O que é a psicomotricidade Relacional é como ela ocorre na educação inclusiva?

Grátis

4 pág.

O que é a psicomotricidade Relacional é como ela ocorre na educação inclusiva?

O que é a psicomotricidade Relacional é como ela ocorre na educação inclusiva?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Psicomotricidade Relacional e suas Implicações na Educação Inclusiva
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Na Educação Infantil, a atuação preventiva dos docentes é de extrema importância, no
sentido de diminuir o quantitativo de crianças com dificuldades na aprendizagem e de proporcionar uma vivência ao ar livre, em um ambiente pensado e preparado para um desenvolvimento integral de excelência”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Francisca Gilmara da. Psicomotricidade ao ar livre na Educação Infantil: contribuições e desafios. Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018. https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/7217/1/Psicomotricidade%20ao%20ar%20livre%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil_2018_Projeto%20de%20Pesquisa. Acesso em 30 abr. 2019. 
Considerando esse excerto de texto e os conteúdos do livro-base Psicomotricidade Relacional e suas implicações na educação inclusiva sobre a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) Para a Psicomotricidade, o rendimento escolar está desvinculado das experiências corporais vivenciadas pelas crianças.
II. ( ) A Psicomotriciade propicia à criança conhecer seu corpo, o espaço e o ambiente que a cerca.
III. ( ) Segundo estudos na área da Psicomotricidade, o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico constituem a base para a formação do indivíduo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – F – V
	
	D
	F – V – V
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: F – V – V. “Na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. Em meio a tantas mudanças que ocorrem nessa fase da vida, a psicomotricidade contribui para que a criança obtenha conhecimento de seu corpo, do espaço e de como interagir com o meio em que vive. A abordagem da Psicomotricidade pode contribuir para que a criança tome consciência de seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele [...]. O movimento humano é construído em função de um objetivo. Para tanto, é necessário que a criança passe por diversas etapas em seu desenvolvimento, estabelecendo uma base sólida e indispensável em sua formação, tendo em vista seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico de forma integral. A recreação dirigida na educação infantil desenvolve na criança o controle mental de sua expressão motora, proporcionando a aprendizagem inclusive nas etapas seguintes de seu desenvolvimento, além da conservação da saúde física, mental e do equilíbrio socioafetivo” (livro-base, p. 48,49).
	
	E
	V – V – F
Questão 2/5 - Psicomotricidade Relacional e suas Implicações na Educação Inclusiva
Atente para a seguinte afirmação:
“Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. Quem é o psicomotricista. https://psicomotricidade.com.br/sobre/quem-e-o-psicomotricista/. Acesso em: 5 abr. 2020. 
De acordo com a afirmação acima e com os conteúdos do livro-base Psicomotricidade Relacional e suas implicações na educação inclusiva sobre o método pedagógico da psicomotricidade pelacional, é correto afirmar que seus principais fundamentos são:
Nota: 0.0
	
	A
	Comunicação, exploração corporal e vivência simbólica.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A Psicomotricidade Relacional tem como eixo três fundamentos: a comunicação, a exploração corporal e as vivências simbólicas, com ênfase no movimento espontâneo da criança. O ponto principal proposto no método pedagógico da Psicomotricidade Relacional proposto por Lapierre está baseado na interação do adulto com a criança, em que aquele se torna um facilitador no desenvolvimento psicomotor desta, por meio da elaboração de atividades e estratégias, com o auxílio de diferentes materiais, a fim de favorecer a evolução desse desenvolvimento” (livro-base, p. 92).
	
	B
	Movimento espontâneo, entrada e vivência pessoal.
	
	C
	Entrada, desenvolvimento e atividade física.
	
	D
	Desenvolvimento psicomotor, comunicação e atividade corporal.
	
	E
	Exploração corporal, desenvolvimento e comunicação.
Questão 3/5 - Psicomotricidade Relacional e suas Implicações na Educação Inclusiva
Leia a seguinte afirmação: 
A estimulação dos sentidos, como tato, visão, audição e olfato, contribuem para a assimilação das aprendizagens significativas. Piaget e Maria Montessori defendiam que as crianças aprendem melhor por meio de experiências sensoriais. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando essa afirmação e os conteúdos do livro-base Psicomotricidade Relacional e suas implicações na educação inclusiva acerca das salas multissensoriais, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As experiências sensoriais somente podem ser ofertadas por meio de brincadeiras ao ar livre.
	
