O que é o tecido percal?

O que é o tecido percal?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Quem está montando o enxoval, certamente vai ficar em dúvida com a variedade de produtos disponíveis no mercado de cama, mesa e banho. Algodão egípcio, percal, 180 fios: tudo isso pode soar estranho aos ouvidos de quem tem a tarefa de comprar colchas, edredons, lençóis e mantas, mas, tão estranho quanto necessário, é aprender esses termos e saber diferenciar um tecido do outro, afinal, disso depende o seu conforto. Continue lendo o nosso artigo e vire um expert em tecidos de enxoval. Entenda as diferenças dos tecidos para roupa de cama e veja como escolher o ideal!

Microfibra: resistente e antialérgico

A microfibra é um dos tecidos queridinhos da atualidade quando se trata de roupas de cama. Resistente, antialérgico e com o toque macio, esse tecido para roupa de cama tem sido muito usado na confecção de cobertores, edredons e mantas. O mais interessante é que a microfibra aquece na justa medida, pois possibilita trocas térmicas. Além disso, ela tem um enorme potencial decorativo, seca rápido e oferece respirabilidade. Vale ressaltar que a microfibra é um tecido sintético de poliéster ou poliamida

O que é o tecido percal?
Clique na imagem e veja mais modelos!

Algodão: tecido tradicional

O algodão é um dos tecidos para roupa de cama com características únicas. Ele é natural, marcado pelo conforto, durabilidade e versatilidade. Nos climas frios, ele funciona como isolante térmico, protegendo o corpo das baixas temperaturas. No calor, ele é agradável ao toque, mas não esquenta rigorosamente. Para completar, o algodão é hipoalergênico, ou seja, tem baixíssima tendência a provocar reações alérgicas.

O que é o tecido percal?

Percal: bom preço e fácil de passar

Um dos tecidos para roupa de cama tradicionais do mercado brasileiro é o percal. Os lençóis de percal podem ser puros ou mistos, isto é, 100% algodão  ou 50% poliéster e 50% algodão. Eles são feitos a partir de 180 fios e a versão mista é mais barata e fácil de passar. O puro, por sua vez, é mais macio e durável, já que não forma aquelas bolinhas sobre o tecido. Vale acrescentar que o algodão puro é mais fresco do que o misto.

O que é o tecido percal?

Dicas para escolher tecidos para roupa de cama ideal

Para você saber escolher qual os melhores tecidos para roupa de cama para sua necessidade, algumas dicas podem te ajudar a selecionar o modelo certo:

  • Quanto maior for a quantidade de fios dos tecidos para roupa de cama, mais macia e durável será o material. Aposte em colchas e lençóis de, no mínimo, 150 fios para garantir uma textura agradável ao toque;
  • Tecidos de 100% algodão, com 400 fios, são nobres e possuem um toque acetinado. O algodão egípcio, por exemplo, é perfeito para quem busca maior sofisticação e está disposto a pagar mais caro por isso;
  • A seda e o cetim não são tão recomendáveis para roupas de cama, pois apesar da textura macia,  eles retêm calor;
  • O toque do linho não é confortável para roupas de cama e, se ele estiver engomado, acaba retendo muito calor;
  • Pense na estética e no preço dos produtos, mas não abra mão do custo-benefício. É sempre melhor investir em roupas de cama mais confortáveis e duráveis.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai ficar mais fácil escolher seus lençóis, colchas, fronhas, mantas e edredons a partir de agora que você conhece as diferenças entre os tecidos para roupa de cama? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente!
Está preparando o seu enxoval para sua nova casa? Que tal conferir esse checklist especial que preparamos para você? Clique e faça o download agora mesmo!

O que é o tecido percal?

Qual a diferença do percal para o algodão?

Parece complicado, mas como regra, quanto mais fios, mais resistente, macio e nobre é o tecido. Quando acima de 180 fios o tecido de algodão recebe o nome de ALGODÃO PERCAL. Quando menos de 180 fios costumam ser chamados de tecido 100% algodão.

Qual o melhor lençol algodão ou percal?

Se você procura algo mais suave e fresco, prefira o com 100% algodão. O percal também é o mais indicado para um jogo de cama bordado ou com estampa. Outros tecidos: Existem, ainda, opções mais nobres, como seda, cetim e o famoso algodão egípcio que apresentam qualidade superior no toque e durabilidade.

Que tipo de tecido e percal?

O que é percal? De origem natural e sendo produzido a partir de fibra 100% algodão, o percal varia em sua quantidade de fios, que deve ser acima de 180. Com isso, a sua trama é mais fechada, resultando em um tecido denso, ao mesmo tempo que fino. Por isso, é macio, resistente e aconchegante.

Para que serve o tecido percal?

Utilizamos o termo Percal para tecidos que possuem uma determinada quantia de fios, assim proporcionando um tecido firme e compacto. Sua trama e urdume possuem as quantias de fios que estão prescritos na composição do tecido.