Em sua opinião por quê os contorno de alguns elementos

Avançar para o conteúdo principal

Não há mais suporte para esse navegador.

Atualize o Microsoft Edge para aproveitar os recursos, o suporte técnico e as atualizações de segurança mais recentes.

Elemento FieldID

  • Artigo
  • 09/24/2021
  • 2 minutos para o fim da leitura

Neste artigo

Em um OutlineCode, FieldID é o número de campo (ID do projeto ou PID) do código de contorno.

Em um ExtendedAttribute, ele corresponde ao valor de enumeração de um campo personalizado local (Text1, Text2, Duration1, Duration2 e assim por diante).

<FieldID>
  IntegerValue
</FieldID>

Elementos pai

OutlineCode, ExtendedAttribute, EnterpriseExtendedAttribute

Occurrences

Mínimo: 0

Máximo: 1

Comentários

Você não deve usar FieldID para identificar a exclusividade em vários projetos ou versões de Microsoft Office Project.

Para um campo personalizado da empresa, o valor inteiro de FieldID é o equivalente decimal do nome do elemento de campo personalizado da empresa hexadecimal. Por exemplo, se um elemento de campo personalizado de recurso da empresa for c408005, o valor FieldID será 205553669. Para obter mais informações, consulte elementos c408000 - c417fff.

Para um campo personalizado local, FieldID corresponde ao valor de enumeração PjCustomField. Por exemplo, a 188743731 FieldID corresponde ao valor pjCustomTaskText1 na Enumeração PjCustomField.

Observação

Alguns valores de FieldID estão ausentes na documentação PjCustomField. No entanto, você pode encontrar todos os valores de enumeração no Pesquisador de Objetos no editor Project Visual Basic (VBE). Por exemplo, a 205521019 FieldID é para pjCustomResourceCost1.

Consulte Também

Conceitos

Elementos OutlineCode e Estrutura XML

Esquema XML para o elemento OutlineCodes

Elementos ExtendedAttribute e Estrutura XML

Esquema XML para o elemento ExtendedAttributes

Outros recursos

Enumeração PjCustomField


Recursos adicionais

Recursos adicionais

Neste artigo

Escrito em 05/01/2019 | Atualizado em 18/07/2022

Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Esse artigo vai ajudar a dar um passo atrás nessa discussão sobre criatividade, e olhar para os verdadeiros elementos da composição para a fotografia. Então, nesse artigo, vou mostrar os 10 mais importantes elementos específicos da fotografia, as partes críticas, que tem em todas fotos feitas.

Eu vou dividir elas em dois principais grupos: Objetos e suas Relações. Estes são nada menos que os blocos de construção da criatividade.

Objetos

Os primeiros seis elementos da composição são diferentes tipos de objetos que você pode encontrar em uma foto, variando do simples ao mais complexo. Cada objeto em sua fotografia exibe essas características em um certo grau, as vezes de forma óbvia e simples, e em outras vezes mais escondido.

1. Pontos

O elemento mais simples da composição é um ponto. Um ponto é apenas uma pequena área de interesse em uma foto ou a interseção entre áreas de interesse. Estrelas no céu em uma fotografia são "pontos", e assim é uma luz fora de foco no fundo. O mesmo acontece com o local em que duas montanhas se encontram, criando um cruzamento que atrai os olhos do espectador.

Os pontos são importantes na fotografia, porque são uma das formas mais fundamentais de chamar nossa atenção, isso para adicionar interesse a uma área específica. Na foto abaixo, qual elemento chama mais a atenção? A resposta deve ser imediatamente clara:

É claro, o pico da montanha é o ponto. Tem um porque para isso. Nossos olhos seguem as linhas da subida e acabam no mesmo ponto.

Se você internalizou que os pontos podem chamar a atenção do espectador, provavelmente você tem uma boa ideia do motivo pelo qual eles são tão importantes na fotografia: eles ajudam a dar uma estrutura na foto. Mas mantenha esse pensamento por um minuto e retorne a ele para a seção “Relacionamentos” mais tarde. Por enquanto, vou falar sobre o próximo elemento simples de composição: LINHAS.

Veja mais dicas de fotografia no Youtube

2. Linhas

Eu adoro linhas, é fantástico entendê-las e usá-las de forma correta. As linhas guiam os olhos do espectador para onde você quiser, sabendo como usá-las é claro. Em contraste com os pontos, que chamam a atenção do espectador, as linhas são mais um caminho para o espectador seguir. Ou, elas são um limite: a divisão entre céu e solo, por exemplo, uma forma mais simples para entender.