	B
	As salas multissensoriais permitem a estimulação dos sentidos primários, contribuindo para o aumento da qualidade das aprendizagens.
Você acertou!
Comentário: “A sala multissensorial é um espaço importante no desenvolvimento psicomotor das crianças. É um ambiente composto de várias cores, formas, tamanhos e ações, construído com o objetivo de para estimular os alunos com qualquer tipo de deficiência múltipla, disfunção neuromotora ou transtorno de espectro autista. Considerando-se a intenção de desenvolver novas competências pedagógicas e promover a assimilação de diversas aprendizagens significativas, as salas multissensoriais podem fazer parte de vários projetos de atenção à criança e ao adolescente portadores de deficiências. Elas podem contribuir para fomentar práticas pedagógicas inovadoras nas escolas; aumentar a qualidade das aprendizagens dos alunos, sobretudo daqueles com necessidades educativas especiais; efetivar aprendizagens e melhorar os resultados escolares; diminuir o abandono escolar; entre outros. Geralmente, esses espaços integram um conjunto diversificado de equipamentos, instrumentos e estratégias promotoras da estimulação sensorial, entre os quais se destacam: projetores de iluminação usados para distribuir diferentes padrões de luz em toda a sala; colunas de bolhas de água; painéis de controle de cores; painéis táteis, que permitem que os alunos sintam diferentes tipos de texturas, em diferentes materiais; aromaterapia e musicoterapia, sempre adaptadas às necessidades individuais dos frequentadores [...]. A sala multissensorial permite a estimulação dos sentidos primários, como o toque, a visão, o som e o cheiro, não necessariamente por meio das capacidades intelectuais, mas pelas capacidades sensoriais do indivíduo. Permite oferecer estímulos sensoriais controlados que podem ser utilizados individualmente ou combinados com outros meios, como músicas, sons, estimulação tátil e aromas. São ambientes que proporcionam um espaço atrativo, acolhedor, seguro, motivando o autocontrole, despertando a autonomia e estimulando a descoberta e a exploração, com efeitos psicomotores terapêuticos e psicopedagógicos positivos” (livro-base, p. 146).
	
	C
	A estimulação sensorial nas salas multissensoriais, que objetivam desenvolver novas competências pedagógicas e promover a assimilação de diversas aprendizagens significativas, deve ser utilizada apenas para alunos que não apresentem deficiências.
	
	D
	Os estímulos táteis, visuais, auditivos e olfativos são controlados necessariamente por

Página12

Como ocorre a psicomotricidade relacional na educação Inclusiva?

A Psicomotricidade Relacional na escola respeita a evolução filogenética da criança, além de promover o seu desenvolvimento maturacional em seus aspectos motor, afetivo, relacional e social. Essa proposta possibilita um espaço de expressão da subjetividade que a criança, em sua singularidade precisa encontrar.

O que é psicomotricidade na educação Inclusiva?

Pode-se dizer que a Psicomotricidade é a ciência que trabalha o desenvolvimento motor das crianças, relacionando-o ao seu mundo interno e externo. Ela busca trabalhar, através do corpo e sua interação com o meio, o desenvolvimento não só motor, mas afetivo, cognitivo e social do indivíduo.

O que é a psicomotricidade relacional?

A psicomotricidade relacional é um método que explora diversas formas de comunicação — principalmente a não verbal — contribuindo com o desenvolvimento relacional, psicomotor e afetivo das crianças com TEA. A base da teoria da psicomotricidade relacional, criada por André Lapierre, é a concepção global do ser humano.

Qual é o objetivo da psicomotricidade Relacional na escola?

A Psicomotricidade Relacional é utilizada em escolas como alternativa de profilaxia mental aos educandos, pois possibilita um espaço que potencialize as competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização, necessidades estas essenciais para atender às demandas da sociedade em que vivemos.