O que conta como conversão de visualização em uma campanha do trueview for action?

Como criar a sua primeira campanha trueview for action no Google. Se você não entendeu nada, pois conhece pouco o inglês, fique tranquilo. Trata-se de um tipo de campanha recente no Google, mas que está gerando muito resultado. E eu quero compartilhar aqui um passo-à-passo para que você possa criar esse tipo de campanha na sua conta de Google.

O que conta como conversão de visualização em uma campanha do trueview for action?

Sem tempo de ler? Ouça o Podcast!

Só para a gente entender um pouco desse conceito trueview for action. Quando você faz um anúncio na internet, pelo menos é assim que eu trabalho, geralmente dividimos as campanhas em dois tipos.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Um tipo de campanha eu gosto de chamar de “Aquisição”, que é uma campanha onde eu faço anúncios, simplesmente, para gerar alguma conversão. Uma conversão é eu vender alguma coisa, ou pessoa deixar o contato dela (lead), ou conquistar qualquer ação que eu desejo que o usuário faça. 

O segundo tipo de campanha que a gente tem é a de “Aquecimento”. Geralmente, eu pego o público de remarketing, ou seja, todo mundo que, de alguma forma, se conectou comigo, pode ser quem assistiu um vídeo meu no Youtube, pode ser que essa pessoa entrou no meu site, qualquer ação de interação faz com que a pessoa entre nesse público de remarketing. E eu mostro anúncios para ela de conteúdo ou depoimentos dos meus clientes para, então, prepará-la para uma conversão.

Porque tem gente que precisa ter mais informações sobre a empresa, sobre o produto, para comprar. E essa campanha de “Aquecimento” ou campanha de assistência de conversão serve para isso.

Vamos supor que você vá no Google agora e pesquise, por exemplo, “serviço de ar-condicionado”. Depois de olhar rapidamente os resultados, você entrou em um site, visualizou o número do profissional e entrou em contato. Ele lhe passou o orçamento e você saiu do site.

Depois de poucos segundos, você começou a questionar se esse profissional era bom mesmo. Então, foi dar uma pesquisada por aí. Até que chegou no Youtube e se deparou com um anúncio de remarketing. Nele, um cliente dizendo que fez o serviço com o “João” e ele é muito bom. Em sequência, aparecem vários anúncios de depoimentos de clientes satisfeitos.

Obviamente que você vai ser “convencido” de que esse profissional é realmente bom. E, nesse caso, voltará a entrar em contato para fechar o serviço. Todo esse trabalho é o que a gente chama de assistência para conversão.

A assistência para conversão, que é a campanha de aquecimento, ou seja, você aquecer a pessoa até ela gerar uma conversão, no Google, a gente chama de Trueview. Campanha, simplesmente, para a pessoa assistir. Não tem a intenção direta de gerar nenhuma ação, embora possa.

E um tipo de campanha mais recente criado pelo Google é a chamada trueview for action. A única diferença para a outra é que a intenção é a pessoa assistir para gerar uma ação. Simples assim. Então, é um tipo de campanha que você faz, principalmente, com o foco em trazer as pessoas para o seu site, enfim, para outra página que você queira para que ela faça a conversão, lead, venda, enfim. Você pode fazer para anúncio de remarketing ou qualquer tipo de público.

E essa campanha, que poucas pessoas utilizam hoje, e eu também não utilizava, está gerando muito resultado em muitas contas do Google. E é por isso que estou fazendo esse conteúdo, para compartilhar com você algo que pode crescer o seu negócio através do Google.

Como Criar Uma Campanha Trueview For Action?

Para criar essa campanha é muito simples e fácil. E eu vou mostrar tudo a partir de agora.

Primeiro passo. Você vai criar uma campanha normal. Ou seja, vai clicar no botão “+” na sua conta Google, e depois em “Nova Campanha”.