Como os pontos, as linhas na fotografia não são definidas tão rigidamente quanto as linhas na geometria. Fotograficamente, qualquer coisa que conecte duas partes de uma foto ou se estende pela sua composição é uma linha. Isso inclui uma estrada curva ou um cume de montanha irregular, por exemplo. Até mesmo a borda difusa e levemente definida de uma nuvem geralmente é uma linha.

Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!

As linhas também desempenham uma importante função de conectar dois elementos diferentes da sua foto. Eles podem dar uma estrutura de imagem, que é uma parte crucial de fazer uma imagem parecer deliberada e intencional. Um caminho que leva de primeiro a segundo plano tem um jeito de fazer a imagem parecer conectada.

As linhas não têm o mesmo peso que os pontos. Em vez disso, elas conectam pontos ou os dividem ou guiam o olho do espectador em direção àquele que você deseja. Isso as torna alguns dos elementos mais importantes da composição.

Já conhece a nossa lojinha? Tem presets para celular e desktop, gadgets que usamos, e muito mais!

3. Formas

Agora, passamos dos elementos simples da composição para o complexo. As formas podem ser qualquer coisa, desde a lua crescente até a forma de um rosto sorridente. Cada variedade de forma tem seu próprio impacto emocional em uma foto e é impossível generalizar.

Uma coisa a ser dita sobre cada forma é que eles têm o poder de atrair nossa atenção, indiferente da forma, desde um circulo a um triangulo. Formas de certa forma mexe com o emocional.

Às vezes, formas são apenas o objeto em si. Se você está fotografando o sol, ele faz uma forma circular. Outras vezes, as formas são mais conceituais, como uma nuvem curva sobre um vale curvo que dá à foto inteira uma composição circular. Ambos os tipos de formas são importantes. O primeiro atrai a atenção; o segundo dá à foto sua estrutura.

Na fotografia, fique de olho nas formas da foto, óbvias ou abstratas. Lembre-se de que elas são muito poderosas para atrair nossos olhos - formas particularmente simples, assim como as dos seres humanos e animais. Componha suas fotos de acordo.

Em sua opinião por quê os contorno de alguns elementos

Em sua opinião por quê os contorno de alguns elementos

Leia mais:

  • Principais Regras de Composição na Fotografia

  • Quebrando a Regra dos Terços

4.TEXTURAS

A textura de um objeto desempenha um papel importante na determinação do seu impacto emocional, bem como a quantidade de atenção que ele recebe. Que humor você captura quando fotografa a névoa de uma longa exposição do mar? Que tal montanhas irregulares e ásperas com luz com bastante contraste?

Às vezes, as próprias texturas podem ser o tema de sua foto, como padrões na areia ou ondas de água. Mais frequentemente, no entanto, as texturas são elementos individuais de uma foto maior - seja dando alguma dimensão ao sujeito ou preenchendo os espaços entre os assuntos. 

Áreas com mais textura tendem a chamar atenção. Às vezes, muita textura em áreas “sem importância” de uma foto pode ser uma distração, fazendo com que a foto geral pareça muito complexa. Em outros casos, a textura dá a sua imagem um senso crucial de dimensão, como preencher a forma de uma paisagem montanhosa.

Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

5. COR

Além da fotografia em preto e branco - uma escolha criativa - a cor faz uma grande diferença na composição de uma foto, assim como no clima. Cada cor traz suas próprias emoções para a fotografia, um tópico que poderia preencher muito mais do que o pequeno espaço aqui. No entanto, a distinção mais importante que você precisa saber no momento é a das cores quentes versus cores frias.

As cores quentes são, vermelho, laranja e amarelo. Eles estão ativos, saltando para a frente de uma imagem e transmitindo mais movimento e excitação. Se você colocar um ponto vermelho vívido contra um fundo azul vívido, muitas pessoas realmente perceberão o ponto vermelho mais próximo do observador, quase lançando uma sombra atrás dele.

As cores frias, então, são o oposto: verde, azul e violeta. Estas são cores mais calmas, com um pouco mais de gentileza à sua natureza. Azul e verde, em particular, são as cores mais comuns encontradas na natureza; um céu azul ou um campo verde transmitem uma mensagem reconfortante.

Mas cores frias também aparecem em ambientes de pouca luz, até mesmo sombras em um dia ensolarado, então eles têm uma sensação de escuridão para elas - uma que pode ser particularmente poderosa em fotos de uma tempestade, por exemplo.

