um desequilíbrio na balança comercial lusitana.

Por outro lado, o impulso agrícola para o cultivo de uva acabou por prejudicar a produção de gêneros alimentares em Portugal, uma vez que o foco era a produção de vinho. Por conseguinte, os produtos têxteis ingleses acabaram inundando e dominando o mercado português, impedindo-os de desenvolver atividades industriais e de manufatura para dinamizar a sua economia.

Consequentemente, todo o desenvolvimento industrial português durante o século XVIII foi duramente prejudicado. Isso levou a um ciclo vicioso no qual a dependência de Portugal em relação à Inglaterra só aumentava, uma vez que os lusitanos se viam obrigados a recorrer à importação inglesa sob altos preços.Com isso, os portugueses acumularam dívidas e este déficit somente era equilibrado em Portugal pela extração do ouro e as pedras preciosas do Brasil, riqueza esta que ia diretamente para os cofres ingleses. Não obstante, durante a segunda metade do século XVIII, o Marquês de Pombal tentou implementar medidas econômicas para reverter esta situação, sem muito sucesso.

O que estabelecia o Tratado de Methuen em 1703?

O Tratado de Methuen, também conhecido como Tratado de Panos e Vinhos, foi assinado em 27 de dezembro de 1703. Essencialmente, este regulamentou as relações comerciais entre Portugal e Inglaterra, no que tange o comércio, justamente, de panos (por parte dos ingleses) e vinhos (por parte dos portugueses).

Qual foi o objetivo do Tratado de Methuen?

O Tratado de Methuen foi um acordo comercial e militar firmado entre Portugal e Inglaterra, em 1703, baseado na troca dos vinhos portugueses pela produção têxtil inglesa. No contexto militar, o tratado garantiu o apoio inglês a Portugal durante o conflito com a Espanha na Guerra de Sucessão Espanhola.

O que foi o Tratado de Methuen e suas consequências para a economia portuguesa?

Resposta. O Tratado de Methuen, também conhecido como Tratado de Panos e Vinhos foi um acordo entre Portugal e Inglaterra no século XVIII, o qual envolvia a importação de panos ingleses e vinhos portugueses entre os Estados. As principais consequências foram a desvantagem da economia de Portugal em relação à Inglaterra ...

Qual foi o Tratado em 1703 entre Portugal e Inglaterra?

O “Tratado de Methuen”, também conhecido como "Tratado dos Panos e Vinhos" ou o "Tratado da Rainha Ana" foi um acordo militar e comercial firmado entre o Reino da Inglaterra e o Reino de Portugal no dia 17 de Dezembro de 1703, na cidade de Lisboa e vigorou até o ano de 1836.