O que acontece com nosso corpo quando temos cãibra?

Quem tem cãibra com frequência sabe o quanto dói. E às vezes, essa dor pode ser consequência de algo, como diabetes, doença renal e até Parkinson. O Bem Estar desta terça-feira (17) conversou sobre o assunto com o neurologista Denizart dos Santos Neto. E quando o formigamento pode ser sinal de AVC e infarto? Quem tirou as dúvidas foi o consultor e cardiologista Roberto Kalil.

A cãibra é uma contração involuntária dos músculos voluntários e acontece, principalmente pelo estresse e fadiga muscular, desequilíbrio dos sais minerais, problemas circulatórios, medicamentos e doenças.

O que acontece com nosso corpo quando temos cãibra?

Ex-tenista Guga se tornou um garoto propaganda da banana

Entre as causas estão: doenças neurológicas (como Parkinson), doenças renais, diabetes, medicamentos (diuréticos e estatinas), atividade física, muito suor e pouca hidratação, álcool e cafeína, gravidez.

Geralmente, a cãibra tem duração de poucos segundos a um minuto. Alguns critérios podem identificar seriedade – se é muito frequente, se a dor é muito intensa, quando tem sintomas neurológicos associados, quando não passa.

Como evitar a cãibra? Alimentação rica em sais minerais (banana, uva), beber bastante líquido e evitar atividade física em local muito quente. Quando estiver com a cãibra, faça alongamento. Água morna e massagem também ajudam.

Quando se preocupar com o formigamento? — Foto: Augusto Carlos/TV Globo

Formigamento
O formigamento ocorre pela compressão do nervo, falta de oxigênio, lesão do nervo ou lesão do sistema nervoso central. Pode ocorrer em qualquer região do corpo, mas geralmente surge nas extremidades.

Na maioria das vezes, o formigamento não é grave. Mas se houver outros sintomas associados ou se o paciente é idoso, diabético, tem alguma doença do coração ou é hipertenso, é importante dar atenção ao sintoma.

Quando se preocupar? Se o formigamento é muito rápido, não pega um membro inteiro e dura pouco tempo, não se preocupe. Se ele vem e vai com o tempo, não muito intenso, é importante marcar uma consulta. Se o formigamento pega um órgão inteiro ou metade do corpo, procure atendimento médico com urgência.

O que acontece com nosso corpo quando temos cãibra?

Cãibra e formigamento podem ser sinais de doenças mais graves

O que acontece com nosso corpo quando temos cãibra?

Saiba a importância do alongamento para evitar cãibras

Reveja o programa desta terça:

O que acontece com nosso corpo quando temos cãibra?

Bem Estar - Edição de terça-feira, 17/10/2017

A cãibra, ou câimbra, é uma contração rápida, involuntária e dolorosa de um músculo que pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas que, normalmente surge nos pés, mãos ou pernas, especialmente na panturrilha e na parte de trás da coxa.

Geralmente, as cãibras não são graves e duram menos de 10 minutos, surgindo especialmente após fazer exercício físico intenso, devido à falta de água no músculo. No entanto, também podem acontecer durante a gravidez ou devido a problemas de saúde como falta de minerais, diabetes, doenças no fígado ou miopatia, por exemplo.

Assim, quando a cãibra surge mais de 1 vez por dia ou demora mais de 10 minutos para passar é recomendado consultar o clinico geral para identificar a causa da cãibra e iniciar o tratamento mais adequado.

As causas mais frequentes normalmente são:

1. Excesso de exercício físico

Quando se faz exercício muito intenso ou por muito tempo, é comum o surgimento de cãibras. Isso acontece devido à fadiga muscular e à falta de minerais no músculo, que foram consumidos durante o exercício.

Nesta situação, as cãibras podem surgir ainda durante o exercício ou até algumas horas depois. Semelhante ao exercício, ficar parado muito tempo, especialmente na mesma posição, também pode causar cãibras nos músculos por falta de movimento.

2. Desidratação

As cãibras podem muitas vezes ser também um sinal de desidratação leve ou moderada, que é quando existe menos água que o normal no organismo. Este tipo de causa é mais frequente quando se está num ambiente muito quente, quando se transpira por muito tempo ou quando se está tomando remédios diuréticos, devido à grande perda de água.