Quando você está compondo suas fotos, reconheça as cores contidas nela e tente usar seus pontos fortes para sua vantagem. Muitas vezes, emparelhar uma cor quente com uma cor fria cria uma interessante sensação de contraste, levando a uma imagem atraente. Da mesma forma, fotos com apenas uma ou duas cores dominantes apresentam uma mensagem muito unificada - uma mensagem que pode ser altamente bem-sucedida se criada com cuidado.

6. TONS - TONALIDADES

Esse é um assunto que existe muita dúvida entre os fotógrafos e principalmente na hora da edição das fotos.

Tom - Tonalidades, é um elemento importante da composição, tanto para objetos individuais quanto para a fotografia como um todo. Embora o tom possa se referir a tons e intensidade de cor, ele também se relaciona com o brilho e a escuridão de uma imagem, bem como com seu contraste.

As fotografias que empregam o tom com sucesso levarão o olho através do fluxo de uma foto. Regiões mais claras de uma foto atraem os olhos. Então faça aqueles com alto contraste - tanto contraste de baixo nível (nitidez) quanto justaposições mais amplas de luz e escuridão.

Em um nível mais amplo, os tons de uma fotografia também alteram suas emoções gerais. Fotografias mais escuras tendem a obscurecer mais o seu assunto, dando-lhe uma aparência misteriosa, intensa e até refinada. Fotografias mais claras são mais etéreas e otimistas.

Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!

Claro, você pode ajustar muitos desses fatores nos aplicativos de pós-edição, Lightroom por exemplo, isso tudo com muita facilidade. Algumas pessoas (fotógrafos) escurecem os cantos das fotos para levar mais atenção ao centro dela, outras trabalham em áreas específicas, escurecendo alguns pontos ou clareando outros.

Eu particularmente não faço nenhuma dessas duas, eu tento ajustar a foto num todo para que tenha o tom ideal para aquilo que quis mostrar ou representar. Isso tanto no momento da foto ou depois quando eu estiver editando a foto.

Portanto, preste atenção aos tons da sua foto, tanto na hora de fazer a foto quanto no pós-processamento, edição no caso. Os tons controlam como um espectador olha através da foto, bem como as emoções que a foto transmite.

  • Leia mais:

  • 7 Formas Criativas de Enquadrar suas Fotos

  • Composição Fotográfica com Formas Geométricas e Simetria

  • O Que é Regra dos Terços: Um Guia para Iniciantes

Relações

Os outros elementos da composição se enquadram em uma categoria diferente: relacionamentos. Em vez de aplicar a objetos individuais em uma foto, os quatro elementos abaixo são sobre como as diferentes partes de uma foto interagem.

7. Distância

A relação mais simples entre os elementos de composição é a distância entre eles. A distância é importante por alguns motivos diferentes. Para começar, se alguns de seus assuntos estiverem muito próximos - ou se um sujeito cruzar outro - os resultados podem ser perturbadores. Eu sempre tento me mover um pouco para que cada parte importante de uma foto tenha seu próprio espaço.

Além disso, a distância também se aplica ao conceito de formas, como disse antes. As estruturas de composição mais comuns são simplesmente uma linha (conectando duas áreas de interesse) e um triângulo (três). Mas à medida que você adiciona mais e mais assuntos, além de brincar com as distâncias entre eles, você cria composições com estruturas significativamente mais complexas.

Também tenha em mente a distância entre os seus assuntos e a borda do seu quadro. Muitas vezes, vejo fotos muito boas prejudicadas por algo menor como o pico de uma montanha que quase toca o topo da foto, afastando a atenção do resto da composição. Preste muita atenção nas bordas de suas fotos no quadro; elas são algumas das partes mais importantes.

A boa notícia é que você quase sempre tem muito controle sobre as distâncias entre objetos em sua composição. Apenas se mova; aproxime-se de seu assunto ou de mais longe. Se esforce para capturar a mensagem emocional que você tem em mente e, naturalmente, você obterá resultados fortes.

8. EQUILIBRIO

O próximo elemento da composição é o equilíbrio, intimamente relacionado ao conceito de peso visual. O peso visual não é complicado; é apenas a quantidade de atenção que cada objeto em sua foto atrai. Cada parte da sua foto tem uma certa quantidade de peso visual.

Quais elementos atraem mais atenção? Mais do que qualquer outra coisa são rostos e olhos, particularmente de pessoas, mas também de animais. Junto com isso, áreas claras, áreas pontiagudas, regiões de alto contraste, cores vivas, objetos incomuns e texturas interessantes também atraem a atenção.

Equilíbrio é sobre a disposição do peso visual em uma foto. Uma foto balanceada tem níveis similares de peso visual entre as metades esquerda e direita; uma foto desequilibrada tem mais peso de um lado ou de outro.

