Estrutura e estados de agregação das substâncias pdf

Uma substância pode ser encontrada no estado físico líquido, sólido ou gasoso. Estes diferentes aspectos são chamados de fases de agregação e dependem da temperatura e pressão.

Para cada substância, existe uma faixa de temperatura e pressão na qual ela mantém suas características como espécie, mudando apenas de fase de agregação.

Por exemplo, a substância água: à temperatura inferior ou igual à 0°C, submetida à pressão de 1atm, ela se encontra na fase sólida; entre 0°C e 100°C, submetida à mesma pressão, ela se encontra na fase líquida e a 100°C também submetida à mesma pressão, ela passará para a forma de vapor de água, ou seja, fase gasosa.

Fase gasosa

Nesta fase, as partículas da substância estão com maior energia cinética. Elas ficam muito distantes umas das outras. Movem-se com muita velocidade e colidem entre si.

Um gás qualquer colocado dentro de uma garrafa de 1 litro adquire a forma da garrafa e seu volume será de 1 litro. Podemos dizer que uma substância na fase gasosa possui forma e volume variáveis.

Por que os gases são compressíveis? Sabendo que os gases (ao contrário dos líquidos e sólidos) não têm volume fixo, com um aumento de pressão podemos comprimi-los, ou reduzir o seu volume. Os gases são compressíveis porque há muito espaço entre as partículas que os compõem.

Fase líquida

Na fase líquida, as partículas estão um pouco mais unidas em relação às partículas da fase gasosa, mas não totalmente unidas. Não há nenhum arranjo definido.

A energia cinética é intermediária entre a fase gasosa e a fase sólida. As partículas nos líquidos "deslizam" umas sobre as outras e se movem. Isto é o que proporciona a fluidez no líquido. Todos os líquidos podem fluir, e alguns mais que os outros. A água, por exemplo, flui com mais facilidade que o mel.

Então, dizemos que a água tem baixa viscosidade e que o mel tem alta viscosidade. Os líquidos com baixa viscosidade oferecem menor resistência para fluir.

Fase sólida

Na fase sólida, as partículas que formam a substância possuem a menor energia cinética; elas permanecem praticamente imóveis, unidas por forças de atração mútuas e dispostas, em geral, de acordo com um arranjo geométrico definido.

No caso das moléculas de água, esse arranjo é em forma de anéis, no qual sempre há um átomo de hidrogênio entre dois de oxigênio. O arranjo das moléculas de água, na fase sólida, é o responsável pelo aumento do seu volume. Então, ao se congelar a água se expande, formando o gelo, que é menos denso que a água na fase líquida.

Um bloco de mármore, sobre uma mesa, muda de forma e volume com o passar do tempo? Podemos concluir que uma substância sólida possui forma e volume próprios.

Estrutura e estados de agregação das substâncias pdf
  
Estrutura e estados de agregação das substâncias pdf

Estrutura e estados de agregação das substâncias pdf

Estrutura e estados de agregação das substâncias pdf

Como referenciar: "Estados físicos e estados de agregação das moléculas" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 29/12/2022 às 03:07. Disponível na Internet em http://www.soquimica.com.br/conteudos/ef/substancias/p1.php

As substâncias existentes na natureza podem ser encontradas em três diferentes estados físicos, os quais são chamados de fase sólida, fase líquida e fase gasosa. Dois fatores determinam a fase em que as substâncias se encontram, são eles: a temperatura e a pressão. Por exemplo: o ferro em condições ambientes se encontra no estado sólido, mas se a sua temperatura for suficientemente elevada, essa substância poderá passar para o estado líquido. O mesmo acontece com a água e com as várias outras substâncias. Em condições ambientes a água é encontrada na natureza no estado líquido, contudo, se for submetida a uma elevação de temperatura, poderá passar da fase líquida para a fase gasosa.

Quando acontece de uma substância passar de uma fase para outra, dizemos que ela mudou de estado físico ou estado de agregação da matéria, ou seja, houve uma mudança de estado ou mudança de fase.

Estado Sólido

Este é o estado físico que existe maior força de coesão entre os átomos e moléculas que constituem as substâncias. Esse fator faz com que as matérias que se encontram nessa fase, tenham forma e volume bem definido como, por exemplo, um cubo de gelo e uma barra de ferro.

Nesta fase, apesar de existir forte força de ligação entre os átomos, eles ainda se encontram em constante estado de vibração ao redor da sua posição média de equilíbrio, mas não sofrem o movimento de translação. Na natureza, as substâncias que estão nessa fase se apresentam, a maioria, na forma de cristais, ou seja, os átomos que constituem essas matérias se organizam de forma regular através de uma estrutura que se repete ordenadamente em todo o material.

Estado Líquido

Neste estado, as substâncias possuem volume definido, mas formas variáveis, pois a força de coesão entre átomos é mais fraca, fato este que faz com que eles tenham mais liberdade para se locomover e vibrar dentro da substância. Em razão da força de coesão ser menos intensa, os átomos das substâncias que se encontram nessa fase podem sofrer pequenos movimentos de translação no interior do líquido.

Estado Gasoso

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta fase, as forças de coesão entre os átomos são tão pequenas que são praticamente inexistentes, ou seja, os átomos estão muito separados entre si. Dessa forma, as substâncias que se encontram nesse estado não possuem forma, nem volume definido.

Quais são os estados de Agregacao das substâncias?

Os estados de agregação da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Eles são definidos de acordo com a energia e a força de coesão entre as moléculas. A matéria pode ser encontrada em três estados de agregação, também conhecidos como estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso.

Como saber o estado de agregação de uma substância?

Uma substância pode ser encontrada no estado físico líquido, sólido ou gasoso. Estes diferentes aspectos são chamados de fases de agregação e dependem da temperatura e pressão.

Quais os estados de agregação de uma solução?

As soluções podem ser classificadas de acordo com os estados físicos que elas apresentam, como: soluções sólidas, soluções líquidas e soluções gasosas.

Quais as características básicas dos três estados de agregação da matéria?

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como: Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras.