O que acontece com o corpo na primeira semana de treino?

28/08/201919/10/2020

Tempo de leitura: 2 minutos

Do mesmo modo que é necessário saber quantos minutos são indicados para ter uma saúde ativa, entender as fases da atividade física pode fazer toda a diferença na hora de definir metas reais para seu corpo sem se frustrar e nem desistir, além de poder mensurar e potencializar os seus resultados!

As 6 fases da atividade física prometem ser o guia para a rotina de exercícios! Vamos conhecer? 

As fases da atividade física são divididas em duas etapas e cada uma delas tem 3 fases. É importante enfatizar que intensidade dos efeitos de cada fase vai depender de alguns fatores, como:

– Que tipo de atividade física você já realizou?
– Quanto tempo está parado?
– Qual é sua faixa etária?
– Quais exercícios está praticando?

Vamos conferir quais são as fases da atividade física?

Primeira etapa: Construção 

1º mês – O corpo inicia sua adaptação na atividade física. É comum o cansaço rápido, a sensação de que não vai conseguir, mas não desista! Lembre-se da teoria dos 21 dias, que, segundo os neurologistas, nosso cérebro demora 21 dias para se adaptar ao um novo hábito ou rotina. Claro, devemos considerar que cada pessoa é única, tendo seu próprio tempo, de modo que esses 21 dias podem se estender ou diminuir.

2º mês – O corpo começa ganhar resistência, força muscular e flexibilidade. Possibilitando assim maior disposição e desenvolvimento na atividade física.

3º mês – O corpo libera mais endorfina e o metabolismo acelera, promovendo maior adaptação ao esforço, relaxamento, bem-estar da mente, diminuição da ansiedade, prevenindo também a depressão. Outro efeito positivo é o aumento da força óssea. 

Segunda etapa: Desenvolvimento 

4º mês – A queima de gordura aumenta. Vamos entender por quê? Quando iniciamos uma atividade física, nosso corpo começa a usar primeiro a glicose, já que ela está dentro do músculo e também disponível mais facilmente na corrente sanguínea do que a gordura, que precisa ser “quebrada”. Com o tempo o corpo se “acostuma” e passa a usar tanto a glicose, quanto a gordura.

Além disso, quanto maior a regularidade com a atividade física, o corpo “entende” que sempre vai necessitar de energia para enfrentar tal atividade, melhorando o processo de utilização de gordura como combustível.

5º mês – O risco de desistência da atividade física diminui. Além de nosso corpo estar adaptado com a rotina de exercícios, se ficar parado, vai sentir falta dos benefícios da atividades física, como:

– o aumento da disposição e da autoestima;
– a diminuição do estresse e cansaço;
– o fortalecimento do sistema imunológico;
– a melhora da força e resistência muscular;
– o fortalecimento dos ossos e articulações,
– a diminuição das dores.

6º mês – Os músculos aumentam de tamanho. A hipertrofia é uma parte do processo de fortalecimento muscular que acontece no corpo. Este processo não só aumenta o tamanho do músculo, mas também a sua força e capacidade de suportar cargas maiores, além de proteger contra a dor e os danos causados pelo treino anterior.

Portanto, entender as 6 fases da atividade física é planejar um cronograma de exercícios tendo em mente que vai ser preciso ter paciência, mas que os resultados vão chegar! E o mais importante é que as chances de você desistir ou se frustrar vão ser menores.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de dicas para manter sua saúde em dia!

Facebook: www.facebook.com/StudioIntegradoMormaiiFitness
Instagram: www.instagram.com/studiomormaiifitness
Fonte: Programa Bem Estar. 

Compartilhe

Blog Studio Mormaii

Nosso compromisso de cuidar de você começa ao entregarmos informações de qualidade. Acompanhe nossos conteúdos!

Você começou a se exercitar e está animado para cumprir as metas fitness que traçou para este ano. Mas, apesar de toda a suadeira na academia ou no parque, ainda fica em dúvida se realmente está no caminho certo para conseguir os tão sonhados resultados. Parece familiar? A seguir, o ajudamos a reconhecer os principais sinais de que o treino está, sim, sendo efetivo.