Às vezes, um elemento “mais leve” pode equilibrar um elemento “mais pesado” simplesmente por estar mais distante do centro de uma foto - como equilibrar uma criança e um adulto em uma gangorra. Para verificar o equilíbrio da sua foto, imagine colocar os pesos visuais de cada item da sua foto em um fulcro. Qual o caminho que ele se inclina?

Em sua opinião por quê os contorno de alguns elementos

COLOCAR A FOTO DO QUADRO DO EQUILIBRIO

Lembre-se que você não quer que sua foto seja perfeitamente equilibrada entre os lados, esquerdo e direito. Embora fotos equilibradas frequentemente pareçam mais naturais e harmoniosas, o desequilíbrio é mais dinâmico, com uma sensação de tensão que funciona para certas fotos. Então, quando você está organizando sua composição, concentre-se no equilíbrio ou no desequilíbrio apenas até o ponto em que idéia de foto esteja dentro do esperado.

  • Leia mais:

  • Como Compor Fotos de Viagem Criativas e Profissionais 

  • Os 3 Elementos Para Fazer Uma Boa Foto

9. Espaço (positivo e negativo)

Montanhas e água; nuvens e céu. Espaço positivo e negativo.

Espaço positivo é qualquer parte da foto que atrai a atenção. Áreas com peso visual significativo geralmente são espaços positivos. O mesmo vale para áreas com altos níveis de textura.

O espaço negativo é o “enchimento” entre as regiões do espaço positivo. Ele não desaparece necessariamente no plano de fundo, como cores frias costumam fazer, mas não é a parte da foto que atrai mais atenção.

Fotos com grandes quantidades de espaço positivo parecem cheias, enquanto fotos com grandes quantidades de espaço negativo parecem vazias. Nenhuma delas parece ser boa, mas ambas podem ser muito poderosas em uma foto.

Eu já fiz imagens de cidades com muita gente, isso por causa de seu alto percentual de espaço positivo, ou mesmo de uma praia com muito céu e pouco mar, ou vice-versa. Eu também já fiz o oposto - fotos de algo muito pequeno em uma grande cena para transmitir uma sensação de isolamento e imensidão.

Os espaços positivos e negativos dependem bastante de outros elementos da composição, como peso visual e distância. Mas mesmo uma foto de um único objeto - digamos, um retrato - pode ter diferentes proporções de espaço positivo e negativo dependendo da sua composição. Basta alterar o tamanho do assunto no quadro, cercado por quantidades maiores ou menores de plano de fundo. O estilo da foto vai mudar significativamente.

Veja todos os artigos de Fotografia

10. Padrões

Na fotografia, os padrões estão por toda parte. Isso não é apenas algo pequeno como uma textura que se repete ao longo da foto, mas realmente em qualquer elemento repetitivo. Até mesmo uma parede com uma textura visual, isso não pode ser ignorado.

Os padrões são indiscutivelmente mais óbvios em cenas feitas pelo homem, como a fotografia arquitetônica. Mas mesmo cenas naturais e criaturas vivas têm padrões, como penas em um pássaro, pelos de um cavalo ou ondas cruzando o mar. Nem todas as fotografias tiradas terão um padrão óbvio e isso não é um problema. Mas quando você vê algum tipo de repetição ou interconexão no mundo, tome nota. Poderia fazer uma foto muito forte, de fato.

Usar uma lente de zoom, ajuda bastante você a ter um resultado bom numa foto onde você procura padrão, os padrões geralmente são fotos mais fechadas, que formam um quadro daquela repetição que foi fotografada

CONCLUSÃO

A maioria das outras técnicas em composição - da simplicidade à emoção - começa com os elementos de composição listados acima. Embora haja mais do que apenas dez elementos de composição, estes são os mais importantes para os fotógrafos saberem.

Elas também são algumas das mais fáceis de implementar em sua fotografia, por isso vale a pena pensar nelas enquanto você faz suas fotos.

Ficou com dúvida? Escreve aqui embaixo nos comentários.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email  (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

O que é Contorno exemplo?

O termo contorno pode ser usado nos mais variados contextos, por exemplo: “quando coloquei a mão no bolso senti o contorno da caneta do Charles” ou mesmo “ao deitar-me na areia, pensativo, o contorno do meu corpo ficou ali gravado” ou ainda “seus dedos deslizavam sobre o contorno da maçã do rosto dela, fazendo uma leve ...

Como se escreve a palavra contorno?

contorno substantivo, masculino (plural: contornos m) A criança desenhou o contorno de uma pessoa.