Clicando em nova campanha, você vai visualizar todas as metas. Quando você anuncia no Google, você seleciona o que quer para ficar mais claro para o Google qual é o seu objetivo ao anunciar. E aqui, nessa campanha, você vai colocar “leads”. Logo abaixo, no próximo bloco, você vai visualizar a “campanha de vídeo”. 

Essa é a trueview for action. Se você quiser uma campanha de aquecimento, assistência, deve escolher a opção “consideração de produto e marca” ou até “alcance e reconhecimento de marca”, um pouco mais amplo.

Nesse caso, nós vamos mesmo de “leads”, porque a ideia é mostrar para você como criar uma campanha trueview for action. Não se esqueça de selecionar “Vídeo”, pois trata-se de uma campanha de vídeo. Agora, clique em continuar.

Ao clicar em continuar, sua campanha estará pré-configurada. Chegou o momento então de colocar o nome. Depois vá para o box “Orçamento”. Quanto você quer gastar por dia? Faça essa definição.

Abaixo, nós temos o método de exibição, que é “Padrão”, ou seja, dentro das 24h o Google vai gastar o valor do seu orçamento. Ou “Acelerado”, que o Google gasta o mais rápido possível a sua verba diária.

Qual o melhor? Geralmente o padrão. Agora, se você tem, sei lá, R$2 mil reais por dia, ou não consegue gastar todo o investimento, escolha o “Acelerado”, porque você terá mais visualizações e mais cliques.

A próxima etapa é onde você, caso tenha um início e término da campanha, pode selecionar esse prazo. Ou seja, quero começar tal dia e que a campanha dure até X dia. Se você não estabelecer nada aqui, terá que pausar a campanha manualmente.

Em seguida, temos os “Lances”. Você vai escolher a opção “CPA Desejado”. Nós temos o CPV, que é o custo por view. O CPM, custo por mil impressões, CPM desejado, CPM visível e CPA Desejado. 

Como essa campanha é focada em conversão, a única forma que você pode trabalhar com a estratégia de lance é CPA, que é custo por aquisição. Dessa forma, o Google vai trabalhar os anúncios para trazer mais conversões para você, por isso que gera resultado.

E aí a gente vai colocar um valor de CPA. 

Grande sacada: Se você colocar, por exemplo, R$5 reais de CPA e essa for, realmente, a sua meta, fica perigoso. Porque colocar um valor muito baixo no início pode fazer a sua campanha não rodar. O Google vai ter medo de rodar a sua campanha porque ele não vai conseguir bater a sua meta de CPA.

O que eu faço geralmente? Eu coloco, pelo menos, o dobro do resultado que eu quero bater. Ou seja, eu coloco o CPA máximo desejado para o Google ter mais conversões. Quanto mais conversões o pixel do Google tiver, mais inteligente ele vai ficar. E quanto mais inteligente ele ficar, mais ele vai converter no futuro e aí você vai baixando esse CPA até encontrar a sua meta, o seu objetivo. Depois é só aumentar o investimento para ter volume.

Em “Redes”, você vai ver que já está automático. Vai ser em vídeos no Youtube. Aqueles vídeos de 5 segundos, pois é o formato padrão do trueview. 

Em “idiomas”, você pode escolher, obviamente, português. Dependendo de onde você está anunciando, em “Locais”, escolhe Brasil e, se necessário, a localização específica, como a sua cidade ou Estado. Em “Exclusão de Conteúdo, você pode tirar alguns conteúdos que não ache legal de aparecer.

Abaixo, é possível ainda realizar algumas configurações adicionais que você pode explorar depois. Uma que eu gosto bastante é “Limite de Frequência”. Sabe aqueles anúncios chatos? Que ficam o tempo inteiro rodando? Então, você pode evitar que o seu seja visto assim colocando um limite de frequência de visualização. Por exemplo, se o usuário viu o meu vídeo 3 vezes, em uma semana, não mostra mais para ele. Acabou, para de ser chato! Então, você pode limitar essa frequência para não deixar a sua audiência “perturbada”.

