Normalmente o planejamento é estruturado em três níveis: estratégico, tático e operacional

Na verdade, não existe um tipo único de planejamento que podemos desenvolver para cobrir todas as áreas e estratégias de uma empresa.

Sempre vão existir ações que precisam ser implementadas no dia seguinte e outras que vão levar o ano inteiro para se conseguir aplicar.

Quer saber quais são os tipos de planejamento estratégico? Então, confira agora as etapas que podem ajudar as empresas a conquistarem mais resultados em cada tipo de planejamento.

Confira também:

Quais são os tipos de planejamento estratégico?

Para saber de forma fácil quais os tipos de planejamento estratégico, basta pensar nos períodos de tempo em que precisamos definir planos de ações na empresa.

No dia a dia, precisamos de ações que são executadas durante a rotina diária ou semanal. Outras que se completam ao longo de meses e – as principais -, relacionadas ao sucesso da empresa como um todo, que definem sua forma de atuação, durante anos.

Em outras palavras: curto, médio e longo prazo!

Por isso, os 3 principais tipos de planejamento estratégico são:
  • O operacional;
  • O tático;
  • E o estratégico.

Confira os detalhes para entender mais sobre cada um deles. Você verá que ocorre uma desdobramento do mais amplo para o mais específico.

1- Estratégico

O plano de nível estratégico trabalha em cima das decisões dos executivos de alto nível, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo.

Ele começa, geralmente, com a definição da missão, dos valores e da visão da empresa.

Esse planejamento estratégico determinará objetivos e decisões de longo prazo. Seu escopo pode envolver ações para os próximos dois anos até os próximos dez anos.

A equipe de gestão deve formular objetivos e planos que podem incluir pontos como:

  • Entrada em diferentes segmentos do negócio;
  • Definição sobre aquisição de novos equipamentos;
  • Planos para buscar investidores no mercado;
  • Criar um novo produto.

Algumas das ferramentas de planejamento mais usadas ao se elaborar o planejamento estratégico são a análise SWOT, a Matriz de Porter e a Matriz de Ansoff.

Veja mais sobre 5 Forças de Porter acompanhando este vídeo de nosso canal do YouTube:

Para que serve o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico tem um objetivo muito claro, que é definir como sua empresa atingirá seus objetivos de forma lucrativa e sustentável. A pergunta mais importante para responder nessa etapa é:

Como você vê seu negócio daqui a alguns anos?


Por isso, defina metas de longo prazo, mas seja sempre específico. Estabeleça também marcos para determinados objetivos e para quando alcançar as metas.

Analise o que impulsiona seu negócio atualmente e, em seguida, estabeleça um cronograma de revisão das suas metas para continuar sempre no caminho certo.

2- Planejamento tático – ou gerencial

Quando pensamos nos tipos de planejamento estratégico, precisamos ir além do campo estratégico, que é bem mais abrangente.

É por isso que precisamos de um modelo de planejamento que funcione a médio prazo. E esse papel cabe ao planejamento tático.

Ele apoia os planos estratégicos de alto nível. Ou seja, o planejamento tático dá suporte ao planejamento estratégico.

Pense assim: o planejamento estratégico tem metas gerais do negócio. A partir delas, o planejamento tático definirá metas para cada área da empresa.

Assim, existe um planejamento tático de marketing, de vendas, de RH, financeiro etc.

Ele deve incluir táticas que a organização planeja usar para alcançar o que está delineado no plano estratégico. Muitas vezes, o escopo de médio prazo é inferior a um ano e divide o plano estratégico em partes práticas.

Aqui a pergunta mais importante para responder é:

Como a organização fará algo esse ano para cumprir com a missão da empresa?

Para que serve o planejamento tático?

Se o planejamento estratégico é direcionado a criar esse plano mais global da empresa, agora o planejamento tático se propõe a elaborar um plano de ataque a médio prazo.

3- Planejamento operacional

Os planos operacionais são relacionados a como as coisas precisam acontecer no dia a dia. Ou seja, na tomada de decisões e ações práticas da operação da empresa.

Os gestores precisam garantir que as tarefas específicas da rotina sejam planejadas e executadas adequadamente dentro do negócio.

Fica claro, então, que esse tipo de planejamento geralmente descreve o que acontece no curto prazo. Está muito ligado a gestão de processos organizacionais.

Isso significa que eles são criados para eventos e atividades bem definidas e incluem políticas para abordar problemas específicos. É o verdadeiro passo a passo para a realização das operações diárias da empresa.

Para que serve o planejamento operacional?

Diferentemente dos outros tipos de planejamento estratégico, o planejamento operacional tem o foco muito direcionado em colocar tudo que foi pensado em movimento.

Este é o momento de fazer, acompanhar e analisar os números para ajudar a gerenciar tudo que se deseja colocar em prática.

Quer ver um resumo de tudo que dissemos sobre os tipos de planejamento estratégico? Então, dê uma olhada neste infográfico:

Quais são as três fases do planejamento?

O planejamento Estratégico – alta diretoria. O planejamento Tático – Gerentes e supervisores. O planejamento Operacional – Colaboradores de chão de fábrica.

Quais são os 3 níveis de visão dentro de uma organização?

Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional.

Quais são os 3 níveis do planejamento estratégico?

Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.

O que são os níveis estratégico tático e operacional?

O Planejamento Estratégico vai orientar a visão da empresa. O Tático vai orientar essa visão para ações menores e o Planejamento Operacional vai levar os planos à execução.