O que fazer em Gonçalves em 1 dia?

Amo o sul de Minas! As paisagens são incríveis, a comida é ótima e as cidades são fofas - além de serem pertinho de casa.
Aproveitamos um feriado de Corpus Christi para fazer um bate-volta até Gonçalves, uma dessas cidades, que fica a cerca de 100 km daqui de São José dos Campos, ou umas 2 horas de viagem, por uma linda estrada sinuosa em meio às montanhas.

Decidimos não pegar nenhuma estrada principal, e sim através da estradinha que leva até Monteiro Lobato. De lá pegamos sentido São Bento do Sapucaí, e então seguimos a indicação para a estrada que leva a Gonçalves - sem dúvida o trecho mais bonito, pois vamos subindo, subindo, vendo as fazendas e as cidades lá embaixo. Estava um dia de sol bem gostoso, com temperatura muito agradável. Pela altitude, imagino que seja bastante frio no inverno, principalmente à noite.

A cidade é bem pequenininha, e parte das ruas estava interditada para a preparação dos tradicionais tapetes coloridos no chão, no caminho por onde passa a procissão rumo à igreja, que fica na parte mais alta da cidade.

Os malinhas adoraram ver as pessoas fazendo os desenhos no chão, não só com a tradicional serragem colorida mas também com flores, tampinhas de garrafa, papel picado... como sempre, fizeram mil perguntas pois era algo que nunca tinham visto. A tradição católica nessas cidades pequenas é muito forte.

Na cidade há inúmeras lojinhas cheias de cachaças de todos os tipos e preços (algumas caríssimas), geleias, doce de leite, todo aquele pacote de gostosuras típicas de Minas. Há várias opções de restaurante, e acabamos almoçando no Paulo das Trutas, que já conhecíamos de Monte Verde. 

Depois de zanzar um pouco pela cidade, paramos na Padaria e Café São Francisco para um café e comprar uns queijinhos. A casa onde fica a padaria foi a primeira casa de alvenaria da cidade, segundo nos contaram, construída há mais de cem anos. Ela foi toda restaurada e recebeu essa pintura externa colorida maravilhosa.

Logo na entrada fica a padaria propriamente dita, à esquerda - onde deveria ser a sala da casa - ficam as mesas do café, com uma estante cheia de livros de todos os tipos, inclusive em inglês e alemão. Nos fundos ficam os queijos (o melhor é que dá pra experimentar todos, e a moça que nos atendeu nos explicou tudo sobre eles, foi ótima!), e ao lado de onde ficam os queijos há uma porta para o sótão, cheio de surpresas. 

Fizeram uma espécie de museu, com vários objetos antigos, distribuídos nas salinhas. Meio claustrofóbico mas muito bem pensado! Meus malinhas que adoram um museu ficaram fascinados com os objetos, perguntando o que eram e pra que eram usados. Adoraram também a janelinha que dá para a calçada, ficaram lá espiando os pés das pessoas que passavam.

Há várias trilhas e cachoeiras ao redor da cidade, assim como diversas opções de hospedagem. A família do blog Trilhas e Cantos tem muitas dicas de Gonçalves e arredores, vale a pena conferir este post aqui: O que fazer em Gonçalves, Minas Gerais

Para quem mora aqui nos arredores é uma ótima opção para um passeio de um dia, uma alternativa a Campos do Jordão (que fica lotada nesse feriado e no período de inverno) e uma chance de saborear um pouco de Minas pertinho de casa.
Mais informações sobre a cidade e a programação de eventos ao longo do ano podem ser conferidas nos links abaixo:
Prefeitura Municipal de Gonçalves

O que fazer em Gonçalves 2022?

Veja abaixo mais opções de passeios em Gonçalves:.
Circuito das Cachoeiras (Sete Quedas, Retiro, Cruzeiro, Henriques).
Pedra do Forno..
Pedra Chanfrada..
Pedra São Domingos..
Boia Cross no Rio Capivari..
Casas de Pau-a-Pique no Bairro dos Venâncios..
Igreja de Nossa Senhora das Dores..
A Senhora das Especiárias..

O que levar na mala para Gonçalves MG?

Quando for arrumar as malas, coloque algumas roupas leves para caminhadas durante o dia, mas não se esqueça de roupas mais quentinhas para a noite. Além dos equipamentos acima, saiba mais alguns cuidados que você deve tomar ao visitar Gonçalves. O sol da alta montanha exige chapéu e protetor solar.

Como é a estrada para Gonçalves?

O principal acesso é feito por estrada totalmente asfaltada e em ótimas condições. Esse acesso fica entre os Municípios de São Bento do Sapucaí SP e Paraisópolis MG.

Quantos dias ficar em Gonçalves?

Quantos dias ficar em Gonçalves Como eu já disse diversas vezes, Gonçalves é uma cidade pequena. Além disso, durante a semana pouca coisa abre. Portanto, o ideal é passar de 2 a 3 dias na cidade tentando chegar sempre próximo ao final de semana ou feriados.

Toplist

Última postagem

Tag