1. Dor muscular tardia

Um treino não precisa deixar você todo dolorido no dia seguinte para ser eficiente. No entanto, principalmente em iniciantes, sentir desconforto em algumas partes do corpo é um bom indicativo de que seu organismo foi tirado da zona de conforto e os músculos foram submetidos a um estresse positivo para o ganho de força ou resistência.

Veja também

Geralmente, a dor muscular tardia ocorre a partir de oito horas após o exercício, aumentando a intensidade nas primeiras 24 horas e permanecendo até 72 horas. Vale lembrar que se as dores persistirem ou forem muito fortes, é indicado procurar um médico, pois há chances de ter ocorrido alguma lesão. 

Perceber que as dores diminuem conforme as semanas passam também é um bom sinal, pois significa que o corpo começou a se adaptar aos movimentos. Após 30 a 60 dias realizando os mesmos exercícios, vale conversar com seu treinador para uma possível troca de treino --assim, o corpo não entra no platô e você continua conseguindo bons resultados. 

2. O exercício ficou mais fácil 

Duas semanas se passaram e você percebe que já consegue correr a mesma distância em um tempo menor. Ou aumentar o peso no aparelho de musculação, levantando uma carga que antes parecia impossível de erguer. Esses são sinais que o treino está surtindo efeito, e sua força e resistência melhoraram. 

E não se assuste se, após algum tempo, o aumento de carga ocorrer de forma mais lenta. Isso acontece por conta da adaptação neural, que após esse tempo dois ou três meses, dá lugar ao processo de aumento de massa muscular, que é mais lento, e a elevação do peso tente a seguir o mesmo ritmo.

Nesse período, a forma como seu treinador organiza a sequência e tipos de exercícios será determinante para continuar a ganhar massa magra e evoluir.

3. Mudanças na forma corporal

Um dos principais motivos para começar uma nova modalidade de treino é provocar mudanças na aparência física, processo que ocorre principalmente por uma alteração na composição corporal. 

Dois meses de treinamento regular já são suficientes para a maioria das pessoas notar mudanças como a perda de gordura e aumento da massa muscular, mas, dependendo da atividade e dos hábitos de vida, é possível que os resultados apareçam ainda antes.

É possível usar até alguns métodos caseiros para avaliar os resultados, como vestir uma roupa antes apertada após alguns meses de treino e ela ficar mais folgada, ou tirar fotos semanais de sunga ou biquíni (sempre com a mesma peça), para comparações futuras. 

4. Melhora do sono

Ao praticar exercícios físicos, nosso corpo libera substâncias que nos dão a sensação de prazer, como a serotonina. Ao longo do dia, e principalmente ao anoitecer, ela é convertida em melatonina, hormônio que regula atividade do sono, ajudando a ter uma noite de descanso de melhor qualidade.

Além disso, os hormônios produzidos com a atividade física vão melhor seu humor, bem-estar e ajudar a despachar o estresse, o que contribui para você relaxar no fim do dia e capotar na cama. Ah, algumas substâncias também aumentam a disposição no dia a dia. Bons motivos para continuar focado, não é mesmo?

Fontes: Cacá Ferreira, educador físico e gerente técnico corporativo da Cia Athletica; e Fábio Cahuê, mestre em Educação Física pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e professor na rede e academias Bodytech.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

O que muda no corpo com 1 semana de academia?

Durante esse período, nosso sistema circulatório, respiratório, cardíaco e outros, começam a trabalhar melhor. Sendo assim, o corpo diminui a retenção de líquidos, melhorando a digestão dos alimentos. Nesta fase, também pode surgir o inchaço da musculatura, que é chamado de edema muscular.

Quanto tempo depois de começar a treino vejo resultado?

"A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

É normal ganhar peso na primeira semana de academia?

Quando uma pessoa começa a fazer atividade física, os músculos começam a crescer. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses.

Como saber se o treino está surtindo efeito?

sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas; apresentar maior facilidade na execução dos exercícios; observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas; ter noites de sono mais proveitosas.