Normalmente, junto com a cãibra é possível que surjam outros sintomas de desidratação, como boca seca, sensação de sede frequente, diminuição da quantidade de urina e cansaço. Confira uma lista mais completa de sinais de desidratação.

3. Falta de cálcio ou potássio

Alguns minerais, como o cálcio e o potássio, são muito importantes para a contração e o relaxamento dos músculos. Assim, quando o nível desses minerais está muito baixo podem surgir cãibras frequentes, que podem acontecer durante o dia, sem uma causa aparente.

A diminuição de cálcio e potássio é mais comum em mulheres grávidas, em pessoas que usam diuréticos ou que estão tendo uma crise de vômitos, por exemplo. No entanto, também pode acontecer pela ingestão diminuída de alimentos com potássio ou cálcio.

4. Tétano

Embora seja mais raro, o tétano é outra das possíveis causas para o surgimento de cãibras frequentes, já que a infecção causa uma ativação constante das terminações nervosas em todo o corpo, causando cãibras e contrações musculares em qualquer local do corpo.

A infecção por tétano acontece principalmente após um corte em um objeto com ferrugem e gera outros sintomas como rigidez nos músculos do pescoço e febre baixa. Faça nosso teste online para saber o risco de estar com tétano.

5. Má circulação

Pessoas que têm má circulação também podem apresentar cãibras mais frequentemente. Isso acontece porque como existe menos sangue chegando nos músculos, também há menos oxigênio disponível. Este tipo de cãibra é mais comum nas pernas, principalmente na região das panturrilhas.

Veja mais sobre má circulação e como combater.

6. Uso de medicamentos

Além dos diuréticos, como a Furosemida, que podem causar desidratação e levar ao surgimento de cãibras, outros medicamentos também podem ter como efeito secundário o aparecimento de contrações involuntários dos músculos.

Alguns dos remédios que mais frequentemente causam cãibras são: Donepezila, Neostigmina, Raloxifeno, Nifedipina, Terbutalina, Salbutamol ou Lovastatina, por exemplo.

Como aliviar a cãibra

O tratamento para cãibra, normalmente, é feito com o alongamento do músculo afetado e massagem no local, pois não existe um tratamento específico.

Além disso, para prevenir que a cãibra surja novamente é importante:

  • Comer alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como banana ou água de coco. Veja outros alimentos recomendados para cãibras;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia, especialmente durante atividades físicas;
  • Evitar a prática de exercícios físicos após as refeições;
  • Fazer alongamentos antes e depois do exercício físico;
  • Fazer alongamentos antes de dormir, em caso de cãibra noturna.

Confira estas e outras dicas, no vídeo seguinte:

No caso de a cãibra muscular ser causada por problemas de saúde, como diabetes, doenças no fígado ou falta de minerais, o médico pode ainda recomendar o tratamento com suplementos nutricionais, especialmente sódio e potássio, ou remédios específicos para cada problema.

Quando pode ser grave

Na maior parte dos casos, a cãibra não é um problema grave, porém, existem casos em que pode indicar falta de minerais no organismo ou outros problemas. Alguns sinais que podem indicar que é preciso consultar o médico incluem:

  • Dor muito intensa que não melhora após 10 minutos;
  • Surgimento de inchaço e vermelhidão no local da cãibra;
  • Desenvolvimento de fraqueza no músculo após a cãibra;
  • Cãibras que surgem muitas vezes em poucos dias.

Além disso, se a cãibra não estiver relacionada a nenhuma causa como desidratação ou exercício físico intenso, também é aconselhado consultar um clínico geral para avaliar se existe falta de algum mineral importante, como magnésio ou potássio, no organismo.

Qual o perigo da câimbra?

Isso impede que o corpo envie oxigênio para os músculos e pode causar, além da dor, gangrena e úlceras nos locais afetados.

Qual o motivo de ter câimbra?

“A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra”, alerta.

Quando sentimos câimbra nosso organismo está na verdade?

Compartilhe esse conteúdo: O sintoma sinaliza que há algum desajuste de ordem metabólica no corpo, como fadiga muscular, suprimento de sangue insuficiente ou desequilíbrio de minerais no organismo, como o cálcio, o sódio e o potássio.