Nhame ajuda tirar dores no corpo por quê

Criar o hábito de preparar sucos com legumes, verduras, tubérculos e raízes (em vez de usar apenas frutas) é uma ótima dica para tornar a dieta mais nutritiva. O suco de inhame, por exemplo, é muito indicado para turbinar a imunidade e, quando incrementado com limão e ervas, tende a ficar bem saboroso. Para que você se anime a variar mais no preparo das bebidas, nós separamos dicas de como fazer diferentes versões de suco de inhame. Confira!

Como fazer suco de inhame?

Para fazer um suco bem saboroso, a melhor sugestão é tentar combinar o inhame com diferentes frutas (como limão, maçã ou laranja) ou até mesmo ervas como a hortelã. Assim, você cria bebidas mais nutritivas e saborosas para tomar no dia a dia. Outra dica interessante é preparar uma espécie de leite vegetal de inhame (basta bater o tubérculo apenas com água) para usar no preparo de diferentes receitas, como molhos, brownies, cookies e bolos. Vale a pena experimentar!

Suco de inhame com limão

Quando se trata de preparar suco de inhame em casa, a combinação com o limão é a que mais faz sucesso. Essa é uma alternativa rica em vitaminas e antioxidantes - o que é ótimo para fortalecer a imunidade e fazer um detox no organismo.

Ingredientes

- ½ inhame médio descascado e cortado em cubos

- Sumo de 1 limão

- 1 ½ xícara de água

- Açúcar demerara a gosto (opcional)

Para preparar o suco, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por cerca de 3 minutos. No final, acrescente um pouco de açúcar, se desejar, e bata mais um pouco. Prontinho!

Suco de inhame com laranja

Que tal fazer uma bebida turbinada de vitaminas do complexo B, C, antioxidantes, fibras e minerais? O suco de inhame com laranja também é uma ótima alternativa para eliminar as toxinas do organismo e fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

- 1 inhame pequeno descascado e cortado em cubos

- 2 laranjas descascadas e cortadas

- 400 ml de água

- Mel para adoçar (opcional)

Para preparar, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por pelo menos 3 minutos. O ideal é que você não coe a bebida (para conservar todas as fibras) e, se desejar, use um pouco de mel para adoçar. Fica bem saboroso!

Suco de inhame com maçã e gengibre

Outra dica interessante para variar no preparo do suco de inhame é acrescentar um pouco de maçã e gengibre. Essa combinação é altamente desintoxicante, funciona como termogênico natural (ajuda a acelerar o metabolismo) e tem alto teor de fibras, vitaminas e minerais.

Ingredientes

- ½ inhame pequeno descascado e cortado em cubos

- 1 maçã grande e picada com casca

- 1 pedaço pequeno de gengibre

- 1 ½ xícara de água

- Açúcar de coco a gosto (opcional)

Para preparar, comece batendo o inhame com a água no liquidificador. Em seguida, acrescente a maçã, o gengibre e bata novamente por uns 3 minutos. Para finalizar, acrescente o açúcar de coco (se desejar) e misture mais uma vez. Prontinho!

Leite de inhame

Você já pensou em preparar um leite vegetal caseiro a partir do inhame? Além de ser uma opção altamente nutritiva (rica em fibras, vitaminas do complexo B, cobre, ferro, potássio e outros minerais) essa bebida é bem versátil - pode ser consumida pura ou usada em diferentes receitas.

Ingredientes

- 2 inhames médios descascados e cortados em cubos

- 800 ml de água

Para começar, coloque o inhame (já descascado e picado) em uma bacia e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 8 horas. Depois, coe toda a água, transfira o inhame para o liquidificador, adicione a água e bata bem por cerca de 5 minutos. Para finalizar, basta coar a bebida e guardar na geladeira.

É verdade que inhame cru faz mal?

É possível que você já tenha ouvido falar que consumir inhame cru faz mal para a saúde. No entanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira - apenas o inhame taro (um tipo específico do tubérculo) pode causar sintomas como queimação no estômago ou diarreia caso seja consumido cru e em excesso. Isso acontece porque esse tipo de inhame contém substâncias (como o ácido oxálico) que podem causar uma certa sensação de queimação. Por isso, a nossa dica é usar outros tipos de inhame no preparo do suco, ok?

Quais são os benefícios do suco de inhame?

Além de ter um alto teor de fibras (importantes para o funcionamento do intestino), o suco de inhame se destaca por ter ação digestiva, anti-inflamatória, é rico em vitaminas do complexo B e C, que são essenciais para fortalecer a imunidade. Outro ponto interessante desse tubérculo é que ele é rico em diversos minerais (como ferro, potássio, cálcio, cobre e fósforo) que são indispensáveis para o funcionamento do organismo como um todo. Por isso, sucos feitos a partir do inhame são considerados altamente nutritivos e devem fazer parte da sua dieta. Fica a dica!

Quais as doenças que o inhame cura?

Portanto, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, o inhame pode auxiliar a reduzir os riscos de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças do coração, dos ossos e do cérebro.

O que inhame faz no corpo?

Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, pois auxilia no controle da pressão e diminui o colesterol; Ajuda na boa digestão, na redução de cólicas e ainda elimina as toxinas do organismo; Aliado no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade e manda a fome pra longe.

Qual o benefício do inhame para os ossos?

Outro aspecto positivo do inhame é que ele também possui uma concentração maior de fósforo - outro mineral fundamental para o organismo, pois atua junto com o cálcio fortalecendo os ossos e os dentes, além de auxiliar na digestão e no bom funcionamento das células cerebrais.

O que acontece se eu tomar suco de inhame todos os dias?

A ingestão excessiva de ácido oxálico ou oxalato de cálcio pode causar fortes diarreias, cálculos nos rins, gota ou reações alérgicas dependendo de cada caso.