Em programação de anúncio, você pode estabelecer, por exemplo, se quer aparecer só de manhã, à tarde ou à noite. 

Depois disso, chegamos ao menu “Crie Seu Grupo de Anúncios”. Você vai escolhê-lo, porque a nossa estrutura de campanha no Google é muito simples. 

É campanha, abaixo dela têm os grupos de anúncios que, geralmente, selecionamos por público alvo diferente, para poder trabalhar com lances diferentes para cada um. E depois, embaixo, os anúncios.

Então, você vai nomear cada grupo de anúncios. E em seguida, temos a grande sacada, que é a segmentação. É aqui que você vai escolher para quem quer anunciar.

A última etapa é você selecionar o vídeo no Youtube que quer anunciar. Aí vai uma grande sacada.

Vamos supor que eu queria pegar um vídeo no meu canal mais curtinho. Por exemplo, que tenha 1 minuto. Então, eu vou copiar o endereço do link e no box “Crie um Anúncio em Vídeo, na sua conta Google, você vai colar esse link.

Quase que imediatamente vai aparecer o anúncio. Você verá que conforme for escrevendo as informações nas linhas, irá aparecendo ao lado um preview do seu anúncio. Não deixe de preencher tudo. Pense em um bom call to action e, claro, um excelente título.

O interessante dessa campanha Trueview for action é que ela tem mais botões que geram ação, mais opções para o usuário clicar, e isso faz com que mais pessoas vá para seu site, fazendo com que o resultado tenda a ser melhor.

Antes de finalizar essa parte, coloque um nome no seu anúncio para manter um controle e poder acompanhá-lo depois.

Fechou! Simples, rápido, prático. Em poucos minutos criamos a nossa campanha. A gente vai clicar em “Salvar e Continuar”.

Caso tenha algo errado, a plataforma sinalizará. Se estiver tudo certo, você verá na próxima tela a seguinte mensagem: “Parabéns! Sua campanha está pronta. Você pode dar uma olhadinha para conferir se é necessária qualquer revisão.

Tudo certo? Então clique em “Continuar na Campanha”. Simples assim. A sua campanha está criada.

Agora o seguinte, o que eu quero mostrar para você algo interessante. Vá até “Grupos de Anúncios” e clique sobre o que você acabou de criar.

Você verá um thumbnail do anúncio, ao lado, em status, provavelmente, estará marcando “em revisão”, geralmente, ele entre 24h a 48h o Google já libera. Ele tem que olhar realmente se está tudo dentro das políticas antes disso.

Nessa página, você tem acesso a algo muito legal. Clique no ícone, logo ao lado da miniatura do anúncio, e depois selecione “visualizar”. Em seguida, na janela que se abrirá, clique em “Ver Anúncio no Smartphone”, você verá um link, basta clicá-lo. Fazendo isso, você consegue visualizar como esse anúncio aparece no Youtube para os usuários. Você tem a chance de rever, verificar os botões de CTA e tudo mais.

Qual a grande sacada disso? Eu estou testando, sempre com várias formas, mas por ter um botão grande que aparece no final, esperando a ação da pessoa, vídeos curtos tendem a dar um resultado melhor. Isso porque, mais pessoas acabam chegando até o final do vídeo, gerando mais cliques, o que as leva para o seu site. E quanto mais pessoas no seu site, mais conversões.

Dois Tipos de Vídeos para Campanha Trueview for Action

Agora, um detalhe. Eu quero falar para você um ponto importante sobre como fazer esse vídeo. Tem dois tipos de vídeos que eu gosto quando a gente fala em campanha trueview for action.

Um, eu chamo de vídeo para chamada. Então, vamos supor que você tem um e-book para oferecer ou você quer vender uma régua, por exemplo. Então, você vai fazer um vídeo oferecendo a régua. Algo como: “Hey, quer comprar essa régua? E tudo mais… Clique aqui no botão e compre agora!”.

