Gordura vegetal e gordura hidrogenada é a mesma coisa

Mais Artigos

  1. Temperos usados na Alemanha
  2. Diferenças entre fubá e farinha de milho
  3. Substitutos para a goma xantana
  4. Que tipos de alimentos as pessoas comem na Coreia do Norte?
  5. O que é sebo de carneiro

Gordura vegetal e gordura hidrogenada é a mesma coisa

Butter image by Cornelia Pithart from Fotolia.com

A gordura vegetal e a banha podem ser substituídas pela manteiga em algumas receitas, particularmente em assados. Ambas possuem um alto teor de gordura e uma consistência similar à da manteiga, em temperatura ambiente. No entanto, alguns padeiros preferem uma ao invés da outra, porque cada uma produz determinada textura e sabor diferentes nos produtos finais. A economia pode influenciar na escolha do cozinheiro, já que a banha normalmente possui menor valor do que a manteiga, e a gordura vegetal é a opção mais barata de todas.

A banha

A banha é feita de gordura animal, normalmente de porco. Ela tem sido usada por séculos. De acordo com o "San Francisco Chronicle," A primeira referência conhecida à banha é de um poema escrito em 1420, embora os antropólogos acreditam que as pessoas inicialmente começaram a cozinhar com gordura de porco, por volta de 10,000 anos atrás. De acordo com o "San Francisco Chronicle", a banha ganhou uma má reputação no fim do século XX por ser muito gordurosa e não saudável, mas um estudo da universidade de Harvard, feito em 2007, descobriu que a banha possui um quarto menos gordura saturada do que a manteiga. A banha usada para cozinhar pode precisar ser refrigerada.

Gordura vegetal

A gordura vegetal pode ser feita de diferentes tipos de óleos vegetais. Ela é geralmente feita da mesma fonte dos óleos de cozinha, como o óleo de soja ou de semente de algodão. A Procter and Gamble introduziu a gordura vegetal em 1911, sendo anunciada como Crisco. A gordura vegetal pode ser encontrada em um pote, uma cuba, em bastões e podem ser branca ou amarela. Este tipo de gordura não precisa ser refrigerada.

Os usos da banha

A banha pode ser usada para cozinhar ou assar. Muitas receitas de massas de tortas levam banha, uma vez que seu alto teor de gordura faz com que e cobertura fique escamosa. Ela também é usada em muitas culturas através do mundo, como na Espanha, onde ela é usada para conservar o presunto Ibérico. A banha é mais usada em algumas partes dos Estado Unidos do que em outras, particularmente no sul. Ela é usada na cozinha sulista para se fazer biscoitos, por exemplo. A banha pode ser usada também em itens não comestíveis. Ela é usada na fabricação de produtos de beleza, como cosméticos, assim como em alguns tipos de sabão. A banha vem sendo usada também na criação de novas formas de biocombustíveis, que são desenvolvidos para substituir o petróleo.

Os usos da gordura vegetal

A gordura vegetal é primariamente usada em assados. Assim como a banha, ela é frequentemente usada em receitas de massas de torta. Embora ela não produza uma textura tão crocante quanto a banha produz, ela se aproxima mais do sabor da manteiga. Diferente da banha, a gordura vegetal não produz a proteína conhecida como glúten, desta forma, pessoas em dietas que não as permitem consumir glúten podem comer alimentos feitos com esse tipo de gordura.

Referências

Sobre o Autor

Cooking, travel and parenting are three of Kathryn Walsh's passions. She makes chicken nuggets during days nannying, whips up vegetarian feasts at night and road trips on weekends. Her work has appeared to The Syracuse Post-Standard and insider magazine. Walsh received a master's degree in journalism from Syracuse University.

Créditos Fotográficos

Butter image by Cornelia Pithart from Fotolia.com

Quando o assunto é saúde, as gorduras costumam ser consideradas as inimigas número um. Isso acontece porque certos tipos de gorduras levam ao aparecimento de problemas de saúde como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade.

