Estabeleça a relação entre o brasil e à expansão marítima portuguesa

Confira a correção da Avaliação de História (Primeiro Ano)

 Terceiro ano

Estabeleça a relação entre o brasil e à expansão marítima portuguesa

1. (Uerj)  Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quere passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

(Fernando Pessoa)

O poema de Fernando Pessoa descreve aspectos da expansão marítima portuguesa no século XV, dando  início a um movimento que alguns estudiosos consideram um primeiro processo de globalização.

Identifique duas motivações para a expansão portuguesa e explique por que essa fase de expansão pode  ser considerada um primeiro processo de globalização.

resposta:

Dentre os fatores que impulsionaram Portugal para a expansão marítima destaca-se a busca porriquezas na costa africana (ouro, pimenta, marfim e escravos), a busca de um caminho marítimo para as Índias (especiarias) e a ideia de expansão da fé cristã católica. A exploração de novos territórios produziram trocas culturais, políticas e comerciais ampliando o mundo até então conhecido pelos europeus, configurando assim, um primeiro processo de globalização.

2. (UFC CE/2010) A conquista do território brasileiro pelos portugueses foi efetuada mediante o confronto com as populações indígenas que habitavam o Brasil naquele momento. Com base nisso, responda o que se pede a seguir

a) Apresente três características gerais das sociedades aqui encontradas pelos colonizadores portugueses.

b) Vários elementos da cultura indígena foram desvalorizados pelos portugueses no afã de legitimar seu projeto colonizador. Desse modo, indique duas práticas culturais nativas desprezadas pelos colonizadores.

resposta:

a) A conquista do território brasileiro pelos portugueses foi efetuada mediante o confronto com as populações indígenas que povoavam o território brasileiro naquele momento. As sociedades aqui encontradas pelos colonizadores foram caracterizadas como nômades ou seminômades e viviam um modelo de comunidade primitiva, caracterizada pela inexistência da propriedade privada, organizada sob a forma do trabalho coletivo, com partilha comunitária da alimentação obtida através da coleta, da caça e da pesca, e a partir da divisão sexual do trabalho. Era uma sociedade que respeitava os idosos e as crianças e que tinha uma relação de respeito com a natureza (os animais, a fauna e a flora)

b) Por não compreenderem nem respeitarem a cultura nativa e a partir dos primeiros contatos estabelecidos com os nativos, os colonizadores entenderam que deveriam promover a salvação das almas daqueles. A conversão indígena através da catequese foi a estratégia encontrada para incutir-lhes a fé católica e tentar fazer com que abandonassem suas crenças. Nesse processo, vários elementos constitutivos da cultura indígena foram desvalorizados pelos portugueses no afã de legitimar seu projeto colonizador. Tradições seculares que envolviam as relações familiares como os casamentos e suas regras, seus modos de vestir, de se alimentar, de lutar e de ter fé foram duramente criticados e modificados à medida que o processo de colonização se consolidava.

3. (FUVEST)

 

Estabeleça a relação entre o brasil e à expansão marítima portuguesa

Observe as rotas no mapa e responda:

a) O que representou, para os interesses de Portugal, a rota marítima Lisboa-Cabo da Boa Esperança-Calicute?

b) O que significou a expedição de Pedro Álvares Cabral para o Império Português?

resposta:

a) Portugal veio a se constituir no pioneiro na realização da expansão marítima. Após a Revoluçãode Avis (1383-1385), Portugal torna-se o primeiro Estado Moderno europeu, passando a ter condições de reunir os recursos em escala nacional para promover a expansão. Em 1415 os portugueses tomaram a cidade de Ceuta, no norte da África. Avançando pela costa africana, os portugueses estabeleceram ali feitorias, adquirindo

marfim, ouro em pó, pimenta e escravos.

Entre 1487-1488, Bartolomeu Dias atingiu o Cabo das Tormentas, depois chamado Cabo da Boa Esperança, avistando a ligação entre o Atlântico e o Índico. Em 1498, com Vasco da Gama, os portugueses chegaram a Calicute (Índia). Controlando a rota das especiarias Lisboa-Cabo da Boa Esperança-Calicute, os portugueses eliminaram o

monopólio que as cidades italianas e os árabes exerciam no comércio de especiarias pela via do mar Mediterrâneo.

b) Em 1492, a Espanha lança-se à expansão marítima. Tem início a disputa entre Portugal e Espanha pelas terras descobertas e a descobrir. Em 1493, o papa Alexandre VI (Rodrigo de Bórgia) assina a Bula Inter Coetera. Descontentes com a demarcação estipulada pelo papa, os portugueses obtêm, em 1494, o Tratado de Tordesilhas,

pelo qual é traçado um meridiano de polo a polo, a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, sendo que as terras a oeste desse meridiano pertenciam à Espanha, e as terras a leste desse meridiano pertenciam a Portugal. Em 1500 é organizada a frota de Cabral que, ao desembarcar no Brasil, busca garantir para Portugal a posse do território, depois a esquadra seguiu para assegurar o poder português no Oriente. Enfim, a expedição de Cabral viria a consolidar a posse das terras que caberiam a Portugal com a chamada "partilha do mar oceano"

4. (Fuvest) Portugal, nos séculos XV e XVI, exerceu importante papel no cenário europeu graças ao pioneirismo de sua navegação pelo Atlântico.

a) Qual o objetivo da política portuguesa de incentivo a navegação?

b) Quais as vantagens econômicas colhidas por Portugal nessas viagens?

resposta:

a) A política portuguesa de incentivo à navegação tinha como objetivo a descoberta de novas rotas comerciais do Oriente para a Europa, controlando as melhores fontes produtoras de especiarias, ouro, prata, marfim e outros produtos.

b) A descoberta dos caminhos para o Oriente pelo Atlântico, no século XV, permitiu aos portugueses o domínio do comércio de especiarias, aumentando os lucros mercantis lusitanos. No século XVI, as viagens portuguesas pelo Atlântico permitiram o desenvolvimento de colônias, principalmente na América.

5. (PITÁGORAS) Observe a charge.

 

Estabeleça a relação entre o brasil e à expansão marítima portuguesa

(Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo, Ática, 1998. P. 24.)

A charge acima retrata de maneira irônica a forma como foram resolvidas as disputas pelo direitos de posse e exploração das novas terras entre Portugal e Espanha. Contextualize-a.

resposta:

A charge acima retrata uma das consequências da expansão marítima que foi  a divisão das terras do novo mundo entre Portugal e Espanha no chamado Tratado de Tordesilhas.

Qual a relação da expansão marítima portuguesa com a história do Brasil?

Em busca das Índias A chegada dos portugueses ao Brasil e o começo do processo de colonização tem a ver com o pioneirismo português na expansão marítima. Os portugueses acabaram por chegar nas terras que viriam a ser a nação brasileira enquanto tentavam chegar às Índias, principal objetivo das grandes navegações.

Qual a relação entre a expansão marítima e a formação dos Estados nacionais?

O desenvolvimento da navegação marítima marcou a busca por expansão territorial dos Estados Nacionais Modernos. Os reis almejavam conquistar riquezas no além-mar, obtendo novos mercados e expandindo o comércio.

Qual foi o principal objetivo da expansão marítima portuguesa?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.

Qual a relação entre a expansão marítima e a colonização da América?

A conquista da América se deu no contexto da expansão marítima europeia, também chamada de Grandes Navegações. O expansionismo marítimo dos séculos XIV e XV marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.