Não julgueis para não ser julgado Estudo

         Esta ordem foi dita por Jesus, mas foi dita aos seus discípulos (Mt 5:1-2), que representam o povo de Israel. Jesus ainda não havia cumprido sua obra, o seu sacrifício na cruz ainda não foi realizado.
Eles, o povo de Israel, viviam sob a aliança antiga, para a sua salvação era necessário o cumprimento da lei. Só Deus poderia julga-los, pois todos estavam debaixo de uma mesma ordem e cometendo os mesmos pecados, não fazia sentido por exemplo, uma pessoa julgar e condenar a outra por ela ser mentirosa, enquanto ela mesma cometia o mesmo pecado (Mt 7:3-5).

No capítulo 1;21 de Mateus, a salvação por Jesus virá apenas ao povo de José, que é Israel. No capítulo 2;6, Mateus cita a profecia do livro de Miqueias que se cumpriu com o nascimento de Jesus, notem que ali está escrito que Jesus será o Líder, e como Pastor, conduzirá Israel. Mateus, o autor dessa carta, não compreendia o plano da salvação, ele achava que Jesus viria apenas para o seu povo, então, a não ser que você seja Israelita, tome cuidado, a mensagem da graça não foi revelada a Mateus, Jesus ainda nem havia ressuscitado, então devemos tomar cuidado com algumas interpretações.

“Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados” (Lucas 6:37 RA).

Isso é para Israel, nós, os que acreditamos em Jesus Cristo, não seremos condenados (Romanos 8:1 RA), já estamos justificados;

“—Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. ” (João 3:18 NTLH)

É claro que esse princípio que Jesus ensina poderá ser adotado por nós como modelo de vida:

 “Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros? ” (Tiago 4:12 NTLH).

“Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo. ” (Romanos 2:1 NTLH)

Vejamos o que Paulo, aquele que trouxe a mensagem da graça (Efésios 3:8; Mateus 6:33), diz a respeito de nós, os salvos mediante o sacrifíciode Cristo:

“10 Eu não quis dizer que neste mundo vocês devem ficar separados dos pagãos que são imorais, avarentos, ladrões ou que adoram ídolos. Pois, para evitar essas pessoas, vocês teriam de sair deste mundo. 11 O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição. 12-13 Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os que não são cristãos. Deus os julgará. Mas será que vocês não devem julgar os seus irmãos na fé? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Expulsem do meio de vocês esse homem imoral. ”  6:1 ¶ 2 Será que vocês não sabem que o povo de Deus julgará o mundo? Então, se vocês vão julgar o mundo, será que não são capazes de julgar essas coisas pequenas? 3 Por acaso vocês não sabem que nós julgaremos até mesmo os anjos? Muito mais, então, devemos julgar as coisas desta vida! (1 Coríntios 5:10-6:3 NTLH)

Se as pessoas do mundo são mentirosas, trapaceiras, infiéis, caluniadoras, assassinas, ladras, bêbadas, avarentas, etc. não as julgue, Deus as julgará, nosso dever é mostrar a elas a luz de Jesus, mas, se conhecemos alguma pessoa que se diz irmão em Cristo que é assim, não devemos ser omissos, devemos ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façamos isso com humildade (Gálatas 6:1 NTLH), e não com severidade, para não sermos tentados também, façamos com amor, para trazer essa pessoa a santidade. O objetivo não é de julgar a pessoa, e sim de mostrar a pessoa o erro cometido e ensina-la a não voltar a pecar, mas com que autoridade possamos fazer isso se falhamos na mesma área que a pessoa falhou? “...Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho?  Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão. ” (Mateus 7:3-5 NTLH).

Para nós, os salvos mediante a graça, ao invés de julgar alguém, devemos evitar que alguém nos julgue. Se você gosta de beber vinho ou de cerveja, tudo bem, não há problemas em consumir, desde que moderadamente, mas, não vá à um bar beber uma cerveja, alguém poderá ver, essa pessoa o julgará e cairá em pecado. “Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado (Romanos 14:13 NTLH) ”.

Conheço uma pregação ótima do pastor Joel Osteen, sobre carregar a água e não o fogo, ela diz como devemos nos comportar quando descobrimos ou vemos nosso irmão pecando. A mensagem nos ensina a “jogar água” na notícia, devemos proteger nosso irmão, e não jogar “gasolina” e sair por aí dizendo a todos o quão errado foi aquilo. Nós vivemos em uma sociedade que está cheia de fofocas e rumores. Todos os dias existem oportunidades para falarmos sobre os outros. Mas, por mais inocente que possa parecer uma fofoca, isso realmente pode nos afastar do melhor de Deus. Nesta mensagem, Joel nos ensina o poder da misericórdia e da importância de manter o silêncio. Provérbios diz: “Você ouviu algo ruim sobre o seu vizinho? Então, deixe-o morrer dentro de você. ” Quando nós protegermos uma reputação, estamos plantando sementes para o nosso tempo de necessidade. Misericórdia ajusta o tom para bênçãos em sua vida.

O que Jesus ensina sobre julgar?

O Senhor deu-nos um alerta para nos orientar nos julgamentos que fazemos dos outros: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados e com a medida com que medirdes vos hão de medir a vós. E por que reparas no argueiro que está no olho de teu irmão, mas não atentas para a trave que está no teu olho?

O que significa Mateus 7 1?

As palavras do Senhor Jesus nos dizem que Deus odeia o julgamento humano. Entretanto, quando nos associamos com outras pessoas, julgamos todos apesar de nossas próprias falhas. Quando agimos dessa maneira, não estamos buscando a vontade de Deus, nem conhecemos a atitude Dele diante de cada pessoa.

O que significa não julgar na Bíblia?

O que Jesus ensinou nessa passagem é que para julgarmos alguém, antes devemos nos submeter ao mesmo rigor de julgamento. Isso significa que devemos nos examinar com o mesmo critério que pretendemos julgar o próximo. Se não for assim, então o risco de agirmos com hipocrisia é muito grande.

Porque não devemos julgar ninguém?

Não é admissível julgar alguém, isso é uma abstração. Cada pessoa vê o mundo a partir de seu ângulo. É como se cada um de nós tivesse uns óculos que impusessem essas lentes para toda relação existente (e até quando olhamos para dentro de nós mesmos).