Mas será que a gordura vegetal faz mal?

Continua Depois da Publicidade  

É fato que o nosso corpo precisa de gorduras. Por exemplo, elas são essenciais para várias funções do corpo, e a falta deste nutriente pode trazer problemas para a saúde.

Veja a seguir o que é a gordura vegetal, quais seus benefícios e quais os alimentos mais ricos nesse nutriente.

  • O que é gordura vegetal?
  • O que é gordura vegetal hidrogenada?
  • Quais são os tipos de gorduras?
  • Gorduras ruins
  • Gorduras boas
  • Dicas de alimentos ricos em gordura vegetal saudável
  • Conclusão

Gordura vegetal e gordura hidrogenada é a mesma coisa

É a gordura derivada de fontes vegetais, ao invés de originar-se de um animal. A maioria das gorduras vegetais é considerada saudável, pois elas vêm na forma de gorduras insaturadas, mas algumas delas, como a gordura trans, não são saudáveis ​​e devem ser evitadas o máximo possível.

Vale lembrar que a gordura é essencial para a sua dieta, da mesma forma que as proteínas e os carboidratos, pois além de ser uma das fontes de energia usadas pelo corpo, certas funções corporais também dependem da presença de gordura.

O que é gordura vegetal hidrogenada?

A gordura vegetal é um produto que pode assemelhar-se à banha, é uma forma cremosa de gordura saturada feita a partir de óleos vegetais, e é usado em alguns alimentos industrializados.

Continua Depois da Publicidade  

Seu consumo está associado ao aumento de colesterol e triglicérides, e deve ser evitado.

Quais são os tipos de gorduras?

As gorduras não são todas iguais, algumas são muito boas e podem ajudar a promover a boa saúde, enquanto outras causam o efeito contrário.

Saber a diferença pode ajudá-lo a determinar qual irá fazer parte do seu cardápio.

Gorduras ruins

São as gorduras saturadas e trans, e já existem estudos mostram que são prejudiciais ao coração.

  • Gordura saturada: Este tipo de gordura é principalmente de origem animal. Ela é encontrada em carnes e laticínios ricos em gordura. Outras fontes são óleos tropicais como o óleo de coco, óleo de palma, manteiga de cacau e banha. Entenda mais como a gordura saturada faz mal.
  • Gordura trans: A gordura trans aparece em alimentos que contêm óleos vegetais parcialmente hidrogenados, são as gorduras que trazem os piores efeitos para a saúde, e estão presentes principalmente em alimentos fritos e processados.

Gorduras boas

As gorduras mais saudáveis são as chamadas de monoinsaturada e poli-insaturada. Mas você deve incluí-las em sua dieta com moderação.

  • Gordura monoinsaturada: É uma gordura útil presente em uma variedade de alimentos e óleos. E estudos mostram que o consumo moderado leva a redução dos níveis de colesterol e do risco de problemas cardíacos. Aprenda mais sobre a gordura monoinsaturada.

É possível encontrar a gordura monoinsaturada em amêndoas, castanhas de caju, amendoim, nozes e alguns óleos vegetais.

Continua Depois da Publicidade  

  • Gordura poli-insaturada: Assim como a gordura monoinsaturada, a poli-insaturada pode diminuir o risco de doenças cardíacas, assim como os níveis de colesterol no sangue. A principal fonte dessa gordura são os vegetais. Uma parte dessa gordura é chamada de ácidos graxos ômega-3, que demonstraram ser particularmente benéfico para o coração.