A diferença dessa campanha é que, embora ela gere resultado, o lead não pode ser considerado tão valioso quanto aquele que é captado pelo próximo tipo de anúncio que eu vou lhe mostrar.

O segundo tipo é o que chamo de vídeo degustação. Que é você gerar um mini conteúdo para o usuário. Não precisa falar absolutamente nada, no final, aparece o botão para que a pessoa baixe seu material ou conheça mais o seu produto. 

Eu faço muito isso e gera um resultado muito melhor em qualidade de lead. Talvez o custo por conversão seja um pouquinho mais caro, mas pela qualidade compensa. Porque ao invés de forçar a venda, você gera um conteúdo para a pessoa e, no final, se ela tiver interesse, vai clicar para saber mais ou comprar.

Então, por isso, eu geralmente gosto mais do tipo de vídeo degustação. Gero um mini conteúdo, de 30 segundos a 1 minuto, e depois a pessoa vai para o seu site. 

Esse tipo de técnica se compara ao que fazem nos supermercados, quando lhe oferecem a degustação de um produto novo, por exemplo. Você levaria para casa um produto que nunca nem provou?

Isso que é importante ficar atento. Porque, o que a gente está fazendo, muitas vezes, é falando para o usuário pegar o produto da prateleira. Ao invés de falar para que ele experimente, para que ele prove o produto. 

Então, quando você faz um conteúdo muito legal, rápido, de até 1 minuto, consegue sim se comunicar e despertar nela a vontade de saber mais, o interesse em conhecer.

Você pode fazer esses dois tipos de vídeos e testar. Cada um faz de uma maneira diferente, mas eu não gosto de ser chato, de ficar o tempo inteiro exibindo anúncio pedindo para que o usuário clique. Eu prefiro gerar conteúdo de valor, no meu caso é melhor. No entanto, eu uso os dois.

Antes de finalizar, uma dica. Para ter um botão no seu vídeo, você vai, na sua conta Google, em “vídeos”. Na miniatura do vídeo que você quer acrescentar o botão, clique em “Editar Call-to-action”. Na janela que se abrirá, você colocará um título, uma URL de visualização e uma URL de destino. Isso aqui, mesmo orgânico, vai aparecer. Então, se você não tiver mais anunciando esse vídeo e uma pessoa for lá e visualizá-lo no seu canal, ela também vai ver o botão e você não paga nada por isso.

Essas aqui são as campanhas trueview for action. Você pode criar aí e testar. Tudo muito simples, prático e gera muito resultado. 

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Nos vemos na próxima!

Assista ao vídeo abaixo

Aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube e receber mais dicas sobre marketing.

Acesse: Canal do YouTube

Ouça o Podcast!

Baixe meus podcasts em sua plataforma favorita.

Acesse: Podcast

Baixe os Slides

Baixar Slide

Um abraço.

Quando uma visualização é contabilizada para campanhas TrueView?

Uma visualização é contabilizada quando alguém assiste a 30 segundos do seu anúncio em vídeo (ou ao anúncio completo, se ele tiver menos de 30 segundos) ou interage com ele, o que ocorrer primeiro.

Qual é a métrica que mede quantas vezes um anúncio foi visto?

Taxa mensurável: esta métrica indica com que frequência seus anúncios puderam ser medidos pelo Active View.

O que é ação de conversão no Google Ads?

Uma ação específica do cliente que você definiu como valiosa para a sua empresa, por exemplo, uma compra on-line ou ligação telefônica. Acompanhar as ações de conversão permite que você veja como seus anúncios levam a essas ações valiosas.

O que é caminho de exibição na campanha do Google Ads?

Os campos "Caminho" fazem parte do URL de visualização em anúncios de texto expandidos e geralmente são exibidos em um texto verde abaixo do título e acima da descrição. Os campos dão aos clientes em potencial uma ideia da página que eles acessarão no seu site depois de clicar no anúncio.