O que é um meio ambiente transformado?

Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. Inicialmente, todos os povos do mundo eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um local para outro, buscando por alimentos e por locais de moradia e sustento. Com o tempo, foram desenvolvidas técnicas para cultivo de vegetais e frutos, além da adoção de procedimentos de confinamento e criação de animais. Com isso, desenvolveram-se a agricultura e a pecuária, o que permitiu que os grupos humanos pudessem fixar-se em determinados locais, formando as primeiras civilizações.

Com o passar dos séculos, essas sociedades desenvolveram técnicas cada vez mais avançadas para garantir não só as necessidades de suas populações, mas também o seu poder e domínio sobre outras áreas. Dessa forma, tais técnicas tornaram-se realmente complexas, mas sem deixarem de lado a premissa mais básica desde o surgimento dos primeiros povoados: a necessidade de utilização e transformação da natureza.

Por esse motivo, dizemos que o espaço geográfico – o campo das atividades humanas – é sempre produzido e transformado pela sociedade. Assim, percebemos que existe um vínculo entre natureza e ação humana, ou seja, entre o espaço natural e o espaço geográfico. Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.


A mineração é um exemplo do processo de utilização da natureza pelos seres humanos

Mas essa relação é sempre tranquila e harmoniosa? Não. Muitas vezes os seres humanos exploram além da conta a natureza, provocando profundas alterações sobre o meio natural. Quando áreas inteiras de florestas são devastadas ou quando rios são profundamente poluídos, observa-se o impacto da sociedade sobre a natureza.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A consequência de tal processo é vista por meio de efeitos diversos, como os processos erosivos que afetam áreas de rios, lagos ou até campos de atividade agrícola, a perda de recursos hídricos ou até eventuais alterações climáticas proporcionadas pela perda de áreas naturais ou pela grande emissão de gases tóxicos na atmosfera. Por isso, registra-se também o impacto da natureza sobre a sociedade.


Área erodida pelo mau uso do solo, com a perda de uma área agricultável

No campo dessas ideias, vários movimentos sociais e grupos ativistas surgiram com o objetivo de combater e diminuir os efeitos da ação das sociedades sobre o meio ambiente. Atualmente, em tempos de capitalismo e globalização, tais efeitos são gradativamente mais intensos, o que proporciona preocupações generalizadas com questões como o agravamento do efeito estufa, o aquecimento global, a poluição e os problemas ambientais das cidades, entre outros tipos de impactos ambientais.

Portanto, mais do que simplesmente consumir a totalidade dos recursos naturais e agredir a natureza de forma frenética, a humanidade precisa desenvolver técnicas sustentáveis de melhor aproveitamento desses recursos. Falar em sustentabilidade é falar em garantir a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações, o que se tornou um grande desafio para todas as sociedades do mundo contemporâneo.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

A Geografia, como sabemos, é a ciência que estuda o espaço geográfico, representando os esforços de se compreender, sobretudo, a relação entre o ser humano com o meio natural e o meio transformado, o espaço geográfico. Os debates sobre a questão ambiental, por sua vez, também envolvem, de certo modo, a interação da sociedade com a natureza e os impactos e possibilidades no que se refere à exploração do meio natural. Por isso, a construção de uma Geografia ambiental, ou seja, que reúna conhecimentos entre espaço e meio ambiente, é de acentuada relevância.

O Meio Ambiente, por definição, seria então o substrato terrestre sobre o qual se estabelece a vivência dos mais diversos tipos de espécies vegetais ou animais, bem como os recursos naturais responsáveis pelo seu sustento. Quando falamos em “preservar o meio ambiente”, falamos, portanto, em manter conservada toda a cadeia de elementos naturais responsável pela manutenção das espécies quanto a própria diversidade dessas espécies em si.

A ciência geográfica, nesse contexto, possui um papel muito importante, pois ela atua no sentido de compreender e descrever os aspectos físicos e socioespaciais desse meio natural, além de se envolver em questões geopolíticas e de estabelecer uma escala que vai do local ao global. Outra importante atuação é relacionar as diferentes formas de manifestação espacial, proporcionando conhecimentos e conceitos relativos à interferência do meio natural na sociedade e, principalmente, da sociedade sobre o meio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim sendo, na presente seção, você encontrará informações e textos sobre natureza e sustentabilidade, com foco em questões como os problemas socioambientais (efeito estufa, aquecimento global, problemas ambientais urbanos, degradação dos solos, dos rios e dos recursos naturais, entre outros) e também das políticas sociais, geopolíticas e ambientais de um modo geral. Esperamos, com isso, oportunizar a construção de um espaço para debate e aprendizado, que vistas à difusão de ideias focadas na conservação do meio ambiente.

Confira nossos textos e boa leitura!


Por Me. Rodolfo Alves Pena

O que é um ambiente transformado?

DIZEMOS QUE O AMBIENTE É MODIFICADO QUANDO PASSOU POR AÇÕES HUMANAS, CONSTRUINDO ESTRADAS, MORADIAS OU COMÉRCIOS, POSTES DE ELETRICIDADE, DENTRE OUTROS ELEMENTOS. O AMBIENTE NATURAL É HOJE QUASE UM PRIVILÉGIO! ISSO PORQUE O MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS MODIFICADO PELA AÇÃO HUMANA.

O que é ambiente natural e transformado?

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.

Como o meio ambiente que vivemos é natural ou modificado?

O ambiente natural vem sendo transformado em um ambiente modificado pela ação humana. O ambiente físico, formado pelo relevo, pela vegetação, pelos solos e condições climáticas, é o que normalmente concebe-se como meio ambiente.

O que são paisagens modificadas dê exemplos?

Cidades, pontes, estradas, grandes edifícios são exemplos de paisagens culturais, que também podem ser classificados como paisagens humanizadas ou paisagens modificadas.

Toplist

Última postagem

Tag