Dicas de alimentos ricos em gordura vegetal saudável

  • Abacates: Diferente da maioria das outras frutas que contêm principalmente carboidratos, os abacates são ricos em gorduras. Ele contém uma gordura monoinsaturada chamada ácido oleico que é constantemente associada a vários benefícios à saúde.
  • Nozes e sementes: São alimentos incrivelmente saudáveis e benéficos para a saúde. Elas são ricas em gorduras e fibras, além de serem uma boa fonte de proteína vegetal. Estudos mostram que as pessoas que comem nozes tendem a ser mais saudáveis ​​e têm menor risco de várias doenças, como a síndrome metabólica.
  • Azeitonas e azeite de oliva: As azeitonas fornecem uma quantidade significativa de gordura vegetal e são ricas em gorduras monoinsaturadas. Quando azeitonas são prensadas e usadas para fazer azeite, seu alto teor de gordura é mantido. O azeite é considerado rico em gorduras boas ​​e muitas vezes é recomendado como parte de uma dieta saudável para o coração, como por exemplo a dieta do Mediterrâneo.
  • Óleos vegetais: Os óleos à base de plantas também são saudáveis. Da quantidade total de gorduras, o óleo de cânhamo contém 80% de gorduras poli-insaturadas, o óleo de semente de uva 70% e o óleo de linhaça contém 58% de suas gorduras a partir de ácidos graxos ômega-3;
  • Cocos e óleo de coco: O coco e também o óleo de coco são as fontes mais ricas de gordura saturada que existem. Aproximadamente 90% dos ácidos graxos presentes são considerados saturados. Porém é um tipo de gordura saturada chamada de ácidos graxos de cadeia média (TCM’s), que é metabolizada diretamente no fígado, e não se acumula no corpo.

Conclusão

As gorduras vegetais podem ser ótimas aliadas da saúde e da boa forma, desde que sejam usadas com moderação. Para isso, é necessário conhecer suas fontes e assim incluir alimentos ricos nestes nutrientes na dieta.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

  • Omega-3 fatty acids in major depressive disorder: A preliminary double-blind, placebo-controlled trial
  • Protein intake and energy balance
  • Dietary cholesterol provided by eggs and plasma lipoproteins in healthy populations
  • Meta-analysis of prospective cohort studies evaluating the association of saturated fat with cardiovascular disease
  • Benefits in Cognitive Function, Blood Pressure, and Insulin Resistance Through Cocoa Flavanol Consumption in Elderly Subjects With Mild Cognitive Impairment
  • Cacao seeds are a “Super Fruit”: A comparative analysis of various fruit powders and products
  • Avocado consumption is associated with better diet quality and nutrient intake, and lower metabolic syndrome risk in US adults: results from the National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2001-2008
  • Replacing trans fat: the argument for palm oil with a cautionary note on interesterification
  • Nuts and novel biomarkers of cardiovascular disease

Você imaginava que a gordura vegetal faz mal ou não? Sabia que existem tipos diferentes dela? Quais você consome com mais frequência? Comente abaixo!

Gordura vegetal e gordura hidrogenada é a mesma coisa
Gordura vegetal e gordura hidrogenada é a mesma coisa
Gordura vegetal e gordura hidrogenada é a mesma coisa
Gordura vegetal e gordura hidrogenada é a mesma coisa
(16 votos, média 4,25)
Loading...

O que é uma gordura vegetal hidrogenada?

Gordura hidrogenada, ou gordura trans se referem a uma gordura transformada a partir dos óleos vegetais por um processo de hidrogenação em condições de alta pressão e temperatura e durante bastante tempo, tornando-os gordura (sólida).

O que pode substituir a gordura vegetal hidrogenada?

-Você pode sempre substituir na sua receita a gordura hidrogenada por alguma outra de origem animal como a manteiga.

Qual é a gordura vegetal saudável?

As líquidas – consideradas as melhores para a saúde – são insaturadas e podem ser divididas entre monoinsaturadas (azeite, oleaginosas, abacate) e poliinsaturadas (peixes, linhaça, óleo de soja), enquanto as sólidas são divididas entre saturadas (de origem animal, como carne, leite e derivados) e trans (ou gordura ...

Quais são as gorduras vegetais?

Os alimentos ricos em gordura monoinsaturada são os de origem vegetal, como azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de canola, abacate, e oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e amendoim.