O que acontece quando os leucócitos estão muito altos?

A leucocitose pode ser definida como um aumento, acima dos valores de referência, da quantidade de glóbulos brancos em nosso sangue.

O que acontece quando os leucócitos estão muito altos?
No sangue encontramos hemácias, leucócitos e plaquetas

Sabemos que o sangue é formado, além do plasma, por hemácias, leucócitos e plaquetas. Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são as células responsáveis pela defesa do organismo, desempenhando, portanto, um papel fundamental para a manutenção da nossa saúde.

Algumas vezes a quantidade de leucócitos verificados em nosso sangue está fora dos padrões de referência, indicando, assim, que algo está errado com nosso organismo. Valores altos de leucócitos totais, superiores a 11.000 mm3, são interpretados como uma condição chamada de leucocitose.

A leucocitose não é uma doença, e sim uma resposta do nosso organismo à alguma infecção por bactérias, vírus, fungos ou protozoários, ou então uma resposta a situações de estresse, muito esforço físico e até mesmo doenças que afetam a medula óssea, como a leucemia.

Para identificar a causa da leucocitose, pode-se observar o tipo de leucócito que se apresenta em maior quantidade. Normalmente bacterioses são acompanhadas de um aumento nos neutrófilos; viroses são acompanhadas de um aumento de linfócitos, já em alergias e infecções por vermes, percebe-se um aumento dos eosinófilos.

A leucocitose pode ser classificada em fisiológica, reativa e patológica. Quando nos referimos à leucocitose fisiológica, estamos falando em um aumento discreto do número de leucócitos. Esse tipo ocorre normalmente após uma situação de estresse, no período menstrual, em mulheres grávidas e naquelas que estão amamentando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dizemos que uma leucocitose é reativa quando ocorre um aumento moderado no número de leucócitos por mm3. Nesses casos, a causa é normalmente infecções bacterianas, inflamações e algumas doenças metabólicas.

Por fim, temos as leucocitoses patológicas, que podem ser resultado de doenças como leucemias e linfomas. Nesse caso, normalmente encontramos valores muito alterados de leucócitos totais.

O hemograma é o exame responsável por realizar a contagem da quantidade de hemácias, leucócitos e plaquetas no sangue, sendo, portanto, a escolha ideal para o diagnóstico de leucocitose. A parte do hemograma que está relacionada com a análise morfológica e quantitativa dos glóbulos brancos é chamada de leucograma.

Após diagnosticada a leucocitose, o médico tratará a causa desse aumento de glóbulos brancos, uma vez que a leucocitose é um sinal, e não uma doença. Por estar relacionada com problemas graves de saúde, é importante sempre realizar exames de rotina para analisar quantitativa e morfologicamente os leucócitos.

Lembre-se de que um diagnóstico precoce é a chave para a cura de várias doenças e apenas um médico é capaz de fornecer um diagnóstico correto.

Importante: Quando temos a situação inversa, ou seja, quando o número de leucócitos por volume de sangue é inferior aos valores de referência, temos um caso de leucopenia, também chamado de leucocitopenia.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Quais os sintomas de leucócitos altos?

Geralmente, os leucócitos na urina altos geram sinais e sintomas, como urina com espuma, febre, calafrios ou sangue na urina, por exemplo. Nestes casos deve-se consultar o clínico geral ou um nefrologista para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Qual o perigo dos leucócitos alto?

O nível de leucócitos alto no sangue ou leucocitose pode ser indicativo de infecção, mas não necessariamente. O aumento do nível de leucócitos no sangue pode indicar a presença de um organismo ou substancia estranha que precisa ser combatido e eliminado do corpo para não causar complicações.

Que nível de leucócitos é preocupante?

Os leucócitos atuam na resposta do organismo a agentes causadores de doenças, bem como a situações de estresse ou esforço físico intenso. Quando os níveis de leucócitos estão altos, com valores acima de 11.500 por milímetro cúbico de sangue, é um quadro denominado leucocitose.

O que pode causar aumento nos leucócitos?

O aumento geral do número de leucócitos é chamado de leucocitose e pode estar relacionado a uma infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.